Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida fap, egr/ kilometros feitos por mês.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida fap, egr/ kilometros feitos por mês.

    Boas pessoal, sou novo no fórum, adquiri recentemente uma ford focus 1.6 tdci 115 cv de 2012, já tinha tido carros a gasóleo mas com estes sistemas mais recentes de faps e egrs não, tentei informar-me antes da compra da viatura sobre problemas mais frequentes e li algumas coisas sobre os fap, ora no meu caso o focus será um carro que não fará diariamente grandes distâncias ( 10km dia no percurso casa trabalho e voltas diárias, ao fim‑de‑semana fará mais km em passeios etc. cerca de 4000 km ano). Ora o que tenho lido é que este tipo de utilização pode trazer problemas a estas peças, então quer dizer que só pode ter carros diesel mais recentes quem fizer 100km por dia?

    Cumprimentos

    #2
    Deverias ter comprado o 1.0 ecoboost 125cvs ! É superior ao 1.5 tdci muito mais agradável de se conduzir e sem fap !

    Com esses 10kms diários nao vai ser nada bom para o fap !

    Mas ja compraste agora tens de levar com os problemas que possam advir do fap/egr

    Alias nao percebo como é que a malta so ve o diesel a frente ....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      Deverias ter comprado o 1.0 ecoboost 125cvs ! É superior ao 1.5 tdci muito mais agradável de se conduzir e sem fap !

      Com esses 10kms diários nao vai ser nada bom para o fap !

      Mas ja compraste agora tens de levar com os problemas que possam advir do fap/egr

      Alias nao percebo como é que a malta so ve o diesel a frente ....

      Ok, mas alguém me sabe explicar como funciona a fap e para que serve? Já li sobre regeneração... Ela entra em regeneração sempre que ligamos o carro?

      Comentário


        #4
        Vê este video:

        http://filtroparticulas.com/wp-conte..._pt_hd.mp4?_=1


        Resumindo, com os percursos que fazes não consegues regenerar o FAP porque não atinge as temperaturas para tal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
          Vê este video:

          http://filtroparticulas.com/wp-conte..._pt_hd.mp4?_=1


          Resumindo, com os percursos que fazes não consegues regenerar o FAP porque não atinge as temperaturas para tal.
          Sim isso eu já percebi, então mas o fap entra em regeneração sempre que ligamos o motor ?

          Comentário


            #6
            Ou seja só quando fizer viagens tipo 100/200 km irei conseguir regenerar o fap?

            Comentário


              #7
              Não, como se vê no video o FAP entra em regeneração quando a pressão se torna demasiado elevada.

              Nos percursos que fazes o carro pode tentar regenerar e não conseguir, e não é preciso assim tanto km para regenerar o FAP, mas tens de ir passear o "bobi" de vez em quando para garantir que a regeneração é bem feita.

              Tens é de fazer esses km com alguma rotação, um bom sitio é ir para AE dar umas voltas para que a temperatura de regeneração seja a ideal.

              Comentário


                #8
                O filtro não regenera sempre que ligas o carro.

                Regenera apenas quando atinge x% de saturação.

                Quando a regeneração inicia, deves deixar concluir antes de desligares o motor.

                O tempo de regeneração pode ser variável.

                Comentário


                  #9
                  O FAP é um filtro que vai filtrando as particulas e quando está cheio tem de regenerar (limpar). Essa regeneração é a inceneração do lixo acumulado, o que se dá a elevadas temperaturas. Para regenera, o FAP necessita de tempo e o motor bem quente preferivelmente a boa rotação.
                  Caso não se consiga regenerar, este vai andar entupido, vai fazer muita backpressure e encher a admissão de carvão. Tudo isto leva a falta de rendimento, consumo lelevado e o mais grave são avarias como "rebentar com o turbo" entre outras.
                  Resumidamente, para a utilização que indicas, escolheres um carro moderno a diesel foi das piores asneiras.
                  Os carros diesel atuais, tirando o preço do diesel não têm nenhuma vantagem sobre os carros a gasolina. Manutenção bem mais dispendiosa, menor fiabilidade e é sempre um carro menos confortável de se conduzir.

                  Podes sempre anular os cancros do FAP e EGR, mas não posso garantir se há problemas com os carros Euro V e Euro VI. sei que nos Euro IV não há problema.

