Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Astra J Sportstourer 125cv com consumos de 9L/100km

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Astra J Sportstourer 125cv com consumos de 9L/100km

    Olá a todos.

    Comprei recentemente uma carrinha Opel Astra J de 2011 1.7 de 125cv.

    Gosto muito da carrinha. A condução é excelente e acho-a bastante confortável. No entanto, estou com um grande problema e gostava de saber se alguém tem conhecimento de uma situação semelhante. Os consumos são elevadíssimos. Já a levei a 3 oficinas Opel diferentes e ninguém consegue identificar uma causa.

    Para facilitar a história, vou deixar aqui alguns tópicos:

    - A carrinha é importada. O stand onde comprei foi buscá-la aqui: http://www.autohus.de
    - Já confirmei o histórico de revisões por duas vias diferentes e foi sempre seguido na marca. Não teve nenhuma reparação de maior. Os quilómetros batem certo.
    - Além dos consumos elevadíssimos, a qualidade do óleo diminui muito rápidamente. Qd comprei estava nos 68%, 1 mês depois estava nos 35%.
    - Numa Opel tiraram-me 1 litro de óleo a mais do cárter.
    - Software está todo actualizado.
    - Filtro de particulas foi completamente limpo noutra Opel.
    - Válvula de alta-pressão dos injectores foi trocada na terceira oficina Opel que já visitei.
    - Reprogramação dos injectores já foi feita.
    - A programação da quantidade minima de combustível já foi feita.
    - Testes ao injectores também já foram feitos e está tudo dentro dos parâmetros do fabricante.
    - Já levou óleo novo.
    - Não faz muito fumo
    - Nunca assinalou nada no diagnóstico ligado à máquina.
    - Calculo as médias de consumos sempre com o atestar do depósito.
    - Tenho usado sempre o gasóleo mais caro

    Enfim, já fiz trinta por uma linha e continuo com uma média de 8,8L/100km em percursos com mais estrada do que cidade. Ainda ontem atestei, fiz ontem 90km sempre em autoestrada e a 110 ou 120km/h, atestei de novo e fez-me 7,6L/100km!!!!

    Ando a registar o histórico de consumos aqui: http://www.fuelly.com/car/opel/astra...obnunes/418342.

    Neste momento, de acordo com a Opel: injectores e filtro de particulas estão OK. Todos os parâmetros estão OK. COMO PODE FAZER ESTES CONSUMOS?!!!!!!!

    Já não sei o que fazer...

    Alguém me consegue ajudar?

    Obrigado,

    Vasco
    Editado pela última vez por vascobnunes; 28 March 2016, 10:42.

    #2
    Existe um tópico idêntico .
    http://forum.autohoje.com/auto-ajuda...e-elevado.html

    O user em questão ainda conseguiu uma baixa de consumos, mas nunca conseguiu chegar ao consumo desejado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
      Existe um tópico idêntico .
      http://forum.autohoje.com/auto-ajuda...e-elevado.html

      O user em questão ainda conseguiu uma baixa de consumos, mas nunca conseguiu chegar ao consumo desejado.
      Muito obrigado.

      Comentário


        #4
        Consumo quase normal , um astra h com esse motor anda com medias de 7 litros

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por vascobnunes Ver Post
          Olá a todos.

          Comprei recentemente uma carrinha Opel Astra J de 2011 1.7 de 125cv.

          Gosto muito da carrinha. A condução é excelente e acho-a bastante confortável. No entanto, estou com um grande problema e gostava de saber se alguém tem conhecimento de uma situação semelhante. Os consumos são elevadíssimos. Já a levei a 3 oficinas Opel diferentes e ninguém consegue identificar uma causa.

          Para facilitar a história, vou deixar aqui alguns tópicos:

          - A carrinha é importada. O stand onde comprei foi buscá-la aqui: http://www.autohus.de
          - Já confirmei o histórico de revisões por duas vias diferentes e foi sempre seguido na marca. Não teve nenhuma reparação de maior. Os quilómetros batem certo.
          - Além dos consumos elevadíssimos, a qualidade do óleo diminui muito rápidamente. Qd comprei estava nos 68%, 1 mês depois estava nos 35%.
          - Numa Opel tiraram-me 1 litro de óleo a mais do cárter.
          - Software está todo actualizado.
          - Filtro de particulas foi completamente limpo noutra Opel.
          - Válvula de alta-pressão dos injectores foi trocada na terceira oficina Opel que já visitei.
          - Reprogramação dos injectores já foi feita.
          - A programação da quantidade minima de combustível já foi feita.
          - Testes ao injectores também já foram feitos e está tudo dentro dos parâmetros do fabricante.
          - Já levou óleo novo.
          - Não faz muito fumo
          - Nunca assinalou nada no diagnóstico ligado à máquina.
          - Calculo as médias de consumos sempre com o atestar do depósito.
          - Tenho usado sempre o gasóleo mais caro

