Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponteiro temperatura

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ponteiro temperatura

    Tenho vindo aqui ao fórum aprender algumas coisas mas só fiz agora o registo.

    Como diz no titulo o meu primeiro carro é um toyota corolla xl de 88 (1.3cc 75cv) traseira curta. Tenho algumas duvidas:

    1- o ponteiro da temperatura quando ligo o carro (de manha ou após uma ligeira paragem) a maior parte das vezes fica no vermelho durante uns minutos e com o andamento acaba por descer e penso que da a temperatura correta. O carro não tem termostato pelo que poderá ser uma razão, o anterior dono disse-me na altura que comprei o carro que não tinha o termostato mas que é uma peça barata. O mecânico que o meu pai sempre levou os carros diz-me que nestes carros "velhos" até é melhor não ter porque não aquece tanto. Será preferivel meter um novo contrariando o que o mecânico disse? Não fui muito na conversa dele uma vez que se for bem montado não vejo problemas.

    2- tenho um ligeiro ruido com o carro ao relantim que o mecânico disse ser da bomba de agua mas que não tem grande mal se não perder liquidos (diz que muitos carros andam assim por muito tempo). Até agora não notei perda de agua nem oléo. Já outro mecânico amigo deu uma vista de olhos e diz que não é preocupante. Opiniões?

    3- com o carro a frio noto fumo a saír do escape mas penso ser da condensação ou algo do genero. Correto?

    O carro no quadrante marca 301 mil mas o anterior dono meteu outro motor (vi a fatura do motor junto aos outros documentos do carro) e não sei ao certo quantos tem.
    Próximas intervensões que pretendo fazer é mudar óleo e correia distribuição.
    Fora isso o carro tem um trabalhar certinho e suave.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda.
    Editado pela última vez por SRT8; 16 August 2016, 22:57.

    #2
    Alguém tem alguma opinião?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post

      1- o ponteiro da temperatura quando ligo o carro (de manha ou após uma ligeira paragem) a maior parte das vezes fica no vermelho durante uns minutos e com o andamento acaba por descer e penso que da a temperatura correta. O carro não tem termostato pelo que poderá ser uma razão, o anterior dono disse-me na altura que comprei o carro que não tinha o termostato mas que é uma peça barata. O mecânico que o meu pai sempre levou os carros diz-me que nestes carros "velhos" até é melhor não ter porque não aquece tanto. Será preferivel meter um novo contrariando o que o mecânico disse? Não fui muito na conversa dele uma vez que se for bem montado não vejo problemas.
      Não percebi ao certo. Mas se o ponteiro sobe ao vermelho com o carro parado ou ao ralenti e volta á temp normal em andamento, pode ser simplesmente a ventoinha do radiador avariada. Problema que teve a strakar do meu pai apesar da ventoinha dele ser por correia (que partiu).

      Comentário


        #4
        Vou tentar explicar melhor. O ponteiro chega ao vermelho apenas ao ligar o carro, vai ao vermelho num piscar de olhos, basta por a trabalhar, de manha ou após uma paragem.
        Com o andamento vai logo para baixo, depois de circular 2-5min.
        Se estiver numa fila parado o ponteiro não sobe mais que meio, penso que é quando a ventoinha começa a trabalhar, sinceramente nunca notei porque se não apanhar transito o ponteiro só sobe ligeiramente. No trajeto que faço diariamente é muito dificil ficar parado mais que 2min e chego a casa e mal se ouve o carro, é mais o ruído que falo no ponto 2.
        Editado pela última vez por SRT8; 02 June 2016, 20:41.

        Comentário


          #5
          As vezes lembra-se e sobe até meio acabando depois por descer.
          Reparei hoje que basta rodar a chave até ligar as luzes no quadrante e o ponteiro sobe até ao vermelho ou até meio, é conforme lhe apetece.
          Será que acontece isto porque não tem o termostato?

          Comentário


            #6
            Verifica o estado do sensor de temperatura do líquido de refrigeração.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
              Verifica o estado do sensor de temperatura do líquido de refrigeração.
              Como posso verificar isso de forma facil? É coisa para custar quanto e caso seja esse o problema é urgente arranjar?

              Comentário


                #8
                Boas, respondendo por ordem...

                1 - Não vou mencionar se é correcto ou não ter comprado o carro sem termostato, é com cada um. Lamento em informa-lo que o mecânico do seu pai ao dizer-lhe o que disse, tem como profissão caçador de mitos para curiosos. Os construtores de carros não montavam termostatos se não fossem precisos. Servem para o motor atingir o mais rápido possível a temperatura ideal de funcionamento, e para regularem essa temperatura. A sua sofagem no inverno deve ser eficaz...
                Portanto primeiro mete o termostato, vê o que acontece, depois provavelmente vai ter de trocar o sensor da temperatura...

