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Passat 1.9TDi 90CV - de vez em quando lembra-se de fumegar

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    Passat 1.9TDi 90CV - de vez em quando lembra-se de fumegar

    Caros forunistas, tenho um veículo idêntico ao da imagem, equipado com o motor de 90Cv.
    VW_Passat_front_20080313.jpg

    Acho que há tempos coloquei um tópico sobre o assunto mas já não o encontro. De qualquer forma vou tentar expor o problema de maneira clara.

    1- Há cerca de 1 ano em subidas e a puxar em 2ª e 3ª notava um fumo esbranquiçado a sair pelo escape.

    2- Começou também a gastar óleo. Verificou-se o turbo e este estava a fazer passagem de óleo.

    3- Arranjei um turbo de um golf 3 com o mesmo motor e depois de verificar que estava em bom estado foi montado. O consumo de óleo praticamente deixou de existir, a cada 10000kms faço um atesto de meio litro. A fumarada branca no inverno deixa de existir.

    4- Assim que começou novamente as temperaturas quentes de verão, às vezes lá noto o fumo branco. O consumo de óleo é o mesmo, liquído refrigerante os atestos são raros, tipo meio copo de plástico de mês a mês.

    5- Quando dou conta do fumo branco e tenho possibilidades puxo 2ª e 3ª até acima das 4000rpm, sai a fumarada toda e depois anda uma boa temporada sem fazer - vários dias.

    6- Quando mudei o turbo, mudei também os vedantes da parte superior da bomba injectora, tinha uma fuga de gasóleo.

    7- Há cerca de uma semana verifiquei que a parte inferior da bomba apresenta também uma pequena fuga, meti os dedos e saíram húmidos de gasóleo, não sei se tem alguma relação com o fumo branco. Este arranjo já vai sair mais caro.

    Já me deram vários palpites, mas a verdade é que ainda não se descobriu a verdadeira causa. Agora disseram-me que pode ser a distribuição que não esteja bem sincronizada com a bomba ou estar a passar compressão para o cárter.
    Posto isto, gostaria de saber as vossas opiniões. Desde já obrigado.

    #2
    Ninguém tem palpites?

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      #3
      Algum injetor marado

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        #4
        Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
        Algum injetor marado
        E isso detecta-se fazendo diagnóstico electrónico, ou têm de ser retirados um a um e testados?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricbastos Ver Post
          E isso detecta-se fazendo diagnóstico electrónico, ou têm de ser retirados um a um e testados?
          O fumo é branco certo? O mais comum nessa cor é tratar-se de óleo, ou água. Mas isto da cor do fumo não é uma ciência exata.

          Em certas circunstâncias, um cilindro com falta de compressão por exemplo, pode expelir fumo branco, tendo origem a cor do fumo no gasóleo não queimado. Se fosse o caso terias um motor com problemas de performance. O motor, ou injeção fora de ponto, é uma possibilidade, mas mais uma vez terias alguma perda de performance.

          Nestes sistemas os injectores são mecânicos, não existindo qualquer monitorização eletrônica que permita avaliar o estado deles.

          O teste deste tipo de injetores, mecânicos, terá que ser feito em bancadas dedicadas para o efeito, se efetivamente se justificar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
            O fumo é branco certo? O mais comum nessa cor é tratar-se de óleo, ou água. Mas isto da cor do fumo não é uma ciência exata.

            Em certas circunstâncias, um cilindro com falta de compressão por exemplo, pode expelir fumo branco, tendo origem a cor do fumo no gasóleo não queimado. Se fosse o caso terias um motor com problemas de performance. O motor, ou injeção fora de ponto, é uma possibilidade, mas mais uma vez terias alguma perda de performance.

            Nestes sistemas os injectores são mecânicos, não existindo qualquer monitorização eletrônica que permita avaliar o estado deles.

            O teste deste tipo de injetores, mecânicos, terá que ser feito em bancadas dedicadas para o efeito, se efetivamente se justificar.
            Sim ele já puxou mais do que puxa actualmente. Claro que é um carro pesado e 90Cv não fazem milagres mas nas subidas agora é mais "pastelão" do que já foi. Se fosse óleo ou água, teriam de "desaparecer" certo? Mas isso não acontece.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricbastos Ver Post
              Sim ele já puxou mais do que puxa actualmente. Claro que é um carro pesado e 90Cv não fazem milagres mas nas subidas agora é mais "pastelão" do que já foi. Se fosse óleo ou água, teriam de "desaparecer" certo? Mas isso não acontece.
              Faz o seu sentido verificar a compressão, assim como o ponto do motor/bomba.

              Óleo ou água tinham que vir de algum lado sim...

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