Berlingo 1.6 Hdi -motor falha em andamento

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Título: Berlingo 1.6 Hdi -motor falha em andamento

  1. #1
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    Por Defeito Berlingo 1.6 Hdi -motor falha em andamento

    Boas,

    Já não usava aqui o forum há alguns anos, pois quando não se precisa...

    Mas hoje queria colocar uma questão a ver se obtenho feedback na matéria:
    Comprei uma furgão Berlingo 1.6 HDi de 2008 com 40mil KM. Tem 60mil KM agora e até agora tem sido um carro que não me dá confiança nenhuma... O ultimo problema é que, em andamento e principalmente em aceleramento, o motor falha-me momentaneamente mas sem ir abaixo, dando uma espécie de coice. Já me aconteceu várias vezes e na maior parte das vezes quando o deposito combustivel tem menos de 1/4, mas sem estar na reserva!
    É daqueles problemas que na oficina nunca é detectado e é extramente incomodo para quem conduz, pois perde-se a confiança no trabalhar do motor. Vivo na ilha da Madeira e as estradas são muito inclinadas, e às vezes preciso de acelerar "sem medo", mas dá-me aquele coice no motor que me corta logo a cena da condução confiante...
    Também já me aconteceu umas 2 vezes, dar à ignição do motor e o motor desliga-se sozinho antes de iniciar a marcha.

    Alguem com opinião sobre isto? Obrigado.

    PS: tentei procurar no forum assunto iguala este, mas não encontrei. desculpem se me escapou.


  2. #2
    Banido 206Hdi's Avatar
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    Por Defeito

    O filtro de gasóleo foi trocado aos 60.000km?

    O carro nunca entrou em safe mode quando atinge os 130km/h?

  3. #3
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    2008 e só com 60k km's, então a primeira coisa é trocares o filtro de gasóleo que por norma é a cada 60.000km's, e mandar verificar como está o nível do eloys por causa das regenerações do filtro de partículas, o ideal seria fazeres uma revisão geral se ainda não foi feita, óleos, filtros, para ficares descansado...

  4. #4
    Banido 206Hdi's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    2008 e só com 60k km's, então a primeira coisa é trocares o filtro de gasóleo que por norma é a cada 60.000km's, e mandar verificar como está o nível do eloys por causa das regenerações do filtro de partículas, o ideal seria fazeres uma revisão geral se ainda não foi feita, óleos, filtros, para ficares descansado...
    Se for 1.6 Hdi de 90cv pode nem ter FAP

  5. #5
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    Se for 1.6 Hdi de 90cv pode nem ter FAP
    pois mas já havia fap nos 90cv e 110cv em 2008, depende da altura em que ela foi fabricada, agora só ele é que pode dar essa indicação, mas penso que seja só problema do filtro de gasóleo, e efectuar a manutenção de rotina óleo e filtros...


  6. #6
    Banido 206Hdi's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    pois mas já havia fap nos 90cv e 110cv em 2008, depende da altura em que ela foi fabricada, agora só ele é que pode dar essa indicação, mas penso que seja só problema do filtro de gasóleo, e efectuar a manutenção de rotina óleo e filtros...
    Eu também apontei para o filtro de gasóleo dada a quilometragem e os sintomas que advêm da não substituição.

  7. #7
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    Por Defeito

    Obrigado pelo feedback pessoal.

    Já foi feita uma pequena revisao aos 59.000 km. Oleo, filtro oleo, filtro gasóleo, filtro ar, todos substituidos!

    Não percebo muito de mecanica, mas a falha em aceleramento faz-me pensar que o problema está relacionado com a admissão de combustivel...

    Falaram aqui no safe-mode. Como sei que entrou em safe-mode?? E porque haveria de entrar em safe-mode?

    Falaram também no filtro de partículas, mas não sei se este carro o tem...

  8. #8
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    Por Defeito

    Quando a carrinha se desliga, qual é o erro que dá?

  9. #9
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    Por Defeito

    A minha berlingo de Agosto de 2008, 1.6hdi de 90cv não tem fap. Só catalizador.
    Esse sintoma, falhar na aceleração com pouco combustível noutro carro poderia ser a bomba no depósito, mas se for como a minha, não usa.
    Sei que estes hdi's têm uma "teia" de tubos já no motor (nos quais existe a bomba manual para sangrar), que conduzem o gasóleo para os injectores, e por vezes eles abrem microfissuras ou "buracos". Experimente tirar a tampa plástica do motor e dar à bomba, se ela se aguentar rija não deve ser daí. Se ficar sempre mole (principalmente após ocorrer esse problema), pode ser isso.
    Se for de Lisboa ou da Margem sul recomendo vivamente a Ambimotors da Moita, tive um problema chato e complexo e eles resolveram-mo "a brincar". Dão formação e consultoria ao grupo PSA além de terem oficina

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Quando a carrinha se desliga, qual é o erro que dá?
    Não me apercebi de nenhum erro no visor. Simplesmente vai-se a abaixo. Mas isso só me aconteceu uma vez. Da proxima vez vou estar mais atento.

  11. #11
    Banido 206Hdi's Avatar
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    O carro quanto entra em Safe Mode não passa dos 130km/h.