                  Comentário


                    #10
                    O melhor é remover o FAP se começar a dar problemas.

                    Realmente, se tivesse que comprar carro hoje, comprava atmosférico a gasolina e convertia para GPL.
                    Editado pela última vez por murgto; 11 April 2016, 12:50.

                    Comentário


                      #11
                      Desde já obrigado pelas explicações, só mais uma dúvida, no caso da minha focus alguém me sabe dizer como sei quando o fap está a regenerar?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                        O melhor é remover o FAP se começar a dar problemas.

                        Realmente, se tivesse que comprar carro hoje, comprava atmosférico a gasolina e convertia para GPL.
                        Lá vêm os GTI TDI do fórum dizer para remover a FAP. Mas as pessoas têm noção que aquela porcaria tem um propósito, quanto mais não seja o de filtrar parte da porcaria que os diesel produzem a mais que os a gasolina?

                        É os "remove a FAP", há os que preferem o " isso é do miolo do catalisador" e os nível sayian, aqueles que acham que quanto mais fumo deita mais anda.

                        Sent from my A0001 using Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                          O melhor é remover o FAP se começar a dar problemas.

                          Realmente, se tivesse que comprar carro hoje, comprava atmosférico a gasolina e convertia para GPL.
                          Isso de ser o melhor é algo que não é assim tão taxativo. Melhor para quem? Para o dono do carro? Para o carro? Para o ambiente? Para os demais?

                          Neste caso, parece-me que houve um erro grosseiro de casting. Provavelmente, e pensando a médio prazo, o melhor seria mesmo trocar para um carro a gasolina.

                          Comentário


                            #14
                            Melhor para a carteira do dono. Carro a gasolina se não for a GPL limita muito a utilização, mesmo que se faça poucos kms por ano, pensa-se sempre 2 vezes antes de dar um passeio ao fim-de-semana, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                              Boas pessoal, sou novo no fórum, adquiri recentemente uma ford focus 1.6 tdci 115 cv de 2012, já tinha tido carros a gasóleo mas com estes sistemas mais recentes de faps e egrs não, tentei informar-me antes da compra da viatura sobre problemas mais frequentes e li algumas coisas sobre os fap, ora no meu caso o focus será um carro que não fará diariamente grandes distâncias ( 10km dia no percurso casa trabalho e voltas diárias, ao fim‑de‑semana fará mais km em passeios etc. cerca de 4000 km ano). Ora o que tenho lido é que este tipo de utilização pode trazer problemas a estas peças, então quer dizer que só pode ter carros diesel mais recentes quem fizer 100km por dia?

                              Cumprimentos
                              Nunca deverias ter comprado um carro a diesel. Agora, que o fizeste, faz isto: todos os meses vais andar em auto estrada durante pelo menos 100 km e a rotações superiores a 2000, o que não é difícil, basta ires a cerca de 130 km/h. Vais reparar todos os 15 dias no nível do óleo. Se o nível do óleo subir - eu disse subir e não descer - vais imediatamente mudar o óleo já que esse está conspurcado com gasóleo e o motor vai à vida. Boa sorte.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RUICAL Ver Post
                                Nunca deverias ter comprado um carro a diesel. Agora, que o fizeste, faz isto: todos os meses vais andar em auto estrada durante pelo menos 100 km e a rotações superiores a 2000, o que não é difícil, basta ires a cerca de 130 km/h. Vais reparar todos os 15 dias no nível do óleo. Se o nível do óleo subir - eu disse subir e não descer - vais imediatamente mudar o óleo já que esse está conspurcado com gasóleo e o motor vai à vida. Boa sorte.
                                Precisamente para evitar isso remove o FAP.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RUICAL Ver Post
                                  Nunca deverias ter comprado um carro a diesel. Agora, que o fizeste, faz isto: todos os meses vais andar em auto estrada durante pelo menos 100 km e a rotações superiores a 2000, o que não é difícil, basta ires a cerca de 130 km/h. Vais reparar todos os 15 dias no nível do óleo. Se o nível do óleo subir - eu disse subir e não descer - vais imediatamente mudar o óleo já que esse está conspurcado com gasóleo e o motor vai à vida. Boa sorte.
                                  Obrigado pelo conselho, e esses 100 km mensais são suficientes para a regeneração ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode nem sequer iniciar uma regeneração, na altura que decidas ir "passear" - esses tais 100km que falas.

