Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sharan aquece e perde água

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sharan aquece e perde água

    Boa tarde.
    Tenho uma Sharan de 2000 a gasóleo com 115 cvs. Tem 280.000kms. Comprei-a há 10 meses e até há bem pouco tempo não me tinha dado um único problema.
    O problema dela é que perde água e não sei por onde sai.
    Passo a explicar. Ando por aqui pela Moita, nas voltas normais e acende a luz da água. Meti água, passadas 2 semanas volta a acender. Levei ao mecânico, fez teste de pressão e disse ser uma peça de plástico que custa 16 euros. Problema resolvido, pensei eu. No fim de semana seguinte fui à minha terra. Ida e volta são 220 kms. Antes de sair vi a água e acrescentei um pouco. Arranquei na AE e passados 70 kms reparei que começou a aquecer. Abrando um pouco e volta aos 90 graus. Um pouco mais à frente acende a luz da água. Paro, meto água, tava seca. Chego à minha terra almoço e venho embora. Passados 10 kms acende novamente a luz da água. Não tem e meto mais. 50 kms depois, já na AE volta a acender. Paro na área de serviço e volto a por água. Nessa altura reparo que está a pingar água na protecção de plástico por baixo do motor, mas não consigo identificar a origem. Meti a carrinha no mecânico há 2 semanas e ele também não consegue resolver qual é o problema... Diz que pode ser da junta da cabeça à bomba de agua (levou distribuição e bomba água à 30.000kms) e para descobrir tem que ir desmontando e trocando, pelo que ficará muito caro e poderá nem resolver o problema...
    Entretanto pelo meio disto tudo, alguém me diz que o problema é bastante simples. Que as Sharan quando tem o AC descarregado faz isso. Manda a água fora. E a minha não tem AC desde que a comprei. Vinha descarregado.
    Precisava da vossa opinião.

    #2
    não me acredito muito ser do AC, mas também já podias ter carregado o AC não é nenhuma fortuna, e tinhas eliminado logo essa hipótese...no entanto uma viatura com esses anos todos e km's, mesmo que já tenha mudado o kit de distribuição a 30.000km's se é que o mesmo foi mesmo mudado na totalidade e não só parcialmente, a bomba de água pode ser um dos problemas ou eventuais fugas no sistema, isso é sempre uma bela treta...portanto se em meia dúzia de km's o reservatório vai abaixo, deves ter ai um problema grande, e com essa brincadeira não tarda muito a junta de cabeça também tem de ser mudada e outra enorme despesa...carros usados tem destas coisas, temos de estar sempre preparados, logo ai não vejo grande volta a dar se não o mecânico ter de ir por eliminatórias até achar o problema...

    Comentário


      #3
      E só faz quando aquece. Porque em voltas pequenas não perde. Mas a água sai. Só não consigo é perceber de onde. E o mecânico teve a carrinha a trabalhar algum tempo e não perdeu nada

      Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

      Comentário


        #4
        Pode só perder quando a ventoinha dispara ou quando o motor atinge determinada rotação...
        Pelo sim pelo não, certifica-te só se o nível do óleo não está acima do normal (não vá estar a passar água para o óleo).

        Em relação ao AC estar descarregado, muitas vezes vendem os carros assim para esconder fugas no circuito. Mas as recargas são baratas, é fácil de eliminar essa hipótese.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
          Pode só perder quando a ventoinha dispara ou quando o motor atinge determinada rotação...
          Pelo sim pelo não, certifica-te só se o nível do óleo não está acima do normal (não vá estar a passar água para o óleo).

          Em relação ao AC estar descarregado, muitas vezes vendem os carros assim para esconder fugas no circuito. Mas as recargas são baratas, é fácil de eliminar essa hipótese.
          Essa parte do óleo vi logo. No nível e da cor do óleo.

          Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

          Comentário


            #6
            na VW podem dizer se o teu motor tem um problema conhecido com o numero do motor

            ( aconteceu com algums 115 cv )

            pode vir da cabeça do motor > fica caro

            se for so' da junta , tens sorte

            é delicado , mas seria bom fazer um teste com pressão no circuito da àgua quando o motor està quente

            Comentário


              #7
              Odeio quando um gajo vai ao mecânico e os patos dizem que não conseguem resolver. Porra, que raio de mecânicos.. o meu chumbou ja varias vezes na inspecção por cause de CO superior em marcha lenta e em andamento e os burros dos mecanicos não "sabem" o que pode ser..
              Mas voltanto ao teu caso.. vamos la por partes.
              Estas a perder água certo? Se o carro não deita fumo branco quando esta quente no relantin, esquece as juntas da cabeça,duvido que seja dai o problema. Se durante o andamento ou a certas RPM ouvires um barulho estranho pode ser a bomba de água danificada. Mas um dia que tiveres tempo, levanta o carro se necessário com um macaco e procura onde esteja molhado ou restos de resíduos recentes (humidos).. se o carro aquece muito, cuidado que podes danificar gravemente o motor.. ja agora deita um olho no radiador e reservatório, por vezes podem ser coisas minimas..

              Comentário


                #8
                Começa por colocar anticongelante em vez de água.

                Não só é o mais indicado para estar dentro do circuito, como deixará marcas/manchas nas zonas com fuga.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                  Nessa altura reparo que está a pingar água na protecção de plástico por baixo do motor, mas não consigo identificar a origem. Meti a carrinha no mecânico há 2 semanas e ele também não consegue resolver qual é o problema...
                  Se até o resguardo fica com água e o mecânico não consegue resolver, 1º muda de mecânico!

                  Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                  poderá nem resolver o problema...
                  Troca o mecânico...

                  Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                  Entretanto pelo meio disto tudo, alguém me diz que o problema é bastante simples. Que as Sharan quando tem o AC descarregado faz isso. Manda a água fora. E a minha não tem AC desde que a comprei. Vinha descarregado.
                  Não sei se é verdade mas como já disseram por 40€ já tinhas carregado o AC e confirmavas ou eliminavas essa hipótese.

                  Comentário


                    #10
                    Ele diz que com ele não pinga. Que já fez teste de pressão e não perde em lado nenhum. E sim, vou mudar. Já lhe disse para voltar a por tudo como estava e não mexer mais. Se vai mexer na bomba água e depois junta da cabeça e por aí, gasto uma pipa de massa e pode ficar na mesma. Sem saber de onde vem o problema

                    Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Só me disseram isso do AC depois de lá ter a carrinha. Falei disso ao mecânico e ele diz que não é de certeza. Mas também dizia ao princípio que era impossível ser da bomba de agua... É agora já põe essa possibilidade. Hehe

                      Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        resumindo o melhor é ires a outra oficina pedir 2ª opinião, que já estou a ver que esse mecânico já está numa de fazer dinheiro a tua custa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          resumindo o melhor é ires a outra oficina pedir 2ª opinião, que já estou a ver que esse mecânico já está numa de fazer dinheiro a tua custa...
                          Típico de muitos vígaros infelizmente...

                          Sei que há muitos casos bicudos, em que o diagnóstico da avaria não é sempre fácil.
                          Mas com malta desonesta, muitas vezes é ir substituindo até "dar com a avaria"... e vai de pagar repetidamente mão-de-obra e peças.

                          Duarte77, tenta saber a opinião de outros mecânicos se possível e diz-lhes mesmo que: não podes estar a gastar dinheiro "às experiências" para ver se resolve o problema.

                          Eles que façam primeiro um diagnóstico exaustivo e correcto, mesmo que fiques sem a carrinha uns dias.
                          Só quando te derem a certeza de qual é mesmo o problema, avançar para a reparação.

                          (A esse mecânico actual onde tens a carrinha podes sempre explicar-lhe que, não lhe pagas para ele ir experimentando, mas sim para ele te resolver o problema.)

