Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Válvula VVTi e bateria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Válvula VVTi e bateria

    Olá, pessoal. Boa noite.
    Já dou umas espreitadelas no fórum há uns anos, que me têm ajudado.
    No entanto, decidi agora vir aqui de forma a pedir-vos um "acompanhamento personalizado".
    Tenho um Toyota Corolla 1.4 VVTi de 97 cv, versão Sol.
    Quando o comprei, tive que, obviamente, fazer umas quantas manutenções.
    Em primeiro lugar, fiz um check-up na Toyota onde foi apenas encontrada uma pequena fuga de óleo pelo bujon, uma fuga de combustível pela bomba de gasolina e a bateria a "dar o berro" - não me recordo com espicificidade do que me disseram.
    Nisto, tentei, com um mecânico amigo, resolver a questão da fuga de combustível. Descobrimos a fuga, que se encontrava na zona da bomba. De seguida, tapámo-la provisoriamente para tentarmos arranjar a parte plástica (na parte superior do depósito) onde a bomba encaixa. Vi que havia dessas partes plásticas à venda para outras marcas, mas não para a Toyota. A alternativa ao remedeio do plástico é, unicamente, comprar o conjunto completo com a bomba (bosch) que a Toyota vende a 800€ - a minha resposta foi: NÃO!.
    Entre o remedeio e saber o preço, andei com o carro, tendo acendido a luz de avaria. Voltei de imediato ao mecânico, que verificou que, sem querer, a ficha da bomba tinha ficado ligado. Como, para se tapar a fuga, se desligou a bateria, depois de reparar a fuga e reconectar tudo, a luz apagou. Quilómetros depois de ter ido buscar o carro, a estúpida da luz volta a acender.
    Ligou-se à máquina. A máquina, como seria de esperar, não acedeu à centralina por completo, sendo que só conseguimos detetar um erro na alimentação de combustível. Sou uma pessoa com básicos conhecimentos de mecânica apenas mas, saber que era da alimentação de combustível, não ajudou muito. No entanto, pensámos logo que seria a bomba danificada.
    Para ter a certeza, voltei à Toyota. Verificaram a fuga de óleo, que à partida ficou resolvida com o aperto que fizeram. Quanto ao erro, acusou falha na válvula VVTi. Ao sair da Toyota, disseram-me que a luz de avaria estava apagada - de referir que, com a luz acesa, sinto ligeiros solavancos nas acelarações. Perguntei se tinham só apagado o erro, ao que me responderam que não e que a luz poderia voltar a acender na próxima viagem, ou nos próximos dias. Tal não aconteceu e o carrito portou-se bem, sem solavancos.
    Esta semana, de manhã, ao pegar no carro para o trabalho, ponho a chave na ignição e tudo como normal: acende as luzes do painel e o computador de bordo. Ao rodar a chave para ligar o motor, as luzes apagam-se. Estúpido, achei que seria da história da bateria e que tinha ficado sem bateria. Aproveitei o declive da rua, embora o carro não estivesse numa posição fácil para o tirar do estacionamento e tentar pegar de "empurrão" (xD). Empurrei-o, rua acima, até não aguentar mais o peso. Tento fazê-lo pegar, sem sucesso. Sento-me e reflito, de porta aberta. Entretanto, olho para o painel de instrumentos, e vejo o símbolo de portas abertas ligados e pensei: "oi!". Rodei a chave, liguei a bateria e liguei o motor. Fui no caminho para o trabalho a pensar naquilo. No final do dia, a sair do trabalho, arrancou sem problemas. No entanto, nesse dia, a dita luz de avaria voltou a acender, cerca de um mês depois de ter ido à Toyota.
    No dia seguinte, de manhã, toca a acontecer o mesmo e não vou de modas: movo ligeiramente o borne do polo positivo e: voilà! A pegar.
    Nos dias seguintes, tudo normal, excetuando a luz da avaria que apaga ao desligar a bateria mas liga ao fim de alguns quilómetros.
    Ontem, que tive mais tempo, decidi dar uma limpeza nos bornes da bateria. Tinham algum verdete, mas nada de escandaloso (apenas o borne negativo da bateria me parece estar "desgastado". Limpei, liguei os cabos e não vi nenhuma folga.
    Com uns solavancos, embora pouco proeminentes, ao fim de ainda menos quilómetros a luz volta a acender.
    Neste momento, vejo que o carro está ligeiramente "pastelão". Demora mais cerca de um segundo a desenvolver do que o normal.
    De salientar que, desde o início, sinto que o carro demora mais alguns milésimos de segundo (ou segundo, não sei :P) a arrancar. Sempre me levou a pensar que fossem velas, embora nunca mo tenham dito na Toyota e, com os precalços que tive no início, nomeadamente financeiros com pneus e oficina, não quis estar a trocá-las.
    Neste momento, está-me tudo isto da bateria desligar e da luz da avaria a atormentar. Sei que tenho a correia do alternador para mudar também, mas não me aparece estar ainda muito crítica. Mas, como disse, não sou expert.
    Ah! O carro é o modelo E11 (ZZE11), de 2000. Tem 100.000km.
    Estou também com dúvidas quanto ao tipo de bateria que terei que, eventualmente, comprar. A que lá está, parece-me ter, no suporte inferior, uma "nhanha" que não sei se será algum líquido ou vaselina que tenham posto. Nem manual de instruções tenho, o que ainda mais me dificulta. Num grupo de pessoal que tem estes carros, já vi que alguns têm baterias de 45Ah. A que está no meu (não sei se por ter ar condicionado ou não, não sei, não faço ideia disso) é de 62Ah e 510 de poder de arranque...
    Ajuda precisa-se
    Obrigado! (e desculpem o testamento)
    Editado pela última vez por drunk; 24 April 2016, 23:13.

