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CO e gases de escape (chumbo no ipo)

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    CO e gases de escape (chumbo no ipo)

    CO em marcha lenta superior 0.5%
    Gases de escape com teor co em aceleração superior a 0.3%

    É o que apresenta na folha da inspecção ja há mais de sete meses e ainda não consegui resolver o problema. Fui ao mecânico e o mesmo disse que não sabia o que era e que não conseguia resolver.

    Sintomas:
    -aceleração fraca
    -demora a responder
    -quando responde, parece que tem soluços.
    -o sensor pressão do óleo não funciona
    -o sensor de temperatura esta sempre muito baixo, mesmo quando ando en altas rpm's.
    -o sensor de temperatura de admissão estava preto e esta colocado de forma estranha... pode influenciar?

    Carro: 106 rallye 1.6i


    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

    #2
    De certeza: Termostato em posição de aberto.


    Possivelmente:

    Velas, cabo de velas, ou bobines em mau estado.
    Sonda lambda
    Sensor MAP


    E com tantos soluços o catalizador já deve ter ido à vida.

    Comentário


      #3
      Precisas de um mecânico competente.

      Não é nada de complicado verificar o essencial desse motor e metê-lo a trabalhar como deve ser.

      Como já foi dito atrás, tens de verificar os sensores fundamentais do carro, acrescento aí os de temperatura.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
        CO em marcha lenta superior 0.5%
        Gases de escape com teor co em aceleração superior a 0.3%

        É o que apresenta na folha da inspecção ja há mais de sete meses e ainda não consegui resolver o problema. Fui ao mecânico e o mesmo disse que não sabia o que era e que não conseguia resolver.

        Sintomas:
        -aceleração fraca
        -demora a responder
        -quando responde, parece que tem soluços. ...
        Sintomas de hesitação genéricos. Pode ser muita coisa mesmo. Em termos de revisões, como tem sido tratado o carro?

        Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
        ...
        -o sensor pressão do óleo não funciona
        ...
        Não funciona, tipo fica sempre ligado, ou fica sempre desligado?

        Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
        ...
        -o sensor de temperatura esta sempre muito baixo, mesmo quando ando en altas rpm's. ...
        O problema do sensor de temperatura, pode ser devido a termostato aberto (como já foi dito pelo Ilusion), mas isso não justificaria os outros sintomas. Pode também ser um problema elétrico no circuito do sensor, ou o próprio mostrador danificado.

        Um problema no circuito do sensor (massa elevada por exemplo), justificaria os sintomas. Não passa mesmo assim de uma simples hipótese.
        Seja como for resolver este problema, pode resolver os sintomas todos, e tens aqui uma indicação sobre algo que está mal...

        Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
        ...
        -o sensor de temperatura de admissão estava preto e esta colocado de forma estranha... pode influenciar?

        Carro: 106 rallye 1.6i ...
        O que é para ti colocado de forma estranha?

        No global, a minha sugestão é que deves procurar ajudava profissional para resolver isso...

        Felizmente o mecânico onde foste foi honesto ao ponto de te mandar a outro lado. Isso a meu ver não tem problema nenhum, aliás, acho que é uma boa indicação da sua honestidade.

        Nem todos os profissionais da área têm que ter conhecimentos avançados de diagnostico, que é uma área muito especializada e que envolve muita formação e conhecimento. Mandar trocar peças só porque "parece" que é aquilo, ou perder horas à volta de um carro sem saber o que se procura, não é bom para ninguém. Nos países mais avançados a este nível, em alguns lugares, não é sequer a mesma pessoa a efetuar o diagnóstico e a reparação. Infelizmente em Portugal ainda não se pensa assim.

        Boa sorte

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          De certeza: Termostato em posição de aberto.


          Possivelmente:

          Velas, cabo de velas, ou bobines em mau estado.
          Sonda lambda
          Sensor MAP


          E com tantos soluços o catalizador já deve ter ido à vida.
          Aposto também no termostato e no sensor de temperatura de admissão..
          Vou postar umas fotos logo.

          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

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            #6
            Steevegt, a manutenção foi péssima.
            A situação foi a seguinte. Um amigo veio de ferias de Londres e decidiu comprar um carro para deixar ca, eventualmente deixou nas mãos de outro colega e o carro passou tempo parado e qd nao estava parado era usado para "rali urbano" (nao é deles, nao interessa) esse meu amigo, antigo dono do carro, fartou se da situação e contou me que queria vender o carro. Eu ja sabia como tinham tratado o carro e o estado do tal.. mas pelo preço e pelo carro que é ate não me arrependo de nada, nem me importo de gastar uns trocos no mesmo pois sei que é um bom carro com tendência a valorizar..

            Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

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              #7



              Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

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                #8
                Ahaha 10 pontos para o Illusion.
                Olhem este termostato, ou o que resta dele..

                Mais tarde no mesmo dia....

                Fui a loja, comprei um novo, perguntei ao rapaz la da loja se o termostato neste estado podia influenciar nos gases e ele disse que não , apenas me disse que podia ser catalisador ou sonda lambda..
                Agora fiquei com um pé atrás novamente..

                Mas pela minha lógica, se o motor entende que o carro esta frio, e de facto na inspecção a temperatura estava bem baixa, abaixo de metade até, o carro entende aquilo como o motor estar frio, logo queima mais combustível dai mais CO..
                Editado pela última vez por ejpf96; 19 July 2016, 18:09. Razão: atualização

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                  #9
                  troca de mecanico... esse coitado...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pikas Ver Post
                    troca de mecanico... esse coitado...
                    A quem o dizes pikas!! O gajo nem se deu o trabalho de ver o termostato!!

                    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Boas, está aí de facto um belo serviço...em primeiro lugar resolva os problemas mais óbvios. Nesse termostato, faltam peças, nem quero imaginar se andam perdidas pelo motor, ou se foi alguem que lhe fez esse serviço devido a um possivel problema secundário. Na admissão, foi feita um belo serviço só por causa do filtro de ar de rendimento...é só entradas de ar falso...Tem de ir a um mecânico tirar o sensor de óleo e pedir para ligarem um manometro de pressão, mas eu julgo ser o sensor avariado ou problemas na fiação, senão o motor já tinha parido. Só depois disto é que você se deve concentrar no Co. Que muito provavelmente deve ser a sonda lambda. Para além de que, pelo que eu li, existem também problemas em velas, cabos...e acho que lhe devia também fazer uma revisão em condições, trocar esses filtros todos..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Whiteblade Ver Post
                        Boas, está aí de facto um belo serviço...em primeiro lugar resolva os problemas mais óbvios. Nesse termostato, faltam peças, nem quero imaginar se andam perdidas pelo motor, ou se foi alguem que lhe fez esse serviço devido a um possivel problema secundário. Na admissão, foi feita um belo serviço só por causa do filtro de ar de rendimento...é só entradas de ar falso...Tem de ir a um mecânico tirar o sensor de óleo e pedir para ligarem um manometro de pressão, mas eu julgo ser o sensor avariado ou problemas na fiação, senão o motor já tinha parido. Só depois disto é que você se deve concentrar no Co. Que muito provavelmente deve ser a sonda lambda. Para além de que, pelo que eu li, existem também problemas em velas, cabos...e acho que lhe devia também fazer uma revisão em condições, trocar esses filtros todos..
                        Pois é.. aquela admissão esta cá uma obra de arte, mas pronto..
                        Sonda lambda não sei se é porque na inspecção disseram que estava a fazer leituras certas.. agora como eles sabem isso não sei!
                        Depois de montar o novo termostato, liguei o carro, deixei a trabalhar uns 2 minutos, e a temperatura subiu um pouco, fui dar uma volta e rapidamente atingiu o meio, coisa que nao fazia antes.. deixei trabalhar mais um pouco e as ventoinhas ligaram ! Agora explorar ainda mais o carro para encontrar mais defeitos..

                        Comentário


                          #13
                          Pronto o termostato já está. Meteste o líquido de refrigeração certo?

                          Agora é ver o estado do que indiquei a seguir e montar o sistema de filtração original sem mais demoras.

                          Comentário


                            #14
                            Meti sim Illusion!
                            Sim, estou a pensar em comprar o sistema de admissão de ar original, vou passar na sucata ou ver nos grupos de vendas a ver se encontro!

                            Já agora, o vendedor disse me que o estado do termostato não influencia nisso das emissões de CO, achas que não ou pode ate mesmo influenciar?

                            Comentário


                              #15
                              Não, não influencia a ponto de chumbar.

                              Simplesmente andar com o carro a frio aumenta o desgaste do motor, do óleo e aumenta o consumo de combustível.

                              Mas se o combustível for queimado correctamente e tratado de seguida o CO deve ser quase nulo.

                              Já agora tens os outros valores da inspeção?

                              Como HC, lambda, oxigênio... Só por aí já se vê o que seria.

