Bolhas no copo do anti-Congelante. Junta queimada??

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Título: Bolhas no copo do anti-Congelante. Junta queimada??

  1. #1
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    Unhappy Bolhas no copo do anti-Congelante. Junta queimada??

    Boa tarde a todos, peço a vossa ajuda para me ajudarem a esclarecer uma dúvida.

    Tenho um Renault 19, 1900 diesel comercial fase 2 de 1993.
    Mostro as imagens:
    Apresentacao_1.jpgApresentacao_2.jpg

    O carro marca 302.000 Km, mas o motor foi mudado, (todo o bloco completo!) quando o comprei o carro com 7 anos. O motor era de uma Renault express que tinha a traseira toda desfeita! O motor tinha 37.000 e na altura todo o serviço custou 850 euro.

    Á coisa de 4 anos mudei a junta da colaça por ter rebentado um tudo e só dei conta quando a luz vermelha acendeu, quando é assim já é tarde!!! O mecânico mandou facetar a colaça mas deixou os mesmos parafusos de aperto.

    Á coisa de um mês o ponteiro da temperatura subia um pouco acima do meio da escala, pelo que resolvi fazer mais uma limpeza do circuito de refrigeração. Sempre coloquei anti-congelante mas o antigo dono parece que não, daí ele estar cheio de ferrugem como mostro nas fotos abaixo.
    Limpeza_1.jpgLimpeza_2.jpgLimpeza_3.jpg

    Imaginem só o estado do anti-congelante com 6 meses após ter sido mudado! Mudo sempre de 6 em 6 meses.

    De á um mês para cá tenho mudado o anti-congelante todos as semanas para limpar o circuito, faço cerca de 120 km por semana.

    A semana passada, como já via o liquido verdinho coloquei um copo novo e uma tampa nova. Esta tampa é de 0.8bar.

    deposito_novo.jpg

    Acontece que os tubos por fora parecem novos mas por dentro tem alguma ferrugem incrustada. Coloquei abraçadeiras novas e nos dois tubos de baixo que saem do copo coloquei no copo um bocado de teflom porque um deles vertia um pouco depois de apertado. ficou impecável.

    Acontece que o ponteiro da temperatura nao passa do meio da escala, mas a sofagem quando mudo tudo para quente dá ar quente durante uns segundos e depois baixa para morno com o carro em andamento e o ponteiro da temperatura a meio.
    Será tubagem Entupida?

    Temperatura_depois_de_viagem_20km.jpg

    Outra coisa, agora que tenho o copo novo e o liquido verde, (pelo menos para já!), vejo ums bolhas ou liquido (nao sei bem!) a aparecer no fundo do copo. Mostro isso nestes videos que fiz:

    https://www.youtube.com/watch?v=iKAyFKdcX_A

    https://www.youtube.com/watch?v=EKeiECho55w

    Depois de andar uns 20 km, se abrir o capo o tubo de cima do radiador esta um pouco rijo, nao muito e pela tampa sinto que sai um pouco de pressao que quase nao se nota, mas tenho um pouco de anti-congelante vazado em cima da tampa. Nao perde quase liquido nenhum.

    Tenho que fazer uma viagem mais longa um bocado para saber melhor mas tenho medo de ficar pelo caminho, rebentar algum tubo ou assim.

    Que acham que será? Junta queimada a passar compressão para a água, tubos entupidos?

    Agradecia a vossa ajuda.
    Última edição por JocaBarcelos : 08-05-16 às 21:40:19


  2. #2
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    Acho que isso será a junta pelo sintoma dos tubos estarem duros. Quando o carro está FRIO os tubos do radiador estão duros também ou parece nem tem pressão? Abraço

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  3. #3
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    a frio parece nao terem pressao. a quente, com a tampa fechada depois de andar uns bons km ficam mais rijos, noto alguma pressao

  4. #4
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    Pois então acho que é melhor ires ao mecânico para tirares alguma dúvida existencial mas acho que 90% de certeza que é da junta. Diz algo depois. Abraços

