Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda de óleo no "air inlet manifold"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda de óleo no "air inlet manifold"?

    Boa noite. Mais um problema, para variar e já estou panicar com o amontoar deles. Neste caso foi 2 em 1.

    Hoje as mudanças decidiram empancar, ou seja, de um momento para outro decidem todas não querer entrar (só á força, curiosamente se conseguir colocar a 1º e a 2º a seguir, elas passam a entrar bem, se tentar colocar a 3º e 4º, já tem de ser á força, mas assim que entram passam a entrar bem as seguintes vezes, mas depois a 1 e 2 voltam a não querer entrar).

    Já me aconteceu uma vez, mas voltou ao normal um pouco depois e não liguei mais (este evento vem acompanhado com um som no motor que já me disseram ser do rolamento de encosto. Quando largo a embraiagem em ponto morto faz um certo barulho no motor). Ás vezes faz esse som mais alto outras nem se nota, outra vez aparece acompanhado com o não querer entrar das mudanças. Nunca deu oportunidade de mostrar ao mecânico porque é espontâneo.

    Então ai vem o seguinte problema. Abro o capô e tento ver se existe alguma coisa anormal á vista, quando reparo que esta peça:

    s-l225.jpg

    Que me parece ser chamada em inglês de "air inlet mainfold", está a verter óleo de um dos 3 parafusos que dá para ver nessa imagem. Ora sempre tenho visto o carro e sempre notei que os 3 parafusos estavam sempre um pouco "molhados de oleo" mas nada a escorrer nem a cair. Mas hoje deu para ver que caíram gotas. (Os parafusos estão virados para o habitáculo, e o que está por baixo deles, pelo menos do parafuso do meio, é o cano de escape.
    Ora segundo sei, altas temperaturas + oleo = coisas a arder, dai a minha preocupação.... Por acaso as pingas caíram todas ao lado porque era o parafuso da extremidade. Passei os dedos lá para ver quanto óleo tinha...

    Agora isto é grave? Como é que o óleo foi ali parar? Resolve-se com o apertar dos parafusos?
    E já agora se alguém souber o que pode ser a parte as mudanças...

    É que com o acumular destas pequenas coisas, começo a pensar se é melhor passar a borrifar-me para tudo e quando for de vez, arranjo outro.... Muita gente fala bem do motor, mecanicos diziam que o motor estava impecável (diferentes mecanicos), e vim arranjando coisas porque o motor não dava problemas, agora com isto não sei... (Skoda Felicia 1.9D)

    Video:
    https://youtu.be/HHjLrNLkRYk

    IMG_20170103_200841.jpg
    Editado pela última vez por Guimak; 03 January 2017, 20:00.

    #2
    Em relação à caixa de velocidades, verifica o nível do óleo da caixa.. Se tiver o nível certo é porque vem o problema da embraiagem e se for isso não será apenas do rolamento de encosto mas sim da embraiagem completa

    Em relação à perda de óleo, isso na imagem não é a caixa do filtro de ar???
    Se for ....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fnando7 Ver Post
      Em relação à caixa de velocidades, verifica o nível do óleo da caixa.. Se tiver o nível certo é porque vem o problema da embraiagem e se for isso não será apenas do rolamento de encosto mas sim da embraiagem completa

      Em relação à perda de óleo, isso na imagem não é a caixa do filtro de ar???
      Se for ....


      A caixa foi a arranjar á uns 20 dias atrás por causa de um assobio na 5ª mudança, eles colocaram valvulina nova, até perguntei se o resto da caixa estava em condições, disseram que o resto estava otimo.
      Agora que me lembro, pode ser a embraiagem a não conseguir descolar totalmente do volante do motor? Dai o custar a entrar as mudanças? (Elas não arranham, se bem que este episodio todo começou quando ia arrancar e passar de 1ª para 2ª, com pé fundo na embraiagem, á entrada arranhou. Até fiquei parvo como arranhou e tinha a embraiagem no fundo, 1ª vez que arranho aquela caixa sem ser marcha atrás). Mas porque isto acontecer em episódios?


