Anúncio

Collapse
No announcement yet.

valor sentimental vs sucata: who win?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    valor sentimental vs sucata: who win?

    Boa Tarde
    Sou já membro assíduo deste forum, contudo até agora tive apenas necessidade de usar o off topic.
    Dirigi-me a vocês nesta secção pois preciso de ajuda com um grande dilema que estou na minha cabeça.
    tenho um mazda 121 de 1998 que a uma semana teve uma avaria grave no motor. o valor do reparo seria de 600 euros. Para além disto, o capo e o tecto precisam de ser pintados, pois a tinta já esta muito desgastada. ou sejam isto tudo ficaria por volta de 900 euros.
    A solução mais racional passaria por comprar um carro novo, contudo o valor que este carro tem para mim ultrapassa qualquer carro que possa vir a comprar. o carro foi do meu pai, tenho grande estima por ele, traz-me grande memorias da minha infância e do meu pai. Mas nos dias que correm, não sei o que deve falar mais alto, os valores sentimentais ou monetários
    Algum ultilzador deste forum já passou por um dilema do género? O que fizeram?
    um abraço

    #2
    a questão é que o carro é antigo não vale de modo algum o investimento, pode agora simbolizar memórias, mas algum dia vai deixar de cumprir as tuas necessidades e tens de partir para outra, e tens local para o guardar e ir usando de vez em quando...

    eu uns belos anos estive na mesma situação com uma 4L de 1970 foi comprada nova e não teve mais dono nenhum a não ser os meus pais, mas simplesmente dado a idade e estado em que sem encontrava, tive de me resignar as evidencias não valia o investimento para a manter, logo vendia por 500€ a um coleccionador para restaurar, ao menos ficou bem entregue e não foi para o abate...

    são decisões complicadas, mas há mais factores a ter em conta e lembranças não se resume a carros, hás de ter outras coisas melhores que o carro em casa para as manter vivas...

    portanto eu no teu lugar optava por partir para outra e abater isso...

    Comentário


      #3
      Aqui, o valor sentimental falou mais alto.

      Comentário


        #4
        o meu caso o sentimental fala mais alto, sei que no futuro vai-me depenar a carteira, mas nao consigo desfazer-me dele, mesmo tendo outro carro

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          a questão é que o carro é antigo não vale de modo algum o investimento, pode agora simbolizar memórias, mas algum dia vai deixar de cumprir as tuas necessidades e tens de partir para outra, e tens local para o guardar e ir usando de vez em quando...

          eu uns belos anos estive na mesma situação com uma 4L de 1970 foi comprada nova e não teve mais dono nenhum a não ser os meus pais, mas simplesmente dado a idade e estado em que sem encontrava, tive de me resignar as evidencias não valia o investimento para a manter, logo vendia por 500€ a um coleccionador para restaurar, ao menos ficou bem entregue e não foi para o abate...

          são decisões complicadas, mas há mais factores a ter em conta e lembranças não se resume a carros, hás de ter outras coisas melhores que o carro em casa para as manter vivas...

          portanto eu no teu lugar optava por partir para outra e abater isso...
          obrigado pela resposta carbookk!
          sim, isso é certo, se for racional, o carro não vale um investimento de 900 euros (a contar o arranjo do motor e pintura). o carro tem 100k km

          a minha mãe quer abater. é como tu dizes, as memorias não estão nas coisas, e a verdade é essa. mas aquele sentimento de olhar para o carro e lembrares-te de tanta coisa que aconteceu, olhares para aquele carro de uma forma incrível, que nem que fosse um ferrari novo olhavas, isso o dinheiro não paga. infelizmente o carro deve ir para abate, pois quem manda cá em casa é a minha mãe

          Comentário


            #6
            pois fala! para mim fala, para a minha mãe é que não! ahah para além deste carro temos um novo, este mazda a minha mãe só o mantinha para eu andar nele... mas custa-me tanto despacha-lo...

