Boas,
Ultimamente o ralenti do meu carro está ligeiramente irregular enquanto o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento.
Basicamente, de 10 em 10 segundos sente-se uma ligeira variação na velocidade (algo do género passar das 800 rpm para as 850 rpm), quase como se eu tivesse carregado muito rapidamente no acelerador e largasse logo.
Aparentemente nao parece ter nenhuma consequência prática - não sinto perda de potência nem nada de estranho, e volta ao normal (ralenti estável nos ~800) quando o motor fica quente. Ter o AC ligado ou desligado também não altera este comportamento.
O fenómeno é parecido com as regenerações do FAP, mas não deve ser isso porque neste caso só acontece com o motor frio, o que vai contra o princípio das regenerações.
Com esta descrição, alguém tem alguma suspeita? Devo dar importância e levar já o carro à oficina, ou acham que não há-de ser nada e posso esperar pela próxima revisão (daqui a 6 meses)?
Histórico de mudanças de óleo (só mudo quando o CB pede):
- 29.558 km (07/2010, 20 meses desde a compra)
- 47.900 km (05/2012, 22 meses desde a 1a mudança)
- 70.660 km (11/2014, 30 meses desde a 2a mudança)
Não tenho a certeza absoluta, mas acho que nunca trocou a corrente/correia/sejaoquefor.
O motor é um 1.6 Multijet de 120 CV de 11/2008, actualmente com 82.000 quilómetros, utilização quase exclusiva em cidade (faz todos os dias a A5, mas isso mal conta como AE), viagens típicas de pouco mais de 10 km, e nos depósitos mais recentes tem levado sempre gasóleo simples da BP.
Obrigado.
Ultimamente o ralenti do meu carro está ligeiramente irregular enquanto o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento.
Basicamente, de 10 em 10 segundos sente-se uma ligeira variação na velocidade (algo do género passar das 800 rpm para as 850 rpm), quase como se eu tivesse carregado muito rapidamente no acelerador e largasse logo.
Aparentemente nao parece ter nenhuma consequência prática - não sinto perda de potência nem nada de estranho, e volta ao normal (ralenti estável nos ~800) quando o motor fica quente. Ter o AC ligado ou desligado também não altera este comportamento.
O fenómeno é parecido com as regenerações do FAP, mas não deve ser isso porque neste caso só acontece com o motor frio, o que vai contra o princípio das regenerações.
Com esta descrição, alguém tem alguma suspeita? Devo dar importância e levar já o carro à oficina, ou acham que não há-de ser nada e posso esperar pela próxima revisão (daqui a 6 meses)?
Histórico de mudanças de óleo (só mudo quando o CB pede):
- 29.558 km (07/2010, 20 meses desde a compra)
- 47.900 km (05/2012, 22 meses desde a 1a mudança)
- 70.660 km (11/2014, 30 meses desde a 2a mudança)
Não tenho a certeza absoluta, mas acho que nunca trocou a corrente/correia/sejaoquefor.
O motor é um 1.6 Multijet de 120 CV de 11/2008, actualmente com 82.000 quilómetros, utilização quase exclusiva em cidade (faz todos os dias a A5, mas isso mal conta como AE), viagens típicas de pouco mais de 10 km, e nos depósitos mais recentes tem levado sempre gasóleo simples da BP.
Obrigado.
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