Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solavancos a frio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Solavancos a frio

    Mais um Inverno e já começa a lenga lenga.

    Agora com o frio e a humidade o carro anda-me aos solavancos enquanto o motor não aquece.

    Quando acontece e sintomas com o motor a frio:

    - Quando fica muitas horas sem trabalhar.
    - ralenti muito instável, mesmo puxando o ar (é manual ainda) inclusive vai abaixo frequentemente.
    - Solavancos em andamento com o motor frio.
    - Em baixas / médias por vezes desenvolve mal, em certas situações quase que tenho que pressionar o pedal a fundo.

    Com o motor já dentro da temperatura de serviço:

    - 0 problemas, trabalha formidavelmente bem.

    Carro em questão é um Fiat Tipo 1.4 de 89 (carburador) ainda com o motor de origem com quase 200 mil km

    Sugestões?
    Editado pela última vez por D12; 22 October 2016, 15:52.

    #2
    Não tens uma valvula na tampa do filtro de ar para moveres a puxada de ar para a posição Inverno/Verão?

    O Uno e o Corsa A são dois carros onde me lembro de ver isso. No corsa A era assim:

    Comentário


      #3
      Bem-vindo ao mundo dos carros a carburador. É deixar o "ar" ligado até veres que responde melhor. No meu, desligo quando a temperatura passa do primeiro traço.

      Renault 19 1.4

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
        Não tens uma valvula na tampa do filtro de ar para moveres a puxada de ar para a posição Inverno/Verão?

        O Uno e o Corsa A são dois carros onde me lembro de ver isso. No corsa A era assim:
        Não me parece que tenha essa opção.

        Mas quando for ao carro já confirmo.

        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Bem-vindo ao mundo dos carros a carburador. É deixar o "ar" ligado até veres que responde melhor. No meu, desligo quando a temperatura passa do primeiro traço.

        Renault 19 1.4
        Mas é normal acontecer?

        Eu puxo o ar sempre que sinto que é necessário, de manha então é um must depois de ter estado a noite toda parado, mas mesmo assim por vezes tornasse inútil, pois continua a ir abaixo se não andar ali a jogar com o acelerador ao mesmo tempo (isto ao ralenti) em andamento até ver não costuma ir abaixo.
        Editado pela última vez por D12; 22 October 2016, 15:49.

        Comentário


          #5
          Sim é normal e requer habituação. Com o tempo mais frio, é certinho.

          Alguns modelos podiam trazer instruções do tipo:
          - com motor desligado, acelerar a fundo 2 vezes
          - puxar o "ar"
          - esperar 30 segundos
          - ligar a ignição
          - reduzir o ar para baixar rotação até às 1500rpms
          - manter ligado até temperatura X

          Comentário


            #6
            Eu a pensar que se devia a alguma falha mecânica e que poderia eventualmente ver livre dos solavancos..

            Podes-me explicar o porquê de isto acontecer nos carros a carburador?


            E já agora que me aconselhas

            Esperar ao ralenti que o motor aqueça minimamente, ou aguentar os solavancos e seguir viagem assim que ligo o motor?
            Editado pela última vez por D12; 22 October 2016, 16:08.

            Comentário


              #7
              isso requer é prática e é normal em todos os carros dessa era com carburador, portanto o problema não está no carro, mas sim no dono...

              esse motores fire da Fiat são mesmo assim, até aquecerem, não vale apena tentares ir a esgalhar para andar mais depressa que é mesmo isso que acontece parece a choca velha...

              se fazes percursos curtos em que o carro 1º que aqueça, só tens mesmo uma solução, ter paciência, ou então juntar uns aereos para um carro mais recente...

              Comentário


                #8
                Jogar com o "ar" até teres o carro suave ao arrancar. Normalmente estou parado 1 minuto e arranco a baixas rotações. Se por algum motivo tiver que pisar a fundo, já sei o que me espera

                Comentário


                  #9
                  Resta-me ter paciência sendo assim.

                  Obrigado pessoal

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                    Resta-me ter paciência sendo assim.

                    Obrigado pessoal
                    uma boa limpeza e revisão do carburador , pode não ser um luxo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                      uma boa limpeza e revisão do carburador , pode não ser um luxo
                      Juntamente com isso, que mais posso fazer para tentar melhorar a situação?

                      Comentário


                        #12
                        Se antes a quente como relatei o carro portava-se lindamente, agora nestes últimos 2 dias até a quente sofro de pushbacks seja a que velocidade for e desenvolve mal em baixas.

                        Ideias do que possa originar isto estando já o motor a trabalhar há temperatura de serviço?

                        Update: Agora há noite já nem pegou, rodava mas pegar está quieto.
                        Editado pela última vez por D12; 19 December 2016, 23:00.

                        Comentário


                          #13
                          pode ser platinados

                          Comentário


                            #14
                            Substitui-lhe a tampa do distribuidor.. problem solved.

                            Mas não deixa de ser curioso já o ano passado levou tampa nova e foi por isso que desta vez lembrei-me logo de a substituir.

                            Deve haver qualquer coisa que anda a dar cabo das tampas.. digo eu

                            Mas enfim, dei agora uma voltinha com ele e o relant estái estável e os pushbacks desapareceram por completo.
                            Editado pela última vez por D12; 20 December 2016, 16:08.

                            Comentário


                              #15
                              A solução é simples: andas com o ar puxado até veres que o carro está minimamente quente.
                              Assim já não deve andar aos solavancos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                A solução é simples: andas com o ar puxado até veres que o carro está minimamente quente.
                                Assim já não deve andar aos solavancos.
                                Lá simples é, mas não é solução pois andava com o 'ar' puxado e os solavancos continuavam.

                                Mas como referi em cima, mudei-lhe a tampa do distribuidor e acabou-se os solavancos.. até ver.

                                Comentário


                                  #17
                                  mas a que tiraste estava estragada? não terá verdete por apanhar humidade?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                    mas a que tiraste estava estragada? não terá verdete por apanhar humidade?
                                    Tirei-a e limpei, voltei a colocar e continuava a não pegar.

                                    Como já tinha acontecido o mesmo o ano passado e a peça é relativamente barata (12/13€) resolvi experimentar colocar uma nova.

                                    Foi remédio santo.

                                    Já encomendei outra para ficar como suplente

                                    Agora se me perguntas se é normal ou se há algo a estragar as tampas.. não sei. Mas se a solução passa por gastar esses 12 ou 13€ por ano numa tampa nova.. não me chateia muito.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X