    #2
    As válvulas de comando VVT estão sujeitas a esse tipo de avaria. O plano de manutenção até prevê o seu controlo aos 90mil km ou 100mil km...
    A solução mais barata é sempre comprar a dita válvula no ebay e trocar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
      As válvulas de comando VVT estão sujeitas a esse tipo de avaria. O plano de manutenção até prevê o seu controlo aos 90mil km ou 100mil km...
      A solução mais barata é sempre comprar a dita válvula no ebay e trocar.
      É verdade que essa válvula costuma dar problemas, e os sintomas são em concordância com isso, mas antes de trocar seja o que for, convém, pelo menos ter mais alguma certeza sobre se existe, ou não, algum problema relacionado com essa válvula.

      O autor do tópico não indica sequer que códigos em concreto estão presentes. Fala sobre um código que teria na descrição algo referente à válvula, mas nem se sabe se é um código referente ao circuito de controlo, ou se é um código referente à funcionalidade da válvula. A primeira situação até poderá ser validada, com um simples teste de resistência sobre solenoide. Se for a segunda possibilidade, a válvula é apenas um componente, de um conjunto de componentes que são necessários para que esse sistema funcione.

      De forma genérica, não acho que trocar componentes, simplesmente porque costumam avariar, seja a forma mais barata de resolver um problema. Neste caso até pode sair barato sim, e ser mesmo este o problema, mas em caso de erro, o risco é todo do proprietário.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        É verdade que essa válvula costuma dar problemas, e os sintomas são em concordância com isso, mas antes de trocar seja o que for, convém, pelo menos ter mais alguma certeza sobre se existe, ou não, algum problema relacionado com essa válvula.

        O autor do tópico não indica sequer que códigos em concreto estão presentes. Fala sobre um código que teria na descrição algo referente à válvula, mas nem se sabe se é um código referente ao circuito de controlo, ou se é um código referente à funcionalidade da válvula. A primeira situação até poderá ser validada, com um simples teste de resistência sobre solenoide. Se for a segunda possibilidade, a válvula é apenas um componente, de um conjunto de componentes que são necessários para que esse sistema funcione.

        De forma genérica, não acho que trocar componentes, simplesmente porque costumam avariar, seja a forma mais barata de resolver um problema. Neste caso até pode sair barato sim, e ser mesmo este o problema, mas em caso de erro, o risco é todo do proprietário.
        Olá, boa tarde.
        Agradeço as vossas respostas, que sempre me ajudam a construir uma opinião com as vossas opiniões também.
        Relativamente aos códigos, caro steevegt, o que sei, indiquei no tópico. Como disse, o carro foi ligado à máquina na Toyota. Indicaram-me que o erro seria da válvula mencionada, dando-me orçamento para a substituição da mesma, com salvaguarda de poderem ser encontrados outros problemas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por drunk Ver Post
          Olá, boa tarde.
          Agradeço as vossas respostas, que sempre me ajudam a construir uma opinião com as vossas opiniões também.
          Relativamente aos códigos, caro steevegt, o que sei, indiquei no tópico. Como disse, o carro foi ligado à máquina na Toyota. Indicaram-me que o erro seria da válvula mencionada, dando-me orçamento para a substituição da mesma, com salvaguarda de poderem ser encontrados outros problemas.
          Esse tipo de salvaguardas, são muito interessantes... principalmente para o lado da oficina. Assim nunca erram, e o cliente paga tudo na mesma...

          Existem técnicas de diagnóstico, que permitem com um elevado grau de certeza, verificar se existe algum problema com o funcionamento da válvula ou não. O processo de diagnóstico não necessita de ser à base da substituição.
          Deveria haver um maior interesse por parte das oficinas em investir em formação neste sentido. É algo que em Portugal ainda está muito sub desenvolvido.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X