Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane 3 1.5dci 110cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane 3 1.5dci 110cv

    Boas pessoal,

    Tenho aqui uma duvida com o meu megane 3 1.5dci 110cv de 2012 e gostava que os entendidos me ajudassem.
    O carro conta com 175 000km, manutenção rigorosa, oleo mudado a cada 15 000km, filtros todos a cada 30 000km.
    O problema é que eu noto um pequeno poço/falha por volta das 2000rpm quando acelero a fundo, tipo o motor a soluçar, não demora mais de 2/3 segundos.
    A renault disse me que seria problema de injeção, e queria mudar os 5 injectores, obvio que não aceitei.
    Fui a um mecânico de confiança que me mudou a válvula que tem á entrada do turbo, melhorou qualquer coisa mas ainda noto.

    A questão é, quem tem este motor nota o mesmo? Será normal e será mesmo falta de força ou o típico atraso do turbo?

    #2
    Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
    Boas pessoal,

    Tenho aqui uma duvida com o meu megane 3 1.5dci 110cv de 2012 e gostava que os entendidos me ajudassem.
    O carro conta com 175 000km, manutenção rigorosa, oleo mudado a cada 15 000km, filtros todos a cada 30 000km.
    O problema é que eu noto um pequeno poço/falha por volta das 2000rpm quando acelero a fundo, tipo o motor a soluçar, não demora mais de 2/3 segundos.
    A renault disse me que seria problema de injeção, e queria mudar os 5 injectores, obvio que não aceitei.
    Fui a um mecânico de confiança que me mudou a válvula que tem á entrada do turbo, melhorou qualquer coisa mas ainda noto.

    A questão é, quem tem este motor nota o mesmo? Será normal e será mesmo falta de força ou o típico atraso do turbo?
    Esse motor tem uma revisão programada de mudança de óleo a cada 30000km. A revisão nesse modelo já deve ser controlado por computador e multiparâmetro, portante pode eventualmente ser menos, mas não deve ser muito menos. Porque 15000?

    Os sintomas que apontas são muito genéricos, e não é possível com base nisso dar uma indicação muito concreta de qual a causa.
    Eventualmente obter uma lista de códigos em memória pode ajudar a obter uma indicação. Podem também não existir, claro.

    Quando é apresentada uma conclusão de diagnóstico com base em cartomancia (deve ser o caso), a unica coisa que podem fazer é recusar, ou então dizerem que só pagam se o problema ficar resolvido. Não vão os astros se enganar e ficas com injetores novos mas com o problema por resolver.

    Porquê 5 injectores? Esse motor é de 4 cilindros, e apenas tem 4 injetores.

    Comentário


      #3
      Boa tarde,

      Sim apesar de a marca apontar 30 000km para cada mudança de óleo, os próprios mecânicos da marca e mesmo o meu mecânico aconselhou a mudar a cada 15 000km.
      Este motor apesar de ter 4 cilindros tem 5 injetores pois tem um injetor a mais dedicado ao filtro de partículas para ajudar a fazer a regeneração sem precisar da famosa manutenção.
      A razão te eu não ter aceite a troca de injectores foi mesmo porque a própria máquina da marca não acusava nenhum erro, daí eles dizerem que seriam os injetores ou a EGR, eu achei estranho e tirei de lá o carro.

      Eu já pensei que o carro até possa não ter problema nenhum e seja mesmo um pequeno atraso do turbo visto ser o modelo de caixa longa.
      Eu so agora notei isto porque tem sido a Maria a andar com o carro, e como eu estou habituado a andar com um 1.6hdi 115 que também custa a responder em baixas mas que depois das 2000rpm até anda bem, estranhei este comportamento do mecanismo.

      Daí estar a tentar perceber se alguém com este motor no megane e com caixa longa se alguma vez se apercebeu desta situação.

      Comentário


        #4
        E que tal limpar a EGR?

        Comentário


          #5
          Já tinha pensado nessa hipótese mas caso esta estivesse entupida não devia de ter falhas ao longo de toda a rotação? É que a falha/soluço acontece apenas entre as 2000/2200rpm, a partir daí responde normal. Mas também como tenho de fazer a mudança dos filtros daqui por 2000km posso pedir para verem a EGR e até mesmo o filtro do ar.
          Obrigado pelas respostas, qualquer outra sugestão agradeço.