          Enfim, já fiz trinta por uma linha e continuo com uma média de 8,8L/100km em percursos com mais estrada do que cidade. Ainda ontem atestei, fiz ontem 90km sempre em autoestrada e a 110 ou 120km/h, atestei de novo e fez-me 7,6L/100km!!!!

          Ando a registar o histórico de consumos aqui: http://www.fuelly.com/car/opel/astra...obnunes/418342.

          Neste momento, de acordo com a Opel: injectores e filtro de particulas estão OK. Todos os parâmetros estão OK. COMO PODE FAZER ESTES CONSUMOS?!!!!!!!

          Já não sei o que fazer...

          Alguém me consegue ajudar?

          Obrigado,

          Vasco
          Os consumos que apontas são um pouco exagerados, sim.

          Relativamente as informações que disponibilizaste, é possível fazer uma ligação em comum. Pedia-te que confirmasses uns pontos.

          * O que indicas como "qualidade do óleo", estás-te a referir à % de "utilização" do óleo contabilizada pela gestão de motor certo? Essa % existe para vários critérios, sendo a % mais baixa desses critérios a utilizada para estimar os quilómetros restantes até à próxima revisão. Seria interessante verificar se a % mais baixa nesse caso, ou seja a que baixa rapidamente, se refere ao critério número de regenerações do filtro de partículas restantes.
          * O tirarem um litro a mais, deve estar relacionado com o caso anterior. Uma regeneração ativa vai provocar sempre uma passagem de gasóleo para o carter. Para além do efeito de diluição do óleo, pode provocar também uma subida assinalável do nível deste, se estas começarem a ser feitas com alguma frequência. Pode também ser um caso de inserção incorreta da quantidade de óleo na ultima revisão. Desde que levou óleo novo o nível continuou a subir?
          * Consegues confirmar que óleo usado, implementa a norma Dexos 2? Atenção que estou a falar mais genericamente da norma Dexos 2 e não do modelo de óleo da GM Dexos 2.

          Confirmando as questões que indiquei, tudo aponta para que esteja a ser realizada, com bastante frequência, uma regeneração ativa do filtro de partículas. Isto vai-se traduzir num aumento substancial do consumo de combustível.

          De lembrar que um problema relacionado com o filtro de partículas, não o condena logo à partida, como a causa do problema. É preciso lembrar que esse sistema é complexo, e composto por vários sensores que diretamente monitorizam esse sistema, como o medidor de pressão, sonda lambda wideband ou os sensores de temperatura...

          Comentário


            #6
            Não coneço bem o carro, apenas posso dizer que tenho um vizinho que teve um astra comercial com o 1.7 cdti 125 cv que entretanto trocou por um 308 1.6hdi (não sei se de 90 ou 110 cv) de 5 lugares e diz que o pug gasta muito menos e anda quase o mesmo!
            Talvez esses carros tenham mesmo um consumo alto de feitio, mas 8/9 lt aos 100 parece-me exagerado, isso é consumo de um 3.0 diesel.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas respostas.
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              * O que indicas como "qualidade do óleo", estás-te a referir à % de "utilização" do óleo contabilizada pela gestão de motor certo? Essa % existe para vários critérios, sendo a % mais baixa desses critérios a utilizada para estimar os quilómetros restantes até à próxima revisão. Seria interessante verificar se a % mais baixa nesse caso, ou seja a que baixa rapidamente, se refere ao critério número de regenerações do filtro de partículas restantes.
              Estou-me a referir ao valor que aparece no computador de bordo.

              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              * O tirarem um litro a mais, deve estar relacionado com o caso anterior. Uma regeneração ativa vai provocar sempre uma passagem de gasóleo para o carter. Para além do efeito de diluição do óleo, pode provocar também uma subida assinalável do nível deste, se estas começarem a ser feitas com alguma frequência. Pode também ser um caso de inserção incorreta da quantidade de óleo na ultima revisão. Desde que levou óleo novo o nível continuou a subir?
              Aparentemente não continua a subir.
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              * Consegues confirmar que óleo usado, implementa a norma Dexos 2? Atenção que estou a falar mais genericamente da norma Dexos 2 e não do modelo de óleo da GM Dexos 2.
              Vou tentar saber, mas na Opel seria estranho porem óleo errado, não? Acontece?