            Comentário


              #7
              que carro tens?
              opa lá esta, as vezes nem é para a conduzir que ficamos com ele, é mesmo para ir a garagem e olhar para ele e vir a memoria tanta coisa que aconteceu!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Aqui, o valor sentimental falou mais alto.
                pois fala! para mim fala, para a minha mãe é que não! ahah para além deste carro temos um novo, este mazda a minha mãe só o mantinha para eu andar nele... mas custa-me tanto despacha-lo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                  o meu caso o sentimental fala mais alto, sei que no futuro vai-me depenar a carteira, mas nao consigo desfazer-me dele, mesmo tendo outro carro
                  que carro tens?
                  opa lá esta, as vezes nem é para a conduzir que ficamos com ele, é mesmo para ir a garagem e olhar para ele e vir a memoria tanta coisa que aconteceu

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                    que carro tens?
                    opa lá esta, as vezes nem é para a conduzir que ficamos com ele, é mesmo para ir a garagem e olhar para ele e vir a memoria tanta coisa que aconteceu
                    um belo 6 cilindros, 524td e34 x)
                    e sim, tenho boas memorias, e aventuras do caneco!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                      um belo 6 cilindros, 524td e34 x)
                      e sim, tenho boas memorias, e aventuras do caneco!
                      boa maquina! :D
                      incrivel como vemos um objecto como algo sentimental. infelizmente o carro deve ir mesmo para abate, pois como disse quem tem a ultima palavra é a minha mãe, eu bem ficava com ele. não ligo muito a carros, aquele arranjado chegava bem. mas pronto
                      eu tenho grandes memoria do meu. tenho 22 anos, o carro foi comprado em 1998. ou seja aquele carro esta presente desde os meus 5 anos, já muita coisa se passou. grandes viagens que fiz nele ao lado do meu pai, custa-me livrar-me dele.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                        Boa Tarde
                        Sou já membro assíduo deste forum, contudo até agora tive apenas necessidade de usar o off topic.
                        Dirigi-me a vocês nesta secção pois preciso de ajuda com um grande dilema que estou na minha cabeça.
                        tenho um mazda 121 de 1998 que a uma semana teve uma avaria grave no motor. o valor do reparo seria de 600 euros. Para além disto, o capo e o tecto precisam de ser pintados, pois a tinta já esta muito desgastada. ou sejam isto tudo ficaria por volta de 900 euros.
                        A solução mais racional passaria por comprar um carro novo, contudo o valor que este carro tem para mim ultrapassa qualquer carro que possa vir a comprar. o carro foi do meu pai, tenho grande estima por ele, traz-me grande memorias da minha infância e do meu pai. Mas nos dias que correm, não sei o que deve falar mais alto, os valores sentimentais ou monetários
                        Algum ultilzador deste forum já passou por um dilema do género? O que fizeram?
                        um abraço
                        Tudo na vida um dia acaba, mais cedo ou mais tarde. Troca de carro e vira uma página na tua vida!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                          Tudo na vida um dia acaba, mais cedo ou mais tarde. Troca de carro e vira uma página na tua vida!
                          por um lado é verdade, mas por outro não, é por isso que os carros são restaurados, para não acabarem xD

                          Comentário


                            #14
                            Se especificares a avaria, pode ser que consigamos encontrar uma forma mais económica de resolveres isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                              Se especificares a avaria, pode ser que consigamos encontrar uma forma mais económica de resolveres isso.

                              a forma mais "economica" pra ele seria estudar mecanica, arranjando pecas ou salvados por pechinchas e reparar por ele proprio, ao seu tempo e quando ficasse pronto, ele ja teria cabelo grisalho....ja dava pros netos xD

                              Comentário


                                #16
                                Se o quiseres manter, pensa positivo...

                                900€ custam a dar por um carro cujo valor comercial é inferior.

                                Mas eventualmente ficas aí com um carro para uns bons anos sem te dar grandes chatices.

