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Retirar FAP e EGR Avensis 2.2 D-CAT 177 cv

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    Retirar FAP e EGR Avensis 2.2 D-CAT 177 cv

    Boas
    Tenho uma Toyota Avensis 2.2 D-CAT de 177 cv de 2006 e preciso saber de alguem que saiba mexer na centralina deste carro, pois queria retirar o filtro de particulas e anular a EGR.

    O meu problema á que tenho esse carro a trabalhar como táxi em Lisboa e atualmente está-me a fazer um consumo médio dentro da cidade de 11.5 lt/100kms. ( com condução entre as 1000 e 2000 rpm)

    Fui á Toyota e disseram-me que deveria fazer uma limpeza a 100% do FAP (na toyota) e que deveria ficar com o problema resolvido, pois os consumos poderão ser resultado do 5º injetor estar constantemente a injetar gasoleo para o filtro para tentar fazer a regeneração e devido a circular quase sempre dentro da cidade, não consegue regenerar.

    Por isso pretendo retira-lo de uma vez por todas. O problema é que fui a uma casa de reprogramações na expo " reprogramações.com " e ele disse-me que como a minha centralina era uma denso de 1ª geração, não era possivel reprogramar.

    A EGR só quero anular porque como circulo muito dentro da cidade, vai acabar por encher de carvão. Alem de que pela lógica, se temos algo que vai enviar gases "sujos" para a dmissão, vai prejudicar a combustão e dai elevar os consumos.

    Por isso peco a vossa ajuda, no sentido de alguém me indicar um sitio onde consigam mexer na minha centralina ou que me sugiram uma qualquer solução para o meu problema.

    Desde já os meus agradecimentos

    Nuno

    #2
    Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
    Boas
    Tenho uma Toyota Avensis 2.2 D-CAT de 177 cv de 2006 e preciso saber de alguem que saiba mexer na centralina deste carro, pois queria retirar o filtro de particulas e anular a EGR.

    O meu problema á que tenho esse carro a trabalhar como táxi em Lisboa e atualmente está-me a fazer um consumo médio dentro da cidade de 11.5 lt/100kms. ( com condução entre as 1000 e 2000 rpm)

    Fui á Toyota e disseram-me que deveria fazer uma limpeza a 100% do FAP (na toyota) e que deveria ficar com o problema resolvido, pois os consumos poderão ser resultado do 5º injetor estar constantemente a injetar gasoleo para o filtro para tentar fazer a regeneração e devido a circular quase sempre dentro da cidade, não consegue regenerar.

    Por isso pretendo retira-lo de uma vez por todas. O problema é que fui a uma casa de reprogramações na expo " reprogramações.com " e ele disse-me que como a minha centralina era uma denso de 1ª geração, não era possivel reprogramar.

    A EGR só quero anular porque como circulo muito dentro da cidade, vai acabar por encher de carvão. Alem de que pela lógica, se temos algo que vai enviar gases "sujos" para a dmissão, vai prejudicar a combustão e dai elevar os consumos.

    Por isso peco a vossa ajuda, no sentido de alguém me indicar um sitio onde consigam mexer na minha centralina ou que me sugiram uma qualquer solução para o meu problema.

    Desde já os meus agradecimentos

    Nuno
    As modificações que pondera realizar, tanto quanto sei, serão ilegais. Mesmo que assim não seja (que duvido), não acho moralmente correto compactuar com esse tipo de alterações. Muito menos vou ajudar a realiza-las num espaço publico. Pelo menos eu, não o irei fazer...

    Dito isto, apenas gostava de referir, que a ideia de que a reciculação de gases provoca um aumento de consumos, pelo menos em sistemas modernos, é errada. Este sistema, desde que a funcionar corretamente, provoca uma ligeira redução de consumo de combustível, para além de outras vantagens. Ao contrário do FAP, é um sistema que para além da sua função principal de redução de NOx, faz o seu sentido existir.

    Comentário


      #3
      Já ponderou comprar um C-Elysee? Melhor opção para taxis neste momento, volante de motor mono massa e FAP sem quinto injector e o mais simples do mercado, não há contaminações.

