MG ZR 1.4 - 2002 - Problema de refrigeração

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Título: MG ZR 1.4 - 2002 - Problema de refrigeração

  1. #1
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    Por Defeito MG ZR 1.4 - 2002 - Problema de refrigeração

    Boas Tardes !

    Comprei um MG ZR 1.4 há cerca de 7 meses e ontem a subir os túneis do fundão, começou a aquecer imenso.
    Parei o carro um pouco mais à frente, nas bombas da CEPSA do fundão, liguei o ar condicionado, desapertei um pouco a tampa da água do radiador (onde saiu imenso vapor) e baixou um pouco a temperatura (4/5 do máximo).
    O deposito tinha agua até ao limite máximo, não verteu água, mas estava suja....
    A ventoinha do radiador estava a trabalhar e os tubos inferiores nao estavam muito quentes (os superiores sim).
    Dentro do carro a sofagem para a cara e para os pés funcionava, ar quente inclusivé, ja a do para-brisas nao ....

    o que poderá ser?


  2. #2
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    Por Defeito

    Dizes a tampa de água do radiador, mas referes-te à tampa do vaso de expansão, que alimenta o radiador, correto?

    O radiador estava muito quente. Tocaste no radiador? Se este não estava muito quente pode ser o termostato que ficou preso na função de fechado e portanto a água não circula entre o motor e o radiador.

    Disseste ainda que ligaste o A/C e disseste que o ventilador do radiador estava a trabalhar. Ora bem existem carros que quando se liga o A/C obriga a que um dos ventiladores comece a trabalhar, como é o caso do meu. Agora imagina que no teu carro isso é assim e que a sonda de temperatura (que comanda o ventilador) do carro avariou ou só funciona às vezes e portanto só viste que a ventilação a trabalhar porque nesse momento tinha ligado o A/C.

    Mete o carro à temperatura com o A/C ligado e vê o comportamento da temperatura no radiador e o funcionamento do ventilador (deve ser a partir aí dos 90ºC mais ou menos).

  3. #3
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    Por Defeito

    (referes-te à tampa do vaso de expansão, que alimenta o radiador, correto?) SIM !

    no radiador nao toquei, mas agora em casa ja lhe saquei o termostato fora... tinha uns restos amarelos (tipo ferrugem) e a borracha do termostato estava muito folgada (demasiado grande para o contorno do termostato) http://cdn.teilestore.de/thumb/?m=1&id=7758623&lng=pt
    no entanto a mola desce se eu pressionar nela..

    sim, a ventoinha do radiador estava a funcionar sem eu ter ligado o ar condicionado, e mesmo se eu parar o carro ela ainda fica a funcionar por mais uns minutos, o problema é que se eu continuar a puxar pelo carro, a temperatura está sempre a subir.
    E eu na descida para as bombas de gasolina, liguei o ar condicionado para testar a reação do carro e para ver se a temperatura descia, mas nao resultou ...

    PS: ao sacar um dos tubos que vem do deposito da água do radiador, notei um pouco de "borra de café" mas apesar do deposito da agua estar meio sujo a borra que estava num dos tubos, era uma coisa minima ....

  4. #4
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    Por Defeito

    Como está a cor do óleo?

  5. #5
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    Por Defeito

    Boas. Tive um modelo anterior a esse, ainda Rover 414 e aconteceu algo aprecido. Junta da culassa (vulgarmente: junta da cabeça). Espero bem que não, mas coloca essa hipótese em cima da mesa.


  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Hotigas Ver Post
    (referes-te à tampa do vaso de expansão, que alimenta o radiador, correto?) SIM !

    no radiador nao toquei, mas agora em casa ja lhe saquei o termostato fora... tinha uns restos amarelos (tipo ferrugem) e a borracha do termostato estava muito folgada (demasiado grande para o contorno do termostato) http://cdn.teilestore.de/thumb/?m=1&id=7758623&lng=pt
    no entanto a mola desce se eu pressionar nela..

    sim, a ventoinha do radiador estava a funcionar sem eu ter ligado o ar condicionado, e mesmo se eu parar o carro ela ainda fica a funcionar por mais uns minutos, o problema é que se eu continuar a puxar pelo carro, a temperatura está sempre a subir.
    E eu na descida para as bombas de gasolina, liguei o ar condicionado para testar a reação do carro e para ver se a temperatura descia, mas nao resultou ...

    PS: ao sacar um dos tubos que vem do deposito da água do radiador, notei um pouco de "borra de café" mas apesar do deposito da agua estar meio sujo a borra que estava num dos tubos, era uma coisa minima ....


