Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deficiência na Injecção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Deficiência na Injecção

    Boa Tarde

    Eu tenho uma Laguna de 2004 (1.9 Dci 120 cv), e hoje numa viagem pela auto estrada apareceu-me um aviso, denominado de "Deficiência na Injecção".
    Eu não percebo muito de mecânica, portanto, fui pesquisar sintomas quando a bomba injectora, está a dar o berro...

    Ora, estes foram os sintomas que encontrei:

    - O carro a perder potência( ou a morrer): Não notei nada, aliás, pouco depois de o aviso aparecer, encontrei uma subida relativamente acentuada, e subi sem grandes problemas(em quinta)... não notei qualquer dificuldade ou alguma quebra de rendimento relativamente ao normal do carro;

    - Outro sintoma é o carro não pegar a quente: Mal cheguei a casa, esperei uns 2/3 minutinhos com o motor ligado(para descansar o turbo(pelo menos é que me aconselharam a fazer sempre que fizer uma viagem mais longa)), depois desliguei o motor e voltei a ligar... Ligou sem problema nenhum, mas continua a mostrar a mensagem;

    - Fumo negro muito intenso: Está igual, não faz fumo..

    - Carro a soluçar: Também está normal, não soluça e quando está ao relantim, está com as rotações normais...

    Outro detalhe, é o facto de eu ter metido gasóleo Geologic(acho que é assim que se chama), misturado com o gasóleo normal, e não sei se pode ter alguma relação com este aviso.. Uma vez por mês costumo levar o carro à reserva e pôr este tal gasóleo, mas desta vez misturei, ou seja ainda tinha gasóleo no carro e adicionei o Geologic....

    Alguém me pode ajudar? É a bomba que está a dar o berro?

    Obrigado
    Cumprimentos

    #2
    Definitivamente não é o gasóleo que causou isso.. independentemente da marca!

    Basta uma ficha solta para aparecer essa mensagem. Há que ligar o carro a um aparelho de diagnóstico para ter pistas da causa após primeira inspecção visual do motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Definitivamente não é o gasóleo que causou isso.. independentemente da marca!

      Basta uma ficha solta para aparecer essa mensagem. Há que ligar o carro a um aparelho de diagnóstico para ter pistas da causa após primeira inspecção visual do motor.
      E não tens ideia do que possa ser?

      Edit: Fui ligar agora o carro e já não aparecia nenhuma mensagem. Desliguei e voltei a ligar e nada. Andei um bocado com ele para ver se encontrava algum sintoma dos que mencionei em cima e nada...

      Estou às aranhas ..
      Editado pela última vez por Zipador; 07 August 2016, 15:28.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zipador Ver Post
        E não tens ideia do que possa ser?
        Claro que sim:
        - MAF KO
        - MAP KO
        - Filtro gasóleo colmatado
        - Valvula do turbo presa/avariada
        - Fichas dos injectores com mau contacto
        - Velas de incandescência KO
        - Filtro de ar colmatado
        - Correia de distribuição com tensão incorrecta
        - Sensor de acelerador sujo

        Queres que continue? O melhor é mesmo ligar a um aparelho de diagnóstico para ter pistas..

        Comentário


          #5
          tenho uma laguna como a tua e ja tive a mesma mensagem que tu, segundo o manual a mensagem "deficiência na injecção" nao quer dizer que seja na injecção, traduzido quer dizer que é uma avaria no sistema de admissão que engloba tudo desde o turbo ate aos injectores e todos os sensores/válvulas entre os pontos....
          se fores de perto de Torres Vedras passa ca da para testar alguns sensores sem ter de se ligar a maquina
          no meu caso era o map sensor que entregou a alma ao criador

          qualquer coisa manda mp

          Comentário


            #6
            Para um carro andar em perfeitas condições, a mistura entre combustivel e ar tem que ser perfeita, basta uma coisa mínima falhar para haver um erro no sistema, isso cheira-me a um tubo roto ou com algum corte.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por francisco28 Ver Post
              Para um carro andar em perfeitas condições, a mistura entre combustivel e ar tem que ser perfeita, basta uma coisa mínima falhar para haver um erro no sistema, isso cheira-me a um tubo roto ou com algum corte.
              Este sistema não é de controlo fechado de emissões como os sistemas a gasolina, ou como os sistema Diesel de ultima geração. Essa explicação não faz sentido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                Este sistema não é de controlo fechado de emissões como os sistemas a gasolina, ou como os sistema Diesel de ultima geração. Essa explicação não faz sentido.
                nao faz sentido dizer que e nos diesel ultima geracao se nao devem ter camaras de pre-combustao como os antigos, right

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                  nao faz sentido dizer que e nos diesel ultima geracao se nao devem ter camaras de pre-combustao como os antigos, right
                  Acho que é possível dividir os motores Diesel, em termos de evolução, em mais que dois grupos.