                                Infelizmente, num carro "novo", 900€ são migalhas e cada vez que os precisares de gastar vais-te lembrar do velhinho. Conheço casos assim que se arrependeram mal começaram a cair as contas das reparações.

                                Por outro lado, um carro novo oferece muito mais conforto, performance, segurança, etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o quiseres manter, pensa positivo...

                                  900€ custam a dar por um carro cujo valor comercial é inferior.

                                  Mas eventualmente ficas aí com um carro para uns bons anos sem te dar grandes chatices.

                                  Infelizmente, num carro "novo", 900€ são migalhas e cada vez que os precisares de gastar vais-te lembrar do velhinho. Conheço casos assim que se arrependeram mal começaram a cair as contas das reparações.

                                  Por outro lado, um carro novo oferece muito mais conforto, performance, segurança, etc...

                                  Houvesse possibilidade disso e tinha mantido os carros que passaram por casa. Seria uma colecção sem valor comercial algum mas com muito valor sentimental.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                                    Se especificares a avaria, pode ser que consigamos encontrar uma forma mais económica de resolveres isso.

                                    hey! a avaria se não estou em erro é tipo um cabo que liga ao motor, não me recordo do nome. só sei que no momento da avaria estava a deitar fumo nos cabos e a verter agua, alias ja estava seco. a temperatura estava no maximo já. desculpa a minha ignorância mas não entendo muito de carros

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                      a forma mais "economica" pra ele seria estudar mecanica, arranjando pecas ou salvados por pechinchas e reparar por ele proprio, ao seu tempo e quando ficasse pronto, ele ja teria cabelo grisalho....ja dava pros netos xD
                                      isso é que era! tenho amanhã apenas para tirar o curso! será que há cursos de um dia? ahah estou para aqui a rir-me mas estou imensamente triste por ter que deixar aquele conjunto de memorias!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                        Se o quiseres manter, pensa positivo...

                                        900€ custam a dar por um carro cujo valor comercial é inferior.

                                        Mas eventualmente ficas aí com um carro para uns bons anos sem te dar grandes chatices.

                                        Infelizmente, num carro "novo", 900€ são migalhas e cada vez que os precisares de gastar vais-te lembrar do velhinho. Conheço casos assim que se arrependeram mal começaram a cair as contas das reparações.

                                        Por outro lado, um carro novo oferece muito mais conforto, performance, segurança, etc...

                                        Houvesse possibilidade disso e tinha mantido os carros que passaram por casa. Seria uma colecção sem valor comercial algum mas com muito valor sentimental.
                                        exactamente o que eu penso. o carro não vale grande coisa como carro neste momento, mas os 900 euros seriam bem investidos porque o meu uso para o carro é apenas: ir aos treinos, ir fazer tarefas "domesticas" de vezes em quando e ir sair com os amigos. para o trabalho e faculdade uso transportes públicos.
                                        a grande questão aqui é: quanto estou disposto a dar por um carro novo? acredito que um carro de menos de 5000 euros não vala a pena. como tu destes exemplos de pessoas que conheces, isso é uma realidade. o carro pode não valer nada, mas sei o que esta lá dentro. amanhã passo comprar um carro de 5000 e ter que investir 2000. quanto mais recente, mais as peças são caras.
                                        a minha decisão é ficar com ele e arranjar, mas da minha mãe não, infelizmente

