Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relantim instável e soluços em baixas rotações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Relantim instável e soluços em baixas rotações

    Pois é.. com este tempo que mais parece Inverno (frio e humidade) tem-me causado problemas no carro.

    Relantim instável (vai mesmo abaixo se não lhe der gás) e soluços (bastantes soluços) em baixas rotações.

    Depois de uns kilometros e já quente fica impecável.. mas até lá it's a fu.... nightmare.

    Será sintoma por ser um carro velho (já leva 26 anos) e nada a fazer ou que não compense financeiramente num carro já desta idade?
    Ou acham que poderá ser algo relativamente fácil de resolver?

    Carro é um Fiat Tpo 1.4

    #2
    frio e humidade??? não estás em Portugal pois não???

    quanto aos sintomas, e dado ao carro que é com esse tempo, é altura de lhe fazeres uma manutenção como deve de ser, velas, bateria, óleo e provavelmente o sistema ignição(distribuidor, tampa, cachimbo, platinado, cabos, bobine), já viu melhores dias, e mais umas afinações, nada de anormal num carro dessa idade quando chega o frio e humidade ele começa a demonstrar os problemas...

    para um carro desses é algo barato de arranjar e substituir, se não fores capaz de tal é ir a oficina com ele...

    Comentário


      #3
      Por acaso até sou e aqui na zona onde moro tem estado realmente mau tempo, digno de Inverno, inclusive com chuvisco e até mesmo algum nevoeiro.

      Nada de novo tendo em conta os últimos anos.

      Velas, óleo foram mudados o ano passado.

      Assim como o distribuidor porque chegou a uma altura o ano passado em que o carro já nem pegava. Então mudou-se o distribuidor e voltou há vida e até melhor nos soluços.

      1 ano depois e com dias de Inverno em pleno Verão o carro ressente-se logo.

      Comentário


        #4
        se já mexes-te em algumas das prováveis causas e ao final de tão pouco tempo voltas-te ao mesmo, deves ter ai mais qualquer coisa que já viu melhores dias, logo num carro dessa idade, é pequenas coisas que quando começam é umas atrás das outras, agora simplesmente cabe-te decidir até onde queres ir com isso, continuar a explorar o problema resolves e daqui a mais uns tempos estás com outro, ou se é altura de partir para outra...

        Comentário


          #5
          O carro é velho, mas sempre pertenceu há família e tem sido muito bem estimado.

          É um carro básico mas que me dá um enorme gozo conduzir.

          E tirando as peças de desgaste como em qualquer carro, não me tem dado grandes despejas.

          Tem é este problema crónico que ocorre normalmente quando está frio e humidade aliado às horas todas que está parado até de manha.

          Porque por exemplo depois de o pegar de manha, andar uns quilómetros, estacionar e voltar andar com o carro umas 2 ou 3 horas depois (tempo suficiente para ele arrefecer novamente) o carro comporta-se lindamente.

          Comentário


            #6
            Carburador ou Injecção?

            Quando ligas o carro, liga acelerado, liga normal (como sempre ligou) ou custa a ligar?
            Editado pela última vez por ejpf96; 27 July 2016, 14:48.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
              Carburador ou Injecção?

              Quando ligas o carro, liga acelerado, liga normal (como sempre ligou) ou custa a ligar?
              Carburador.

              Puxo sempre o 'ar' senão não se aguenta ao relantim com o motor frio.

              Se tiver muitas horas parado custa a pegar, o motor de arranque roda meia dúzia de segundos e ele lá pega.

              Agora se fizer uns quilómetros com ele e passado 1 ou 2 horas for ligar o carro novamente, pega quase de imediato.

              Este carro não gosta de ficar muitas horas parado, principalmente de noite que é quando faz mais frio e humidade.
              Editado pela última vez por D12; 27 July 2016, 15:19.

              Comentário


                #8
                É quase garantido o problema estar da admissão. Da uma vista de olhos nos tubos que se ligam ao filtro e ao próprio filtro. Sentes o afogador abrir corretamente ou por completo?

                Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ejpf96 Ver Post
                  É quase garantido o problema estar da admissão. Da uma vista de olhos nos tubos que se ligam ao filtro e ao próprio filtro. Sentes o afogador abrir corretamente ou por completo?

                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                  Agora deixaste-me à toa.

                  Qual dos filtros?

                  Afogador?

                  Comentário


                    #10
                    Os motores quando frios, é "sugado" um pouco mais de gasolina. No caso de carros a carburador, existe um componente que esta aberto quando o carro está frio e fecha quando o carro ja esta quente. No teu carro és tu que abres e fechas manualmente certo?

                    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Não conhecia por esse nome.

                      Mas sim, é manual.

                      E normalmente sigo este sistema.

                      - Abro quando ligo o carro pela primeira vez naquele dia caso contrário vai abaixo. Quando inicio a marcha volto a fechar, como estou a usar o acelerador não corro o risco de ir abaixo.

                      - Motor frio e parado no transito tenho que voltar a abrir senão mais uma vez não se aguenta ao relantim.

                      - Com o motor na temperatura de serviço fica sempre desligado, porque ai o carro funciona perfeitamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                        Não conhecia por esse nome.

                        Mas sim, é manual.

                        E normalmente sigo este sistema.

                        - Abro quando ligo o carro pela primeira vez naquele dia caso contrário vai abaixo. Quando inicio a marcha volto a fechar, como estou a usar o acelerador não corro o risco de ir abaixo.

                        - Motor frio e parado no transito tenho que voltar a abrir senão mais uma vez não se aguenta ao relantim.

                        - Com o motor na temperatura de serviço fica sempre desligado, porque ai o carro funciona perfeitamente.
                        Verifica se não ha nenhuma fuga e se essa peça de abrir qd o motor esta frio funciona correctamente.. outra solução seja talvez mandares afinar o carburador..

                        Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Se houvesse fuga seria de gasolina certo? Seria difícil não sentir o cheiro.

                          Quanto há peça ela funciona até porque se nota logo diferença no barulho do motor, fica mais 'acelerado'.

                          Afinar o carburador é mais uma para lista juntamente com as possíveis causas que o carbookk mencionou.
                          Editado pela última vez por D12; 27 July 2016, 17:50.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                            Não conhecia por esse nome.

                            Mas sim, é manual.

                            E normalmente sigo este sistema.

                            - Abro quando ligo o carro pela primeira vez naquele dia caso contrário vai abaixo. Quando inicio a marcha volto a fechar, como estou a usar o acelerador não corro o risco de ir abaixo.

                            - Motor frio e parado no transito tenho que voltar a abrir senão mais uma vez não se aguenta ao relantim.

                            - Com o motor na temperatura de serviço fica sempre desligado, porque ai o carro funciona perfeitamente.


                            Pelo que relatas aí, não me parece nada de anormal, num carro em que seja necessário "abrir o ar", quando está frio.

                            Comentário


                              #15
                              O problema está nos soluços que não se resolve 'puxando o ar', embora se calhar também não seja para isso que serve. Não sei..

                              Edit: Entretanto encontrei isto agora http://machineworkshop.com.br/tag/tipo-engasga-frio/

                              Excesso de humidade no conector do sensor de temperatura também poderá ser uma hipótese?

                              Conector do modulo de injecção fica excluído porque o modelo que eu tenho não é de injecção.
                              Editado pela última vez por D12; 27 July 2016, 19:15.

                              Comentário


                                #16
                                Eu no meu xl (a carburador também) quando o carro fica parado algum tempo dou-lhe 2 toques no acelerador (a fundo) caso contrario demora um bocadinho a pegar. Normalmente logo de manha cedo.
                                Não sei se é correto mas penso que não tem mal nenhum.

                                Quanto ao ar, no meu é automatico, ficando um bocado acelerado e com o andamento fica normal, entre as 700-900rpm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu mudava as velas e se possivel os cabos de velas

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X