Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Erros detetados no meu Corsa C

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Erros detetados no meu Corsa C

    Boa tarde a todos ,

    hoje fiz um scan ao meu popó (Opel Corsa C 2001 1.2 75Cv) com o famoso Op-Com.

    Os erros que detetou foram os seguintes:

    OP-COM - KW2000 Communication Window> 2001 (1)|Corsa-C|Body|Body Control Module
    (...)
    B1485 - Exciter Current Generator Terminal 61 High Voltage
    (01) -
    Not present
    B3805 - Acceleration Sensor Malfunction
    (00) -
    Not present

    OP-COM - KW82 Communication Window> 2001 (1)|Corsa-C|Body|Instrument
    (...)
    00177 - Fuel Level Sensor Circuit Range/Performance
    Not present



    Eu já pesquisei na Net em português, inglês, alemão, ucraniano e mais algumas e não encontro uma solução concreta.

    Agradeço desde já qualquer ajuda e opinião.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por fvasc; 06 June 2016, 18:43.

    #2
    Originalmente Colocado por fvasc Ver Post
    Boa tarde a todos ,

    hoje fiz um scan ao meu popó (Opel Corsa C 2001 1.2 75Cv) com o famoso Op-Com.

    Os erros que detetou foram os seguintes:

    OP-COM - KW2000 Communication Window> 2001 (1)|Corsa-C|Body|Body Control Module
    (...)
    B1485 - Exciter Current Generator Terminal 61 High Voltage
    (01) -
    Not present
    B3805 - Acceleration Sensor Malfunction
    (00) -
    Not present

    OP-COM - KW82 Communication Window> 2001 (1)|Corsa-C|Body|Instrument
    (...)
    00177 - Fuel Level Sensor Circuit Range/Performance
    Not present



    Eu já pesquisei na Net em português, inglês, alemão, ucraniano e mais algumas e não encontro uma solução concreta.

    Agradeço desde já qualquer ajuda e opinião.

    Cumprimentos
    Antes de mais, não se pode simplificar ao ponto de dizer que um DTC corresponde a um problema e que tem uma única solução. Devem ser interpretados como um sintoma, e como se sabe, um sintoma pode ter as mais diversas causas.

    Pode-se dizer desde já que todos os códigos são intermitentes, não estando nenhum presente no ciclo de chave sobre a qual os foste ler.

    Relativamente ao B1485, este refere-se a uma voltagem superior ao esperado no terminal 61. Este terminal está relacionado com o circuito responsável pela excitação inicial do alternador, necessária para que ele comece a funcionar. Com o carro em funcionamento este terminal (61) encontra-se sempre com a voltagem do sistema (~14v).

    Pode gerar algumas dúvidas encontrar um código para um valor muito alto, quando ele deve estar sempre alto. A única situação onde ele não deve estar alto, é antes do motor arrancar. Neste caso, o terminal 61 deve ter um valor bem mais baixo do que a voltagem do sistema (~1 volt, mas varia muito entre fabricantes e alternadores). Caso, antes de o carro arrancar, este terminal se encontrar com a voltagem do sistema (~12 volt) isto significa que a integridade do circuito do rotor está comprometida e por essa razão é registado esse código. Podem ser umas simples escovas do alternador já com desgaste. Mas também pode ser um problema do BCM, fiação, etc.

    Se não estás a ter problemas de carga da bateria, tenta apagar o código e verifica se é algo que volta a aparecer com alguma regularidade. Se sim, convém verificares essa situação.

    B3805 - Penso que seja relativo ao circuito do acelerômetro, mas não tenho certeza. Eventualmente circuito aberto ou um curto intermitente no sensor. Como é intermitente pode ser complicado diagnosticar de forma assertiva. Para além disso não conheço o tipo de circuito, ou sinal aqui envolvido, portanto não te posso ajudar mais que isto.

    00177 - Referente ao potenciómetro do nível de combustível no depósito. Se o nível de combustível estiver estático e não funcional, que se for o caso em princípio já deves ter reparado, tens um problema neste circuito. Se não tiveres um valor anormal do nível de combustível, pelo menos para já, não me preocuparia muito com isto. Eventualmente o problema poderá é pior com o tempo.

    Mais uma vez é preciso lembrar que um problema num circuito destes tem pelo menos 3 causas: sensor, fiação, e computador (módulo elétronico do quadrante neste caso). Este código significa que algures no tempo, existiu um valor anormal retornado pelo sensor.
    Sendo um potenciómetro, estes costumam com o tempo causar erros de leitura intermitentes, provocado pelo desgaste normal das pistas, mas claro que a causa pode ser outra...

    Comentário


      #3
      Boa tarde steevegt,

      desde já quero agradecer a resposta e atenção dada ao meu post.

      Começo por dizer que ontem (08/06/2016) andei com o carro e entretanto fui fazer um recado e desliguei o carro. Quando regressei liguei o carro e nada, ouvia-se ele a querer trabalhar mas não dava sinal de vida . Felizmente estava a menos de 100m de uma oficina que me fizeram o favor de ir ver o que se passava, fizeram leitura diagnóstico e não apresentava erros . Depois fizeram um teste de corrente e foram diretos ao que estava a causar o problema, ou seja, a bomba de combustível. Lá levou uma nova e maravilha.