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  5. #5
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    Eu ja passei durante a semana.
    O mecânico encheu o deposito até cima e deu umas arrancadelas, deitou um pouco por fora ao inicio mas depois deixou de deitar. Ele disse que podia ser algum ar a passar para o circuito de refrigeração devido á grande limpeza que fiz e e ter rompido a junta em algum ponto, mas ficou na dúvida. Já tinha comprado a tampa de 0.8bar. A que tinha antiga era de 1.4bar. Tirou depois o excesso de liquido até ficar acima do mínimo. Fechou a tampa e deixou em rolanti para aquecer e ligar a ventoinha, que ligou no 3 traço. de vez em quando ia dando umas arrancadelas. disse que tinha um bocado de pressão na mangueira de cima do radiador mas que devia ser normal. pela tampa saia umas bolhitas e o liquido no vaso ficava pela marca máxima.
    Ele disse-me para ir estar atento ao ponteiro do aquecimento e todos os dias ao pegar nele a frio ver o nível do liquido e ir acrescentando até ao mínimo.
    Claro que o mecânico disse que devia ser junta e que devia levar la a carrinha para mudar e facear e fazer o teste de pressao na colaça, mudar os parafusos de aperto e gastar 300euros.
    Como estou na dúvida, peço que me dêem opiniões, acho que o carro vale bem a pena os 300euros de arranjo. Tirando isso está impecável.


  6. #6
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    Olha eu tive um 19 1.2 a gasolina. E digo te uma coisa era fenomenal. Andava bem e só queria era gasolina. Mas como sou novo queria um carro mais novo e fui mudando até comprar um Clio III de 2009. Portanto o Renault 19 acabei vendendo o carro e hoje ainda anda aí com quase 400000 km. A pessoa que vendi é meu conhecido por isso esses carros são top de linha mesmo. Acho que fazes muito bem arranjar a máquina nem que seja pelo prazer de andar nele. A propósito o meu 19 ainda era daqules que se abria o ar para fazee o aquecimento. Tinhas que esperar um pouco antes de arrancar quando o carro ainda estava frio. Abraços

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  7. #7
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    neste video , uma junta ou cabeça com fissura de R 19 D:


  8. #8
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    o mecanico tb podia fazer um teste destes ( mandar pressão dentro dos cilindros) :


  9. #9
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    ui... credo!... graças a Deus não faz como nesse primeiro video. o meu transbordou um bocado ao inicio mas depois deixou de deitar fora. amanha vou ver as ligações das mangueiras porque me parece que o liquido sai pela mangueira de cima e tb pela de baixo como se fizesse retorno por estar entupido pk acho que sai pouco liquido na mangueira de retorno. acho que um dos tubos largos (eles são dois) que saem de baixo do vaso liga com o de cima. Amanha vou confirmar isso.
    Estive a ver o oleo e parece-me bem:
    Estado_do_oleo_1.jpgEstado_do_oleo_2.jpgEstado_do_oleo_3.jpg
    pelo menos agua no oleo e oleo na água nao tem!

  10. #10
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    pois, o 19 que tenho é o fase 2. Também acho que vale a pena arranjar se tiver que ser os 300euro. Tem direção assistida, fecho central com chave, vidros eléctricos, jantes especiais e bons pneus ainda... e a pintura como nova . não fica nada atrás aos novos.

    Vamos la ver o que tem o bicho!

  11. #11
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    Boas a todos. Após duas semanas, cá estou para actualizar. Tenho andado 7 km por dia pela cidade, do trabalho para casa e politécnico. Todos os dias de manha abro o capo e verifico o nível do anti-congelante, de 3 em três dias acrescento um bocadito por estar no mínimo para meio do copo(entre as duas marcas de mínimo e máximo).
    Hoje andei cerca de 30 km seguidos e tirei umas fotos:

    esta foi pouco antes de chegar, depois de andar 30 km em estrada:
    30_min_viagem.jpg

    Esta foi 5 minutos depois, parei numa estação de lavagem 24horas perto de casa sem desligar o motor:
    Rolanti_baixo.jpg

    Sem desligar o motor, abri o capo e o copo estava a deixar sair algum vapor, por ser de 0.8bar, acho eu. Estava assim:
    copo_a quente_depois_parar.jpg

    Apertei o tubo de cima do radiador e estava normal, nem mole nem duro, mas quente. O radiador estava morno. O copo deita um vaporzito que mal se nota e está um pouca babado mas nada de mais, acho eu. O liquido verde já está a ficar acastanhado com a ferrugem, vou mudar o liquido para a semana e deitar de novo o verde de 20%.
    Passado um minuto o radiador já estava bastante quente por cima: verifiquei por todo e estava quente por igual. Disparou a ventoinha um pouco antes do terceiro traço e os tubos estavam normais, nem moles nem duros. A ventoinha liga a cada minuto por 7 segundos. No final de algumas estava o copo assim:
    copo_depois_ligar_ventuinha.jpg

    Amanha vou verificar o nível do liquido. Vou dando noticias.