          Comentário


            #6
            Quando é que o filtro do combustível foi trocado? Já que anda tudo a tentar adivinhar, eu acho que não se perdia nada por um limpeza de toda a admissão, EGR e MAP. Mal não lhe deve fazer, e até pode ser que seja isso que causa essa pequena hesitação.

            Comentário


              #7
              O filtro de combustível foi trocado há 30 000km, vou seguir as vossas sugestões e falar com o mecânico para ele fazer um check up a admissão também não há de ficar muito caro e sempre posso estar a prevenir problemas graves

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                Boa tarde,

                Sim apesar de a marca apontar 30 000km para cada mudança de óleo, os próprios mecânicos da marca e mesmo o meu mecânico aconselhou a mudar a cada 15 000km. ...
                Já sabia que a razão era essa, mas tive que perguntar na mesma.

                Se a sugestão fosse para mudares o óleo a cada 100 000 km também acreditavas?

                Como é que um técnico, por melhor que seja, possa saber mais que o fabricante sobre este aspeto?
                Independentemente disso, nunca encontrei nenhuma informação credível de fonte fiável, ou estudo, que aponte que os prazos de manutenção recomendados por algum fabricantes são demasiado longos. Muito menos que deveriam ser metade do que indicam...
                Se formos perguntar como chegaram ao valor de 15000 qual será a resposta? Porque não 7000? ou 12000? De onde surgiu esse valor? É arbitrário.

                Até alguém provar em contrário, a unica razão para justificar essas mudanças, nesse prazos arbitrários, são boatos infundados.

                Não quero dizer com isto, que mudar o óleo com mais frequência seja prejudicial para o motor, mas também não conheço nenhum estudo que indique que isto não faz.
                Na prática o fabricante dimensionou esse motor para mudar de óleo a cada 30000 km, se hipoteticamente poderá existir algum problema de o fazer com mais frequência, sinceramente acho que não, mas não ficava espantado se assim não fosse...

                Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                ...
                Este motor apesar de ter 4 cilindros tem 5 injetores pois tem um injetor a mais dedicado ao filtro de partículas para ajudar a fazer a regeneração sem precisar da famosa manutenção.
                ...
                Apesar de não ter 100% de certeza, desconfio muito se esse injetor extra exista mesmo nesse sistema.
                Eventualmente alguém que tenha acesso ao esquema elétrico desse veiculo, ou a um diagrama de componentes, que possa confirmar ou desmentir este ponto.

                O que é para ti a "famosa manutenção"?

                Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                ...
                A razão te eu não ter aceite a troca de injectores foi mesmo porque a própria máquina da marca não acusava nenhum erro, daí eles dizerem que seriam os injetores ou a EGR, eu achei estranho e tirei de lá o carro.
                ...
                Isso que dizes é verosímil, ou seja, não é bem verdade mas também não se pode dizer que seja mentira.

                Resumidamente, o facto de não existir um código em memória para um determinado componente, não significa que este esteja a funcionar devidamente.
                Por outro lado, a referência de um componente num código de avaria não significa de todo que este se encontre danificado.

                É um argumento bastante usual que se costuma ouvir pelos técnicos deste pais. Se "acusa" avaria é porque deve estar estragado.
                Ouvir este tipo de argumento apenas demostra a ignorância desse técnico.

                Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                ...
                Eu já pensei que o carro até possa não ter problema nenhum e seja mesmo um pequeno atraso do turbo visto ser o modelo de caixa longa.
                Eu so agora notei isto porque tem sido a Maria a andar com o carro, e como eu estou habituado a andar com um 1.6hdi 115 que também custa a responder em baixas mas que depois das 2000rpm até anda bem, estranhei este comportamento do mecanismo.

                Daí estar a tentar perceber se alguém com este motor no megane e com caixa longa se alguma vez se apercebeu desta situação.
                Quanto a isto não tenho grande coisa a acrescentar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                  Esse motor tem uma revisão programada de mudança de óleo a cada 30000km. A revisão nesse modelo já deve ser controlado por computador e multiparâmetro, portante pode eventualmente ser menos, mas não deve ser muito menos. Porque 15000?

                  Os sintomas que apontas são muito genéricos, e não é possível com base nisso dar uma indicação muito concreta de qual a causa.
                  Eventualmente obter uma lista de códigos em memória pode ajudar a obter uma indicação. Podem também não existir, claro.