              A Opel andou de volta do filtro de particulas um monte de tempo, tiraram relatórios, andaram com o carro, voltaram a tirar relatórios, limparam o filtro, inspecionaram... etc. Na opinião deles não há nada de mal no filtro em si.

              Comentário


                #8
                Na opel não sei, mas sei de marcas que colocavam 10w40 quando o recomendado era 5w30.
                Quando me falam em consumos elevados demais, ponho sempre na equação a maf.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vascobnunes Ver Post
                  Obrigado pelas respostas.

                  Estou-me a referir ao valor que aparece no computador de bordo.


                  Aparentemente não continua a subir.

                  Vou tentar saber, mas na Opel seria estranho porem óleo errado, não? Acontece?

                  A Opel andou de volta do filtro de particulas um monte de tempo, tiraram relatórios, andaram com o carro, voltaram a tirar relatórios, limparam o filtro, inspecionaram... etc. Na opinião deles não há nada de mal no filtro em si.
                  Penso que essa % que aparece no CB corresponde ao parâmetro que referi. Esse é o valor mínimo dos vários parâmetros existentes que monitorizam o estado do óleo. Para baixar tão rapidamente em 1 mês, deverá ser a contabilização da diluição do óleo a responsável por esse valor, fruto das regenerações ativas frequentes. Para poder confirmar sem sobra de duvida seria necessário uma ferramenta de comunicação, em que os diversos parâmetros de controlo da qualidade do óleo se encontram acessíveis de forma individual.

                  Não seria muito esperado meterem um óleo diferente desse, mas acho que não seria uma coisa inédita...

                  Tens acesso a esses hipotéticos relatórios? Confirmar uma pressão anormalmente alta, causada por um filtro de partículas saturado (ou a noção de que o sistema de gestão se está a aperceber disso), é algo que dificilmente necessita de mais de 5 minutos em estrada e de uma ferramenta de comunicação. Não sei quanto foi "um monte de tempo", mas gastar "um monte de tempo" para não descobrir nada, não me parece de todo um ponto forte para a credibilidade dessa conclusão.

                  Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                  Na opel não sei, mas sei de marcas que colocavam 10w40 quando o recomendado era 5w30.
                  Quando me falam em consumos elevados demais, ponho sempre na equação a maf.
                  A MAF é uma possibilidade sim, mas sem existirem sintomas de performance característicos, ou DTC's em memória, não a colocaria, pelo menos para já, como a causa mais provável a verificar. Para além disso, um teste dinâmico à resposta de uma MAF é algo que muito poucos profissionais em Portugal devem saber fazer. Ainda para mais com a agravante de esta ser uma MAF digital. Restava apenas a sua substituição como forma de testar esta causa. Com base nos consumos, óleo a mais no carter, e uma provável indicação de diluição muito elevada, tudo indica que deverá existir um problema que provoque regenerações muito frequentes. Uma MAF danificada até pode causar isso, mas acho que em primeiro lugar o que se deve fazer é tentar validar esta hipótese.

                  Neste sistema, pelo menos em algumas versões de software assim era, é possível desativar temporariamente as regenerações ativas, simplesmente desligando a ficha da válvula EGR. O sistema de gestão de motor neste caso não limita de forma substancial a performance e enquanto a ficha estiver desligada não efetua qualquer pós injeção, ou seja, qualquer regeneração ativa. Nestas circunstâncias a MIL ficará sempre acesa.

                  Se fizeres isto apenas durante um depósito, de forma a confirmar, ou não, uma melhoria substancial dos consumos, não deverá apresentar grandes riscos, mas atenção que existem. Se fizeres maioritariamente trajetos curtos, existe o risco agravado de saturar de forma critica o filtro de partículas.

                  Se, com as regenerações desactivadas, o consumo reduzir substancialmente, ficas com uma grande certeza de que o problema está mesmo nas regerações ativas demasiado frequentes. Volto a repetir que isto não significa que o problema seja no filtro em si...
                  Editado pela última vez por steevegt; 29 March 2016, 20:21.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X