Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saxo não pega

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saxo não pega

    Boas,

    Estou a tentar colocar um Saxo 1.5d a trabalhar mas não está fácil.

    Neste momento o panorama é o seguinte:
    -tenho as fichas todas ligadas,

    -desliguei o tubo que traz o gasóleo para o motor mas coloquei um pequeno frasco de gasóleo junto ao motor com o tubo imerso no gasóleo,

    -dou à chave e os ponteiros das rpm e da velocidade sobem sendo depois o zero do da velocidade nos 60kmh

    - rodo a chave e fica a dar ao arranque,

    -abri um injetor e ao dar ao arranque não espirra gasóleo

    - abri os restantes e também não espirram gasóleo

    - abri o retorno da bomba e não sai gasóleo quando dou a chave.

    Abri a caixa de relés e vi onde havia corrente, troquei alguns e não mudou nada.

    Neste momento estou sem mais ideias para experimentar. Têm alguma sugestão que me tenha escapado?

    Obrigado desde já

    #2
    Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
    Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.

    Comentário


      #3
      Quando isso aconteceu no meu era um oring na caixa do filtro de gasóleo que deixava passar ar...

      Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
        Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
        Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.
        Não porque tirei o tubo depois dessa bombita. Mas inicialmente tentei e não fez nada, mas também fiz pouco..
        Se com um compressor na entrada do tubo que leva o gasóleo para o motor, "forçar" o gasóleo a passar e ao mesmo tempo dou ao arranque será que vai lá?

        Assim caso o circuito tenha ar estaria a forçar o ar para o retorno do gasóleo os talvez contribuísse para a compressão da bomba injectora não?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
          Quando isso aconteceu no meu era um oring na caixa do filtro de gasóleo que deixava passar ar...

          Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
          Este aqui ficou sem gasóleo e desde ai esteve bastante tempo parado.
          Antes de tentar dar ao arranque tive de encher o filtro e de encher a bomba injectora, pois ambos estavam nas lonas. "Soprava" pelo tubo de entrada de gasóleo e só saia ar do filtro, embora se ouvisse o borbulhar do gasóleo dentro do filtro. Depois "soprava" pelo tubo que sai do filtro do gasóleo para a bomba e ouvia o mesmo na bomba, pelo que meti gasóleo na bomba até deixar de ouvir o borbulhar e começar a sair pelo retorno. Penso que agora estão ambos com gasóleo..

          Comentário


            #6
            Peço desculpa o off-topic, mas quando vi o título deste tópico li outra coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
              Peço desculpa o off-topic, mas quando vi o título deste tópico li outra coisa.
              É mesmo um Saxo xd

              Comentário


                #8
                se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )



                se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

                pelo q dizes , eu penso nisso

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                  se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )



                  se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

                  pelo q dizes , eu penso nisso
                  A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
                  O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

                  As velas recebem corrente elétrica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                    A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
                    O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

                    As velas recebem corrente elétrica.
                    isso é o q pensas
                    coloca ai uma foto da bomba
                    todas tem uma valvula/torneira electrica

                    as velas nada tem a ver para o caso

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                      isso é o q pensas
                      coloca ai uma foto da bomba
                      todas tem uma valvula/torneira electrica

                      as velas nada tem a ver para o caso
                      A bomba é uma como esta:

                      Capturar.jpg

                      Só que não tem essas fichas que se apresentam nesta da fotografia

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                        A bomba é uma como esta:

                        [ATTACH]139566[/ATTACH]

                        Só que não tem essas fichas que se apresentam nesta da fotografia
                        quando te for possivel coloca ai uma foto da tua bomba

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                          quando te for possivel coloca ai uma foto da tua bomba
                          Hoje a olhar com olhos de ver reparei que tem um outro fio que vai à bomba, será a tal ficha que corta?
                          Cá estão:



                          E o tal fio:

                          Comentário


                            #14
                            Esse carro tem algum tipo de alarme ou corta-corrente?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              Esse carro tem algum tipo de alarme ou corta-corrente?
                              Que eu saiba não, porquê? Tem imobilizador do canhão da chave só..
                              Tentei tanto com a ficha ligada como desligada e nada, sem sinal de vida, sem ponta de gasóleo a sair nos injetores.
                              Quando dei pressão com o compressor no tubo de entrada do gasóleo, começou a pingar a meio do tubo que vai do filtro para a bomba. Mas não acredito muito que seja por aí que não arranca.

                              Estou prestes a desistir e a chamar alguém mais entendido da matéria.

                              Comentário


                                #16
                                Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                  Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar
                                  Como é que confirmo isso?

                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    A corrente confirmasse com um voltímetro, nessa zona onde tens os fios a entrar deve ser um fio ou dois

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                      A corrente confirmasse com um voltímetro, nessa zona onde tens os fios a entrar deve ser um fio ou dois
                                      A ficha tem 3 pinos, já peguei num busca-polos e com a chave ligada mas sem dar ao arranque tenho corrente num dos pinos.
                                      Poderá o módulo de pré aquecimento estar mal ligado?

                                      O módulo é igual a este:

                                      Capturar2.jpg

                                      Segundo os esquemas que vi, Um dos pernos deve ligar à bateria, e o outro deve ligar aos injetores/velas/bomba (não sei ao certo)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso é para as velas penso que nada interfere na bomba, sentes algum click na bomba quando viras a chave para a posição normal antes de dar o arranque?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                          A ficha tem 3 pinos, já peguei num busca-polos e com a chave ligada mas sem dar ao arranque tenho corrente num dos pinos.
                                          Poderá o módulo de pré aquecimento estar mal ligado?

