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Opel Astra H GTC 1.3 não pega

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    Opel Astra H GTC 1.3 não pega

    Bom dia,

    Ontem quando estava a ir para o carro depois de um dia de trabalho, noto que o comando não estava a conseguir abrir a porta.
    Depois disso lá consegui abrir e meto a chave na fechadura. (Até aqui tudo bem!)

    Quando rodo, todas as luzes do painel e computador de bordo se desligam e ficam a piscar com a sensação de falta de carga. Como precisava mesmo de sair do trabalho, lá 2 rapazes ajudaram a empurrar e ele pegou...

    - Na 1a curva notei logo que o carro ficou sem direcção assistida.
    -Depois o painel não funcionava, mesmo com o carro em andamento.
    -Tinha sofagem (AC não experimentei)

    Quando cheguei, parei o carro e voltou a não pegar.

    O que acham que pode ser?
    Correia do alternador, alternador ou até mesmo a bateria?

    Esta última não me acredito lá muito, mas....

    Obrigado desde já.

    #2
    Pode ser o alternador ou apenas a bateria. É levar o carro a um electricista que fará os testes para ver onde está a causa do problema.

    Comentário


      #3
      A direcção assistida é eléctrica? Não percebo nada disso...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
        A direcção assistida é eléctrica? Não percebo nada disso...
        sim é, portanto como já foi dito, podes ter a bateria a dar o berro, ou alternador, infelizmente isso já algo cronico da Opel, portanto é ires a uma oficina averiguar o que se passa...

        Comentário


          #5
          Não será que a correia do alternador é a mesma da correia da direção assistida. Ou seja a correia com o aquecimento pode começar a resvalar e ficas sem a bomba da direção assistida e sem que o alternador rode para te carregar a bateria.

          O ponteiro das conta rotações mexe normalmente? No meu, opel vectra B 1.7 TD, se o alternador não está a fazer bem o seu trabalho o conta rpms não funciona bem.

          Comentário


            #6
            nao NBA a direcção deste carro é elétrica. Deve ser bateria que foi-se.

            Comentário


              #7
              Espero bem que seja a bateria... Pelo menos era a reparação mais barata!

              Bateria para isto ronda que preços? 70€ ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
                Espero bem que seja a bateria... Pelo menos era a reparação mais barata!

                Bateria para isto ronda que preços? 70€ ?
                90€ +-

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  nao NBA a direcção deste carro é elétrica. Deve ser bateria que foi-se.
                  Ok. Sendo assim, realmente tudo aponta para a bateria. Se acionando por exemplo os limpa-vidros ou os vidros elétricos estes mexerem devagar é mesmo sinal a 99,9% da bateria.

                  Comentário


                    #10
                    Ok. Sendo assim, realmente tudo aponta para a bateria. Se acionando por exemplo as escovas dos limpa-vidros ou os vidros elétricos e estes mexerem devagar é mesmo sinal a 99,9% da bateria.

                    Comentário


                      #11
                      sim andará sempre a volta da bateria ou alternador. um mecanico ou alguém que tenha um multimetro verificará isso facilmente.

                      mas para testar isso o carro tem de pegar para perceber se a bateria está a ser carregada ou não.

                      claro, existe sempre mais probabilidade de ser a bateria que o alternador.

                      Comentário


                        #12
                        O carro seguiu hoje para a oficina.
                        Quando tiver novidades, digo algo por aqui com o problema.

                        Alguém me sabe dizer que bateria leva este carro?

                        Comentário


                          #13
                          Nem precisas de ir com o voltimetro, nos menus escondidos do CB consegues ver os valores do alternador.

                          Existem uns truques para chegar a esses menus, mas eu já não me lembro como é que se faz. No meu GTC tive esse problema e tive de reconstruir o alternador e quase 200 paus fora da carteira.

                          Comentário


                            #14
                            Consegues-me dizer o que conseguias ver nesses menus ocultos?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              sim andará sempre a volta da bateria ou alternador. um mecanico ou alguém que tenha um multimetro verificará isso facilmente.

                              mas para testar isso o carro tem de pegar para perceber se a bateria está a ser carregada ou não.

                              claro, existe sempre mais probabilidade de ser a bateria que o alternador.
                              Sim exatamente, como tu dizes existe uma possibilidade de ser o alternador. Meu Vectra B1.7TD tem 450.000 km e no alternador original já teve de levar escovas e uns bons anos mais tarde levou um alternador novo (tenho-o há uns 3-4 anos). Quando o alternador estava avariado em que já não estava a carregar a bateria o conta rpms ficava quase a 0 e a luz da bateria sempre acesa. Apenas quando eu aumentava muito a rotação do motor é que o alternador conseguia carregar alguma coisa e as rpm normalizavam mais ou menos e a luz vermelha da bateria apagava ou ficava intermitente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NBA Ver Post
                                Sim exatamente, como tu dizes existe uma possibilidade de ser o alternador. Meu Vectra B1.7TD tem 450.000 km e no alternador original já teve de levar escovas e uns bons anos mais tarde levou um alternador novo (tenho-o há uns 3-4 anos). Quando o alternador estava avariado em que já não estava a carregar a bateria o conta rpms ficava quase a 0 e a luz da bateria sempre acesa. Apenas quando eu aumentava muito a rotação do motor é que o alternador conseguia carregar alguma coisa e as rpm normalizavam mais ou menos e a luz vermelha da bateria apagava ou ficava intermitente.