                2 - Pode ser como não ser. Até pode muito bem ser ela que provoca algum problema na circulação de liquido. Eu se fosse a si, tirava-a e via o estado das alhetas, porque nesse motor costumam-se gastar as alhetas e o vedante ficar bom, já vi com os meu proprios olhos num com quase 500 milk. Também podem ser os rolamentos do alternador por exemplo...

                3 - Cor do fumo...preto...branco...cinzento...azul...cor de rosa?? É que ajuda muito para um diagonóstico.

                Cump.
                Editado pela última vez por Whiteblade; 03 June 2016, 21:57.

                Comentário


                  #9
                  Sendo assim vou ver se lhe meto um termostato novo. O mecanico é que disse que não tem mal andar assim e veio com a historia do carro "velho" como disse no primeiro post. A sofagem por acaso é coisa que nunca usei, apenas para desembaciar os vidros. Comprei o carro assim porque na altura não dava para mais. E o carro está muito estimado por dentro, motor é que há sempre pequenas coisas como é normal nestes carros com alguma idade mas a trabalhar e a puxar bem.
                  Ja agora, o anterior dono disse que ficava por volta de 10€ meter um novo, é mais ou menos o preço correto? Penso que seja preciso meter anticongelante novo.

                  Quanto ao ponto 2 a bomba de agua funciona através da correia do alternador (auxiliares). Já outro mecanico que já está reformado na frança disse-me exatamente o que o whiteblade disse, para o mecanico tirar essa correia e dava para ver se o ruído desaparece mas que isso não era preocupante. Comecei a reparar mais no ruido depois de mudar a correia do alternador porque a outra chiava um bocado.

                  O fumo, é só quando esta frio, como por exemplo de manha cedo, durante o dia já não reparo em nada.
                  O fumo é cinzento, a fugir para tons mais claros. Que penso que seja normal.

                  Comentário


                    #10
                    Boas, 16/17€ online. Não tem mal andar assim porque não queima...mas consome mais e provoca mais desgaste no motor.
                    Ninguém questiona quer possibilidades financeiras pessoais, quer o estado de conservação do veículo.
                    Se o fumo for mais para o branco é precisamente isso, apenas condensação.

                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas respostas.

                      Quanto será o consumo extra? 1l em cada 100km ou mais?
                      Se for coisa pouca vou ver primeiro a situação do ponteiro da temperatura. Caso seja muito é que já penso em meter um rapidamente.
                      Estou a fazer cerca de 70-80km com 10€ a ritmos calmos. (Preço da gasolina a rondar os 1.40€ por litro, repsol).

                      Comentário


                        #12
                        Devo ir amanhã ao mecânico ver o que ele diz.
                        Posto isto, vou-lhe falar sobre a bomba de agua, tirar a correia do alternador e ver se o barulho continua.
                        Situação do ponteiro da temperatura, possivelmente é o sensor da temperatura.
                        Termostato talvez veja mais tarde, de quanto será o consumo extra de andar sem ele?
                        Quanto acham que me deve cobrar por isto?
                        Sabem preços de termostatos para este carro?

                        Comentário


                          #13
                          Boas, por ordem, 1ª pergunta: Honestamente, a lógica dessa pergunta é igual á da batata...Eu se fosse a si, primeiro preocupava-me era com o funcionamento normal e correcto da mecânica envolvida. 2ª, a melhor pessoa para lho dizer é o mecânico que lhe vai fazer o serviço que você pediu, é para isso é que servem os orçamentos, agora você vai ter de gramar a "pastilha"...3ª, já lhe tinha dito, 16/17€ online...

                          Comentário


                            #14
                            Fui hoje ao mecânico. Vou lá deixar o carro na próxima quarta-feira.
                            Vai meter uma valvula nova a ver se o problema continua, se continuar vou ter que ir ao eletricista, segundo o que ele me disse pode ser um problema eletrico. Valvula diz que custa cerca de 20€.
                            Vai verificar se o ruído é mesmo da bomba de agua e depois decido se mudo ou não, cerca 40€ ou mais, andar com este ligeiro ruido não tem mal segundo palavras do mecânico.
                            Valvula penso que se estava a referir ao termostato, falei-lhe se poderia ser o sensor de temperatura e fiquei a saber o mesmo com a resposta dele, não disse nada.
                            Vou esperar até a próxima semana a ver o que ele me vai dizer.

                            Comentário


                              #15
                              Novidades: deixei o carro no mecânico ontem ao final do dia e hoje como tinha combinado com ele liguei-lhe para saber se o carro ficava pronto hoje, o ruído que o carro faz pode ser do alternador ou da bomba de agua, ele tirou a correia e o barulho desaparece, pondo a correia volta a fazer, vou deixar andar assim mais uns tempos.
                              A situação do ponteiro ainda não está resolvida, meteu valvula nova e continua com o problema, ficou de levar o carro ao eletricista que ele costuma ir e depois diz-me alguma coisa.
                              Afinal é problema eletrico.
                              Vamos ver se ele resolve isto durante o dia de amanhã.