                  Quando é apresentada uma conclusão de diagnóstico com base em cartomancia (deve ser o caso), a unica coisa que podem fazer é recusar, ou então dizerem que só pagam se o problema ficar resolvido. Não vão os astros se enganar e ficas com injetores novos mas com o problema por resolver.

                  Porquê 5 injectores? Esse motor é de 4 cilindros, e apenas tem 4 injetores.
                  Só acrescentar uma informação. Neste carro o computador não analisa qualquer parâmetro para a ferir a durabilidade do óleo.

                  Comentário


                    #10
                    Steevegt, penso que os 15 mil kms, neste caso, se aplique exactamente por ser metade do preconizado, na medida de se fazer uma muda intermédia mantendo o óleo menos contaminado de gasóleo, e tentando minorar os efeitos desta mistura na lubrificação do motor. Isto sou eu que digo, pela lógica que tento perceber. Ou seja, até pode durar em condições 20/22/24 mil kms, mas no sentido de acertar com a revisão, faz-se uma muda a meio do prazo de kms.

                    P.e. se a manutenção preconizada fosse aos 20 mil, se calhar, ninguém aconselhava uma muda intermédia. Ou, então se só se fizer 15 mil num ano, acaba por ser essa a muda normal (penso que seja 30 mil kms ou 1 ano) e depois aos 2 anos fazia-se nova troca com a restante revisão.

                    Eu já fiz revisões anuais com 30 mil kms e com 26.500 kms e existe diferença significativa no estado do óleo, além do nível estar mais aumentado no 1º caso (cerca de 1 L a mais do que o preconizado). E também já fiz com 21500 kms aos 9 meses e o óleo ainda estava aceitável, comparado com os outros dois casos.

                    Comentário


                      #11
                      Sinceramente sou um bocado leigo nesta matéria daí estar a pedir a vossa opinião.
                      Em relação à troca de óleo aos 15 000 faço mesmo pelo conselho até porque como o carro faz muita cidade durante a semana e so faz mais km aos fins de semana, o próprio carro as vezes ao fim de 12000/13000 já está a pedir troca de óleo.
                      Em relação aos 5 injetores disseram me que a geração eco a partir de 2012 os tinha, mas não tenho provas que realmente existam 5.
                      A famosa manutenção estava me a referir a limpeza do FAP ou a própria substituição que é bastante cara.
                      Sinceramente, e como não tenho grandes conhecimentos acerca deste motor, fico um bocado sem saber o que fazer visto que este problema poderá vir de vários componentes. No final do mês irei trocar o óleo e todos os filtros, e vou pedir para analisarem a EGR e o turbo.

                      Para vos informar melhor a peça que substitui a semana passada é uma válvula que está junto ao turbo e pelo que me disseram serve para informar o turbo quando é que deve abrir ou não. É uma válvula pequena que se troca em 30s se quiserem posso postar foto.

                      Comentário


                        #12
                        DSC_0596.jpgFoi esta a válvula, a peça que diz DC
                        Editado pela última vez por ROBBER013; 10 August 2016, 22:49.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                          Sinceramente sou um bocado leigo nesta matéria daí estar a pedir a vossa opinião.
                          Em relação à troca de óleo aos 15 000 faço mesmo pelo conselho até porque como o carro faz muita cidade durante a semana e so faz mais km aos fins de semana, o próprio carro as vezes ao fim de 12000/13000 já está a pedir troca de óleo.
                          Em relação aos 5 injetores disseram me que a geração eco a partir de 2012 os tinha, mas não tenho provas que realmente existam 5.
                          A famosa manutenção estava me a referir a limpeza do FAP ou a própria substituição que é bastante cara.
                          Sinceramente, e como não tenho grandes conhecimentos acerca deste motor, fico um bocado sem saber o que fazer visto que este problema poderá vir de vários componentes. No final do mês irei trocar o óleo e todos os filtros, e vou pedir para analisarem a EGR e o turbo.

                          Para vos informar melhor a peça que substitui a semana passada é uma válvula que está junto ao turbo e pelo que me disseram serve para informar o turbo quando é que deve abrir ou não. É uma válvula pequena que se troca em 30s se quiserem posso postar foto.
                          Isso é a revisão intermédia, em que o óleo é apenas atestado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Isso é a revisão intermédia, em que o óleo é apenas atestado
                            Correto, mas mesmo assim eu peço para o trocarem e não atestarem apenas, até porque o carro nunca me gastou óleo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                              Como é que um técnico, por melhor que seja, possa saber mais que o fabricante sobre este aspeto?
                              Independentemente disso, nunca encontrei nenhuma informação credível de fonte fiável, ou estudo, que aponte que os prazos de manutenção recomendados por algum fabricantes são demasiado longos. Muito menos que deveriam ser metade do que indicam...
                              Se formos perguntar como chegaram ao valor de 15000 qual será a resposta? Porque não 7000? ou 12000? De onde surgiu esse valor? É arbitrário.

