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Ford Escort '87 - Sensor de temperatura ou termostato?

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    Ford Escort '87 - Sensor de temperatura ou termostato?

    Carros velhos = dores de cabeça.

    Aqui vai mais um tópico.

    No outro dia fiz uma viagem de 200km, sempre velocidades constantes entre os 70-90 km/h. O problema é que olho para o ponteiro da temperatura e ele não passa da zona fria (parte branca), sobe um bocado, depois desce mas não sobe até à zona NORM. Depois de chegar ao destino, entrei numa cidade, no pára-arranca começa logo o ponteiro a subir para o meio da zona NORM. Há uma altura em que me perco numa parte da cidade que é literalmente tudo inclinado, portanto é fazer pontos de embraiagem e aceleradelas para ele não morrer e vou a ver tenho o ponteiro QUASE no vermelho, subiu para aí até 3/4, a ventoinha disparou. Embora não tenha atingido o vermelho, e assim que a ventoinha disparou não subiu mais, devo preocupar-me ou é perfeitamente normal ele subir tanto? Como me assustei um bocado desliguei logo o motor, secalhar se o deixasse ligado ele tinha baixo a temperatura ou não?

    Com isto tudo fiquei com dúvidas se tinha o termostato colado aberto, porque durante a viagem o ponteiro não saia do frio ou se tenho é o sensor da temp. marado.

    Como é que eu posso verificar se o termostato não está colado? Embora recentemente o tenha tirado e testado em água quente, ele funcionava.

    Obrigado!

    #2
    Boas, deves ter o termostato "aberto" ou mesmo que ele feche, não deve estar a vedar. E quanto ao aquecimento, tens ferrugem no sistema? Pode estar o radiador meio entupido.

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      #3
      Há alguma forma de eu saber que o termostato não está colado sem ter de o tirar?
      O radiador dúvido, é novo.

      Comentário


        #4
        Como está o nível de anti-congelante? Se andares quase a seco com bolhas de ar na tubagem, qualquer leitura é uma lotaria...

        Comentário


          #5
          Uma forma de veres se ele está sempre aberto, é ligares o carro a frio, numa manhã fria, e ires vendo se no tubo que sai do termostato para o radiador começa a circular logo agua aquecida, antes de ele atingir a temperatura normal de funcionamento.
          Não tenho 100% certeza disto, mas deve dar para ter uma ideia.

          Comentário


            #6
            Costuma estar um pouco abaixo do nível máximo mas desde aquela vez que a ventoinha disparou, fui ver e ficou um bocado acima do maximo lol

            Comentário


              #7
              Há bocado liguei o carro e deixei-o a trabalhar uns minutos. A temperatura foi subindo até à letra M para aí, passado 1 minuto desceu para o R, depois voltava ao M e voltava a descer, suponho que isto queira dizer que o termostato estava fechado e abriu nesta altura? Espero que seja o sensor marado.

              Comentário


                #8
                Com o motor quente a água espande e ocupa mais espaço. É normal estar acima da linha do máximo a quente.
                O melhor é por a nível a frio.

                O termostato geralmente abre lentamente, e acho que não cria grandes oscilações na temperatura. Mas posso estar enganado, não sou muito experiente nestas coisas.

                Comentário


                  #9
                  Convenci-me de que o problema estaria no sensor de temperatura, comprei um novo, enrosquei, igual.
                  Então tirei o termostato, não estava aberto.

                  Portanto, não é do sensor de temperatura nem do termostato, já não sei que faça com isto.

                  Enfim.

                  Comentário


                    #10
                    Tens ai 2 problemas.
                    O carro em andamento andar a frio é o termostato.
                    O carro aquecer em para arranca poder ser a válvula que dispara a ventoinha como pode ser algum problema de entupimento ou fuga no circuito, sendo um carro velho o mais certo é estar cheio de ferrugem. Em ultimo caso pode ser a junta da cabeça a dar sinal de substituição.

                    A bomba de agua descarto uma vez que em andamento refrigera bem, por isso deve haver caudal.
                    Editado pela última vez por Alpinestar; 10 November 2016, 09:12.

                    Comentário


                      #11
                      Depois de trocar o sensor de temperatura e nada acontecer, troquei o termostato e nada aconteceu igualmente. Não sei o que fazer mais com isto, talvez juntar tudo e deitar fora?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por goncalol Ver Post
                        Depois de trocar o sensor de temperatura e nada acontecer, troquei o termostato e nada aconteceu igualmente. Não sei o que fazer mais com isto, talvez juntar tudo e deitar fora?
                        Depois de trocado isso já não anda a baixas temperaturas, certo?
                        Aquece é de mais, certo?

                        Troca a válvula que faz disparar a ventoinha, é barata, pode ser disso.
                        Se ficar igual é quase certo que tens a junta da cabeça queimada ou podre... se não for isso só se existir algum entupimento no circuito de refrigeração.

                        Tens o circuito limpo com anticongelante em condições ou cheio de ferrugem?

                        Se não te quiseres chatear mais compra outro carro.
                        Carros velhos é assim.
                        Editado pela última vez por Alpinestar; 18 November 2016, 09:19.