                  Referia-me aos Diesel com controlo fechado de emissões, em que a eficiência da combustão é diretamente monitorizada e utilizada como input da gestão de motor.
                  Este motor em questão não implementa nada semelhante, por isso não o considerei um Diesel de ultima geração.

                  Devido a isso, a justificação de que um código em memória poderá surgir diretamente devido a um desfasamento na "mistura entre combustível e ar", não faz sentido neste sistema.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Acho que é possível dividir os motores Diesel, em termos de evolução, em mais que dois grupos.

                    Referia-me aos Diesel com controlo fechado de emissões, em que a eficiência da combustão é diretamente monitorizada e utilizada como input da gestão de motor.
                    Este motor em questão não implementa nada semelhante, por isso não o considerei um Diesel de ultima geração.

                    Devido a isso, a justificação de que um código em memória poderá surgir diretamente devido a um desfasamento na "mistura entre combustível e ar", não faz sentido neste sistema.
                    ...porque podem ser outras variaveis, e vem-me a cabeca a admissao com o vacuo nas couves nao?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                      ...porque podem ser outras variaveis, e vem-me a cabeca a admissao com o vacuo nas couves nao?
                      Motores Diesel não têm o coletor de admissão sobre vácuo...

                      Comentário


                        #12
                        Se costumas deixar o carro ir à reserva pode ser o filtro do gasóleo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                          Motores Diesel não têm o coletor de admissão sobre vácuo...
                          de injeccao indirecta com EGR? certeza? e que o meu nota-se logo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                            de injeccao indirecta com EGR? certeza? e que o meu nota-se logo...
                            Injeção indireta e EGR? Que motor é esse?

                            O que queres dizer com "nota-se logo"?

                            Salvo raras exceções, não existe vácuo produzido no coletor de um motor Diesel. Pelo mesmo não existe a um nível de vácuo substancial.
                            A cada movimento descendente de sucção dos pistões, estes causam sempre um ligeiro vácuo temporário, mas como não existe obstrução na admissão, este não é relevante.

                            Provavelmente estarás a confundir o termo vácuo, que se costuma usar em motores a gasolina, com um problema de uma entrada de ar paralela, que esta sim, pode ser prejudicial, do ponto de vista de performance, a ambos.
                            Mas, a meu ver, não se pode chamar a isto fuga de vácuo, pelo simples facto de que o coletor não está sobre vácuo.

                            Nos motores Diesel, com injeção controlada por computador e com leitura direta da massa de ar aspirada (MAF), uma entrada de ar paralela causa sintomas de performance relevantes e pode em certos casos levar ao registo de códigos em memória.
                            Em motores Diesel, mesmo sem injeção computorizada, uma fuga no circuito de carga de ar (em motores turbinados por exemplo), causa também problemas de performance, pelo simples facto de parte da pressão gerada estar a ser escoada para a atmosfera.
                            Não sei se o teu "nota-se" se refere a uma destas situações a cima.

                            Comentário


                              #15
                              o tubo de vacuo que vai da EGR ate a admissao de ar, que abre o vacuo quando esta no relantim e quando na posicao 2 da ignicao faz vacuo, ligando o carro faz a passagem de ar, se nao limpo a EGR e mudo o filtro de ar o carro fica murcho, PIOR! andar sem o flexivel da admissao ate ao intercooler e estar a chupar o ar quente produzido plo cofre enquanto quente

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                o tubo de vacuo que vai da EGR ate a admissao de ar, que abre o vacuo quando esta no relantim e quando na posicao 2 da ignicao faz vacuo, ligando o carro faz a passagem de ar, se nao limpo a EGR e mudo o filtro de ar o carro fica murcho, PIOR! andar sem o flexivel da admissao ate ao intercooler e estar a chupar o ar quente produzido plo cofre enquanto quente
                                Parece-me (não consegui perceber na totalidade) que te referes ao circuito de vácuo que é usado por atuadores pneumáticos, como aparentemente é caso da tua EGR.
                                Esse vácuo em motores Diesel, é gerado por uma bomba externa, e é um circuito totalmente independente do coletor.