                                        Comentário


                                          #21
                                          Basicamente tens de pensar no futuro, hoje ainda te sentes bem a conduzir esse carro mas daqui a 2-3 anos não irás mudar de ideias? e acabar por comprar outro carro e despachar esse porque não podes manter 2 carros porque mesmo parado implica despesa.
                                          A reparação pela lógica não compensa mas "O valor sentimental" na nossa vida tambem conta desde que seja uma decisão firme, se achas que é um valor que podes suportar e que penses que vale apena, porque não?
                                          Tens tambem que avaliar se o carro tem condiçoes gerais para aguentar mais uns anos, porque senão atrás desses 900 vem mais...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                            Basicamente tens de pensar no futuro, hoje ainda te sentes bem a conduzir esse carro mas daqui a 2-3 anos não irás mudar de ideias? e acabar por comprar outro carro e despachar esse porque não podes manter 2 carros porque mesmo parado implica despesa.
                                            A reparação pela lógica não compensa mas "O valor sentimental" na nossa vida tambem conta desde que seja uma decisão firme, se achas que é um valor que podes suportar e que penses que vale apena, porque não?
                                            Tens tambem que avaliar se o carro tem condiçoes gerais para aguentar mais uns anos, porque senão atrás desses 900 vem mais...
                                            boas!
                                            sim, isso é verdade. daqui a 2 3 anos não sei, mas a verdade é que daqui a duas anos já não é carro para viagens, alias, hoje já não é. é só mesmo para andar por aqui. reparação só compensa se o carro que for comprar for um de qualidade.
                                            felizmente, o meu mecânico é uma pessoa honesta, e ele próprio disse que não compensava arranjar. para um mecânico dizer isto, é porque é verdade, porque eles estão lá é para ganhar.
                                            aqui só esta em causa o valor sentimental, mas eu proprio acho que já me apercebi que isso não morre por o carro ir a vida dela, talvez esteja mesmo na hora dele

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                              hey! a avaria se não estou em erro é tipo um cabo que liga ao motor, não me recordo do nome. só sei que no momento da avaria estava a deitar fumo nos cabos e a verter agua, alias ja estava seco. a temperatura estava no maximo já. desculpa a minha ignorância mas não entendo muito de carros
                                              quando falas em cabos dev~em ser tubos de água de arrefecer o motor, se calhar
                                              se levou aquecimento por falta de líquido deve precisar de junta da culassa, se for isso o arranjo talvez não seja tão caro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                quando falas em cabos dev~em ser tubos de água de arrefecer o motor, se calhar
                                                se levou aquecimento por falta de líquido deve precisar de junta da culassa, se for isso o arranjo talvez não seja tão caro
                                                sim! a temperatura estava mesmo no maximo! o carro foi a baixo naquele momento e não pegou mais. o mecanico disse-me que era por volta de 600 euros, ainda é bem caro ahha não porque é só o motor, também é os cabos que liga ao motor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  não sei que cabos são esses, mas são caros

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    nem costumo vi a esta secção do fórum. vou contar-te uma história resumida que por vezes deixo aqui nalgumas linhas para se refletir.

                                                    o meu pai comprou um zx novo no final de 91, registado no dia 2 de janeiro de 92. ainda andou com matrícula falsa dada pelo stand durante uns dias, tendo-o ido buscar a 24 de dezembro. andou nas mãos dele 9 anos, passou para a minha mãe, depois para mim, que lhe escafiei o pequeno motor de 1124cc e depois meteu-se um 1360cc e ficou para o meu irmão andar mais uns 2 anos. no total passou 17 anos em nossa casa, deu a volta a meia europa e só não foi à dinamarca porque o meu pai teve uma situação de família a resolver em frança durante umas férias e atrasámo-nos. nos dois últimos anos o carro já dava alguma despesa, mas o meu irmão gostava dele, pois desde os 5 anos e meio que convivia com ele, ou seja, é o primeiro carro de que se lembra. ele nem liga nada a carros, por sinal!

                                                    entretanto como já se tinha trocado de motor e este tinha as bielas a bater, o mecânico aconselhou a comprar outro um bocado mais recente e o meu irmão teve sorte, ganhou um 206 com 1 ano e meio e ainda o tem há cerca de 10 anos. o outro abateu-se e acho que rendeu 50€.