      Não é o filtro de ar (ainda bem, acho ), se bem que não me lembrei de ver no momento se estava com óleo, mas á coisa de 20 dias não estava isso tenho a certeza, amanha verifico)
      skoda-felicia-1.9-d-02.jpg

      Aqui segue uma imagem de um motor igual. O filtro fica no canto inferior esquerdo. A perda que me refiro fica atrás daquela caixa com um circulo marcado no canto inferior direito.
      Pesquisei e o que me surgiu poderá ser a válvula pcv entupida?

      Comentário


        #4
        Verifica o óleo na caixa.. Não custa nada.. Ou então uma embraiagem nova para montar aí

        E em relação à imagem, isso é a parte dos coletores da admissão desaperta isso tudo, dá uma limpadela e deverá ficar bom

        Comentário


          #5
          Não consigo ver o oleo da caixa xD os mecanicos ao verificarem também ficaram desapontados. Supostamente a valvulina naquela caixa só entra e sai pelo mesmo buraco, que estaem baixo da caixa, eles tiveram de verter a valvulina toda fora, ver a quantidade e voltar a injeta-la lá dentro.

          Mas embraiagem gasta supostamente começa a patinar.., também pode começar descolar mal do volante do motor?
          Qual era aquele teste para ver o estado da embraiagem? Colocar a 5ª, acelerar e largar a embraiagem e ver se o motor vai abaixo ou continua a trabalhar? (Nunca deixei este motor ir abaixo desde que o tenho, faz-me impressão força-lo a ir abaixo ahaha)

          Comentário


            #6
            desliga a abraçadeira du tubo q tem um fole e q liga nessa " caixa " , tapa o furo da caixa , põem o motor a trabalhar e vê se saiem muitos gazes do tubo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
              desliga a abraçadeira du tubo q tem um fole e q liga nessa " caixa " , tapa o furo da caixa , põem o motor a trabalhar e vê se saiem muitos gazes do tubo
              Capturar.jpg




              Referes-te a este tubo marcado a vermelho?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                [ATTACH]139712[/ATTACH]




                Referes-te a este tubo marcado a vermelho?
                sim sim

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                  Não consigo ver o oleo da caixa xD os mecanicos ao verificarem também ficaram desapontados. Supostamente a valvulina naquela caixa só entra e sai pelo mesmo buraco, que estaem baixo da caixa, eles tiveram de verter a valvulina toda fora, ver a quantidade e voltar a injeta-la lá dentro.

                  Mas embraiagem gasta supostamente começa a patinar.., também pode começar descolar mal do volante do motor?
                  Qual era aquele teste para ver o estado da embraiagem? Colocar a 5ª, acelerar e largar a embraiagem e ver se o motor vai abaixo ou continua a trabalhar? (Nunca deixei este motor ir abaixo desde que o tenho, faz-me impressão força-lo a ir abaixo ahaha)
                  Se tiveres a embraiagem lixada, toda a caixa de velocidades vai funcionar bem.. E se dizes que foi reparada há 20 dias.. Só resta a embraiagem

                  Comentário


                    #10
                    Se fizeres esse teste ainda vais acabar com o resto xD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fnando7 Ver Post
                      Se tiveres a embraiagem lixada, toda a caixa de velocidades vai funcionar bem.. E se dizes que foi reparada há 20 dias.. Só resta a embraiagem
                      Sim, mas o estranho é que hoje por exemplo, já não faz, já entram todas bem. O estranho é, se for da embraiagem, o porque de acontecer em episódios E com o carro desligado? :s Isto está uma confusão.

                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                      sim sim
                      Acabei por passar num mecanico de uma pessoa conhecida, ao final do dia, que disse que me podia ver disso. A primeira coisa que disse ao ver, que era do respiro do motor.
                      Abriu o coletor de admissão, e como era obvio, as paredes estavam manchadas de oleo, mas não havia nenhum poça a bailar lá. Colocou o dedo no tubo que disseste e viu que tinhas as parede cheias de oleo.
                      Ele disse que era normal algum oleo vir dali para cima, mas não "tanto". Que provavelmente a valvula (presumo que seja a pcv pelo que pesquisei) esteja estragada, ou que os cilindros estão a perder compressão a mais dai ressaltar mais para o coletor. Disse que o motor estava um pouco "cansado" mas que eram motores de guerra muito bons.

