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Renault 5 - valerá a pena restaurar?

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    Renault 5 - valerá a pena restaurar?

    Boas tardes, um familiar meu tem um Renault 5 (1981) e gostaria muito de (mandar) restaurar o carro.
    O problema é que o carro nem dá sinal, tem a carroçaria enferrujada e não está nas melhores condições...
    Creio que a última vez que esse carro trabalhou foi à 3/4 anos...
    Nota: algumas zonas da carroçaria já têm betume.
    O que acham?
    Vale a pena?
    Deve andar à volta de quanto dinheiro o restauro completo?

    #2
    Dito de forma simples: só valerá a pena pelo valor sentimental, não pelo valor comercial.

    Comentário


      #3
      e pá tu é que sabes, um restauro implica gastar uma bela maquia , tanto em mão de obra, peças, e onde se gasta mais é na recuperação da carroçaria e motor, podes ter de gastar até 5000€ no restauro, já para não falar do tempo que demorará...

      portanto tens de pensar bem no assunto até que ponto estás para ai virado para um restauro total, quem anda nessas andanças não pensa em gastos...

      Comentário


        #4
        para um restauro completo desse R5: 850 euros

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
          para um restauro completo desse R5: 850 euros
          Diz-me onde, por favor.

          Por 850€ dedico-me apenas a restauros de carros do género.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
            para um restauro completo desse R5: 850 euros
            Isso aqui nem a pintura paga quanto mais o resto

            Comentário


              #7
              https://youtu.be/cmrtQDFCgXY

              Comentário


                #8
                Penso na minha opinião, se fosse o modelo do gt turbo, valeria a pena. Um clássico à maneira. Agora outros modelos, só se gostares muito e não gastares muito dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  Há que distinguir um verdadeiro restauro dum "restouro".

                  Se é para ir a fundo, ao detalhe, ao pormenor, vais gastar uns milhares de euros.

                  Se é só para "lavar a cara" e pôr o motor a funcionar não ligando a pintelhices, gastarás menos, mas ainda assim umas largas centenas.

                  Relativamente à custos, Tudo depende também do estado real do carro, da zona do país onde te encontras e até da tua habilidade/disponibilidade de fazer certas coisas por ti próprio.

                  De qualquer forma se avancares, partilha connosco, é sempre agradável de ver.

                  Comentário


                    #10
                    se o carro está parado, claro que não dá sinal sem uma bateria nova, ter ferrugem, também um carro dessa idade é normal, tudo depende do resto, do estado do motor, dos estofos, etc. podes partilhar umas fotos para poder opinar melhor?

                    Comentário


                      #11
                      sucata com ele.
                      Gasta o dinheiro num viagem por exemplo.

                      Comentário


                        #12
                        https://youtu.be/2Bfg_US_sp8

                        repara, dá trabalho mas fica impec. pelo menos para o dia a dia.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que esse é o tipo ideal de projecto para se ir fazendo por casa ao longo do tempo, se tiveres conhecimentos de mecânica. Se não tiveres começas a aprender, afinal se algo correr mal o carro pior não fica.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                            Acho que esse é o tipo ideal de projecto para se ir fazendo por casa ao longo do tempo, se tiveres conhecimentos de mecânica. Se não tiveres começas a aprender, afinal se algo correr mal o carro pior não fica.
                            A parte da mecânica é o mais simples...

                            O problema dos R5 desses tempos é a ferrugem. Qt mais se aprofunda o restauro mais podres aparecem, debaixo das borrachas, dos revestimentos, em torno dos parafusos etc.
                            Para ficar bem, gasta-se um fortuna em vão.

                            Um antigo responsável da Renault em França uma vez explicou motivo da ferrugem. Naquele tempo a chapa já vinha de fábrica com ferrugem e eles pintavam por cima, e pintura não arderia a 100% e a corrosão alastrava com a humidade à mistura. O fenómeno era quase imediato, 2 ou 3 anos depois da compra já apresentavam sinais corrosão.

                            Imagino um R5 com 30 anos...

                            Eu acho que não vale o trabalho.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              A parte da mecânica é o mais simples...

                              O problema dos R5 desses tempos é a ferrugem. Qt mais se aprofunda o restauro mais podres aparecem, debaixo das borrachas, dos revestimentos, em torno dos parafusos etc.
                              Para ficar bem, gasta-se um fortuna em vão.

                              Um antigo responsável da Renault em França uma vez explicou motivo da ferrugem. Naquele tempo a chapa já vinha de fábrica com ferrugem e eles pintavam por cima, e pintura não arderia a 100% e a corrosão alastrava com a humidade à mistura. O fenómeno era quase imediato, 2 ou 3 anos depois da compra já apresentavam sinais corrosão.