    Em relação ao A/C fazer baixar a temperatura do motor antes pelo contrário porque o A/C rouba-te potência ao motor e obriga-te a pôr mais combustível para dentro da câmara de combustão e que é carregando mais no pedal do acelerador.

    Ao dizeres que viste borra de café na água...já me deixa preocupado em relação à junta da cabeça. Os tubos de água estavam muito duros?

    Costumas fazer esse trajeto e o carro antes portava-se bem ao nível da temperatura? O carro poderia estar muito carregado e tu com o pedal sempre a fundo e numa mudança alta e durante muitos minutos poderia acontecer isso e se o ar exterior ambiente que arrefece o radiador estiver quente ainda mais fácil acontece. Se calhar se fosses numa mudança mais baixo e com menos acelerador já não aconteceria.

    Ainda em relação ao eventual estrago na junta da cabeça vê o seguinte: Liga o carro e passados uns 10 minutos vê se os tubos do radiador estão duros como uma pedra. Se estiverem é mau sinal. Depois desliga o motor e passadas umas 4 horas vai ver os tubos e se eles não estiverem completamente moles e se ao abrires a tampa do vaso de expansão a água subir e/ou ouvires um pffffff prolongado quase de certeza que é da junta da cabeça.

  7. #7
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    Por Defeito

    ola novamente amigos ....
    liguei directamente sem termostato para testar ....
    fiz todos os despistes e nada, continua a aquecer ....

    aqui ficam as fotos de uma junta da cabeça que vai ter que ser reembolsada do meu orçamento ..
    em 7 meses aqui vao 500 ou 600€

    14359729_683722061775394_1096479889_o.jpg &
    14393136_683722038442063_1099762980_o.jpg

  8. #8
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    Não vi a junta do motor? já desmontaste a cabeça do motor para se ver a junta?

    Pelas fotos não me admira já mesmo nada. Os tubos ficaram duros rapidamente e mesmo horas depois de desligar o motor eles mantinham-se ainda meio duros?

  9. #9
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    Por Defeito

    depois de puxar por ele os tubos endureceram (devido à pressão) mas ainda davam para moldar .... depois deixei-o repousar e passadas umas horas os tubos estavam completamente moldáveis ....
    nao desmontei a cabeça, porque isso ja prefiro que seja mesmo um mecânico da marca a fazer ....
    no entanto agora estive a fazer ligação com um novo termostato, e a temperatura manteve-se a meio ...
    será que tenho sorte ?!?!?!?!

    ainda assim acho que vou levar o MG a um mecânico amigo da marca (a trabalhar atualmente em casa) para ele fazer uma revisão como se o carro fosse dele ....

    desejem-me boa sorte !

  10. #10
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    Por Defeito

    Boa sorte. Se for junta da cabeça (provável como disse e outros colegas também) não é o fim do mundo se o carro no geral estiver bom. Pensa positivo e que gastas umas poucas centenas de euros mas ficas com um carro para uns bons milhares de kms.

  11. #11
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    Por Defeito

    Isso tem o infame 1.4 da Rover, pelo que já suspeitava da bela da junta... Agora é uns 300/350€ e depois ter muito cuidado com o líquido refrigerante e a temperatura do motor..

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Hotigas Ver Post
    depois de puxar por ele os tubos endureceram (devido à pressão) mas ainda davam para moldar .... depois deixei-o repousar e passadas umas horas os tubos estavam completamente moldáveis ....
    nao desmontei a cabeça, porque isso ja prefiro que seja mesmo um mecânico da marca a fazer ....
    no entanto agora estive a fazer ligação com um novo termostato, e a temperatura manteve-se a meio ...
    será que tenho sorte ?!?!?!?!

    ainda assim acho que vou levar o MG a um mecânico amigo da marca (a trabalhar atualmente em casa) para ele fazer uma revisão como se o carro fosse dele ....

    desejem-me boa sorte !


    Dizes que ficam completamente moldáveis mas se tudo indica que tens a junta lixada então para ficarem moldáveis significa que o tampão deve estar a dar logo passagem à pressão logo um pouco acima dos 0 bar. Hás-de reparar se pela tampa não ouves a bufar. Desliga o motor quando estiver quente / com os tubos inchados e vê se ouves "pffffff". Se sim são mais uns 10 - 15 Euros num tampão novo.

    Faz a reparação bem que ainda ficas com um carro de confiança para muito tempo.

