Tenho vindo aqui ao fórum aprender algumas coisas mas só fiz agora o registo.
Como diz no titulo o meu primeiro carro é um toyota corolla xl de 88 (1.3cc 75cv) traseira curta. Tenho algumas duvidas:
1- o ponteiro da temperatura quando ligo o carro (de manha ou após uma ligeira paragem) a maior parte das vezes fica no vermelho durante uns minutos e com o andamento acaba por descer e penso que da a temperatura correta. O carro não tem termostato pelo que poderá ser uma razão, o anterior dono disse-me na altura que comprei o carro que não tinha o termostato mas que é uma peça barata. O mecânico que o meu pai sempre levou os carros diz-me que nestes carros "velhos" até é melhor não ter porque não aquece tanto. Será preferivel meter um novo contrariando o que o mecânico disse? Não fui muito na conversa dele uma vez que se for bem montado não vejo problemas.
2- tenho um ligeiro ruido com o carro ao relantim que o mecânico disse ser da bomba de agua mas que não tem grande mal se não perder liquidos (diz que muitos carros andam assim por muito tempo). Até agora não notei perda de agua nem oléo. Já outro mecânico amigo deu uma vista de olhos e diz que não é preocupante. Opiniões?
3- com o carro a frio noto fumo a saír do escape mas penso ser da condensação ou algo do genero. Correto?
O carro no quadrante marca 301 mil mas o anterior dono meteu outro motor (vi a fatura do motor junto aos outros documentos do carro) e não sei ao certo quantos tem.
Próximas intervensões que pretendo fazer é mudar óleo e correia distribuição.
Fora isso o carro tem um trabalhar certinho e suave.
Obrigado desde já por qualquer ajuda.
Como diz no titulo o meu primeiro carro é um toyota corolla xl de 88 (1.3cc 75cv) traseira curta. Tenho algumas duvidas:
1- o ponteiro da temperatura quando ligo o carro (de manha ou após uma ligeira paragem) a maior parte das vezes fica no vermelho durante uns minutos e com o andamento acaba por descer e penso que da a temperatura correta. O carro não tem termostato pelo que poderá ser uma razão, o anterior dono disse-me na altura que comprei o carro que não tinha o termostato mas que é uma peça barata. O mecânico que o meu pai sempre levou os carros diz-me que nestes carros "velhos" até é melhor não ter porque não aquece tanto. Será preferivel meter um novo contrariando o que o mecânico disse? Não fui muito na conversa dele uma vez que se for bem montado não vejo problemas.
2- tenho um ligeiro ruido com o carro ao relantim que o mecânico disse ser da bomba de agua mas que não tem grande mal se não perder liquidos (diz que muitos carros andam assim por muito tempo). Até agora não notei perda de agua nem oléo. Já outro mecânico amigo deu uma vista de olhos e diz que não é preocupante. Opiniões?
3- com o carro a frio noto fumo a saír do escape mas penso ser da condensação ou algo do genero. Correto?
O carro no quadrante marca 301 mil mas o anterior dono meteu outro motor (vi a fatura do motor junto aos outros documentos do carro) e não sei ao certo quantos tem.
Próximas intervensões que pretendo fazer é mudar óleo e correia distribuição.
Fora isso o carro tem um trabalhar certinho e suave.
Obrigado desde já por qualquer ajuda.
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