                              Imagino um R5 com 30 anos...

                              Eu acho que não vale o trabalho.
                              Isso é válido para qualquer "clássico popular".

                              Um restauro destes implica desmontar o carro todo, raspar até "ao osso" as zonas com podres, reparar, dar enchimento, projectar cera nos vãos, lixar, dar mordente, etc...

                              Vale se o carro tiver valor sentimental. Um R5 de 1981 vai demorar muito tempo a valorizar o dinheiro gasto nele.

                              Comentário


                                #16
                                Aproveito o tópico e pergunto, restaurar uma 4L vale a pena? Tenho uma arrumada, só preciso de arranjar uns documentos para ela..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                  Aproveito o tópico e pergunto, restaurar uma 4L vale a pena? Tenho uma arrumada, só preciso de arranjar uns documentos para ela..
                                  então não vale, são grande máquinas, agora tal como disse ao outro membro tudo depende até onde ponderas ir, pois um restauro como deve de ser leva o seu tempo e umas largas centenas de euros, portanto é ai que tens de ponderar se vale apena, ou se vender isso a quem possa e tenha meios para tal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou a ponderar comprar uma para fazer de dador de peças, já com documentos e depois é por tudo em ordem, chapa, pintura, mecânica...
                                    Sei fazer muita coisa, pelo que a mão de obra vai ser grande parte por minha conta, à excepção claro está, do trabalho de chapa, pintura e de reparação do motor, de resto serei eu a fazer quase tudo..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      A parte da mecânica é o mais simples...

                                      O problema dos R5 desses tempos é a ferrugem. Qt mais se aprofunda o restauro mais podres aparecem, debaixo das borrachas, dos revestimentos, em torno dos parafusos etc.
                                      Para ficar bem, gasta-se um fortuna em vão.

                                      Um antigo responsável da Renault em França uma vez explicou motivo da ferrugem. Naquele tempo a chapa já vinha de fábrica com ferrugem e eles pintavam por cima, e pintura não arderia a 100% e a corrosão alastrava com a humidade à mistura. O fenómeno era quase imediato, 2 ou 3 anos depois da compra já apresentavam sinais corrosão.

                                      Imagino um R5 com 30 anos...

                                      Eu acho que não vale o trabalho.
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Isso é válido para qualquer "clássico popular".

                                      Um restauro destes implica desmontar o carro todo, raspar até "ao osso" as zonas com podres, reparar, dar enchimento, projectar cera nos vãos, lixar, dar mordente, etc...

                                      Vale se o carro tiver valor sentimental. Um R5 de 1981 vai demorar muito tempo a valorizar o dinheiro gasto nele.
                                      Sem duvida, e não vale a pena exagerar! Dizer que já apresentavam sinais de corrosão 2 ou 3 anos depois de saírem do stand, genericamente, não corresponde á verdade. Atenção que realcei o genericamente. Se calhar até poderia acontecer num carro que dormisse todos os dias á beira-mar, mas não na generalidade das unidades.

                                      Muito pior nesse aspeto eram os veículos Japoneses da altura e nem esses demoravam tão pouco tempo até apresentar sinais de corrosão!

                                      Pelo que me lembro, e realço que desmontei e montei muitos (para além de outras tarefas), conhecendo-lhe bem as entranhas, a partir dos 6/7 anos sim, já eram muitos os que apresentavam sinais de corrosão, uns mais graves do que outros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                        Aproveito o tópico e pergunto, restaurar uma 4L vale a pena? Tenho uma arrumada, só preciso de arranjar uns documentos para ela..
                                        Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                        Estou a ponderar comprar uma para fazer de dador de peças, já com documentos e depois é por tudo em ordem, chapa, pintura, mecânica...
                                        Sei fazer muita coisa, pelo que a mão de obra vai ser grande parte por minha conta, à excepção claro está, do trabalho de chapa, pintura e de reparação do motor, de resto serei eu a fazer quase tudo..
                                        Tens noção que vais ter que adulterar o numero de chassis para fazer isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Tens noção que vais ter que adulterar o numero de chassis para fazer isso?
                                          Sim, em clássicos é algo mais ou menos "simples" de se fazer pelo que sei...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                            Sim, em clássicos é algo mais ou menos "simples" de se fazer pelo que sei...
                                            Falta a parte da legalidade dessa tarefa "simples"

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                              Falta a parte da legalidade dessa tarefa "simples"
                                              Claro, mas é por uma boa causa...😀

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que é que acham melhor?
                                                Adquirir uma 4L com documentos que só tem a chapa e o motor mas está perto para ir buscar por X€ ou adquirir uma que está a 100km mas está completa, com motor a trabalhar e com documentos por duas vezes o preço da outra?

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