      Dito isto, como referi acima, não encontraram erros, por isso talvez sejam "erros" antigos. Quando utilizei o Op-Com eu apaguei esses mesmos erros mas tornaram a aparecer por isso é que fiquei preocupado.

      Em relação ao erro que abrange o alternador, não sei se existe algum problema em ter comprado uma bateria com um pouco mais de potência.

      *Quando o carro não pegava, aproveitei para fazer o scan de erros com os pedais e não deu erro nenhum.

      Grato mais uma vez
      Editado pela última vez por fvasc; 08 June 2016, 16:53.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fvasc Ver Post
        Boa tarde steevegt,

        desde já quero agradecer a resposta e atenção dada ao meu post.

        Começo por dizer que ontem (08/06/2016) andei com o carro e entretanto fui fazer um recado e desliguei o carro. Quando regressei liguei o carro e nada, ouvia-se ele a querer trabalhar mas não dava sinal de vida . Felizmente estava a menos de 100m de uma oficina que me fizeram o favor de ir ver o que se passava, fizeram leitura diagnóstico e não apresentava erros . Depois fizeram um teste de corrente e foram diretos ao que estava a causar o problema, ou seja, a bomba de combustível. Lá levou uma nova e maravilha.

        Dito isto, como referi acima, não encontraram erros, por isso talvez sejam "erros" antigos. Quando utilizei o Op-Com eu apaguei esses mesmos erros mas tornaram a aparecer por isso é que fiquei preocupado.

        Em relação ao erro que abrange o alternador, não sei se existe algum problema em ter comprado uma bateria com um pouco mais de potência.

        *Quando o carro não pegava, aproveitei para fazer o scan de erros com os pedais e não deu erro nenhum.

        Grato mais uma vez
        Felizmente tiveste um diagnostico assertivo, em que te foi diagnostico com sucesso uma bomba de gasolina danificada.

        Relativamente aos erros que apresentaste, tens que ter a noção que são erros que não se encontram na memoria do computador da gestão de motor, mas sim na memoria do BCM e do quadrante. Normalmente, para motivos de diagnóstico, apenas faz sentido na maioria dos casos ler os códigos presentes na memória da gestão de motor. Pode ser por essa razão que te foi digo que a ferramenta de comunicação da oficina não encontrou códigos, mas apenas se estava a referir à gestão de motor.

        O teste dos pedais, penso que apenas apresente, mais uma vez, os códigos que se encontram unicamente no computador da gestão de motor.

        A bateria não estará relacionada com o código do B1485. O mais normal será um alternador com as escovas gastas. Mas há outras possibilidades como já disse.

        Um problema na bomba de combustível não gera qualquer DTC. Nesse sistema o circuito da bomba não é monitorizado, assim como a pressão de combustível. É a normalidade em sistemas de injeção indireta a gasolina.

        Comentário


          #5
          Boa noite steevegt,

          obrigado mais uma vez pela ajuda e atenção que deu ao meu post.

          Para já o carro está a portar-se bem, sem problemas de maior, o alternador vai passar para uma segunda fase.

          O que descobri até agora sobre o B1485 foi que podia ser um relé ou o sensor da cambota ou mesmo o alternador como o steevegt disse no seu post anterior.

          Vamos ver daqui para a frente.


          Cumprimentos e obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fvasc Ver Post
            Boa noite steevegt,

            obrigado mais uma vez pela ajuda e atenção que deu ao meu post.

            Para já o carro está a portar-se bem, sem problemas de maior, o alternador vai passar para uma segunda fase.

            O que descobri até agora sobre o B1485 foi que podia ser um relé ou o sensor da cambota ou mesmo o alternador como o steevegt disse no seu post anterior.

            Vamos ver daqui para a frente.


            Cumprimentos e obrigado
            Não pode de todo ser o sensor da cambota.

            Um relé, na eventualidade de estar em curto, talvez, mas na descrição em vez de High Voltage terias indicação de Low Voltage. Para além disso, nesse veiculo (de acordo com o esquema elétrico que consultei) não existe nenhum relé que é ativado por esse circuito, estando de fora esta hipótese, mesmo que remota.

            As causas aqui são apenas estas: alternador, fiação (apenas um fio do alternador para BCM), ou o BCM.

            Comentário


              #7
              Boa tarde steeveg,

              numa outra fase vou mudar o alternador e depois vejo o que eventualmente pode estar a acontecer com o BCM.

              Obrigado mais uma vez

              Melhores cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fvasc Ver Post
                Boa tarde steeveg,

                numa outra fase vou mudar o alternador e depois vejo o que eventualmente pode estar a acontecer com o BCM.

                Obrigado mais uma vez

                Melhores cumprimentos
                Boas

                Atenção que nunca te sugeri mudares o alternador. Apenas apontei que é uma, das causas prováveis...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                  Boas

                  Atenção que nunca te sugeri mudares o alternador. Apenas apontei que é uma, das causas prováveis...
                  Eu sei, mas já tinha ponderado em mudá-lo.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X