                                          O módulo é igual a este:

                                          [ATTACH]139569[/ATTACH]

                                          Segundo os esquemas que vi, Um dos pernos deve ligar à bateria, e o outro deve ligar aos injetores/velas/bomba (não sei ao certo)
                                          não mistures tudo
                                          as velas nada tem a ver com o gasoleo

                                          não tens é sorte pq a valvula electrica da bomba està blindada : quer dizer q està protegida pela peça de aço ( com tratamento de cor amarelo ) e vais ter q rebentar essa blindagem para ter acesso à valvula mas primeiro tens de saber se chega corrente à valvula

                                          se chegar corrente à valvula ( esse cabo preto da segunda foto ) , vais ter q te armar em zé socateiro e rebentar a blindagem e trocar a valvula q custa 10/20 euros
                                          quando não chega corrente na valvula é o modulo electronico q não fornece corrente ( hà bombas onde esse modulo està por baixo da blindagem )
                                          se mandares desmontar a blindagem por exemplo numa oficina , vai-te doer na carteira
                                          Editado pela última vez por ANTONIO850; 18 December 2016, 16:24.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                            Peço desculpa o off-topic, mas quando vi o título deste tópico li outra coisa.
                                            x2
                                            Já estava a penssar ´num tópico de férias escolares sobre sexo que não pega

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                              x2
                                              Já estava a penssar ´num tópico de férias escolares sobre sexo que não pega
                                              para não haver confusão , em PORTUGAL podiam ter chamado o carro SACHO

                                              Comentário


                                                #24
                                                Onde é que arranjo a tal válvula?
                                                Penso que tirando o parafuso que se encontra em cima já deve ajudar a sair a tal válvula.

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                  Onde é que arranjo a tal válvula?
                                                  Penso que tirando o parafuso que se encontra em cima já deve ajudar a sair a tal válvula.

                                                  Obrigado
                                                  a blindagem està segura por 2 parafusos mais uma cavilha
                                                  esses 2 parafusos , quando são apertados , a cabeça deles onde colocam a chave parte

                                                  portanto so' tirando os parafusos com um ponteiro e martelo e para retirar a cavilha fazer um corte com uma rebarbadeira

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                    a blindagem està segura por 2 parafusos mais uma cavilha
                                                    esses 2 parafusos , quando são apertados , a cabeça deles onde colocam a chave parte

                                                    portanto so' tirando os parafusos com um ponteiro e martelo e para retirar a cavilha fazer um corte com uma rebarbadeira
                                                    Fui agora dar uma espreitadela à blindagem (parte dourada à direita da bomba), está apertada por 4 ou 5 parafusos de chaves sextavadas, não tendo encontrado nenhuma cavilha e nenhum desses parafusos sem cabeça. tenho de fazer um teste à válvula para despistar se está avariada ou não.

                                                    Esta válvula funciona em conjunto com o imobilizador da ignição?

                                                    Obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                      Fui agora dar uma espreitadela à blindagem (parte dourada à direita da bomba), está apertada por 4 ou 5 parafusos de chaves sextavadas, não tendo encontrado nenhuma cavilha e nenhum desses parafusos sem cabeça. tenho de fazer um teste à válvula para despistar se está avariada ou não.

                                                      Esta válvula funciona em conjunto com o imobilizador da ignição?

                                                      Obrigado
                                                      os parafusos da blindagem podem sair com chaves sextavadas se conseguires soldar as chaves nos parafusos , olha bem e tira mais umas fotos

                                                      o modulo imobilizador acho q està por baixo da blindagem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                        os parafusos da blindagem podem sair com chaves sextavadas se conseguires soldar as chaves nos parafusos , olha bem e tira mais umas fotos

                                                        o modulo imobilizador acho q està por baixo da blindagem
                                                        Tenho de ver melhor amanhã com luz.

                                                        Mas só não percebo é se o imobilizador da chave também afecta essa válvula. Pergunto isto porque enquanto o carro esteve parado a chave principal, usada diariamente, perdeu-se e agora estou com a chave suplente, que não era utilizada à imenso tempo e tenho algum receio que não esteja a ser reconhecida pelo imobilizador do canhão de ignição..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tinhas trabalhado com essa antes? Tens alguma luz de aviso no painel para o imobilizador? Se sim e se este não for reconhecido essa luz fica acesa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                            Tenho de ver melhor amanhã com luz.

                                                            Mas só não percebo é se o imobilizador da chave também afecta essa válvula. Pergunto isto porque enquanto o carro esteve parado a chave principal, usada diariamente, perdeu-se e agora estou com a chave suplente, que não era utilizada à imenso tempo e tenho algum receio que não esteja a ser reconhecida pelo imobilizador do canhão de ignição..
                                                            nos carros como o teu / 106 / 406 /306 / etc / com motor D ou TD " quando " existe imobilizador , é um sistema bem simples q podes neutralizar , pegando um positivo q vem do canhão e ligar à valvula > muito simples

                                                            essa blindagem é uma proteção da valvula para não roubarem o carro fàcilmente > quer dizer ligar um fio do positivo da bateria diretamente na valvula e por o motor a trabalhar cortando e ligando os fios do canhão > é unicamente por causa dos roubos q colocaram essa porcaria de blindagem

                                                            a chave de origem até podes ir tomar banho no mar com ela , não abres mais as portas com o sistema de controlo se tiver , mas o motor liga na mesma

                                                            pelo q disseste
                                                            o problema parece vir da valvula ou modulo q alimenta a valvula

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X