                                Em motores a gasolina, os que são controlados por borboleta pelo menos (quase todos), não necessitam de uma bomba externa para produzir esse vácuo, pois o coletor de admissão produz uma quantidade suficiente para alimentar esses circuitos pneumáticos + o servo freio.

                                EDIT: Também te podes estar a referir a um atuador pneumático, mas que funciona com a pressão do coletor, e não com um circuito vácuo. Se falas em intercooler, em princípio terás um turbo. Neste casos há atuadores pneumáticos (wastegate é muito comum por exemplo) que são controlados diretamente pela pressão do coletor. Pode ser o caso dessa EGR...

                                Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                ... se nao limpo a EGR e mudo o filtro de ar o carro fica murcho, PIOR! andar sem o flexivel da admissao ate ao intercooler e estar a chupar o ar quente produzido plo cofre enquanto quente
                                Sim, é normal que tenhas perdas de performance nesses casos...
                                Editado pela última vez por steevegt; 09 August 2016, 13:02.

                                Comentário


                                  #17
                                  eu nao sou mecanica e posso ter-me expressado mal

                                  mas aprendi com o meu mecanico a ver os tubos se estao rotos e essas coisas, sei que tiro, meto a ignicao no 2 e ponho a minha mao ele tenta chupar a mao
                                  na admissao, tiro a tampa, tiro o filtro de ar, e por baixo esta algo que fica fechado, que so abre com o motor ligado pra entrada de ar, presumo eu, tem de ir a camara de pre-combustao primeiro pra se misturar com o gasoleo

                                  pra mim faz muito sentido haver um certo vacuo no sistema, senao os gases de escape teriam retorno certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                    eu nao sou mecanica e posso ter-me expressado mal

                                    mas aprendi com o meu mecanico a ver os tubos se estao rotos e essas coisas, sei que tiro, meto a ignicao no 2 e ponho a minha mao ele tenta chupar a mao
                                    na admissao, tiro a tampa, tiro o filtro de ar, e por baixo esta algo que fica fechado, que so abre com o motor ligado pra entrada de ar, presumo eu, tem de ir a camara de pre-combustao primeiro pra se misturar com o gasoleo...
                                    Que motor é esse? Mercedes, 80'as?

                                    Pela descrição, parece-me que tens um sistema de bomba de vácuo elétrica, talvez... Parece-me a unica possibilidade, visto que tens sucção com o motor desligado certo?

                                    Essa entrada que dizes que existe ao pé da caixa de ar (onde fica o filtro), especulo que seja a válvula para desligar o ar.
                                    Nos Diesel é por vezes usado para desligar o motor em segurança e suavemente, por privação de ar do motor. Por vezes, apenas existe como medida de segurança...

                                    Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                    ...
                                    pra mim faz muito sentido haver um certo vacuo no sistema, senao os gases de escape teriam retorno certo?
                                    Não percebo o que queres dizer com isto, e este assunto (a meu ver) já está um pouco a fugir do tópico...

                                    Comentário


                                      #19
                                      nao, e um bmw, sim e controlado eletricamente, o que nao falta neste tractor e eletronica(viva o esparguete!)
                                      na caixa de ar e uma "especie de portinhola" sim

                                      sabendo eu que tenho um catalisador e se calhar nao tem nada a ver porque nao sei nada deles, os gases de escape retornam para o motor filtrados pla EGR como forma de reaproveitar pra "requeimar" na camara de pre-combustao

                                      pra efeitos ambientais, fixe, pra saude do motor nada fixe! portanto EGR retirei e o tal vacuo e muito acentuado, ficando a minha mao presa no tubo.
                                      aquela portinhola a seguir ao filtro e pra entrada de ar fresco proveniente do intercooler


                                      desculpa qualquer coisinha mas pra gaja ate nem estou muito mal acho LOL

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora é Evologic, a não ser que a Galp tenha inventado outro combustível.

                                        Como disse o Eblase, isso é melhor fazer o teste de diagnóstico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Zdejota no 524td para anulares corretamente a egr tens que retirar todo o sistema de vácuo senão nunca vai trabalhar bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nao propriamente se o motor e o m51

                                            Enviado do meu 77X através de Tapatalk

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X