                              Comentário


                                #16
                                Realmente o carro faz consumos astronomicos! Por isso não me importei em gastar dinheiro no termostato.. mal acabei de montar o termostato, passados 5 minutos com o carro a funcionar notei logo diferença na temperatua! Estava a meio e fixa..
                                Lambda estavam bons, oxigénio não me disseram.. mas HC o rapaz que fez a inspecção disse que estavam elevadíssimos ! 9x mais que o normal! Achei exagerado mas não faço ideia do que é isso do HC

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o HC está elevado tens falhas na ignição.

                                  HC são hidrocarbonetos não queimados.

                                  https://www.google.ch/url?sa=t&sourc...oNFGh89lnWWwtg
                                  Editado pela última vez por Illusion; 20 July 2016, 05:13.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Se o HC está elevado tens falhas na ignição. ...
                                    Não tem que ser um problema de ignição em especifico.

                                    Praticamente tudo que faça com que o motor não trabalhe devidamente causa um valor elevado de hidrocarbonetos. Isso, e mais o catalisador danificado.

                                    Uma das poucas exessões é por exemplo um injetor que não abra. Fora isso, praticamente qualquer coisa pode causar um valor elevado de hidrocarbonetos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pergunto eu: isso terá catalisador ou só está a carcaça?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                        Não tem que ser um problema de ignição em especifico.

                                        Praticamente tudo que faça com que o motor não trabalhe devidamente causa um valor elevado de hidrocarbonetos. Isso, e mais o catalisador danificado.

                                        Uma das poucas exessões é por exemplo um injetor que não abra. Fora isso, praticamente qualquer coisa pode causar um valor elevado de hidrocarbonetos.

                                        Claro, mas se o catalisador ficou danificado foi por lhe chegar gasolina (ou oleo) não queimados.

                                        A questão é apenas, estão ambos defeituosos ou apenas um? A ignição é mais simples para se começar a despistar.

                                        Aliás seria curioso ver o estado de cada vela.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          Pergunto eu: isso terá catalisador ou só está a carcaça?
                                          Já me faço a mesma pergunta!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Aliás seria curioso ver o estado de cada vela.
                                            Então vai se passar o seguinte.. Vou ver as velas, cabos das velas e distribuidor! Caso não encontre nada de mal, passo para a sonda lambda e catalisador.
                                            Entretanto posso dar uma vista de olhos nos injectores mas duvido que tenham qualquer problema..

                                            Já agora, eu não tenho torquimetro, é obrigatorio ou recomendado apertar as velas com um torquimetro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                                              Então vai se passar o seguinte.. Vou ver as velas, cabos das velas e distribuidor! Caso não encontre nada de mal, passo para a sonda lambda e catalisador.
                                              Entretanto posso dar uma vista de olhos nos injectores mas duvido que tenham qualquer problema..

                                              Já agora, eu não tenho torquimetro, é obrigatorio ou recomendado apertar as velas com um torquimetro?
                                              Quando dizes sonda lambda estas a dizer que a vais substituir? Não da para ver se uma sonda está estragada simplesmente olhando para ela... Até pode dar, mas tem que estar fisicamente danificada.

                                              Injetores é a mesma coisa, não é olhares para eles que vês se têm algum problema, exceto nos casos em que têm um fuga visível, que não é de todo comum.

                                              Catalisador, mesmo que esteja estragado, não o mudes enquanto não tiveres certeza que não tens mais nenhum problema. Não demora muito a derreter um catalisador com um motor a funcionar mal. E um catalisador não é uma coisa barata.

                                              Desde que não exageres não é necessário uma chave dinamométrica para velas. Mas se tiveres acesso a uma, pior não fica.

                                              Se fosse a ti, se após verificação visual e mudança de óleo e filtros continuares com problemas, deves procurar ajuda especializada para resolver isso. Ha muita coisa que pode ser o problema, e para já, não tens qualquer tipo de indicação sobre qual será a causa.

                                              Se assim não for, podes perder muito tempo e dinheiro a tentar resolver essa situação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                Quando dizes sonda lambda estas a dizer que a vais substituir? Não da para ver se uma sonda está estragada simplesmente olhando para ela... Até pode dar, mas tem que estar fisicamente danificada.

                                                Injetores é a mesma coisa, não é olhares para eles que vês se têm algum problema, exceto nos casos em que têm um fuga visível, que não é de todo comum.

                                                Catalisador, mesmo que esteja estragado, não o mudes enquanto não tiveres certeza que não tens mais nenhum problema. Não demora muito a derreter um catalisador com um motor a funcionar mal. E um catalisador não é uma coisa barata.

                                                Desde que não exageres não é necessário uma chave dinamométrica para velas. Mas se tiveres acesso a uma, pior não fica.