                          Comentário


                            #14
                            Boas. Fui hoje buscar a carrinha à oficina. Supostamente havia uma falange que perdia água e foi substituída. Custa-me a crer que seja só isso, pois dá última viagem maior (230kms) tive que meter líquido 3 vezes, mas ficou barato tudo. 90 euros. Se o problema for só esse era bom. Amanhã, pelo sim, pelo não vou carregar o AC e ver se tá tudo ok com essa parte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                              Boas. Fui hoje buscar a carrinha à oficina. Supostamente havia uma falange que perdia água e foi substituída. Custa-me a crer que seja só isso, pois dá última viagem maior (230kms) tive que meter líquido 3 vezes, mas ficou barato tudo. 90 euros. Se o problema for só esse era bom. Amanhã, pelo sim, pelo não vou carregar o AC e ver se tá tudo ok com essa parte
                              mas o q têm ver o AC com o circuito da àgua ? qual é a explicação q te deram ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                mas o q têm ver o AC com o circuito da àgua ? qual é a explicação q te deram ?
                                Juro que ainda não consegui perceber.. sei que há carros em que a refrigeração passa pelos coletores de admissão, agora pelo AC nunca ouvi falar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                                  Juro que ainda não consegui perceber.. sei que há carros em que a refrigeração passa pelos coletores de admissão, agora pelo AC nunca ouvi falar
                                  É pá. Eu também não sei. Um amigo meu , que é mecânico ( mora longe, por isso não fui la) disse-me que estas carrinhas quando têm o AC descarregado , o vaso manda a água fora. Também nunca tinha ouvido tal coisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui há uns anos tive uma galaxy que é gémea dessa e andei 7 ou 8 meses sem gás no AC e nunca perdeu pinga de água, nem tinha que perder. É o mesmo que te dizerem que ela perdia água porque tens o pneu suplente furado 😆

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                      Aqui há uns anos tive uma galaxy que é gémea dessa e andei 7 ou 8 meses sem gás no AC e nunca perdeu pinga de água, nem tinha que perder. É o mesmo que te dizerem que ela perdia água porque tens o pneu suplente furado 😆
                                      Eu também achei estranho. Mas eu como mecânico o mais longe que chego é mudar um pneu já estou para tudo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas pessoal. A carrinha levou outra falange, fiz 20 kms e perdeu a água toda. Fui então carregar o AC.
                                        Surpresa!!!! Há 1 semana que não perde água.
                                        O mecânico que me disse isso tem oficina na Covilhã. E é meu amigo. A explicação que me deu é que quando tem que mandar água para o radiador do AC, como este está descarregado manda a água toda fora.
                                        Se é assim ou não, não sei. Só sei que tive a ver hoje e tem a água boa e passada uma semana não perdeu nada...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                                          Boas pessoal. A carrinha levou outra falange, fiz 20 kms e perdeu a água toda. Fui então carregar o AC.
                                          Surpresa!!!! Há 1 semana que não perde água.
                                          O mecânico que me disse isso tem oficina na Covilhã. E é meu amigo. A explicação que me deu é que quando tem que mandar água para o radiador do AC, como este está descarregado manda a água toda fora.
                                          Se é assim ou não, não sei. Só sei que tive a ver hoje e tem a água boa e passada uma semana não perdeu nada...
                                          Nem fazia ideia de tal coisa! De qualquer modo obrigado por partilhares! Pode ser util para alguem no futuro!!

                                          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                                            Boas pessoal. A carrinha levou outra falange, fiz 20 kms e perdeu a água toda. Fui então carregar o AC.
                                            Surpresa!!!! Há 1 semana que não perde água.
                                            O mecânico que me disse isso tem oficina na Covilhã. E é meu amigo. A explicação que me deu é que quando tem que mandar água para o radiador do AC, como este está descarregado manda a água toda fora.
                                            Se é assim ou não, não sei. Só sei que tive a ver hoje e tem a água boa e passada uma semana não perdeu nada...
                                            Radiador do AC não usa água........