                              Até alguém provar em contrário, a unica razão para justificar essas mudanças, nesse prazos arbitrários, são boatos infundados.

                              Não quero dizer com isto, que mudar o óleo com mais frequência seja prejudicial para o motor, mas também não conheço nenhum estudo que indique que isto não faz.

                              olha a BMW é um exemplo , voltou atràs à recomendação de troca de oleo , pelo menos nos EUA
                              eu li a recomendação onde pediam aos concessionàrios para diminuirem o intervalo
                              deves poder encontrar isso pela net , alias eu postei essa nota num topico BMW

                              portanto , num carro meu nunca esperaria 30 000 kms para trocar o oleo

                              as qualidades do oleo alteram-se com o calor / tempo / combustão e o João não conduze como o Zé , não se podem comparar 2 carros de donos diferentes

                              eu iria à oficina todos os 30 000 kms por causa da garantia e faria em casa 1 ou 2 no mesmo intervalo

                              mas cada um tem sua ideia , so' dou uma opinião

                              e não esquecer q estamos numa sociadade de consumo , quanto mais depressa o carro rebentar ( depois da garantia , claro ) mais carros vende o construtor

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Steevegt, penso que os 15 mil kms, neste caso, se aplique exactamente por ser metade do preconizado, na medida de se fazer uma muda intermédia mantendo o óleo menos contaminado de gasóleo, e tentando minorar os efeitos desta mistura na lubrificação do motor. Isto sou eu que digo, pela lógica que tento perceber. Ou seja, até pode durar em condições 20/22/24 mil kms, mas no sentido de acertar com a revisão, faz-se uma muda a meio do prazo de kms.

                                P.e. se a manutenção preconizada fosse aos 20 mil, se calhar, ninguém aconselhava uma muda intermédia. Ou, então se só se fizer 15 mil num ano, acaba por ser essa a muda normal (penso que seja 30 mil kms ou 1 ano) e depois aos 2 anos fazia-se nova troca com a restante revisão.

                                Eu já fiz revisões anuais com 30 mil kms e com 26.500 kms e existe diferença significativa no estado do óleo, além do nível estar mais aumentado no 1º caso (cerca de 1 L a mais do que o preconizado). E também já fiz com 21500 kms aos 9 meses e o óleo ainda estava aceitável, comparado com os outros dois casos.
                                Sim, é por ser metade do estipulado, mas a pergunta poe-se na mesma, porquê metade? É um valor arbitrário na mesma.
                                Que credibilidade tem um técnico para definir qual deve ser o período de manutenção? Com base na sua experiência? Mudou sempre a cada 15000 e nunca teve problemas? Que credibilidade pode ter isto?

                                Em veículos em que o recomendado é 20000, há quem na mesma mude a cada 10000. É a mesma questão.

                                Quando dizes diferença significativa no óleo entre 26500 e 30000, de que forma objetiva comparaste um óleo com outro? Como é que és capaz de avaliar que um óleo já não tem as características necessárias?

                                O aumentado do nível do óleo, é algo que é previsto pelos fabricantes, e dentro da normalidade não causa problemas. Na mesma faz todo o sentido estar atento ao nível.
                                Agora se efetivamente tiveres um aumento do nível de óleo superior ao normal, significa que terás um problema subjacente no carro, e que o deves corrigir. Mudar o óleo com mais frequência é controlar o sintoma e não resolver o problema.

                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                olha a BMW é um exemplo , voltou atràs à recomendação de troca de oleo , pelo menos nos EUA
                                eu li a recomendação onde pediam aos concessionàrios para diminuirem o intervalo
                                deves poder encontrar isso pela net , alias eu postei essa nota num topico BMW

                                portanto , num carro meu nunca esperaria 30 000 kms para trocar o oleo

                                as qualidades do oleo alteram-se com o calor / tempo / combustão e o João não conduze como o Zé , não se podem comparar 2 carros de donos diferentes

                                eu iria à oficina todos os 30 000 kms por causa da garantia e faria em casa 1 ou 2 no mesmo intervalo

                                mas cada um tem sua ideia , so' dou uma opinião

                                e não esquecer q estamos numa sociadade de consumo , quanto mais depressa o carro rebentar ( depois da garantia , claro ) mais carros vende o construtor
                                Olá Antonio, conheço bem esse caso sim, mas acho que com base nesse caso, pode-se efetivamente argumentar o contrário.