                                                Se fosse a ti, se após verificação visual e mudança de óleo e filtros continuares com problemas, deves procurar ajuda especializada para resolver isso. Ha muita coisa que pode ser o problema, e para já, não tens qualquer tipo de indicação sobre qual será a causa.

                                                Se assim não for, podes perder muito tempo e dinheiro a tentar resolver essa situação.
                                                O mais estranho é que o carro tem um relantin estavel, nada de fumos.. mas sim, eu sei que não é "só ver". Vou dar uma vista de olhos nas velas e ver o estado.. mas sim, ja pensei , e caso não consiga resolver o problema vai para um ESPECIALISTA mesmo. Com cada mecânico que anda ai..

                                                Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Claro, mas se o catalisador ficou danificado foi por lhe chegar gasolina (ou oleo) não queimados.

                                                  A questão é apenas, estão ambos defeituosos ou apenas um? A ignição é mais simples para se começar a despistar.

                                                  Aliás seria curioso ver o estado de cada vela.


                                                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Puseste algum aditivo na gasolina?

                                                    A referência das velas qual é?
                                                    Editado pela última vez por Illusion; 21 July 2016, 07:56.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      Puseste algum aditivo na gasolina?

                                                      A referência das velas qual é?
                                                      Sim. Recomendaram usar um aditivo antes de ir a inspecção novamente para ver se resolvia o problema mas pelos vistos não.
                                                      Tirando esse vermelho, nao noto qualquer anomalia nas velas.. nem parecem gastas. Se não tem carvão acumulado penso que a mistura de a/f esta correta e o problema deve estar mesmo no catalisador. O problema é que supostamente tinha sido mudado antes de eu ficar com o carro..

                                                      NGK BKR6EK
                                                      Editado pela última vez por ejpf96; 21 July 2016, 12:42.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O problema do catalisador não dá soluços ao carro, mas o contrario sim.

                                                        Eu testaria sonda lambda e o sensor map (o que está preso com silicone no tubo de admissão)

                                                        Mas isso só fazes cá fora numa oficina com equipamentos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          O problema do catalisador não dá soluços ao carro, mas o contrario sim.

                                                          Eu testaria sonda lambda e o sensor map (o que está preso com silicone no tubo de admissão)

                                                          Mas isso só fazes cá fora numa oficina com equipamentos.
                                                          Era o que estava a pensar em fazer. Ja vi pessoal a testar estes componentes com multimetro. Mas de qualquer modo, nem que leve os componentes a uma oficina para serem testados..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            O problema do catalisador não dá soluços ao carro, mas o contrario sim.

                                                            Eu testaria sonda lambda e o sensor map (o que está preso com silicone no tubo de admissão)

                                                            Mas isso só fazes cá fora numa oficina com equipamentos.
                                                            Sim, um catalisador obstruído provoca normalmente uma perda de potência estável e não soluços como foi descrito. Mas cada caso é um caso.

                                                            O sensor no tubo é um sensor de temperatura, e não o sensor MAP.

                                                            Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                                                            Era o que estava a pensar em fazer. Ja vi pessoal a testar estes componentes com multimetro. Mas de qualquer modo, nem que leve os componentes a uma oficina para serem testados..
                                                            Dá para testar, quase na totalidade, o bom funcionamento de um sensor MAP simplesmente com um multímetro.
                                                            A sonda lambda já não é bem assim, apesar de que em vários casos permite identificar uma sonda morta.

                                                            Levar os componentes para alguém os testar, apesar de não ser impossível, não me parece que encontres alguém que te faça isso.
                                                            A forma mais fácil, rápida e fiável de testar esse tipo de sensores é com eles no veículo, e com este em funcionamento.
                                                            Por outro lado, mesmo que o problema não passe pela sonda lambda, a observação do sinal desta, com o veiculo em funcionamento, permite ter excelentes indicações sobre a causa dos problemas que possas ter.

                                                            Como já disse antes, para além dos componentes referidos, a causa pode vir de muitos lados.
                                                            Pode ser que tenhas sorte, mas o mais normal é perderes muito tempo ou dinheiro à volta do carro a tentar descobrir o que se passa.
                                                            Por outro lado, os conhecimentos técnicos em média de uma oficina em Portugal, é muito baixa, o que leva sempre a desconfiar se efetivamente têm competência para descobrir o problema e resolver, ou se vão andar a trocar peças até funcionar. E se for para isso, ao menos fazes tu que sempre fica mais barato, é verdade...

                                                            Comentário

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