                      DIsse que o que se podia fazer naqueles casos é mudar o vedante/borracha de maneira a ver se deixa de pingar para fora.

                      De certa maneira fiquei aliviado por não ser algo muito mais grave.. não sei o que acham. O carro supostamente tem ""127.000 KM"". Nunca o vi a pingar ali, exeto ontem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Guimak Ver Post

                        Acabei por passar num mecanico de uma pessoa conhecida, ao final do dia, que disse que me podia ver disso. A primeira coisa que disse ao ver, que era do respiro do motor.
                        Abriu o coletor de admissão, e como era obvio, as paredes estavam manchadas de oleo, mas não havia nenhum poça a bailar lá. Colocou o dedo no tubo que disseste e viu que tinhas as parede cheias de oleo.
                        Ele disse que era normal algum oleo vir dali para cima, mas não "tanto". Que provavelmente a valvula (presumo que seja a pcv pelo que pesquisei) esteja estragada, ou que os cilindros estão a perder compressão a mais dai ressaltar mais para o coletor. Disse que o motor estava um pouco "cansado" mas que eram motores de guerra muito bons.

                        DIsse que o que se podia fazer naqueles casos é mudar o vedante/borracha de maneira a ver se deixa de pingar para fora.

                        De certa maneira fiquei aliviado por não ser algo muito mais grave.. não sei o que acham. O carro supostamente tem ""127.000 KM"". Nunca o vi a pingar ali, exeto ontem.
                        podes fazer isto ( não precisas de mecanico ) :

                        limpa o oleo dentro da "caixa"
                        desliga o tubo q tem o fole e tira fora esse tubo
                        tapa o furo da "caixa"
                        no lugar do pequeno tubo com fole , liga um tubo mais comprido q và até um bidon vazio : os vapores de oleo / gazes ficam no bidon
                        outra solução poluidora : liga um tubo mais comprido e deixa ir até à parte debaixo do motor e pinga pro' chão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                          podes fazer isto ( não precisas de mecanico ) :

                          limpa o oleo dentro da "caixa"
                          desliga o tubo q tem o fole e tira fora esse tubo
                          tapa o furo da "caixa"
                          no lugar do pequeno tubo com fole , liga um tubo mais comprido q và até um bidon vazio : os vapores de oleo / gazes ficam no bidon
                          outra solução poluidora : liga um tubo mais comprido e deixa ir até à parte debaixo do motor e pinga pro' chão
                          Pingar para o chão é mau para quem vier atrás de mota (e não só).

                          Além disso os vapores são muito mais tóxicos que os gases de escape por isso devem ser queimados no motor.

                          O melhor é comprar um oil catch can e desse modo não prejudicar ninguém directa ou indirectamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                            podes fazer isto ( não precisas de mecanico ) :

                            limpa o oleo dentro da "caixa"
                            desliga o tubo q tem o fole e tira fora esse tubo
                            tapa o furo da "caixa"
                            no lugar do pequeno tubo com fole , liga um tubo mais comprido q và até um bidon vazio : os vapores de oleo / gazes ficam no bidon
                            outra solução poluidora : liga um tubo mais comprido e deixa ir até à parte debaixo do motor e pinga pro' chão


                            Por acaso ele também disse que havia pessoal que punha tubo comprido até ao chão e pingava para lá xD.

                            Mas se fizer isso ele não vai perdendo oleo? Se for para a "caixa" algum ainda vai entrando de volta para o motor.

                            De qualquer as maneiras, não interfere com o funcionamento do carro pois não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                              Pingar para o chão é mau para quem vier atrás de mota (e não só).

                              Além disso os vapores são muito mais tóxicos que os gases de escape por isso devem ser queimados no motor.