                                                    entretanto há cerca de 5 anos e como tinha vendido o da minha mulher, andávamos só com 1 carro e o meu pai tinha um conhecido com 1 zx, parado há uns 2 ou 3 meses. o carro tinha 19 anos, mas o motor 1.4 estava como o teu, sobreaqueceu e pifou. o homem deu o carro ao meu pai e gastámos 350€ nele: 200€ para o motor, que me disseram ser caro, que arranjava por 150 e fez-se a mudança da correia (75€), e óleo e filtros, outros 75, que também disseram ser caro. os travões de trás vinham colados e o meu cunhado teve ainda algum trabalho a por aquilo direito, mas lá ficou. troquei 1 filtro da gasolina e meti-lhe uns dunlop semi novos com 90% de piso, que ainda hoje andam lá.

                                                    desde aí devo ter gasto uns 120€ nele em peças, tendo já levado o carro para a fronteira entre o ribatejo e o alentejo e ficado lá durante 8 meses. não se tem queixado, anda pouco, é verdade, mas ainda na 6ª foi à inspeção e a falha que teve foi travar pouco e descobriu-se a pena do meio rota, mas passou, pois não faz nenhum barulho. disseram-me que para o ano tenho que a arranjar, mas não vou fazer isso. devo mandá-lo para peças ou vendê-lo como está por 250€. tem a pintura toda comida e alguns botões fora do sítio a saírem, mas funcionam, incluindo o teto de abrir. depois compro outra sucata com uns 15 anos e anda mais 5, a seguir virá outra coisa.

                                                    serve este testamento para tu refletires, procurares orçamento, pois 600€ é mesmo muito dinheiro para um sobreaquecimento - isso tem mecânica do fiesta - e a pintura deixa andar assim mais uns tempos, ou 1 ou 2 anos. depois logo vês. se quiseres comprar algo com os 5 mil, há muita coisa com meia dúzia de anos e outra qualidade. não ficaria chocado se o mandasses para a sucata nem que o recuperasses, mas gastares um mínimo de 600€ acho burrice num carro que vale isso.

                                                    tenho outro com 12 anos, comprado com 3 meses, dei umas pinadelas lá, a minha filha conhece-o desde sempre, fiz algumas viagens com ele, acelerei outras quantas numa de divertir-me, mas se um dia tiver que ir, vai. se tiver que hegar aos 400 mil com ele, chegarei também. vai dar pena se for, até porque nunca deu chatices, mas é a vida. se precisar de o trocar, ficam as memórias e os bons momentos.

                                                    by the way, por braga andava um azul escuro e cheguei a ver um canvas branco, que era de um velhote, acho.

                                                    abraço e vou acompanhando a situação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                                      a forma mais "economica" pra ele seria estudar mecanica, arranjando pecas ou salvados por pechinchas e reparar por ele proprio, ao seu tempo e quando ficasse pronto, ele ja teria cabelo grisalho....ja dava pros netos xD
                                                      E no caso dele nem é complicado arranjar peças dado que aquele carro é um Fiesta "recauchutado".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                        não sei que cabos são esses, mas são caros
                                                        eu devo estar a contar mal as coisas, amanhã esclareço aqui a situação, vou dar o nome certo do reparo. contudo, tenho a certeza que o valor deve ser mesmo esse, visto que o mecânico é de confiança, e o mesmo me aconselhou a abater o carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          nem costumo vi a esta secção do fórum. vou contar-te uma história resumida que por vezes deixo aqui nalgumas linhas para se refletir.

                                                          o meu pai comprou um zx novo no final de 91, registado no dia 2 de janeiro de 92. ainda andou com matrícula falsa dada pelo stand durante uns dias, tendo-o ido buscar a 24 de dezembro. andou nas mãos dele 9 anos, passou para a minha mãe, depois para mim, que lhe escafiei o pequeno motor de 1124cc e depois meteu-se um 1360cc e ficou para o meu irmão andar mais uns 2 anos. no total passou 17 anos em nossa casa, deu a volta a meia europa e só não foi à dinamarca porque o meu pai teve uma situação de família a resolver em frança durante umas férias e atrasámo-nos. nos dois últimos anos o carro já dava alguma despesa, mas o meu irmão gostava dele, pois desde os 5 anos e meio que convivia com ele, ou seja, é o primeiro carro de que se lembra. ele nem liga nada a carros, por sinal!