                        Comentário


                          #13
                          Não, ele anda é sempre a baixas temperaturas.
                          Ao voltar do trabalho, cerca de 3km cheguei a casa já estava o ponteiro a entrar na parte branca do frio, depois de estacionar desliguei o carro mas deixei a energia ligada para ver se o ponteiro ficava no mesmo sitio e começou a subir para a parte normal. Não sei porque é que ele não me dá a temperatura certa em andamento.

                          Comentário


                            #14
                            Tu andas a mexer no circuito de refrigeração, mas alguma vez o purgaste? Se andas com bolas de ar lá a leitura do sensor não vale nada.

                            Comentário


                              #15
                              Das duas uma:
                              -Ou o termostato que colocaste está estragado ou ser de fraca qualidade (pode não ter força suficiente para fechar com a pressão do circuito).
                              -Ou a informação que aparece no painel está erra face à realidade, pode ser o quadrante ou a válvula não ser adequada.

                              Não tem muito por onde fugir a isto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Tu andas a mexer no circuito de refrigeração, mas alguma vez o purgaste? Se andas com bolas de ar lá a leitura do sensor não vale nada.
                                Não, como é que posso retirar o ar do circuito?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por goncalol Ver Post
                                  Não, como é que posso retirar o ar do circuito?
                                  ???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, eu não sei de que forma é que posso retirar o ar do circuito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por goncalol Ver Post
                                      Sim, eu não sei de que forma é que posso retirar o ar do circuito.
                                      No geral costuma haver umas tampinhas/parafusos localizados nas partes mais altas dos tubos que ficam a maior altitude.

                                      O ar do circuito vai ficar alojado na zona mais alta e por isso é que existem esses parafusos/tampinhas (no próprio tubo). Tira-se o parafuso/tampinha e quando começar a sair liquido significa que já não tem ar.

                                      Há carros que só têm uma purga, há outros com várias.

                                      O vaso de expansão tem quantos tubos lá ligados?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                        No geral costuma haver umas tampinhas/parafusos localizados nas partes mais altas dos tubos que ficam a maior altitude.

                                        O ar do circuito vai ficar alojado na zona mais alta e por isso é que existem esses parafusos/tampinhas (no próprio tubo). Tira-se o parafuso/tampinha e quando começar a sair liquido significa que já não tem ar.

                                        Há carros que só têm uma purga, há outros com várias.

                                        O vaso de expansão tem quantos tubos lá ligados?
                                        Só encontro um mas é na parte de baixo do radiador, para sangrar.
                                        O vaso tem dois tubos ligados.
                                        No dia em que mudei o termostato, fechei o circuito atestei o vaso. Hoje fui pesquisar sobre como retirar ar do circuito e num site diziam para por o carro a trabalhar com a tampa do vaso de expansão aberta. Fiz isso com o carro frio, nem olhei para o nível do liquido, fechei o capô e fui à minha vida. Passado umas horas fui trocar a correia do alternador e não é que tinha o nível do liquido no minimo? Não encontrei fuga nenhuma extraordinária, nem tenho liquido no óleo será que foi ar que saiu? Acho estranho porque se o carro estava frio, o termostato fechado, como é que aquilo passava para o vaso de expansão?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por goncalol Ver Post
                                          Só encontro um mas é na parte de baixo do radiador, para sangrar.
                                          O vaso tem dois tubos ligados.
                                          No dia em que mudei o termostato, fechei o circuito atestei o vaso. Hoje fui pesquisar sobre como retirar ar do circuito e num site diziam para por o carro a trabalhar com a tampa do vaso de expansão aberta. Fiz isso com o carro frio, nem olhei para o nível do liquido, fechei o capô e fui à minha vida. Passado umas horas fui trocar a correia do alternador e não é que tinha o nível do liquido no minimo? Não encontrei fuga nenhuma extraordinária, nem tenho liquido no óleo será que foi ar que saiu? Acho estranho porque se o carro estava frio, o termostato fechado, como é que aquilo passava para o vaso de expansão?
                                          Se o radiador tem uma torneira na parte mais baixa então é para esvaziar.

                                          Mete a sofagem toda no quente pode haver ar aprisionado nesse mini-radiador (da sofagem) e assim fazes o serviço completo duma só vez.

                                          Se tens 2 tubos no vaso expansão um deve estar na parte de baixo (saída) e o outro na parte de cima (entrada). Um dia que o carro esteja completamente frio mete a trabalhar e verifica se no tubo de cima do vaso expansão corre logo água. Caso não corra então quando o motor estiver quente (termostato aberto) vê novamente.

                                          Isso para ficares a saber se está sempre a haver circulação do interior do bloco do motor para o vaso expansão ou se só há quando o termostato abre.

                                          Se houver sempre circulação então é por isso que mesmo a frio o nível desceu.

                                          Já procuraste pela tampinha/parafuso de purgar ar também nos tubos que vão para a sofagem (tubos mais finos do que os do radiador)? Às vezes está num desses tubos.

                                          Comentário

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