  13. #13
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    Pode ser a bomba de água que já não tenha palhetas e por isso não existe circulação de liquido pelo radiador para arrefecer.

  14. #14
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    Esse motor é da serie K da Rover motores com pernes desde o cárter até à cabeça e conhecidos por queimar periodicamente a junta da cabeça.
    Há uma junta da Land-Rover que se costuma usar em substituição da de origem que dizem que acaba com o problema nesses motores.

  15. #15
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    falei com uma pessoa entendida desse motor e disse que o segredo é meter um liquido de refrigeração especial da rover pa esse motor, nao sei se é ou nao verdade mas ele jurou que praticamente desaparece o dito problema de queimar juntas

  16. #16
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    O problema são os Pernes que são enormes e a sua dilatação tem uma grande amplitude, o que faz que com o tempo ganhe folgas na junta.
    A junta da land-rover é mais espessa e permite uma maior flexibilidade mas é claro que tem de ser acompanhada de um bom glicol e todo o sistema bomba de água e radiador a 100%.

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  17. #17
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    Acho que para este motor ate fabricaram uma junta de cabeca reforcada,tenta ver se a bomba de agua esta em condicoes se nao faz um teste para veres o estado da junta!!

  18. #18
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    Boas. Quais os testes a fazer e onde, para ver o estado da junta? (informação pode ser benéfica para outros casos :-) )

  19. #19
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    A cabeça também pode acontecer que esteja estalada ou empenada.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por dsirghi Ver Post
    Acho que para este motor ate fabricaram uma junta de cabeca reforcada,tenta ver se a bomba de agua esta em condicoes se nao faz um teste para veres o estado da junta!!
    Sim existe uma junta reforçada. É uma junta multi-camada como devia ter sido feita desde sempre. A junta original não aguentava "escaldões".

  21. #21
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    Sim, ja existe uma junta da cabeça reforçada, que a marca lançou posteriormente !
    Mas lá está .... um carro de 2002, 1.4 a gasolina
    que ja se compra por 2000€

    so se for mesmo pelas memórias e pelo aspecto desportivo dele ....
    Última edição por Hotigas : 21-09-16 às 18:37:41

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
    Boas. Quais os testes a fazer e onde, para ver o estado da junta? (informação pode ser benéfica para outros casos :-) )


    os testes que fiz foram num mecânico da marca MG, a trabalhar atualmente em casa... se alguem quiser estabelecer contacto podem falar comigo, como é obvio

  23. #23
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    Já agora .... não me apresentei !

    Chamo-me Tiago, sou natural de Viseu, especialista em vidros para automóveis (tudo o que seja vidro num automóvel) ...
    e com alguns conhecimentos em mecânica também (muito poucos)

  24. #24
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    Por Defeito

    Boa tarde pessoal,

    Eu tenho um ZR 1.4 em que a agua sobe no deposito da agua sem saber o porquê.
    Na primeira vez que aconteceu, foi ao chegar a casa depois de por gasolina, uma viagem de 4 km +-, a agua começou a ferver.
    Eu e o meu pai notamos que com a agua a subir a ventoinha não disparava e mesmo pondo a ventoinha non stop mesmo assim a agua não descia.
    O mecanico veio a casa e trocou-se o termoestato e a partir dai a ventoinha ja disparava normalmente. O termoestato estava colado.

    No entanto, nas viagens de casa-trabalho-casa (10 km+-), a meio da viagem a agua continua a subir no vaso.
    Não tanto como dantes mas sobe e dentro o ponteiro sobe até aos 3/4 e passado 20 segundos desce para o normal. Apesar de na auto estrada o carro funciona às mil maravilhas.

    Troquei a tampa, só que na altura não tinha à venda uma tampa adequada e andava com 1 tampa que fazia 1.4bar de pressão. Estes carros a tampa só deve fazer 1bar no deposito.
    Quando chegou troquei para a correcta. Funcionou bem durante 1 semana até um dia começou a fazer o mesma coisa.

    Subia a temperatura até aos 3/4 e depois descia. Pensei que a tampa tinha defeito o coloquei a outra nova(ao fazer a encomenda enganei e comprei duas tampas), mas a situação era igual. Dia sim dia não tinha que por agua no vaso. Entre 100 a 200 ml.

    Às duas semanas, ao por o carro a trabalhar de manha, notei que na barra do chassi, à beira do radiador saia umas pingas de água, coloquei um plástico e dava para ver que a agua saia da zona do colector. No entanto, passados 2,3 dias deixou de fazer.