    Qual o filtro de combustível que foi usado?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    O carro quanto entra em Safe Mode não passa dos 130km/h.

    Qual o filtro de combustível que foi usado?
    130km/h, ok. E qual as possiveis razoes para entrar em safe-mode?

    Nao sei qual o filtro combustivel que puseram. Há preferencias de marca?

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por abmik Ver Post
    Não me apercebi de nenhum erro no visor. Simplesmente vai-se a abaixo. Mas isso só me aconteceu uma vez. Da proxima vez vou estar mais atento.
    A carrinha acende a luz de STOP no painel? O visor multifunções do rádio mostra alguma anomalia? Ela emite uns bips sonoros quando se desliga?

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por abmik Ver Post
    130km/h, ok. E qual as possiveis razoes para entrar em safe-mode?

    Nao sei qual o filtro combustivel que puseram. Há preferencias de marca?
    O filtro de gasóleo saturado é uma das causas para entrar em safe mode, mas se garantes que foi mudado não é por aí.

    Só perguntei qual tinha sido colocado porque a diferença de preço entre original e concorrência é de 2 ou 3€. Eu tenho optado por original no meu Hdi.

  15. #15
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    Por Defeito

    Entrada de ar indevida (má vedação, furinho, rachadela) na alimentação de combustível (tubagens, bomba, etc...). Já foi visto?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    A carrinha acende a luz de STOP no painel? O visor multifunções do rádio mostra alguma anomalia? Ela emite uns bips sonoros quando se desliga?
    Não acendeu nenhuma luz, nem STOP nem bips sonoros, simplesmente vai-se abaixo.

  17. #17
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    Obrigado a todos pelas opiniões e sugestões.
    Última edição por abmik : 06-08-16 às 08:57:18

  18. #18
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    Filtro combustível
    Egr presa
    Acelerador avariado
    Etc..

  19. #19
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    Eu também começava por trocar o filtro de combustível por um de origem PSA pois já assisti a alguns problemas idênticos nos HDi derivado de o filtro da concorrência não funcionar devidamente.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Eu também começava por trocar o filtro de combustível por um de origem PSA pois já assisti a alguns problemas idênticos nos HDi derivado de o filtro da concorrência não funcionar devidamente.

  21. #21
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    Boa Noite.
    Estou a ter o mesmo problema que descreveu, mas no Citroen C4.
    Como conseguir resolver o problema?
    Cumprimentos
    RD

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por RuiDomingos Ver Post
    Boa Noite.
    Estou a ter o mesmo problema que descreveu, mas no Citroen C4.
    Como conseguir resolver o problema?
    Cumprimentos
    RD
    É melhores especificares o ano do carro e o motor do mesmo para te poderem ajudarem.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por RuiDomingos Ver Post
    Boa Noite.
    Estou a ter o mesmo problema que descreveu, mas no Citroen C4.
    Como conseguir resolver o problema?
    Cumprimentos
    RD
    Igual por aqui.

    Mas no meu caso é um Vitara 2.0 motor Mazda com 260K, de há uns meses para cá.

    Falha em andamento, por um segundo ou dois, caem as rotações e a luz de resistência e depois recupera e continua como se nada fosse.

    De início falhava 1 ou 2 vezes no primeiro Km a frio, agora falha com mais frequência e creio que já não é apenas a frio. Por duas vezes foi mesmo abaixo em andamento.

    Na última revisão mudou filtro de combustível, cheguei a pensar que era incorporação de ar durante as horas em que estava parado.
    Mas há dias, na inspeção, verifiquei vestígios de combustível junto de um dos injectores (creio).

    Poderá ser essa a origem?

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
    Igual por aqui.

    Mas no meu caso é um Vitara 2.0 motor Mazda com 260K, de há uns meses para cá.

    Falha em andamento, por um segundo ou dois, caem as rotações e a luz de resistência e depois recupera e continua como se nada fosse.

    De início falhava 1 ou 2 vezes no primeiro Km a frio, agora falha com mais frequência e creio que já não é apenas a frio. Por duas vezes foi mesmo abaixo em andamento.

    Na última revisão mudou filtro de combustível, cheguei a pensar que era incorporação de ar durante as horas em que estava parado.
    Mas há dias, na inspeção, verifiquei vestígios de combustível junto de um dos injectores (creio).

    Poderá ser essa a origem?

    Podes facultar o gasóleo que metes? obrigado

  25. #25
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    Simples ou evologic, não há um grande critério. mas nem coloco a possibilidade de ser daí.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
    Simples ou evologic, não há um grande critério. mas nem coloco a possibilidade de ser daí.
    obrigado pela correlacionar com um carro meu também..

    Não sou mecânico mas acredito me na EGR cheia de carvão ou com avaria!

    Fica bem sucesso para resolução!

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por RuiDomingos Ver Post
    Boa Noite.
    Estou a ter o mesmo problema que descreveu, mas no Citroen C4.
    Como conseguir resolver o problema?
    Cumprimentos
    RD

    O carro é um Citroen C4 1.6HDI, de 2006
    O motor falha em andamento, e logo de seguida recupera.
    Esta situação já aconteceu a outros membros deste forum com a mesma tipologia de motores?
    Cumprimentos
    RuiDomingos

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