                              Comentário


                                #16
                                Fui buscar o carro hoje de manha.

                                Problema resolvido ao meter outro quadrante.

                                Até agora parece que esta a funcionar bem, uma coisa que reparei é que com a porta aberta ou mal fechada não acende uma luz no canto inferior esquerdo que indicava isso, mas também não é preocupante.

                                Só achei caro, o quadrante foram 40€ e mão de obra do eletricista foram 20€, dei 10€ de gorjeta ao mecânico por ver o ruído que pode ser da bomba de agua ou alternador, também levou o carro ao eletricista e foi la busca-lo. Vou deixar andar este ruidozinho como o mecânico disse, não é preocupante. (Pouco se nota, só ao relantim e muito perto do carro)

                                Após ligeira pesquisa no olx vi quadrantes a rondar os 20/30€ com bem menos quilometros. Este tem 306mil, mais 5 mil que o que tinha.

                                Digam de vossa justiça o que acham.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pegar e mudar de quadrante 20eur.. isso não é trabalho de eletrecista sequer.. podias perfeitamente ter feito tu isso em casa, provavelmente era as massas do quadrante a fazer mau contato ou algo parecido e nem precisavas de gastar dinheiro no quadrante. Ficas-te ao menos com o quadrante antigo? Para poderes lucrar ou foi o eletrecista que ficou com ele?
                                  20 eur o sensor, seja ele qual for é caro. Compra peças em lojas online que te sai muito mais em conta e podes escolher aquilo que compras, senão os outros metem-te peças sem qualidade nenhuma para além de pagares caro. O quadrante até é bom ter 306.000 km uma vez que tem praticamente o mesmo numero de km que o carro.
                                  Muito provavelmente o ruído que ouves é do rolamento do alternador, já não é o primeiro carro que vejo a ser dai

                                  Comentário


                                    #18
                                    O quadrante velho fiquei com ele mas não posso lucrar com ele porque o ponteiro da temperatura não funciona bem.

                                    Não pensei sequer em fazer isso em casa porque é preciso tirar muita coisa. Vi depois durante a tarde que tinha 2 parafusos no tapete do lado do condutor, tive que os meter no sitio e tinha uma parte mal colocada, perto da porta que também já ta no sitio, achei que o eletricista ou quem fez o trabalho teve falta de profissionalismo, lá por ser um carro com 28 anos devia ter posto tudo empecavel como estava.

                                    O sensor não paguei porque o mecânico experimentou a ver se resolvia e como não era disso tirou-o e não gastei dinheiro nisso.
                                    Só paguei o quadrante e mão de obra.

                                    O ruído sim é capaz de ser o rolamento do alternadar ou da bomba de agua mas é um ruído minimo, quase não se ouve.

                                    O carro como digo no 1° post não sei exatamente o numero de km que tem, o anterior dono tinha metido outro motor. Não me chateio com isso porque o motor está bom.
                                    Editado pela última vez por SRT8; 19 June 2016, 18:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então muda o manometro da temperatura do que tens agora para o teu antigo, assim ficas com o numero de kms exato e com a luz de ter as portas abertas a funcionar. E de certeza que dá para vender mesmo com essa avaria no ponteiro da temperatura

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, deverá dar para vender mas devem dar pouco dinheiro por ele.

                                        Vou guarda-lo que pode dar jeito para alguma coisa.

                                        A luz de ter as portas abertas também é o minimo, desde que funcione tudo bem. Não me vou chatear e gastar mais dinheiro por causa da luz.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um dia destes sou capaz de passar no mecânico para lhe dizer a falta da luz da porta aberta, e uma coisa que reparei hoje é que o botão para desembaciar o vidro traseiro não tem luz.
                                          Não pago mais nada.
                                          Paguei pelo serviço (e bem caro na minha opinião) e quero que fique bem feito, não é arranjar uma coisa e ficar com falta de outras. Embora coisas simples mas que antes dava tudo bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece que não ficou a funcionar a 100%.

                                            Ontem reparei no ponteiro e estava no maximo, passando num piscar de olhos a temperatura normal, ligeiramente abaixo de meio pelo que não sei se já estava no maximo a mais tempo ou foi só num ligeiro instante.

                                            Hoje, saí de tarde e deixei o carro na entrada da garagem, a sombra. Na garagem fechada estava o carro do meu pai e onde deixo o meu dava sol. Agora ao fim do dia fui recolhe-lo e o ponteiro estava em baixo como era de esperar, desligo e volto a dar a chave e o ponteiro sobe ligeiramente acima de meio. Coisa impossivel porque foi pôr a trabalhar e andar 30m.