    À 1 semana, na sexta feira, ao ligar o carro de manha, (antes de ligar vejo sempre os niveis da agua e do oleo), tive que colocar a agua porque estava no mínimo ( já não punha à 1 semana), vi a vareta do oleo e estava normal e ao abrir a tampa do oleo notei uma pasta branca.
    Telefonei ao mecanico e disse que podia problemas na colaça ou apenas condensação devido ao frio que tinha estado naquela semana. Peguei no carro ao chegar do trabalho,19h e fui às compras e até se portou bem.
    No entanto combinei com o mecanico para no dia seguinte de manha que ia mandar o carro no reboque porque tinha receio que não ia aguentar a viagem na AE, apesar de serem 50km (sou de Ponte da Barca mas vivo e trabalho em Valença).

    No sábado de manha antes de chamar o reboque, pus o carro a trabalhar normalmente e noto que a tal pasta branca tinha desaparecido, não totalmente mas 80%. No entanto notei que com o carro ao ralenti a agua estava normal no deposito e a pressão dos tubos também mas ao acelerar os tubos perdem pressão e ficam moles e fiquei sem ar quente dentro.

    O carro esta no mecanico à 1 semana e não consegue perceber de onde vem os problemas.

    Apesar destas situações todas o carro anda bem e puxa bem. Não faz fumo nenhum que possa indicar os tais problemas da colaça. Nem apresenta oleo na agua.

    O que é que vocês acham que pode ser?

    Cumprimentos

  25. #25
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    Eu começaria por mudar todo o anticongelante, lavar bem todo o motor e purgar no local correcto depois de confirmar que a válvula entre o colector e o vaso de expansão está mesmo funcional e aberta sem pressão de água (injectando água pela boquilha da válvula, a água vai ter que sair por outro lado qualquer, ou então a válvula de anti-retorno está presa na sua sede e não purga o ar... bater levemente com um punção fino ou um prego médio ou chave de fendas, etc.).

    Sempre com a regulação da chauffage no máximo de calor (se for dos modelos anteriores a 2004).

    Depois fazer um teste de pressão ao circuito porque é muito estranho ter perdido água perto do radiador e depois ter deixado de perder...

    Depois logo se verá! Um passo de cada vez...

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Eu começaria por mudar todo o anticongelante, lavar bem todo o motor e purgar no local correcto depois de confirmar que a válvula entre o colector e o vaso de expansão está mesmo funcional e aberta sem pressão de água (injectando água pela boquilha da válvula, a água vai ter que sair por outro lado qualquer, ou então a válvula de anti-retorno está presa na sua sede e não purga o ar... bater levemente com um punção fino ou um prego médio ou chave de fendas, etc.).

    Sempre com a regulação da chauffage no máximo de calor (se for dos modelos anteriores a 2004).

    Depois fazer um teste de pressão ao circuito porque é muito estranho ter perdido água perto do radiador e depois ter deixado de perder...

    Depois logo se verá! Um passo de cada vez...
    Boas CL,

    O mecanico andou com o carro a semana toda.

    Tirou o termoestato e andou sem ele e segundo ele funcionou bem. Depois ao colocar o termoestato cortaram um elo da mola do termoestato para ficar mais folgada e segundo ele portou se bem. Também fez o teste da junta no vaso com o frasco com o liquido azul em que se muda de cor quer dizer que dá passagem e a cor não mudou.

    No entanto, o meu pai foi buscar o carro quinta e ontem de manhã a agua no vaso começou a borbulhar mas dentro a temperatura estava normal.
    À tarde, o meu pai trouxe-o na auto estrada, e andou perfeito, e depois de parar o carro para pegar nas malas ao arrancar a agua começou a subir e passado 1 minuto +- parou de o fazer e sem subir a temperatura.
    Na auto estrada vim com ele e mais uma vez andou direito.
    Ao chegar a casa, desliguei e abri o capot, a agua estava no normal mas começou a descer até ficar abaixo do mínimo.
    Hoje de manha abri o capot e não tinha agua nenhuma no vaso mas os tubos sim.

    Mesmo assim o mecanico vem cá a casa trocar o termoestato por um que tinham na oficina original.

  27. #27
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    Já substituiram a bomba de água? O termostato é o modelo indicado (e há de várias marcas... todos funcionam!) e não é para andar a cortar molas...

    O teste com o corante só diz que não há CO2 dissolvido, o que é muito bom! Mas a válvula foi vista com olhos de ver? A que fica por baixo da boquilha entre o vaso de expansão e o colector de admissão? Essa é muito importante, porque se estiver colada em cima, na sede, nunca o ar do circuito será purgado.