      Comentário


        #4
        A EGR também ajuda a diminuir a temperatura nas câmaras de combustão. A anulação num carro recente por exemplo um pequeno turbinado a gasolina pode a médio prazo acabar com o turbo e diminuir a vida útil do motor. Num diesel não sei o que dará a longo prazo. Se tudo funcionar em condições não deverá se a EGR que vai encher o motor de carvão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
          A EGR também ajuda a diminuir a temperatura nas câmaras de combustão. A anulação num carro recente por exemplo um pequeno turbinado a gasolina pode a médio prazo acabar com o turbo e diminuir a vida útil do motor. Num diesel não sei o que dará a longo prazo. Se tudo funcionar em condições não deverá se a EGR que vai encher o motor de carvão.
          Mas os trajectos enchem..

          Comentário


            #6
            Boas
            Já agora alguém que tenha uma viatura igual e que me possa falar sobre os consumos.... agradeço

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
              Boas
              Já agora alguém que tenha uma viatura igual e que me possa falar sobre os consumos.... agradeço
              http://www.spritmonitor.de/en/overvi...80&powerunit=3

              Comentário


                #8
                Antes de partir para a ilegalidade eu tentava resolver o problema pondo o carro a fazer uma viagem mais longa c/ou com rotações mais elevadas para ajudar a limpar os filtros...no meu Clio (que não tem FAP), quando o noto a dar o soluço ali às 1500/1750RPM deixo-o aquecer bem e estico-lhe 2ª e 3ª ali até às 4000RPM algumas vezes...fica logo arranjado..

                Quando andei com o Fiesta de substituição (1.5 TDCI) também notei que o motor não tinha muita força e estava a gastar um bocado mais que o que esperava...fiz uns 120KM na AE, sempre a 110/120 e o carro parecia outro..provavelmente deve ter limpo a FAP...só sei que passou a gastar menos e a andar mais

                Comentário


                  #9
                  Maravilhosos motores diesel que precisam de esticar as pernas em AE. São o futuro.

                  /ironia

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                      Já ponderou comprar um C-Elysee? Melhor opção para taxis neste momento, volante de motor mono massa e FAP sem quinto injector e o mais simples do mercado, não há contaminações.
                      certamente eu não li isto..
                      trocar um Toyota por um Citroen quem escreve uma coisa destas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por marciofer Ver Post
                        certamente eu não li isto..
                        trocar um Toyota por um Citroen quem escreve uma coisa destas
                        Para Táxi em Lisboa....há que enquadrar a resposta. Atualmente em custos de manutenção é uma proposta com alguma aceitação, basta ver as frotas de táxi em Lisboa...
                        Não é uma sugestão de troca para um particular.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Maravilhosos motores diesel que precisam de esticar as pernas em AE. São o futuro.

                          /ironia
                          E que emitem tantas partículas como um motor a gasolina...
                          Acho que te esqueceste de referir isso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SS1128 Ver Post
                            Antes de partir para a ilegalidade eu tentava resolver o problema pondo o carro a fazer uma viagem mais longa c/ou com rotações mais elevadas para ajudar a limpar os filtros...no meu Clio (que não tem FAP), quando o noto a dar o soluço ali às 1500/1750RPM deixo-o aquecer bem e estico-lhe 2ª e 3ª ali até às 4000RPM algumas vezes...fica logo arranjado..

                            Quando andei com o Fiesta de substituição (1.5 TDCI) também notei que o motor não tinha muita força e estava a gastar um bocado mais que o que esperava...fiz uns 120KM na AE, sempre a 110/120 e o carro parecia outro..provavelmente deve ter limpo a FAP...só sei que passou a gastar menos e a andar mais
                            Boas
                            Fiz quase 3000 kms da Alemanha até Portugal, acho que o que teria a limpar em estrada, já limpou....