    O ponteiro do conta-rotações nao devia estar nas 900 em rolanti?
    Imagens anexadas Imagens anexadas

  12. #12
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    Esse motor não tem qualquer problema.

    O único problema é estares a usar líquido a 20%.

    Usa a 50% com a norma Renault e deixa o andar assim por varios anos.

  13. #13
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    O termostato? Tá a funcionar correctamente? Tem os graus correctos ou aldrabaram para uma temperatura diferente e/ou com furos de berbequim à ZéSapateiro?

    Dizes que o ponteiro da temperatura não passa do meio da escala. Assim é que ele tá bom. Querias que fosse tocar no vermelho?

    Agora não pode é andar (o ponteiro) num sobe e desce (bailando) conforme andas na cidade ou em estrada aberta. So pode variar coisa de 1 ou 2 milimetros. Carro a trabalhar parado sobe 1 ou 2 mm e a andar volta à posição normal.

    Isso da sofagem só dar ar quente uns segundos não é normal. Com termostato correcto (graus) e a funcionar e radiador sofagem em condições o ar quente até queima as mãozinhas. Verifica termostato e se os graus dele são os correctos.

  14. #14
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    Se tivesses a junta pifada podia estar assim:

  15. #15
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    Obrigado pelas respostas, pessoal.
    Por estes dias vou mudar o anticongelante e substituir a tampa de 0.8 por uma de 1bar (não sei se existe a de 1bar, quando á um mês comprei esta de 0.8, o vendedor dou-me 3 opções: de 0.8, 1.4 e 1.8, acho eu. Vou passar lá e ver isso.).
    Em relação ao anticongelante de 50%, tenho posto o de 20% para ir limpando o circuito pois custa 6euro, é barato e é profissional. Compro-o na loja das peças: o fulano de lá disse-me para ir limpando com o liquido e não com água senão em vez de ir limpando vai continuando a enferrujar.
    A sofagem deve estar um pouco entupida mas acho que tem melhorado. Com o ponteiro da temperatura ao centro, quando ponho no máximo o quente e a ventoinha ele dá ar quente (dessa de queimar as mãozinhas, FullThrottle ) e passado poucos segundos passa a morno. Normalmente o ponteiro da temperatura cai dois ou três tracinhos e passado um minuto volta ao centro.
    Logo vou fazer 40km (20 para la e 20 para cá) com paragem de uma ou duas horas. Antes do regresso, a frio vou verificar o nível. Vou ficar mais atento ao ponteiro da temperatura. depois digo como correu.

  16. #16
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    Se estás com tantas perdas de água, ou tens uma fuga ou tens a junta nas lonas. Cuidado que a cabeça desse motor queima com muita facilidade.

  17. #17
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    mais uma coisa:
    O problema dos 1900 diesel da renault relativo ao aquecimento parece ser crónico. Disseram-me que os termostatos montados na fabrica(os 19 e clio até foram em Portugal) não fechavam completamente, tinham uma passagem de +/- 5% para evitar avariar fechado a quente e queimar a junta. Perguntei lá no politécnico a um professor de engenharia mecânica e ele disse-me que faz sentido e que muitos termostatos permitem uma ligeira passagem a frio e outros não, isto depende dos fabricantes. Ele disse que a montagem automóvel leva certas peças feitas e calibradas de forma especial para a montagem, isto para evitar ao máximo os carros avariarem nos primeiros 5 anos ou x km. Também disse que o sistema de arrefecimento dos motores é critico, carros diesel de grande cilindrada ou que andem todo o dia, depois de trocar a primeira vez o termostato devem usar o "especial" ( abrir aos 82º, permitir a ligeira passagem a frio e, se não permitirem, levarem um furito com broca de 2mm na chapa envolvente para permitir alguma passagem e nunca avariarem fechados a quente).
    Não sei o que pensam destes truques dos fabricantes. Será que é por isso que depois dos 5 ou 7 anos muitos carros começam a dar problemas?
    Cumprimentos.