    Esta, por baixo da boquilha logo ao lado dtº da vareta do óleo:

    https://i98.photobucket.com/albums/l...h/PICT0066.jpg
    nto gosta disto.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Já substituiram a bomba de água? O termostato é o modelo indicado (e há de várias marcas... todos funcionam!) e não é para andar a cortar molas...

    O teste com o corante só diz que não há CO2 dissolvido, o que é muito bom! Mas a válvula foi vista com olhos de ver? A que fica por baixo da boquilha entre o vaso de expansão e o colector de admissão? Essa é muito importante, porque se estiver colada em cima, na sede, nunca o ar do circuito será purgado.

    Esta, por baixo da boquilha logo ao lado dtº da vareta do óleo:

    https://i98.photobucket.com/albums/l...h/PICT0066.jpg
    Boas CL,

    Ainda não se substituiu a bomba de agua. O mecânico, infelizmente, não tem podido ver o carro pois tem ido com o pai para o hospital.
    Mas é próxima coisa que combinamos fazer.

    A válvula que falas não sei onde é mas entretanto falei com o mecânico e ele disse me que viu a válvula e estava ok.

    Entretanto hoje, o meu pai levou o carro e trabalhou perfeito.

    Deixa ver como anda nos próximos dias
    Última edição por LMadama : 30-12-18 às 00:30:59

  29. #29
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    Isso aparenta ter uma má troca de calor... ou o fluido não circula eficazmente (bomba de água) ou o radiador já deu o que tinha a dar (ainda será o de origem? já foi lavado de cima para baixo e depois de baixo para cima a baixa pressão? ainda tem alhetas para trocar calor com o ar?), não esquecer a água que aparecia junto ao radiador...

    De resto é purgar (na ligação entre o tubo flexível que sai da base do radiador e o tubo rígido - é melhor esquecer a válvula de purga que está logo a seguir mas que pode estar calcinada e vai partir... - e meter um anticongelante OAT a 30-50% de uma marca decente e que seja barato...

    Não tem como dar errado! E manter sempre a temperatura da "chaufage" no máximo de quente para a válvula ficar aberta e circular o líquido também por lá.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Isso aparenta ter uma má troca de calor... ou o fluido não circula eficazmente (bomba de água) ou o radiador já deu o que tinha a dar (ainda será o de origem? já foi lavado de cima para baixo e depois de baixo para cima a baixa pressão? ainda tem alhetas para trocar calor com o ar?), não esquecer a água que aparecia junto ao radiador...

    De resto é purgar (na ligação entre o tubo flexível que sai da base do radiador e o tubo rígido - é melhor esquecer a válvula de purga que está logo a seguir mas que pode estar calcinada e vai partir... - e meter um anticongelante OAT a 30-50% de uma marca decente e que seja barato...

    Não tem como dar errado! E manter sempre a temperatura da "chaufage" no máximo de quente para a válvula ficar aberta e circular o líquido também por lá.
    Boas,

    Hoje ao ligar o carro de manha funcionou tudo normal e até que achei estranho.

    Antes de pensar que já estava o a situação ia dar uma volta com ele para o testar e ao entrar reparei o que o ar estava no frio. O meu pai tinha o levado para o trabalho no dia anterior e disse me que quando a chaufage estava virada para o frio não fazia isto. Pelo menos tão frequentemente.

    Antes de arrancar virei para o quente e liguei a chaufage ao maximo. Não saia nenhum ar quente.

    Passados 2 minutos +-, começou a sair ar quente e pouco tempo depois notei que a ventoinha disparou e ja deixou de sair ar quente.Entretanto foi ver como estava o nivel e a agua estava a começar a subir dentro do vaso. Acelerei um pouco com ele e a agua desceu ao nível normal. Esta situação repetiu-se mais 2 vezes ate desligar o carro.

    O radiador não tenho a certeza mas penso que é o de origem. Desde que tenho o carro ainda não foi lavado o radiador.
    As alhetas que falas são as da foto? (arranjei a foto num forum ingles)

    IMG_1224.jpg

    No penso que possa ser a bomba de agua apesar de o rapaz que me vendeu o carro em Agosto mostrou me uma fatura da troca da distribuição um ano antes na Norauto em Braga.

    Neste momento, o anticongelante que estou a usar tem 20%. Achas que faz diferença?


    Boas Ano Novo para todos!!!

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