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Radiador do AC não usa água........
                                              Nao tenho a certeza, mas ha carros que tem dois radiadores, pelo menos o civic de um amigo meu é assim. Um é para o motor e outro para o AC. Ate pode ser dai o problema dele..

                                              Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                                                Nao tenho a certeza, mas ha carros que tem dois radiadores, pelo menos o civic de um amigo meu é assim. Um é para o motor e outro para o AC. Ate pode ser dai o problema dele..

                                                Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                                                E se eu te disser que um dos radiador é o do AC e não usa anticongelante mas sim o gás refrigerante R134a......? O outro radiador é para o motor e usa o anticongelante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  E se eu te disser que um dos radiador é o do AC e não usa anticongelante mas sim o gás refrigerante R134a......? O outro radiador é para o motor e usa o anticongelante.
                                                  Ouve, eu não estou a dar certezas de nada. Eu tambem estou com a mesma duvida e acho estanho ocorrer tal fenómeno. Mas temos q admitir que é curioso o facto de carregar o AC é aquilo deixar de pingar agua ne? Estou ca para partilhar conhecimento e tambem aprender novas coisas..

                                                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                                                    Ouve, eu não estou a dar certezas de nada. Eu tambem estou com a mesma duvida e acho estanho ocorrer tal fenómeno. Mas temos q admitir que é curioso o facto de carregar o AC é aquilo deixar de pingar agua ne? Estou ca para partilhar conhecimento e tambem aprender novas coisas..

                                                    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                                                    Se deixou de pingar, ficou sem anticongelante

                                                    Com o AC carregado, pinga água quando este está em funcionamento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Até eu fiquei surpreendido. Ainda só tem uma semana de "uso" mas até ver tá bom. Mas foi um bom mecânico, com oficina aberta na Covilhã que me disse para carregar o AC que o problema era dali. Eu disse isto a vários mecânicos e a maior parte disse que não podia ser. O que é certo é que o meu mecânico tinha lá outro carro com motor igual a fazer o mesmo. Trocou bomba de água e junta da cabeça e o problema ficou... Mas como para mim mecânica é chinês já estou para tudo. Mas volto a frisar. Esse meu amigo, mecânico da Covilhã insistiu diversas vezes no AC.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por duarte77 Ver Post
                                                        Até eu fiquei surpreendido. Ainda só tem uma semana de "uso" mas até ver tá bom. Mas foi um bom mecânico, com oficina aberta na Covilhã que me disse para carregar o AC que o problema era dali. Eu disse isto a vários mecânicos e a maior parte disse que não podia ser. O que é certo é que o meu mecânico tinha lá outro carro com motor igual a fazer o mesmo. Trocou bomba de água e junta da cabeça e o problema ficou... Mas como para mim mecânica é chinês já estou para tudo. Mas volto a frisar. Esse meu amigo, mecânico da Covilhã insistiu diversas vezes no AC.
                                                        Tiro o chapéu a esse mecânico! Excelente conhecimento...

                                                        Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O sistema de refrigeração do motor é independente do sistema de ar condicionado. Deve ter acontecido aí um milagre ou uma braçadeira apertada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Se deixou de pingar, ficou sem anticongelante

                                                            Com o AC carregado, pinga água quando este está em funcionamento.
                                                            A questão aqui é que enchia o vaso e fazia 20 kms seguidos em AE e sem aquecer (não passava dos 90 graus) acendia logo a luz de falta de anti congelante. No outro dia em 230 kms que fiz tive que atestar 3 vezes. A carrinha nunca fez fumo branco e sempre pegou bem. As vezes via a protecção por baixo do motor a pingar o anticongelante. Mesmo que andasse só nas voltas aqui na zona (com viagens de 3 ou 4 kms) perdia sempre alguma coisa, mesmo que fosse pouco. Seguir o conselho "maluco" de carregar o AC e passado uma semana o nível não baixou um milímetro. .

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X