                                Nesse caso, a BMW decidiu reduzir os tempos de manutenção, apenas nos EUA, em veículos construídos após julho de 2013, a gasolina, ou a versão 328d e 535d a Diesel.
                                O boletim em questão pode ser consultado neste link: http://f10.m5post.com/forums/attachm...7&d=1382784602
                                As razões para isto podem ser várias, e apenas podemos especular sobre elas.
                                Por outro lado podemos argumentar, com base nisto, que efetivamente os fabricantes se preocupam com esta situação e estão atentos a ela. Se de facto o problema fosse generalizado porque razão não sugeriu essas mudanças em todos os veículos, ou em todos os mercados? Acho que não faz sentido sugerir um alteração deste gênero se o problema não fosse efetivamente pontual.

                                É verdade que o óleo se degrada e que há diferenças entre climas, condutores, etc., etc., etc. Por essa razão é que as revisões que são previstas pelos fabricantes terão que ser já sobre-dimensionadas à partida para ter isso em consideração.

                                Cada um é livre de acreditar, ou neste caso, de desconfiar do que quiser. Compreendo a argumentação de que o é que é preciso é vender carros, e que isto não passa de obsolescência programada, etc, etc, etc.

                                A questão é que não há informação nenhuma, que comprove que se as mudanças de óleo forem feitas de forma mais frequente, provocam menos problemas nos veículos.
                                Não conheço estudos estatísticos de problemas causados por isso, ou resultados de análises químicas ou físicas, efetuados a um óleo após o seu uso, que comprovem que efetivamente os tempos de revisão recomendados são demasiado longos.

                                Até lá, e como não existe informação em contrário, apenas se pode dizer que esta questão é um boato.

                                Comentário


                                  #17
                                  Trocar o óleo mais que o recomendado é óptimo para o negócio do pós-venda e péssimo para o ambiente. O mais curioso é que na esmagadora maioria destes casos, quem defende isto c dentes cerrados nunca aconselha outra coisa muito lógica, se não mudamos a cada 30000 porque não mudamos para um lubrificante mais acessível e feito para durar 15000.

                                  Há milhões de carros a rodar com estes programas de manutenção alargados há mais de uma década, porque as empresas de renting não vão em cantigas, e ainda por aí andam.

                                  Quanto à avaria, lamento mas não posso ajudar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                    Sim, é por ser metade do estipulado, mas a pergunta poe-se na mesma, porquê metade? É um valor arbitrário na mesma.
                                    Que credibilidade tem um técnico para definir qual deve ser o período de manutenção? Com base na sua experiência? Mudou sempre a cada 15000 e nunca teve problemas? Que credibilidade pode ter isto?

                                    Em veículos em que o recomendado é 20000, há quem na mesma mude a cada 10000. É a mesma questão.

                                    Quando dizes diferença significativa no óleo entre 26500 e 30000, de que forma objetiva comparaste um óleo com outro? Como é que és capaz de avaliar que um óleo já não tem as características necessárias?

                                    O aumentado do nível do óleo, é algo que é previsto pelos fabricantes, e dentro da normalidade não causa problemas. Na mesma faz todo o sentido estar atento ao nível.
                                    Agora se efetivamente tiveres um aumento do nível de óleo superior ao normal, significa que terás um problema subjacente no carro, e que o deves corrigir. Mudar o óleo com mais frequência é controlar o sintoma e não resolver o problema.
                                    No caso que falamos, tentei arranjar uma explicação cabal para ser aos 15 mil kms, no sentido de enquadrar na manutenção programada.

                                    Se falamos de 20 mil kms de manutenção programada, só avaliando caso a caso. Se calhar, se fizer só cidade em percursos curtos, é possível que o óleo não esteja grande coisa ao fim desse tempo, mas se fizer uma utilização mais global do carro, até deve aguentar bem os 20 mil kms.

