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Citroen Berlingo 2.0 HDI engasga-se na 3ª

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    Citroen Berlingo 2.0 HDI engasga-se na 3ª

    Boas

    Tenho uma carrinha Citroen Berlingo 2.0 HDI de 2006 com 115.000km , ultimamente reparei que ao meter a 3ª normalmente sem grande aceleração ela engasga-se ( se for no prego não se engasga) e antigamente não tinha este sintoma..

    Pensei em trocar os filtros de ar e gasóleo pois já não trocava a algum tempo...

    Troquei o do gasóleo , mas o do ar quando fui trocar notei que ainda estava bom e não troquei...

    Após trocar continua na mesma ..

    Alguém faz ideia do que poderá ser ?

    #2
    vai a uma oficina e manda fazer um diagnostico para ver o que acusa de erros, o problema pode ser mil e uma coisas, ninguém te pode dar uma causa...

    Comentário


      #3
      A EGR já foi limpa alguma vez?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        vai a uma oficina e manda fazer um diagnostico para ver o que acusa de erros, o problema pode ser mil e uma coisas, ninguém te pode dar uma causa...
        Pois essa é o caminho a seguir se eu não conseguir descobrir qual é o problema..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
          A EGR já foi limpa alguma vez?
          Nunca..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
            Nunca..
            Pelo sintoma que te queixas e por nunca ter sido limpa então deve ser a EGR suja.

            Para tirares melhor as dúvidas podes pesquisar quais os sintomas (da EGR suja) e ver se batem certo com os teus.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
              Pelo sintoma que te queixas e por nunca ter sido limpa então deve ser a EGR suja.

              Para tirares melhor as dúvidas podes pesquisar quais os sintomas (da EGR suja) e ver se batem certo com os teus.
              Pois...pode bem ser esse o problema.. também pensei ser da qualidade do gasóleo (Jumbo) mas vou tentar ir por partes... Vou investigar a EGR...

              Obrigado..

              Comentário


                #8
                Aonde fica essa válvula ??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                  Aonde fica essa válvula ??

                  Procura uma coisa tipo isso da foto abaixo. Vai estar ligado logo a seguir ao colector de escape (para poder recolher gases de escape), vai ter um tubinho do vácuo e um tubo grosso que liga à admissão.

                  Na foto que colocaste não aparece, deve estar atrás do motor. Procura colectores de escape e assim é fácil.

                  Comentário


                    #10
                    Há-de estar tipo isto (ou exactamente isto caso os colectores e a EGR sejam iguais)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                      Procura uma coisa tipo isso da foto abaixo. Vai estar ligado logo a seguir ao colector de escape (para poder recolher gases de escape), vai ter um tubinho do vácuo e um tubo grosso que liga à admissão.

                      Na foto que colocaste não aparece, deve estar atrás do motor. Procura colectores de escape e assim é fácil.

                      Obrigado vou investigar..

                      Outra coisa...

                      Quando encontrar a peça é só remover abrir e limpar ou tem algum cuidado especial?
                      Editado pela última vez por Cartman777; 25 November 2016, 11:18.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        Há-de estar tipo isto (ou exactamente isto caso os colectores e a EGR sejam iguais)

                        Obrigado pela ajuda...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                          Obrigado vou investigar..

                          Outra coisa...

                          Quando encontrar a peça é só remover abrir e limpar ou tem algum cuidado especial?
                          Convém saber o que se está a fazer para não estragar nada. Fazer tudo com jeitinho e cuidado para não entrar em despesas...

                          Se for como essa da foto, a desmontagem parece simples. Desengatar o tubinho do vácuo, tirar o tubo que vai para a admissão (ou naquela zona ou noutra mais fácil pq nessa zona costuma ter uma abraçadeira própria que não se tira facilmente e caso se tire não se consegue colocar de novo por isso é ver o local mais fácil) e tirar os 2 parafusos que ligam ao colector de escape.

                          A sujidade deverá estar por onde entram os gases de escape e na saída para a admissão. Na parte de cima não deve estar nada sujo e nesse local (nem no tubo do vácuo nem nos buraquinhos tipo chaminé) não se mete nenhum produto limpeza porque aquilo deverá ter membrana de borracha que se estraga caso entre em contacto com produtos agressivos (como os abaixo indicados).

                          Para limpar há quem use spray limpa travões, spray limpa carburadores, etc e há sprays próprios para limpar egr.

                          O serviço completo costuma ser limpar também o colector de admissão que costuma estar uma desgraça.

                          É um serviço muito porco e se for para limpar também o colector de admissão já se torna mais complicado e é preciso ter os cuidados necessários ao desmontar, montar, etc

                          Para ter menos trabalho, sem desmontar quase nada, há quem use este aditivo (liquimoly ref 5168) para motores diesel

                          http://www.liqui-moly.eu/liquimoly/p...cument&land=de



                          Em qualquer aditivo deve-se ler bem as instruções porque mal utilizado pode ser prejudicial.

                          O melhor é investigares isso bem porque a informação que indiquei pode não estar correcta ou estar incompleta e caso não estejas à vontade em fazer o serviço então o melhor será deixar para alguém habituado a isso (mecânico profissional).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            Convém saber o que se está a fazer para não estragar nada. Fazer tudo com jeitinho e cuidado para não entrar em despesas...

                            Se for como essa da foto, a desmontagem parece simples. Desengatar o tubinho do vácuo, tirar o tubo que vai para a admissão (ou naquela zona ou noutra mais fácil pq nessa zona costuma ter uma abraçadeira própria que não se tira facilmente e caso se tire não se consegue colocar de novo por isso é ver o local mais fácil) e tirar os 2 parafusos que ligam ao colector de escape.

                            A sujidade deverá estar por onde entram os gases de escape e na saída para a admissão. Na parte de cima não deve estar nada sujo e nesse local (nem no tubo do vácuo nem nos buraquinhos tipo chaminé) não se mete nenhum produto limpeza porque aquilo deverá ter membrana de borracha que se estraga caso entre em contacto com produtos agressivos (como os abaixo indicados).

                            Para limpar há quem use spray limpa travões, spray limpa carburadores, etc e há sprays próprios para limpar egr.

                            O serviço completo costuma ser limpar também o colector de admissão que costuma estar uma desgraça.

                            É um serviço muito porco e se for para limpar também o colector de admissão já se torna mais complicado e é preciso ter os cuidados necessários ao desmontar, montar, etc

                            Para ter menos trabalho, sem desmontar quase nada, há quem use este aditivo (liquimoly ref 5168) para motores diesel

                            http://www.liqui-moly.eu/liquimoly/p...cument&land=de



                            Em qualquer aditivo deve-se ler bem as instruções porque mal utilizado pode ser prejudicial.

                            O melhor é investigares isso bem porque a informação que indiquei pode não estar correcta ou estar incompleta e caso não estejas à vontade em fazer o serviço então o melhor será deixar para alguém habituado a isso (mecânico profissional).
                            Pois pelo que dizes se calhar o melhor é mesmo ir ao mecânico..

                            Em todo o caso vou investigar essa solução do adotivo..

                            Obrigado pela ajuda !

                            Comentário

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