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Opel Corsa B 1.5TD de 1995 - Fumo preto, cheiro a fumo dentro do carro e outros

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    Opel Corsa B 1.5TD de 1995 - Fumo preto, cheiro a fumo dentro do carro e outros

    Boas! Tirei a carta recentemente e comprei um Corsa B 1.5TD de 95 com 250000km (barato e económico) para me deslocar diariamente cerca de 30Km (casa, trabalho) e de resto andar na cidade ;) O carro pareceu-me bem quando experimentei, um amigo puxou-o bem para ver como se comportava e o que aconteceu foi a temperatura aumentar bastante, coisa que ele disse ser normal para o que ele puxou por ele.

    Notámos que deita muito fumo preto mas ele disse também ser normal, que provavelmente mexeram nos injetores para ter mais pujança - nada que não pudesse ser resolvido posteriormente.

    Passei o fim-de-semana a limpar o carro por dentro pois tinha um cheiro estranho, limpei tudo minuciosamente e até usei tipo Febreeze para absorver os maus cheiros dos estofos e tudo o que fosse tapetes - o carro ficou a cheirar bem
    Quando peguei no carro depois de estar limpinho, lá vou eu na viagem normal casa - trabalho, abro o vidro do meu lado ou do lado do passageiro e lá vem aquele cheiro a fumo do tubo de escape! Fechei o vidro e o ar e parece que não se sente tanto o cheiro. Cheguei ao trabalho, parei o carro e vim aos assentos traseiros - lá estava o cheiro horrível a fumo!! Fui à mala e o tapete que tinha acabado de lavar só cheirava a fumo!

    Estou a ficar bastante incomodado com isto e até me apercebi de uma dor de cabeça estranha, talvez sensibilidade ao cheiro do fumo! Não percebo nada do assunto, mas comparando com outros Corsas, o meu tubo de escape, parece que é curto para o para-choques, aliás penso que o para-choques traseiro não é o original deste carro e o tubo de escape fica metido lá para dentro, será que é isso que está a fazer com que o fumo entre?

    Alguém consegue ajudar ou dar umas dicas para resolver este problema do fumo preto e principalmente do cheiro a fumo que fica dentro do carro? É que já andei em corsas que também deitam imenso fumo preto do tudo de escape, mas lá dentro não cheira nada a fumo!

    Obrigado!

    #2
    Hás-de tirar uma foto à parte debaixo do carro.
    Podes ter também a linha de escape furada nalgum sítio. Ou o sítio onde se guarda o pneu suplente podre/furado e o fumo entrar por lá, já que dizes que tem o escape um bocado curto.
    Provavelmente terão mexido na bomba injectora para o carro ter mais pujança, mas depois manda muito mais fumo. Secalhar nem tem catalisador e tudo isso somado dá esse mau resultado.

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      #3
      Boas e obrigado! Vou tentar tirar uma foto à parte de baixo e amanhã já tiro uma à zona do tubo de escape e para-choques.

      Quando me entregaram o carro disseram-me que substituíram óleo, filtro habitáculo, filtro combustível, viram a distribuição e parecia +- e também me disseram que o tubo de escape e a panela estavam novos.

      Por baixo do pneu suplente tem dois buracos redondos com duas peças de plástico redondas (que têm dois pequenos buracos no centro) a tapar, mas as peças de plástico nem sequer encaixam, só se metem por cima dos buracos e fica assim.

      Devo colar esses encaixes ao chassis ou deixo assim? Será que se acrescentar o tubo de escape, tornando-o mais comprido para que saia fora do para-choques, resolve pelo menos o problema do cheiro a fumo dentro do carro? É que isso é o que me incomoda mais neste momento, para além de ser mau para a saúde e nem me atrevo a transportar a bébé num carro assim
      Editado pela última vez por Necro; 30 May 2016, 22:15.

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        #4
        Essas duas peças, originalmente encaixam nos buracos, pelo que me recordo (tive dois 1.5 td, o último foi vendido em 2012 já...). Com o passar dos anos tendem a ficar em mau estado. Talvez essas não sejam daí já.
        Ainda assim, o carro deve estar a largar muito fumo para fazer um serviço desses.
        Fazes bem em não transportar a pequena até resolveres isso.

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          #5
          Bem já passei no mecânico e vimos o carro por baixo... Apesar de não ter conseguido tirar fotos, foi uma desilusão O carro está um bocado mal-tratado e "achanatado".

          Pelo menos o fumo preto do tubo de escape quase desapareceu com penso que meia volta na bomba injetora. Perdeu alguma pujança, mas pelo menos já não vejo aquele fumo preto a sair do tubo de escape!!

          O cheiro a fumo ou algo queimado continua... Parece haver uma fuga de óleo ou gasóleo, tanto na frente do carro como no depósito (atrás). A fuga de gasóleo na frente parece vir da bomba. De qualquer maneira substitui-se a tampa das válvulas que estava rachada e já não vaza óleo. Parece-me ter ficado um pouco melhor em relação ao cheiro, mas mesmo assim quando ando no carro e abro os vidros ainda o sinto

          Se soubesse que o carro estava assim não o tinha comprado, pq ñ foi esta a "cantiga" que me deram qd o comprei (particular) - agora já aprendi que não compro outro sem o levar primeiro ao mecânico!

          Precisa de tanta coisa, que em peças e mão-de-obra devo ter para cima de 1000€ se quiser arranjar pelo menos o essencial - nem sei que faça, se vá arranjando ou se me desfaça dele.

          Vou tentar reunir o que o carro precisa para pedir mais opiniões, mas entretanto o que acham?
          Editado pela última vez por Necro; 31 May 2016, 13:47.

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            #6
            Quanto pagaste por ele?

            Eu tenho um corsa B de 94 e apesar de gostar dele não pagava 1000 euros em peças, até porque muito provavelmente começara a dar muitos mais problemas.
            250K já é um bocadinho.

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              #7
              para um carro com 21 anos, e 250.000km já era mais que evidente que estava a precisar de uma grande manutenção, por isso é que se desfizeram dele, é claro que como não levaste um mecânico, nem pensa-te em leva-lo a uma oficina para fazer um cheakup, enganaram-te com uma pinta do raio, portanto fica de emenda...

              quanto a arranjar, é pá já o tens, o carro não é mau de todo, mas se o queres manter, vais ter de o arranjar, pois carros a diesel para orçamentos pequenos é uma sorte encontrar algum em bom estado, logo é mais viável arranjares esse, e deixar andar, até conseguires ter fundos para trocar por algo melhor...

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                #8
                Pois, provavelmente o carro terá também bem mais que os 250 mil kms...
                Não te precipites, vê bem o que o carro precisa, pondera, e decide. Vê também no mercado o que podes arranjar para o substituir, caso valha a pena e sobretudo vê o que podes gastar noutro.

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