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Renault 1.9D não pega!

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    Renault 1.9D não pega!

    Boas!

    Tenho 1 Renault 1.9d 65cv (Bomba Injectora Bosch), que a uns tempos começou por, esporadicamente, não pegar a quente , tipo se parar e se desse a chave passado uns minutos não pegava (A frio sempre pegou bem), fez isto umas 3 vezes e foi-lhe limpo sensor rotação da cambota .

    Aparentemente o problema ficou resolvido até hoje, pegou de manhã e já não pegou mais até agora! Terá sido o sensor da cambota que se foi de vez ou isso não seria motivo para não pegar! A bateria foi comprada este ano e o motor de arranque roda com força aquando se dá a chave!

    Obrigado pela ajuda desde já!

    #2
    Originalmente Colocado por MBA Ver Post
    Boas!

    Tenho 1 Renault 1.9d 65cv (Bomba Injectora Bosch), que a uns tempos começou por, esporadicamente, não pegar a quente , tipo se parar e se desse a chave passado uns minutos não pegava (A frio sempre pegou bem), fez isto umas 3 vezes e foi-lhe limpo sensor rotação da cambota .

    Aparentemente o problema ficou resolvido até hoje, pegou de manhã e já não pegou mais até agora! Terá sido o sensor da cambota que se foi de vez ou isso não seria motivo para não pegar! A bateria foi comprada este ano e o motor de arranque roda com força aquando se dá a chave!

    Obrigado pela ajuda desde já!
    De que ano é o carro?

    Se for uma bomba Bosch rotativa eletrónica, sem o sinal da cambota, o motor não trabalha. Mas pode ser outra causa obviamente. Terá que ser validado.

    Limpeza dificilmente é uma solução para uma falha de um sensor destes. O falha tipica é elétrica e interna, logo uma limpeza em nada ajuda. Obviamente que há exceções.

    Comentário


      #3
      Se não lê as rotações, não liga o motor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        De que ano é o carro?

        Se for uma bomba Bosch rotativa eletrónica, sem o sinal da cambota, o motor não trabalha. Mas pode ser outra causa obviamente. Terá que ser validado.

        Limpeza dificilmente é uma solução para uma falha de um sensor destes. O falha tipica é elétrica e interna, logo uma limpeza em nada ajuda. Obviamente que há exceções.
        A bomba injectora é mecanica!

        Após a limpeza o motor pegou sempre a 1ª por uns 15 dias! Agora voltou a não pegar!

        O estranho é que motor sempre pegou bem a frio, só fazia isto após ter parado o motor a pouco tempo!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MBA Ver Post
          A bomba injectora é mecanica!

          Após a limpeza o motor pegou sempre a 1ª por uns 15 dias! Agora voltou a não pegar!

          O estranho é que motor sempre pegou bem a frio, só fazia isto após ter parado o motor a pouco tempo!
          Qual o ano? A bomba é controlado por cabo a partir do acelerador?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
            Qual o ano? A bomba é controlado por cabo a partir do acelerador?
            Originalmente o motor tinha uma bomba injectora Lucas electrónica. O ano passado, após avaria da mesma, foi convertido para uma bomba Bosch mecanica (Com cabo de acelerador até a mesma)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MBA Ver Post
              Originalmente o motor tinha uma bomba injectora Lucas electrónica. O ano passado, após avaria da mesma, foi convertido para uma bomba Bosch mecanica (Com cabo de acelerador até a mesma)
              É mais complicado ajudar numa solução à medida.

              Se a bomba é mecânica como dizes, o sensor da cambota é um simples adereço de cosmética.

              O computador foi mantido o mesmo?

              Se sim, este pode eventualmente apenas ativar o solenoide da bomba quando vir um sinal da cambota favorável. Não sei de cor. Isto se foram ligado(s) o(s) solenoide(s) da bomba à saída antiga do computador, e não a um relé.
              Depende muito de como isto foi feito.

              Boa sorte...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                É mais complicado ajudar numa solução à medida.

                Se a bomba é mecânica como dizes, o sensor da cambota é um simples adereço de cosmética.

                O computador foi mantido o mesmo?

                Se sim, este pode eventualmente apenas ativar o solenoide da bomba quando vir um sinal da cambota favorável. Não sei de cor. Isto se foram ligado(s) o(s) solenoide(s) da bomba à saída antiga do computador, e não a um relé.
                Depende muito de como isto foi feito.

                Boa sorte...
                A alteração foi feita a 1 ano pelo meu mecânico Manel GT habitual! Os detalhes da mesma não sei mas tem-se portado bem até agora!

                Vou ter que levar o carro a oficina para ser visto, a minha duvida é se pega de "empurrão" com este problema! Se for só mudar o sensor já nem me queixo muito!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MBA Ver Post
                  A alteração foi feita a 1 ano pelo meu mecânico Manel GT habitual! Os detalhes da mesma não sei mas tem-se portado bem até agora!

                  Vou ter que levar o carro a oficina para ser visto, a minha duvida é se pega de "empurrão" com este problema! Se for só mudar o sensor já nem me queixo muito!
                  Se pegar de empurrão, o problema estará em principio relacionado com a parte de baixa pressão de gasóleo da bomba. Eventualmente ar na tubagem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Se pegar de empurrão, o problema estará em principio relacionado com a parte de baixa pressão de gasóleo da bomba. Eventualmente ar na tubagem.
                    Ar na tubagem verifiquei apertando o fole/bomba antes do filtro do gasóleo e não me pareceu ver bolhas a passar na tubagem, já era lusco fusco

                    Comentário


                      #11
                      Procura na tua bomba uma peça igual a esta, a que diz 'valvula'

                      clio_19D_bomba_lucas.jpg

                      Liga um fio do positivo da bateria diretamete a esta valvula e ve se o carro pega. Os 1.9D da renault que tive, levaram pelo menos 2 valvulas dessas novas cada um, não me perguntes o porque.

                      Se pegar, essa valvula custa a volta de 20e numa loja de peças qualquer, basta desenrroscar essa e enrroscar a outra e ligar o fio que lá está.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                        Procura na tua bomba uma peça igual a esta, a que diz 'valvula'

                        [ATTACH=CONFIG]138159[/ATTACH]

                        Liga um fio do positivo da bateria diretamete a esta valvula e ve se o carro pega. Os 1.9D da renault que tive, levaram pelo menos 2 valvulas dessas novas cada um, não me perguntes o porque.

                        Se pegar, essa valvula custa a volta de 20e numa loja de peças qualquer, basta desenrroscar essa e enrroscar a outra e ligar o fio que lá está.
                        essa peça serve como torneira eletrica

                        portanto dos problemas q podem acontecer :
                        ou fica sempre aberta e o motor não pàra
                        ou sempre fechada e o motor não pega
                        ou simplesmente pode ter uma fuga de gasoleo , mais nada

                        Comentário

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