                                                          entretanto como já se tinha trocado de motor e este tinha as bielas a bater, o mecânico aconselhou a comprar outro um bocado mais recente e o meu irmão teve sorte, ganhou um 206 com 1 ano e meio e ainda o tem há cerca de 10 anos. o outro abateu-se e acho que rendeu 50€.

                                                          entretanto há cerca de 5 anos e como tinha vendido o da minha mulher, andávamos só com 1 carro e o meu pai tinha um conhecido com 1 zx, parado há uns 2 ou 3 meses. o carro tinha 19 anos, mas o motor 1.4 estava como o teu, sobreaqueceu e pifou. o homem deu o carro ao meu pai e gastámos 350€ nele: 200€ para o motor, que me disseram ser caro, que arranjava por 150 e fez-se a mudança da correia (75€), e óleo e filtros, outros 75, que também disseram ser caro. os travões de trás vinham colados e o meu cunhado teve ainda algum trabalho a por aquilo direito, mas lá ficou. troquei 1 filtro da gasolina e meti-lhe uns dunlop semi novos com 90% de piso, que ainda hoje andam lá.

                                                          desde aí devo ter gasto uns 120€ nele em peças, tendo já levado o carro para a fronteira entre o ribatejo e o alentejo e ficado lá durante 8 meses. não se tem queixado, anda pouco, é verdade, mas ainda na 6ª foi à inspeção e a falha que teve foi travar pouco e descobriu-se a pena do meio rota, mas passou, pois não faz nenhum barulho. disseram-me que para o ano tenho que a arranjar, mas não vou fazer isso. devo mandá-lo para peças ou vendê-lo como está por 250€. tem a pintura toda comida e alguns botões fora do sítio a saírem, mas funcionam, incluindo o teto de abrir. depois compro outra sucata com uns 15 anos e anda mais 5, a seguir virá outra coisa.

                                                          serve este testamento para tu refletires, procurares orçamento, pois 600€ é mesmo muito dinheiro para um sobreaquecimento - isso tem mecânica do fiesta - e a pintura deixa andar assim mais uns tempos, ou 1 ou 2 anos. depois logo vês. se quiseres comprar algo com os 5 mil, há muita coisa com meia dúzia de anos e outra qualidade. não ficaria chocado se o mandasses para a sucata nem que o recuperasses, mas gastares um mínimo de 600€ acho burrice num carro que vale isso.

                                                          tenho outro com 12 anos, comprado com 3 meses, dei umas pinadelas lá, a minha filha conhece-o desde sempre, fiz algumas viagens com ele, acelerei outras quantas numa de divertir-me, mas se um dia tiver que ir, vai. se tiver que hegar aos 400 mil com ele, chegarei também. vai dar pena se for, até porque nunca deu chatices, mas é a vida. se precisar de o trocar, ficam as memórias e os bons momentos.

                                                          by the way, por braga andava um azul escuro e cheguei a ver um canvas branco, que era de um velhote, acho.

                                                          abraço e vou acompanhando a situação.
                                                          esses carros tem uma bela historia para contar!
                                                          aqui o problema é que eu não entendo nada de mecânica, e o que o mecânico disse deve ser muito mais do aquilo que eu digo. ele e honesto, ele proprio me aconselhou a manda-lo para a sucata, eu amanhã falo com ele e explico aqui o verdadeiro problema do carro!
                                                          um abraço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                            E no caso dele nem é complicado arranjar peças dado que aquele carro é um Fiesta "recauchutado".
                                                            o problema aqui é que eu nem sei bem qual é o problema! haha eu amanhã esclareço
                                                            mas acredito nos 600 euros porque o mecânico é de confiança

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X