Tenho um Toyota Yaris de 2006 1.0 a gastar óleo. Não será fuga para o circuito de refrigeração, pois o líquido refrigerante tem consistência normal, não faz maionese. E também não devem ser segmentos lixados, porque senão devia fazer muito fumo do óleo queimado. Pelo que me disseram, estes motores não costumam dar problemas. Pelo que sei sempre levou óleo sintético e tem 150.000 km. Fuga pelo bujão também não será, não existem poças de óleo. É óleo que desaparece em andamento.
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Yaris 2006 1.0 a gastar óleo
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Esses carros tem um pouco a fama de beberem oleo... Com apenas 150 mil kms não me parece que seja problema de segmentos e afins se não tens outros sintomas. Mas nada melhor do que passar numa oficina Toyota e tirar as dúvidas. Tenta ir medindo o consumo exato do óleo para ter uma ideia mais concreta. Dizem que o consumo de 1L por cada 10 mil kms é normal...
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Já foi visto por mecânico, diz que as velas estão todas negras, e que o problema são segmentos lixados. Falou-se em reparação acima dos 1000€, tem de levar segmentos novos, kit de distribuição, velas, etc. Mas o estranho é que se fosse dos segmentos, quer dizer que o óleo está a sair para mistura de combustível, então deveria fazer fumo anormal, e chumbar na inspeção pelos gases? Mas na última inspeção já tinha esse problema e não houve nada anotado.
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Originalmente Colocado por Lvsitano Ver PostJá foi visto por mecânico, diz que as velas estão todas negras, e que o problema são segmentos lixados. Falou-se em reparação acima dos 1000€, tem de levar segmentos novos, kit de distribuição, velas, etc. Mas o estranho é que se fosse dos segmentos, quer dizer que o óleo está a sair para mistura de combustível, então deveria fazer fumo anormal, e chumbar na inspeção pelos gases? Mas na última inspeção já tinha esse problema e não houve nada anotado.
Por acaso já verificaram se a válvula pcv está a funcionar em condições?
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver Posto filtro de oleo é o adequado? isto porque por exemplo no motor 1.0 a gasolina vag o filtro de óleo tem tipo uma membrana que faz vacuo, que com um filtro normal fá-lo consumir óleo.
também pode ter influência o óleo que usas.
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Originalmente Colocado por blakke Ver PostCom 1000 euros mais vale comprar o bloco reconstruido do que estar a por isso nas mãos de um manel gt para trocar segmentos.
Por acaso já verificaram se a válvula pcv está a funcionar em condições?
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Originalmente Colocado por Lvsitano Ver PostFalaram-me em comprar um motor de um carro batido, e trocar. Mas o mecânico diz que é uma lotaria, tanto pode ser um motor em condições como um em igual estado ou pior.
Ou alguém que já tenha tido problema semelhante.
Tenho um Yaris na família que está também a consumir óleo de motor (à volta de 0,5 lts./ 1.000 Kms).
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O problema ficou resolvido. A reparação foi cara, paguei um total de 1000€. Aquilo tem de ser o motor todo desmontado, levar capas de biela, raspadores, e mais não sei o quê no motor. E se as camisas estiverem com desgaste, precisam ser rectificadas (no meu caso não foi necessário). Pode ser necessário também substituir o kit de distribuição, mas normalmente nesse carro como usa corrente, pode não ser necessário.
Mas ficou tudo impecável. E não é qualquer mecânico que faz esse serviço como deve de ser.
O mecânico disse-me que o problema é que o(s) proprietários anteriores metiam óleos que não prestam, e não trocavam o óleo quando era necessário, daí a causa desse problema. Acho que foi de uma senhora, e já se sabe como são as senhoras com os carros.
Não quer dizer que o consumo de óleo em todos os casos tenha a mesma causa, convinha primeiro fazer aquelas despistagens mais comuns, como verificar se há óleo misturado no líquido refrigerante, ou se as velas estão todas pretas. E dando uns aceleranços fortes verificar se não sai um fumo azulado no escape, que é sinal de estar a queimar óleo juntamente com a gasolina.
No meu caso as velas estavam todas pretas, e pelo que sei, anteriormente havia necessidade de trocar as velas com alguma regularidade.
Mas meio litro a cada 1000km/h não me parece que seja o mesmo problema, no meu caso gastava bem mais. No manual da viatura a Toyota indica nas especificações, e acho que esse valor é expectável.
O meu já fez uns 3 mil km depois da reparação, e está impecável, não perde nada.
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