  18. #18
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    a fuga parece ser pela tampa que é de 0.8, Movik. Vou mudar o liquido no fim de semana e colocar uma de 1bar.
    Cumprimentos

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por JocaBarcelos Ver Post
    mais uma coisa:
    O problema dos 1900 diesel da renault relativo ao aquecimento parece ser crónico. Disseram-me que os termostatos montados na fabrica(os 19 e clio até foram em Portugal) não fechavam completamente, tinham uma passagem de +/- 5% para evitar avariar fechado a quente e queimar a junta. Perguntei lá no politécnico a um professor de engenharia mecânica e ele disse-me que faz sentido e que muitos termostatos permitem uma ligeira passagem a frio e outros não, isto depende dos fabricantes. Ele disse que a montagem automóvel leva certas peças feitas e calibradas de forma especial para a montagem, isto para evitar ao máximo os carros avariarem nos primeiros 5 anos ou x km. Também disse que o sistema de arrefecimento dos motores é critico, carros diesel de grande cilindrada ou que andem todo o dia, depois de trocar a primeira vez o termostato devem usar o "especial" ( abrir aos 82º, permitir a ligeira passagem a frio e, se não permitirem, levarem um furito com broca de 2mm na chapa envolvente para permitir alguma passagem e nunca avariarem fechados a quente).
    Não sei o que pensam destes truques dos fabricantes. Será que é por isso que depois dos 5 ou 7 anos muitos carros começam a dar problemas?
    Cumprimentos.
    Num carro qualquer onde seja suposto utilizar termostato 89 graus, se se mete um de 82 graus é fácil perceber que o carro nunca vai atingir a temperatura ideal de funcionamento (a não ser com o carro a trabalhar parado).

    Um motor trabalhar sem ser na temperatura ideal causa um monte de problemas. Por exemplo muito maior desgaste do motor, degradação precoce do óleo, entre muitos outros problemas tão ou mais graves que esses.

    O furinho no termostato faz com que o motor demore mais tempo a atingir a temperatura ideal e em certos casos pode impedir que esta seja atingida.

    Basta ter ponteiro da temperatura e saber em que posições o termostato abre, a ventoinha liga e desliga, etc para ser muito fácil saber se há algum problema de termostato avariado (seja aberto seja fechado) e evitar problemas no motor.

    O único truque que deves reter e colocar em pratica é o seguinte: usa material de qualidade e adequado (óleo, anticongelante, filtros, termostato com temperatura correcta, etc), faz todas as manutenções na altura prevista ou antes do tempo caso a utilização seja considerada severa (cidade, trajectos curtos, etc)

    Tudo o resto que vá contra isso ignora. Caso precises de mais explicações para perceberes que é este o caminho certo diz qq coisa.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por JocaBarcelos Ver Post
    mais uma coisa:
    O problema dos 1900 diesel da renault relativo ao aquecimento parece ser crónico. Disseram-me que os termostatos montados na fabrica(os 19 e clio até foram em Portugal) não fechavam completamente, tinham uma passagem de +/- 5% para evitar avariar fechado a quente e queimar a junta. Perguntei lá no politécnico a um professor de engenharia mecânica e ele disse-me que faz sentido e que muitos termostatos permitem uma ligeira passagem a frio e outros não, isto depende dos fabricantes. Ele disse que a montagem automóvel leva certas peças feitas e calibradas de forma especial para a montagem, isto para evitar ao máximo os carros avariarem nos primeiros 5 anos ou x km. Também disse que o sistema de arrefecimento dos motores é critico, carros diesel de grande cilindrada ou que andem todo o dia, depois de trocar a primeira vez o termostato devem usar o "especial" ( abrir aos 82º, permitir a ligeira passagem a frio e, se não permitirem, levarem um furito com broca de 2mm na chapa envolvente para permitir alguma passagem e nunca avariarem fechados a quente).
    Não sei o que pensam destes truques dos fabricantes. Será que é por isso que depois dos 5 ou 7 anos muitos carros começam a dar problemas?
    Cumprimentos.
    As coisas que um professor de engenharia mecânica inventa para parecer que sabe da poda :D

    Isso não são truques do fabricante, são truques da cabeça desse senhor.

    A situação é simples, vais ao suite da Gates vez qual é a referência. Compras k termostato da Gates, pões o líquido de refrigeração correcto e bom e passa à frente desse suposto problema.

  21. #21
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    Não deves de abrir a tampa antes do carro ter arrefecido, acho que já sabes disso.

    O termostato se passar ar está estragado e deves de o trocar. A temperatura do carro tem de estar entre os 85-90º, se estiver não vejo razões para te preocupares. Mas acho que antes de fazeres a limpeza o mecânico deve de ter verificado o termostato, pelo menos devia. Trocar o termostato era mais barato se calhar do que fazer a limpeza.