                                    O que tens de fazer é ir "passear" sempre que iniciar uma regeneração, se tal não for oportuno e abortes a regeneração, pensa em ir "passear" logo que pegues no carro outra vez, porque mal esteja reunido as condições necessárias, a regeneração volta a iniciar-se.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                      Melhor para a carteira do dono. Carro a gasolina se não for a GPL limita muito a utilização, mesmo que se faça poucos kms por ano, pensa-se sempre 2 vezes antes de dar um passeio ao fim-de-semana, etc.
                                      Para a carteira do dono o melhor seria ter comprado a gasolina, que sempre poupava uns € na compra. E, neste caso, GPL para 4 mil kms/ano não faz sentido, com ou sem passeios pelo meio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não te limites às respostas deste tópico, o que não falta por aí é informação sobre o assunto, opinião de proprietários de carros com FAP, com boas e más experiências.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                          Obrigado pelo conselho, e esses 100 km mensais são suficientes para a regeneração ?
                                          São, se o filtro estiver saturado e em modo "regeneração". O que eu acredito é que terás muitas regenerações abortadas e isso é prejudicial ao próprio filtro. Não faz sentido ires fazer 100 kms por rotina, ao fim-de-semana...já pensaste que o que gastas em gasóleo nessa volta é mais que o que fazes por semana no dia-a-dia? Então para quê manter um carro nestas condições?

                                          Eu não desejo que aconteça nada de mal ao teu carro, mas invariavelmente a probabilidade de teres que ir pagar regenerações forçadas, limpezas de FAP, anular, substituir ou whatever, são muito grandes a médio prazo. E os custos destas situações não são propriamente 10 €.

                                          Repito o que te disse, o melhor que poderás fazer é trocar de carro para um a gasolina, tendo em conta o uso que lhe dás. Fica seguramente mais barato e terás menos dores de cabeça. No entanto também compreendo que depois de comprares o carro seja um bocado chato ter que o vender e comprar outro...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Isso de ser o melhor é algo que não é assim tão taxativo. Melhor para quem? Para o dono do carro? Para o carro? Para o ambiente? Para os demais?

                                            Neste caso, parece-me que houve um erro grosseiro de casting. Provavelmente, e pensando a médio prazo, o melhor seria mesmo trocar para um carro a gasolina.
                                            Retirar o FAP é melhor para:

                                            -Dono do carro? Sim. Poupa dinheiro e por vezes não é pouco.
                                            -Para o carro? Sim. Aumenta a fiabilidade e considerávelmente dependendo da utilização.
                                            -para o Ambiente? Não. Embora não seja claro quais os níveis de poluição associados ao FAP. (Custo, fabrico, manutenção e aumento de consumo).
                                            -Para os demais? Depende de quem são esses demais.

                                            Agora digo uma coisa, quem se preocupa com o ambiente não compra carros diesel, compra a gasolina. E quem se preocupa muito compra a GPL. Quem se preocupa muito muito, compra um carro eléctrico. Para hipocrisia já temos os nossos politicos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Falando no meu carro, preciso do seguinte tempo: Cerca de 10min para ele aquecer, passados esses 10min, precisando, entra em regeneração, que dura cerca de outros 10min. No meu caso, moro a 35kms do trabalho, dá na boa. Saio do trabalho, passado esses 10min está a regenerar, e quando estou a chegar a casa, termina. (Estou a falar num 159 1.9 JTD). Já cheguei a interromper uma regeneração, que tivesse reparado. Vinha de almoçar, estou a entrar no parque de estacionamento e noto que começa a regenerar. Desliguei normalmente, a ida embora, mal atingiu a temperatura de funcionamento, regenerou novamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem pelo que leio só tenho 2 opções: vender o carro ou anular a fap.

                                                Vender está fora de questão pois gosto do carro e ainda agora adquiri empréstimo para o comprar, por isso a médio prazo vou ter de anular a fap. Obrigado pelas respostas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                                  Bem pelo que leio só tenho 2 opções: vender o carro ou anular a fap.