                              O melhor é comprar um oil catch can e desse modo não prejudicar ninguém directa ou indirectamente.
                              Este problema é assim tão comum para terem inventado isso? :s

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                Pingar para o chão é mau para quem vier atrás de mota (e não só).

                                Além disso os vapores são muito mais tóxicos que os gases de escape por isso devem ser queimados no motor.

                                O melhor é comprar um oil catch can e desse modo não prejudicar ninguém directa ou indirectamente.

                                sei q existe isso sim , para ficar uma modificação top , é o melhor

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                                  Este problema é assim tão comum para terem inventado isso? :s
                                  dessa maneira ( ou com o tubo pro' chão ) , não mandas ar poluido para dentro do motor , é o unico objetivo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um duvida rápido que me surgiu. A uns dias pus aquele aditivo STP para limpar injectores. Isto pode ter influenciado de alguma maneira o aumento de oleo nos coletores? Do genero, carvao que estava a tapar fugas nos cilindros começou a ser limpo e a dar lugar a essas fugas que por sua vez aumenta a passagem de compressão para dentro do crankcase e por sua vez oleo cá assim? Como o carro já tem alguma idadezita....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                      dessa maneira ( ou com o tubo pro' chão ) , não mandas ar poluido para dentro do motor , é o unico objetivo
                                      Acho que não me importo com o ar poluido para dentro do motor, supostamente foi assim que ele foi feito, o que faz espécie é óleo a pingar ali em cima.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                                        Um duvida rápido que me surgiu. A uns dias pus aquele aditivo STP para limpar injectores. Isto pode ter influenciado de alguma maneira o aumento de oleo nos coletores? Do genero, carvao que estava a tapar fugas nos cilindros começou a ser limpo e a dar lugar a essas fugas que por sua vez aumenta a passagem de compressão para dentro do crankcase e por sua vez oleo cá assim? Como o carro já tem alguma idadezita....
                                        não faz muito sentido dizer q o teu carro tem idade para este problema ( a não ser q ficou algum segmento colado e formou problema mas com o clima de PORTUGAL não acredito )

                                        a não ser q tenha muitos mais kms q disseste

                                        para ficares descansado , manda medir as compressões

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                          não faz muito sentido dizer q o teu carro tem idade para este problema ( a não ser q ficou algum segmento colado e formou problema mas com o clima de PORTUGAL não acredito )

                                          a não ser q tenha muitos mais kms q disseste

                                          para ficares descansado , manda medir as compressões
                                          Sim estava a pensar fazer isso este fds no mecanico habitual. É coisa barata de se fazer? Não se tem que se tirar injectores e assim?
                                          É assim ele é de 99, marca 127.000km veio com 123.000km, esteve quase 1/2 ano parado, mas foi durante o verão, tipo de Março a Setembro. Apesar de todas as marcações de KM baterem certas no livro de arranjos e folhas de inspeção, está a dar os mesmo problemas que um carro igualzinho de um colega meu com 215.000km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                                            Este problema é assim tão comum para terem inventado isso? :s
                                            O oil catch can serve para impedir que o óleo que sai junto com os vapores seja introduzido na admissão e desse modo a admissão (colectores, válvulas, etc) permanece limpa.

                                            Há quem instale o oil catch can em carros novos.

                                            Como em tudo o resto, o oil catch can tem vantagens e desvantagens. Convém verificar caso a caso se é adequado ou não.

                                            O funcionamento é muito simples, entram os vapores com gotículas de óleo, o óleo fica retido e os vapores vão para a admissão para serem queimados.

                                            Mais tarde esvazia-se o óleo acumulado e envia-se para reciclagem.

                                            É tipo os filtros que se usam nas pistolas de pintura ligadas ao compressor. Do compressor vem ar comprimido com humidade/água, a água fica retida no filtro e só vai para a pistola ar "limpo".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                              O oil catch can serve para impedir que o óleo que sai junto com os vapores seja introduzido na admissão e desse modo a admissão (colectores, válvulas, etc) permanece limpa.

                                              Há quem instale o oil catch can em carros novos.

                                              Como em tudo o resto, o oil catch can tem vantagens e desvantagens. Convém verificar caso a caso se é adequado ou não.