                                            Posto isto vou ter mesmo que fazer uma visitinha ao mecânico, ele que resolva como quiser que não pago mais, para estar assim que meta o velho (que esta guardado) e me dê o dinheiro.

                                            É assim tão complicado arranjar isto em condições? Valvula não era e quadrante também parece que não já que não funciona a 100%.
                                            Esta mais estavel agora do que antes mas não esta bom.

                                            O que poderá ser mais?

                                            Desculpem o post longo mas tentei descrever a situação o melhor que consegui.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas, poderá muito bem ser real...existem intrumentos (sondas de temperatura certificadas) que permitem verificar concretamente se a temperatura varia conforme o ponteiro...
                                              30 minutos, se o sistema de refrigeração não estiver a funcionar chega e sobra para derreter o motor...
                                              É comprovar a temperatura real, se tal se verificar tem de se ver esse termostato e essa bomba de água...
                                              Convém primeiro você ir a um electricista auto despistar a questão da temperatura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou falar com o meu mecânico porque ele levou o carro ao seu eletricista e ele concluiu que o problema era do quadrante.

                                                Vou ver o que ele quer fazer, vou deixa-lo resolver porque o eletricista disse que era disto e afinal não.
                                                Eles que se entendam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já fui fazer a visitinha ao mecânico hoje ao fim do trabalho.

                                                  Vou la deixar o carro amanhã ao fim do dia/trabalho e ele vai reclamar ao eletricista a situação.

                                                  Vou lhe fazer uma listinha dos defeitos que encontrei, hoje passou-me e não lhe disse, amanha não pode esquecer.

                                                  - ponteiro temperatura instavél;
                                                  - falta luz de porta aberta/mal fechada;
                                                  - ponteiro da velocidade treme um bocado a cerca de 40km/h;
                                                  - tinha parafusos no tapete e tive que os colocar (espero que não se repita);

                                                  É isto, ou arranja em condições ou mete o que tinha e da-me o dinheiro e deixo andar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em relação ao ponteiro, hoje ao mudar o oleo perguntei ao homem que me fez o serviço (ramôa) o que poderia ser.
                                                    Embora não façam esses serviços la deu-me logo umas possiveis causas.

                                                    Podera ser o termostato (coisa que o meu mecanico ja viu, pelo menos foi o que me disse) e não era.

                                                    Outra causa e com alguma lógica é ferrugem no circuito.Pode estar a tapar algum sensor e o ponteiro dispara logo, com o andamento a agua acaba por movimentar a ferrugem e funciona bem (aparentemente).

                                                    Nada que uma limpeza ao circuito não resolva.O outro dia de manha ao apertar um bocado o tubo que sai do radiador notei que havia la qualquer coisa, ouvia a agua a correr para algum lado, muito possivel que seja ferrugem.

                                                    Trabalho de eletricista, próximo mês vou ver se trato disso.

                                                    Edit: o que acham da teoria da ferrugem? A mim parece ter alguma lógica.
                                                    Efetuando uma boa limpeza deve ser melhor colocar anti congelante novo, o que la esta não deve dar para aproveitar grande coisa.
                                                    Editado pela última vez por SRT8; 10 August 2016, 22:53.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então pessoal, ninguém tem alguma opinião sobre o que postei no ultimo comentário?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essa da ferrugem não sei até porque o meu carro já andou cheio de ferrugem e sempre funcionou bem, e um carro de um amigo meu igual, pelo que sei, geralmente um sensor de temperatura não se tapa, apenas aquece o corpo do sensor e consoante a temperatura varia a resistência. Já pensaste na cablagem que vai dar ao quadrante?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na cablagem não.
                                                          Vou deixar o carro num eletricista a ver se encontra o problema.
                                                          Tem que ser numa altura mais calma porque agora tem muito trabalho e não me ve o problema em condições.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fui hoje a uma oficina do grupo bosch mas não é bosch car service e mudaram-me o sensor da temperatura, lubrificaram o interruptor do travão (outro problema diferente mas aparentemente resolvido) e meteram o termostato que não tinha e anticongelante novo.

                                                            O ponteiro continua na mesma, ao ligar o carro ele sobe logo para o máximo e depois acaba por descer e assinalar a temperatura correta (penso eu).
                                                            Disseram-me que pode ser o manómetro da temperatura no quadrante. Quando o ponteiro estava em cima desligaram a ficha do sensor e no quadrante o ponteiro ficava a meio e não descia completamente.

                                                            Agora a duvida é esta: vou comprar um quadrante numa sucata ou loja de confiança, a montagem é dificil?
                                                            Se for simples tento montar em casa e não pago mão de obra para não correr o risco de o quadrante ter o mesmo problema como já aconteceu.
                                                            Editado pela última vez por SRT8; 31 August 2016, 19:08.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X