                            Comentário


                              #15
                              formigalx

                              Limpar limpou mas tambem já o sujou novamente

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
                                Boas
                                Fiz quase 3000 kms da Alemanha até Portugal, acho que o que teria a limpar em estrada, já limpou....
                                O problema é que o filtro de partículas tem uma determinada capacidade. A vinda da Alemanha pode ter limpo, ou seja, pode ter feito uma ou duas regenerações, o problema é que a contínua circulação em cidade, os trajetos curtos contribuiram para que entupisse, ou seja, que atingisse a sua capacidade máxima de novo. E provavelmente com uma utilização táxi muitas regenerações devem ter sido interrompidas antes de se concluirem.
                                Antes da remoção do filtro, tem outras hipóteses que pode considerar nomeadamente a lavagem do filtro ou a sua substituição.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marciofer Ver Post
                                  certamente eu não li isto..
                                  trocar um Toyota por um Citroen quem escreve uma coisa destas
                                  Quem não quer chorar por o carro dar problemas de FAP? Quem quer poupar em custos de motores a diesel? Quem quer fazer kms em cidade de forma 'segura' e barata? O C-Elysee nem sequer tem bimassa, é o melhor para táxi.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A EGR é um mecanismo que como tudo tem vantagens e desvantagens, e antes de pensar em retira-la, convém tomar consciência dos inconvenientes e perigos da sua anulação, e aceitar o risco.
                                    Quanto ao FAP, penso que não haja riscos em retira-lo, mas na sua impossibilidade, as soluções já foram aqui apresentadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho que concordar que FAP e trajetos curtos em cidade não combina... E se precisar de a substituir prepare-se...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por marciofer Ver Post
                                        certamente eu não li isto..
                                        trocar um Toyota por um Citroen quem escreve uma coisa destas
                                        Que comentário, enfim. Você deve ter ficado parado nos anos 80. Nessa altura sim os Citroen eram muito inferiores aos Toyota, hoje em dia não é assim.

                                        A Citroen pertence ao grupo PSA que é um dos maiores especialistas em motores diesel do Mundo.

                                        Aliás a própria Toyota comercializa um modelo da PSA, a ProAce.

                                        Os C-Elysée em termos de fiabilidade são realmente muito bons.
                                        Editado pela última vez por Fabulous; 26 March 2016, 16:32.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
                                          Boas
                                          Tenho uma Toyota Avensis 2.2 D-CAT de 177 cv de 2006 e preciso saber de alguem que saiba mexer na centralina deste carro, pois queria retirar o filtro de particulas e anular a EGR.

                                          O meu problema á que tenho esse carro a trabalhar como táxi em Lisboa e atualmente está-me a fazer um consumo médio dentro da cidade de 11.5 lt/100kms. ( com condução entre as 1000 e 2000 rpm)

                                          Fui á Toyota e disseram-me que deveria fazer uma limpeza a 100% do FAP (na toyota) e que deveria ficar com o problema resolvido, pois os consumos poderão ser resultado do 5º injetor estar constantemente a injetar gasoleo para o filtro para tentar fazer a regeneração e devido a circular quase sempre dentro da cidade, não consegue regenerar.

                                          Por isso pretendo retira-lo de uma vez por todas. O problema é que fui a uma casa de reprogramações na expo " reprogramações.com " e ele disse-me que como a minha centralina era uma denso de 1ª geração, não era possivel reprogramar.

                                          A EGR só quero anular porque como circulo muito dentro da cidade, vai acabar por encher de carvão. Alem de que pela lógica, se temos algo que vai enviar gases "sujos" para a dmissão, vai prejudicar a combustão e dai elevar os consumos.

                                          Por isso peco a vossa ajuda, no sentido de alguém me indicar um sitio onde consigam mexer na minha centralina ou que me sugiram uma qualquer solução para o meu problema.

                                          Desde já os meus agradecimentos

                                          Nuno
                                          Esse modelo permite repro. Tens é de encontrar um tuner que domine protocolo ECU Denso.
                                          Sei de uma Avensis como a tua, reprogramada para 210cv/480Nm.


                                          DPF off & EGR off é ilegal, e no futuro trará problemas nas IPO quando estes evoluirem o método de medição
                                          de gases.


                                          Um tuner bom pode mexer na estratégia de regeneração do DPF de modo a ajustar ao teu tipo de condução/utilização.


                                          Podes também usar um daqueles aditivos que se mistura no gasóleo para facilitar a limpeza do DPF.


                                          Em Barcelona o Taxi da moda é o Prius a GPL...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                            Que comentário, enfim. Você deve ter ficado parado nos anos 80 ou 90.

                                            A Citroen pertence ao grupo PSA que é um dos maiores especialistas em motores diesel do Mundo.

                                            Aliás a própria Toyota comercializa um modelo da PSA, a ProAce.