                                              O funcionamento é muito simples, entram os vapores com gotículas de óleo, o óleo fica retido e os vapores vão para a admissão para serem queimados.

                                              Mais tarde esvazia-se o óleo acumulado e envia-se para reciclagem.

                                              É tipo os filtros que se usam nas pistolas de pintura ligadas ao compressor. Do compressor vem ar comprimido com humidade/água, a água fica retida no filtro e só vai para a pistola ar "limpo".
                                              Ahh okay já entendi o porque. Posso perguntar ao mec se acha que compensa. Mas para despejar é só o oleo, não tem que ir o "filtro" todo para as couves como por exemplo filtro de oleo ou gasoleo. Já agora, porque deitar fora e não de volta ao motor?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                                                Ahh okay já entendi o porque. Posso perguntar ao mec se acha que compensa. Mas para despejar é só o oleo, não tem que ir o "filtro" todo para as couves como por exemplo filtro de oleo ou gasoleo. Já agora, porque deitar fora e não de volta ao motor?
                                                É só esvaziar e não se mexe em mais nada nem precisa trocar nada, volta-se a usar o mesmo. Aquele tubinho de lado é para se saber qual a quantidade de óleo que já tem dentro.

                                                Leva muito tempo a acumular óleo, ou seja é uma pequena quantidade de óleo que fica lá acumulada. Quando for altura de se mudar o óleo do motor aproveita-se e esvazia-se o pequeno reservatório e vai tudo para a reciclagem.

                                                Por isso não há necessidade nenhuma de voltar a enviar esse óleo, que já é usado, para dentro do motor.

                                                Em muitos carros o nível do óleo na vareta não se altera entre mudas de óleo (10.000kms, 15.000kms, etc). Por aí dá para ver que a quantidade de óleo que sai por esse respiro (que está ligado à admissão) é muito pequena e nem faz variar o nível na vareta. Normalmente o óleo desaparece é pelos segmentos.

                                                Há quem diga que esse óleo que vai junto do ar pode ajudar a lubrificar as válvulas. Se assim for é uma desvantagem que se tem ao se utilizar o oil catch can.

                                                Caso tenhas algum interesse nisso investiga bem o assunto, incluindo se pode causar problemas na inspecção.

                                                Não vejo necessidade de utilizar isso. O que acho mais importante é fazer as manutenções/revisões (por exemplo mudar o óleo e filtro) na altura certa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                                                  Sim estava a pensar fazer isso este fds no mecanico habitual. É coisa barata de se fazer? Não se tem que se tirar injectores e assim?
                                                  É assim ele é de 99, marca 127.000km veio com 123.000km, esteve quase 1/2 ano parado, mas foi durante o verão, tipo de Março a Setembro. Apesar de todas as marcações de KM baterem certas no livro de arranjos e folhas de inspeção, está a dar os mesmo problemas que um carro igualzinho de um colega meu com 215.000km.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vou ver disso então, muito obrigado pelas respostas!
                                                    Só ficou a faltar a razão das mudanças ás vezes não quererem entrar (incluido com o carro desligado).
                                                    Mas bem, consigo viver com isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas
                                                      Vamos lá acordar este topico.

                                                      Ajudem-me lá por favor:

                                                      Para que ser o filtro, há uns com filtro no topo e outros sem filtro.

                                                      O que é melhor ? com ou sem filtro ?

                                                      Agradeço desdes já

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                                        Boas
                                                        Vamos lá acordar este topico.

                                                        Ajudem-me lá por favor:

                                                        Para que ser o filtro, há uns com filtro no topo e outros sem filtro.

                                                        O que é melhor ? com ou sem filtro ?

                                                        Agradeço desdes já
                                                        Refereste ao filtro de ar?

                                                        Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim ao filtro de ar que tras a peça, não o filtro do ar do carro.

                                                          Não se suja rapidamente ?

                                                          Não deixa passar fumo para o habitaculo quando se desliga o carro ?

                                                          Penso que é melhor sem filtro, mas queria a vossa opinião

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X