                                    Quanto ao que está a bold, não sou eu que avalio o óleo e sei que a avaliação, por parte do mecânico é empírica. Um exemplo disso é a liquefação do óleo. Há uma grande diferença entre os 20 mil kms e os 30 mil kms de utilização (isto no meu caso), e apesar da marca dizer que aguenta 30 mil kms ou 1 ano, só me parece aceitável neste caso, que não deixe andar uma mistura de óleo e gasóleo a partir de certo ponto. Não tem nada a ver se há uma avaria ou não. Quantas mais regenerações forem feitas em cima do óleo, mais propriedades ele perde. Quanto à questão dos conselhos do fabricante, nem me meto nessa conversa, desde que anunciam que há óleos vitalícios e filtros que supostamente duram mais do que na realidade duram.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      ...
                                      e apesar da marca dizer que aguenta 30 mil kms ou 1 ano, só me parece aceitável neste caso, que não deixe andar uma mistura de óleo e gasóleo a partir de certo ponto. Não tem nada a ver se há uma avaria ou não. Quantas mais regenerações forem feitas em cima do óleo, mais propriedades ele perde....
                                      O que eu queria dizer, é que se começares a ter regenerações muito frequentes, não é normal e é porque tens algum problema...
                                      E sim, o óleo perde propriedades com as regenerações, por essa razão é que estas em muitos sistemas são monitorizadas, e é dada a ordem de serviço caso se atinja um valor de diluição elevado.
                                      Pelo nome Ecoflex e foto, desconfio que tenhas uma Astra H Ecoflex, que tenho bastante certeza que faz este tipo de contabilização. Pelo menos alguns modelos sei que o fazem.

                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      ...
                                      Quanto à questão dos conselhos do fabricante, nem me meto nessa conversa, desde que anunciam que há óleos vitalícios e filtros que supostamente duram mais do que na realidade duram.
                                      Até podes ter razão. Mas se não tens forma de o provar, não o podes afirmar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                        O que eu queria dizer, é que se começares a ter regenerações muito frequentes, não é normal e é porque tens algum problema...
                                        E sim, o óleo perde propriedades com as regenerações, por essa razão é que estas em muitos sistemas são monitorizadas, e é dada a ordem de serviço caso se atinja um valor de diluição elevado.
                                        Pelo nome Ecoflex e foto, desconfio que tenhas uma Astra H Ecoflex, que tenho bastante certeza que faz este tipo de contabilização. Pelo menos alguns modelos sei que o fazem.



                                        Até podes ter razão. Mas se não tens forma de o provar, não o podes afirmar...
                                        Não tenho regenerações frequentes, graças aos percursos praticados. Mas aos 30 mil kms tenho mais 50% de regenerações do que aos 20 mil.

                                        Quanto ao CB, tenho a clara convicção que o meu só faz a contabilização kms vs tempo, e não a qualidade do óleo. Da mesma forma que estou convicto que o Astra J é que trouxe essa evolução no CB.

                                        Quanto a provar, obviamente que eu não vou, nem consigo provar nada. Não é sequer esse o meu propósito. O que quero é o melhor a nível de mecânica. Lembro-me dos casos das caixas automáticas dos Volvos (óleo vitalício) e caixas a gripar por volta dos 200 mil kms. Aliás, muitos fabricantes continuam a anunciar óleos vitalícios para as caixas de velocidade, para a direcção, etc. Ao contrário de ti (cuja participação aprecio bastante), sou um leigo em mecânica, mas há coisas que me parecem desadequadas, mesmo que seja o fabricante a recomendar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Steevegt, penso que os 15 mil kms, neste caso, se aplique exactamente por ser metade do preconizado, na medida de se fazer uma muda intermédia mantendo o óleo menos contaminado de gasóleo, e tentando minorar os efeitos desta mistura na lubrificação do motor. Isto sou eu que digo, pela lógica que tento perceber. Ou seja, até pode durar em condições 20/22/24 mil kms, mas no sentido de acertar com a revisão, faz-se uma muda a meio do prazo de kms.

                                          P.e. se a manutenção preconizada fosse aos 20 mil, se calhar, ninguém aconselhava uma muda intermédia. Ou, então se só se fizer 15 mil num ano, acaba por ser essa a muda normal (penso que seja 30 mil kms ou 1 ano) e depois aos 2 anos fazia-se nova troca com a restante revisão.