                                            Os C-Elysée em termos de fiabilidade são realmente muito bons.
                                            Boas

                                            Tenho que dar razão ao marciofer. Apesar de saber os problemas que os C-Elysée estão a dar em relação a partirem amortecedores traseiros, gastos excessivos de embraiagem, barulhos parasitas, etc.., não é dos piores veiculos na praça, agora basta conduzir um (C-Elysée) e conduzir outro (Avensis), para se comprovar que não são veiculos comparaveis.
                                            Na Avensis sente-se que estamos a conduzir um carro a sério,, já no C-Elysée sentes-se que estamos a conduzir um citadino de gama baixa, com todos os desconfortos inerentes...
                                            Tenho colegas que vão á oficina trocar amortecedores traseiros a cada 3/4 meses e pelo que tenho ouvido sobre o carro, é carro para trabalhar 4 anos e depois ir para o "lixo".
                                            Pode ser um carro bom para o uso particular, mas para trabalhar como táxi... a historia é diferente, temos que ter um carro resistente para fazer uma média de 100.000 kms ao ano e a maioria dentro de cidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estive a ver no link e diz lá um consumo médio de 5.2 lt/100 km, já no C.O.C. do carro também vem indicado um consumo médio urbano de 7.7 e ela veio a fazer consumos de 8.5 na Auto Estrada

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
                                                Boas

                                                Tenho que dar razão ao marciofer. Apesar de saber os problemas que os C-Elysée estão a dar em relação a partirem amortecedores traseiros, gastos excessivos de embraiagem, barulhos parasitas, etc.., não é dos piores veiculos na praça, agora basta conduzir um (C-Elysée) e conduzir outro (Avensis), para se comprovar que não são veiculos comparaveis.
                                                Na Avensis sente-se que estamos a conduzir um carro a sério,, já no C-Elysée sentes-se que estamos a conduzir um citadino de gama baixa, com todos os desconfortos inerentes...
                                                Tenho colegas que vão á oficina trocar amortecedores traseiros a cada 3/4 meses e pelo que tenho ouvido sobre o carro, é carro para trabalhar 4 anos e depois ir para o "lixo".
                                                Pode ser um carro bom para o uso particular, mas para trabalhar como táxi... a historia é diferente, temos que ter um carro resistente para fazer uma média de 100.000 kms ao ano e a maioria dentro de cidade.

                                                Isso dos amortecedores, com as nossas estradas, não há milagres. Eu prefiro ter que trocar de amortecedores do que ter problemas no FAP.

                                                Claro que um Avensis é um carro superior a um C-Elysée, são dois segmentos de diferença e preços muito diferentes, a questão não é essa, mas o marciofer falou como se a Citroen marca fosse muito inferior à Toyota, e pelo menos hoje em dia não é bem assim, depende obviamente de que carros estamos a falar, mas a Citroen faz parte do Grupo PSA que é um grande especialista em veículos a diesel reconhecidos pela sua fiabilidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marciofer Ver Post
                                                  certamente eu não li isto..
                                                  trocar um Toyota por um Citroen quem escreve uma coisa destas
                                                  Concordo.. Eu nunca trocaria um Toyota desses por um Citroën. Isso era desperdício

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                                    Concordo.. Eu nunca trocaria um Toyota desses por um Citroën. Isso era desperdício
                                                    Não foi isso que ele disse, ele disse trocar um Citroen (qualquer que ele seja) por um Toyota.

                                                    Eu preferia um C5 II com suspensão Hydroactive III+ a um Avensis, então para táxi onde o conforto é muito importante seria excelente.

                                                    Atenção, não esquecer que estes Avensis Europeus são fabricados em Inglaterra e não têm nem de perto nem de longe a mesma qualidade e fiabilidade dos Toyota Japoneses.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                                      Concordo.. Eu nunca trocaria um Toyota desses por um Citroën. Isso era desperdício
                                                      Credo, um Citroen, coisa de pobre... que coisa mais fraca e problemática.

                                                      Por acaso os motores diesel PSA até são dos mais fiáveis do mercado... e por acaso o C-Elysée (que em Lisboa se vêem aos pontapés como taxi) até usa volante de motor monomassa em vez de bimassa. Realmente a citroen não presta pra nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Troca por um 190D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Uber também recomenda o Citroën C-Elysée.

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                                                            #30
                                                            190 é que é

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