    Quanto à junta, depois de fazeres a limpeza e veres que o liquido continua da mesma cor, o liquido continua constante (não verte para fora) e o carro não está a comer óleo, ou o óleo ter mudado de cor (se ter misturado o liquido de refrigeração) não tens motivos para te preocupares e fazeres disto um drama.

    Se realmente fosse a junta e fosse os 300 euros como dizes, sim recomendava-te a arranjares o carro porque é um carro de guerra, se fosse mais do que isso não ia no engodo. Reparar uma junta mais as peças que danificaste no motor por teres estragado a junta pode chegar aos 900 euros.

  22. #22
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    Boas. Pois la fiz a viagem, portou-se muito bem, não foi preciso acrescentar liquido. Amanha de manha a frio vou ver se perdeu muito pela tampa em vapor.

    NOTA: Eu tenho usado este tópico para ouvir as vossas opiniões para aprender e também para que outros possam aprender quando lerem. Uma vez que já aprendi muito aqui e quero continuar a prender, vou actualizando.

    Parece ser mesmo verdade que os fabricantes usam determinados componentes com determinada especificidade, Illusion. Marcas de concorrência terão todos os componentes iguais aos originais ou parecidos? Olha, dou um exemplo: há uns anos atrás tive uma fuga de anticongelante por uma mangueira que faz um T (acho que é a que faz a derivação para retorno do copo) e o mecânico colocou uma completa. A original era só um centro em metal e as mangueiras eram lá apertadas com braçadeira (foi esse centro que furou), a nova é toda em borracha (derivação, mangueiras, vem tudo completo!). Só existe assim para venda. ainda o ano passado ou á dois anos tive de a trocar pois estava entupida e com fendas nas derivações.

    abraços

  23. #23
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    mais uma coisa que me lembrei agora: o engenheiro mecânico disse-me para ter cuidado ao substituir as mangueiras com a qualidade destas: verificar se nao vem com fendas e se a borracha é de boa qualidade, pois as originais costumam ter uma malha de fio por dentro e algumas de concorrencia é só mesmo a borracha. Ele falou que há umas de silicone, acho que foi isso, que são melhores e mais caras e que costumam ser azuis.

  24. #24
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    Boas. Voltei a trocar o anti-congelante este fim de semana e já está a sair menos sujo a cada muda. O ar quente da sofagem já está a melhorar (já está a sair um pouco mais quente) deve estar a limpar aos poucos o circuito. Tenho colocado anticongelante verde de 20% para poder ver bem a mudança de cor. Daqui a duas semanas volto a trocar e vou dando noticias. Não sinto pressão nos tubos e não tenho acrescentado grande coisa do anticongelante como das primeiras vezes.

  25. #25
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    Tens de trocar os tubos de refrigeração pois têm ferrugem cravada nas paredes e nunca mais te livras de andar sempre a trocar o liquido.

    Fica a opinião.

    Cumprimentos.

  26. #26
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    existe produtos para juntar com o liquido de refrigeração para fazer uma limpeza ,tipo este :



    se não vai chegar o NATAL e ainda andas a trocar o liquido

    cuidado : ( com isso tambem te habilitas a ter uma linda fuga ,caso a ferrugem estar a tapar algum furo )

    informação q tenho : os blocos de ferro fundido dessa época da RENAULT davam muitas vezes origem a ferrugem ( serà , não serà )

  27. #27
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    Pois é ... eu sei que existem esses produtos de limpeza. tenho andado a evitar isso por causa dessas possíveis fugas que quase de certeza vão aparecer. A cada limpeza o fulaninho tem melhorado. Como está a funcionar bem, para já vou limpando aí uma vez por mês com o glicol 20%. Vamos ver agora no Verão com o calor (isto se ele vier! ) se ele se porta bem.

  28. #28
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    vou dando noticias

  29. #29
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    Boas para todos. Ja fiz cerca de 500km (pois ando com ele quase todos os dias) e não tem tido problemas. não tenho acrescentando liquido e a temperatura tem estado bem. O liquido verde ja está a ficar um pouco sujo, entretanto volto a mudar.

  30. #30
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    O meu VW Polo também tem o reservatório da água sujo, mas o liquido está limpo, não faz bolhas e não gasta água, já fez um ano que mudei o liquido, e ainda não gastou uma gota, talvez se fosse ferrugem o liquido também deveria estar sujo???

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