                                                  Vender está fora de questão pois gosto do carro e ainda agora adquiri empréstimo para o comprar, por isso a médio prazo vou ter de anular a fap. Obrigado pelas respostas
                                                  Para evitares problemas de maior, basta dares uns esticões valentes ao fim de semana, em kilometros e rotação

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                                    Bem pelo que leio só tenho 2 opções: vender o carro ou anular a fap.

                                                    Vender está fora de questão pois gosto do carro e ainda agora adquiri empréstimo para o comprar, por isso a médio prazo vou ter de anular a fap. Obrigado pelas respostas
                                                    Não anules o FAP que podes ter problemas na inspecção. Faz como te dizem, usa o carro normalmente e vai à AE todos os meses e por percursos de pelo menos 100 km. Seja como for o filtro não vai durar mais de 150 a 160k Se o teu carro é de 2012 quantos quilómetros tem?

                                                    Olha que tive um Citroen com o mesmo motor e nunca tive problemas mas vendi-o com pouco mais de 90.000. A regeneração do FAP só acontece quando o motor atinge determinada temperatura de funcionamento e a centralina comanda essa operação que consiste na injecção de gasóleo na FAP para provocar a queima dos resíduos. Nem notas. Uma vez notei um cheiro a queimado ao para numa área de serviço e depois percebi que era isso.
                                                    Editado pela última vez por RUICAL; 11 April 2016, 15:38.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RUICAL Ver Post
                                                      Não anules o FAP que podes ter problemas na inspecção. Faz como te dizem, usa o carro normalmente e vai à AE todos os meses e por percursos de pelo menos 100 km. Seja como for o filtro não vai durar mais de 150 a 160k Se o teu carro é de 2012 quantos quilómetros tem?
                                                      Se anular o fap deixa de passar na inspeção? O carro tem 84000

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não conheço nenhum carro que tenha chumbado por anular o fap. Conheço muitos com fap e egr anulados e passam sem problemas. Agora caso o carro seja euro 6 não sei!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por casta20 Ver Post
                                                          Se anular o fap deixa de passar na inspeção? O carro tem 84000
                                                          Dependendo como foi utilizado ainda não terás problemas. O FAP dura até aos 140 a 160mil quilómetros.
                                                          Depende do centro de inspecções. Uns não se apercebem disso, outros não. Eu não arriscava. Não stresses muito, esse motor é muito fiável e o carro é fixe (tenho um a gasolina). Goza o carro, vê o nível do óleo, muda o óleo todos os anos e anda com o Focus em estrada pelo menos 1 vez cada mês e não vais ter problemas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                            Retirar o FAP é melhor para:

                                                            -Dono do carro? Sim. Poupa dinheiro e por vezes não é pouco.
                                                            -Para o carro? Sim. Aumenta a fiabilidade e considerávelmente dependendo da utilização.
                                                            -para o Ambiente? Não. Embora não seja claro quais os níveis de poluição associados ao FAP. (Custo, fabrico, manutenção e aumento de consumo).
                                                            -Para os demais? Depende de quem são esses demais.

                                                            Agora digo uma coisa, quem se preocupa com o ambiente não compra carros diesel, compra a gasolina. E quem se preocupa muito compra a GPL. Quem se preocupa muito muito, compra um carro eléctrico. Para hipocrisia já temos os nossos politicos.
                                                            Hipocrisia???? Um carro projectado para ser "mais amigo do ambiente do que os seus antecessores" e para longas deslocações, preparado e afinado para tal, é comprado para curtos percursos e então vai daí e faz-se um conjunto de alterações ilegais, e que prejudicam todos, só porque se quer? Isto não é hipocrisia. Deixa-te dessas lições e conta para quem quer ouvir. Eu já as ouvi vezes sem conta nos últimos anos neste fórum. Se todos tirássemos o FAP sempre que dá problemas, a evolução no capítulo ambiental seria zero. Mas eu já sei que é só mais um e é muito mais barato e tal, e é fácil, não chumba na IPO (espero que comece a acontecer).

                                                            Quanto à parte do post que realmente interessa, retirar o FAP pode não aumentar a fiabilidade do carro, especialmente quando este foi todo projectado para funcionar com o mesmo. O que não falta são relatos de problemas depois de FAP-off, nomeadamente no turbo. Mas isso causa preocupação quando lá se chega...e não fica mais barato que um FAP.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X