                                          Eu já fiz revisões anuais com 30 mil kms e com 26.500 kms e existe diferença significativa no estado do óleo, além do nível estar mais aumentado no 1º caso (cerca de 1 L a mais do que o preconizado). E também já fiz com 21500 kms aos 9 meses e o óleo ainda estava aceitável, comparado com os outros dois casos.
                                          Neste caso acho que a troca mais cedo do óleo,só vai trazer mais gastos ao proprietário...os construtores devem saber que fazer uma revisão aos 30 mil deve ser o suficiente!!fazer aos 15 mil é melhor porque o óleo não perde tantas qualidades,etc,mas porquê?só porque alguém se lembrou disso??
                                          Vou dar alguns exemplos, e são só exemplos:
                                          No meu MRS a Renault anuncia um prazo de revisão de 20 mil kms, ou 2 anos,sempre o que acontecer primeiro,até podia fazer de 10 em 10,mas se a marca diz que o ideal são os 20 mil,porque vou gastar mais euros??
                                          No caso do meu ibiza,o meu mecânico recomenda de 15 em 15 mil,mas faço sempre de 10 em 10....mas o carro já tem mais de 350 mil kms,está mexido e é o carro do dia a dia,mas o motor é o original e nunca foi aberto!
                                          Nas motas a malta muda o óleo de 6 em 6 mil,mas no manual diz que o ideal será de 12 em 12 mil.....e porque se altera esse intervalo???????
                                          Sei de um militar aqui perto de mim, e que tem uma Gsx-r 1000 k7 e a mota,a ultima vez que tive ao pé dela,contava já com 180 mil kms(parece irreal,mas é verdade), e ele sempre fez de 12 em 12 mil e nunca teve problemas!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                            O que eu queria dizer, é que se começares a ter regenerações muito frequentes, não é normal e é porque tens algum problema...
                                            E sim, o óleo perde propriedades com as regenerações, por essa razão é que estas em muitos sistemas são monitorizadas, e é dada a ordem de serviço caso se atinja um valor de diluição elevado.
                                            Pelo nome Ecoflex e foto, desconfio que tenhas uma Astra H Ecoflex, que tenho bastante certeza que faz este tipo de contabilização. Pelo menos alguns modelos sei que o fazem.



                                            Até podes ter razão. Mas se não tens forma de o provar, não o podes afirmar...
                                            Sei de alguns casos em que os próprios carros,pedem regenerações mais cedo,pelo facto de andar mais depressa durante mais kms, do que outros iguais com os mesmos kms....isto numa empresa com carros próprios e todos iguais, e trocados de x em x de tempo!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sbkrr Ver Post
                                              Neste caso acho que a troca mais cedo do óleo,só vai trazer mais gastos ao proprietário...os construtores devem saber que fazer uma revisão aos 30 mil deve ser o suficiente!!fazer aos 15 mil é melhor porque o óleo não perde tantas qualidades,etc,mas porquê?só porque alguém se lembrou disso??
                                              Vou dar alguns exemplos, e são só exemplos:
                                              No meu MRS a Renault anuncia um prazo de revisão de 20 mil kms, ou 2 anos,sempre o que acontecer primeiro,até podia fazer de 10 em 10,mas se a marca diz que o ideal são os 20 mil,porque vou gastar mais euros??
                                              No caso do meu ibiza,o meu mecânico recomenda de 15 em 15 mil,mas faço sempre de 10 em 10....mas o carro já tem mais de 350 mil kms,está mexido e é o carro do dia a dia,mas o motor é o original e nunca foi aberto!
                                              Nas motas a malta muda o óleo de 6 em 6 mil,mas no manual diz que o ideal será de 12 em 12 mil.....e porque se altera esse intervalo???????
                                              Sei de um militar aqui perto de mim, e que tem uma Gsx-r 1000 k7 e a mota,a ultima vez que tive ao pé dela,contava já com 180 mil kms(parece irreal,mas é verdade), e ele sempre fez de 12 em 12 mil e nunca teve problemas!!!!
                                              No meu caso, já expliquei o porquê. Compreenderás que não me vou repetir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                2000/2200 é a altura em que esse turbo dispara, certo? Se notas uma falha nessa rotação quase de certeza absoluta que será um problema de injecção de ar ou combustível, para teres uma aceleração, vamos dizer "sem falhas" nessas rotações, a mistura de ar e combustível tem que ser perfeita.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ROBBER013 Ver Post
                                                  [ATTACH]137784[/ATTACH]Foi esta a válvula, a peça que diz DC
                                                  Boas,

                                                  Tem como testar se essa válvula funciona com defeitos? Ou se a máquina consegue-se detectar?

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X