                                sim mas nestes modernos as rpm nao sao contadas a partir do alternador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Problema: Bateria.

                                  Propos uma Varta a 129€, preço final.

                                  Que acham ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
                                    Consegues-me dizer o que conseguias ver nesses menus ocultos?
                                    Consegues ver a tensão atual do alternador.

                                    É o valor U-Term30: https://www.youtube.com/watch?v=7aX50vmU42Q

                                    Agora não me lembro é como aceder.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
                                      Problema: Bateria.

                                      Propos uma Varta a 129€, preço final.

                                      Que acham ?
                                      está bom se incluir a mao de obra e diagnostico, nao arranjas por menos de 90€ portanto se disseres não tens de pagar o diagnostico ficava-te quase ao mesmo preço.
                                      ainda por cima estás enrascado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, o valor é final já com tudo incluído.

                                        Vou avançar então...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          sim mas nestes modernos as rpm nao sao contadas a partir do alternador.
                                          Epá desculpem...estou a precisar uma formação em automóveis modernos . Ando desatualizado nas inovações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunofps Ver Post
                                            Problema: Bateria.

                                            Propos uma Varta a 129€, preço final.

                                            Que acham ?
                                            Tens mesmo a certeza que é a bateria? pois para teres ficado sem direcção assistida isso são sintomas claros de alternador pifado.

                                            Já se passou o mesmo com o meu Astra e também não tinha direcção assistida e foi o alternador, sendo bateria fraca o carro não pega mas depois de estar a trabalhar o alternador estando bom fornece corrente suficiente mesmo estando a bateria fraca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O mecanico diagnosticou que o alternador estava bom. A bateria é que estava mesmo nas lonas.
                                              Tambem se acontecer algo do genero, reclamo e ele faz a troca...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                Tens mesmo a certeza que é a bateria? pois para teres ficado sem direcção assistida isso são sintomas claros de alternador pifado.

                                                Já se passou o mesmo com o meu Astra e também não tinha direcção assistida e foi o alternador, sendo bateria fraca o carro não pega mas depois de estar a trabalhar o alternador estando bom fornece corrente suficiente mesmo estando a bateria fraca.
                                                a direcção assistida em pico gasta mais do que o alternador é capaz de produzir, portanto foi abaixo numa curva. a bateria está ali como uma reguladora de voltagem para os picos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  a direcção assistida em pico gasta mais do que o alternador é capaz de produzir, portanto foi abaixo numa curva. a bateria está ali como uma reguladora de voltagem para os picos.
                                                  Digo isto porque no meu Astra G se meteres uma bateria nova e o alternador estiver avariado simplesmente não tens direcção assistida independentemente da amperagem da bateria.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                    Digo isto porque no meu Astra G se meteres uma bateria nova e o alternador estiver avariado simplesmente não tens direcção assistida independentemente da amperagem da bateria.
                                                    isso nao invalida o contrario, que bateria fraca tb cause que a direcção vá abaixo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                      a direcção assistida em pico gasta mais do que o alternador é capaz de produzir, portanto foi abaixo numa curva. a bateria está ali como uma reguladora de voltagem para os picos.
                                                      Sim, faz sentido e como a bateria já não consegue armazenar carga elétrica para os picos de consumo aconteceu o que aconteceu. E se o mecânico disse que o alternador estava bom deve ser mesmo da bateria...nada como testar com a bateria nova.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vou buscá-lo agora e vou testar tudo.
                                                        Direcção assistida, CB, AC, vidros e vejo se têm um comportamento normal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                          isso nao invalida o contrario, que bateria fraca tb cause que a direcção vá abaixo.
                                                          Pois talvez se estiver a "roubar" ao alternador o faz enfraquecer, no meu depois de pegar se tirar a bateria (sem bateria) funciona normal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                            Pois talvez se estiver a "roubar" ao alternador o faz enfraquecer, no meu depois de pegar se tirar a bateria (sem bateria) funciona normal.
                                                            A questão é que principalmente a baixas rpm, o alternador não é capaz de produzir suficiente energia para cobrir o gasto do motor eléctrico da direcção.
                                                            Para piorar a direcção o motor electrico gasta mais energia a baixas velocidades, quem já conduziu um carro sem direcção assistida sabe que é mais duro.
                                                            Nestes momentos a maior parte da energia vem da bateria. como a bateria está nas lonas o motor detecta que não há energia suficiente (voltagem) e desliga-se para evitar danos e/ou comportamento errático.


                                                            isto aplica-se também quando o alternador está nas lonas pois aos poucos a bateria vai-se descarregando e acontece o acima descrito.

                                                            Comentário

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