Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda Civic MB3 1997 - Problema no arranque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Honda Civic MB3 1997 - Problema no arranque

    Boa noite, pessoal.
    Tenho um Honda Civic (como já mencionei no título) e é o seguinte:

    Ele já há uns dias andava com um problema que acontecia raramente (mas acontecia). Andava na boa com a viatura e de repente a luz de Avaria do Motor (vamos chamar-me a luz amarela) acendia e o carro desligava-se, deixava literalmente de funcionar... O carro ficava ali um tempo e depois eu conseguia pô-lo a andar novamente.

    Hoje parou de vez, e nem aconteceu como esse exemplo que dei. Eu estava a andar na boa, estacionei-o num supermercado e quando regressei ao carro ele já não pegava, e está lá ele neste momento.

    Não sei se é igual em todos os carros mas eu quando colocava a chave na posição II ele acendia as luzes no painel e fazia um zumbido que, pesquisando, percebi que era o combustível a entrar no motor para o preparar para arrancar. Depois do zumbido parar as luzes desligavam-se, ficava somente a luz da bateria, do óleo e do travão de mão, se não me engano. Desligava-se a luz do ABS e a amarela do Motor. Depois disso era só dar à chave e seguir viagem.

    Ora, o zumbido parou. Metemos a chave no II, as luzes acendem, o zumbido não se ouve, apaga-se a luz do ABS mas agora a luz amarela do Motor mantém-se ligada.

    Já ouvi falar em Bomba do Combustível.
    Se for algum fusível, conseguem me identificar qual o que controla essa área?

    Agradeço respostas, obrigado.

    XtrimePT

    #2
    Não tens o manual do carro?
    É que lá está tudo explícito.

    A informação que tenho é que nos EK, no habitáculo é o fusível F13 (7.5 Amperes)
    No motor tens o F31 (relé principal da injecção do combustível).
    Tens também o relé da bomba do combustível que é o K20. Creio estar atrás do porta luvas. Mas sem certezas.

    Mas sim, o normal é ouvires a bomba de combustível a trabalhar na posição II.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
      Não tens o manual do carro?
      É que lá está tudo explícito.

      A informação que tenho é que nos EK, no habitáculo é o fusível F13 (7.5 Amperes)
      No motor tens o F31 (relé principal da injecção do combustível).
      Tens também o relé da bomba do combustível que é o K20. Creio estar atrás do porta luvas. Mas sem certezas.

      Mas sim, o normal é ouvires a bomba de combustível a trabalhar na posição II.
      Antes de mais, obrigado pela resposta ;)
      Epá, pelo que pesquisei essas versões EK, LX, etc, são os Civic na América. Por cá pela Europa São MA, MB e MC (sendo o meu MB3, como consta no livrete também). Não sei se há muitas diferenças ou não.
      De qualquer forma irei ver no motor o fusível que me falas e também atrás do porta luvas ver se há alguma coisa.
      Por acaso por cima dos pés do condutor tenho uns fusíveis lá à mostra, não tens conhecimento de algum desses se poder referir à bomba?

      Comentário


        #4
        O MB é o modelo inglês, ou seja o teu que é de 5 portas e a Aerodeck.
        Os Civics de 3 e 4 portas podem ser EKs ou EJs consoante os motores, só para explicar de um modo geral.

        Por cima dos pés do condutor vê-lá se tens o F13.
        No compartimento do motor, a caixa dos fusíveis costuma ter a designação do que cada um faz, também deves lá ter qualquer coisa, "Pump relay" (deve ser o tal F31).
        O relé da bomba do combustível deverá estar atrás do porta luvas, mais para o lado direito (à bocado não te disse isto).

        Estes que já te tinha dito são os que se referem quer à bomba quer à injecção do combustível.
        Mas vê o manual do carro pois é muito explícito. Os manuais da Honda eram muito bons.
        Vai vendo isso, mas aguarda que há aqui pessoal mais entendido.

        Comentário


          #5
          Se não ouves a bomba de gasolina a pressurizar o circuito de combustível o primeiro suspeito é o relé principal do sistema de injecção, conhecido por "PGM FI main relay". As soldas do dito têm tendência a deteriorarem-se e começarem a fazer mau contacto, o que leva a um problema intermitente. Se já não pega de vez, está mesmo mau. Podes reparar as soldas se fores habilidoso ou meter um novo. Não é caro. Cerca de 60€ pela peça da última vez que vi.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
            Se não ouves a bomba de gasolina a pressurizar o circuito de combustível o primeiro suspeito é o relé principal do sistema de injecção, conhecido por "PGM FI main relay". As soldas do dito têm tendência a deteriorarem-se e começarem a fazer mau contacto, o que leva a um problema intermitente. Se já não pega de vez, está mesmo mau. Podes reparar as soldas se fores habilidoso ou meter um novo. Não é caro. Cerca de 60€ pela peça da última vez que vi.
            Obrigado pela informação!
            Diz-me só uma coisa, se faz favor: basicamente podemos afirmar que, ou é a Main Relay, ou realmente a Bomba de Combustível. Se eu for ler os códigos de erro do carro (que deve ter certamente, visto ter-se acendido a luz amarela do motor) consigo perceber a peça em mau funcionamento, ou seja, há um código que me diga qual dos dois está a falhar?

            Comentário


              #7
              Lamento mas isso não sei dizer.

              Comentário


                #8
                ----------
                Editado pela última vez por XtrimePT; 25 February 2017, 00:28.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                  O MB é o modelo inglês, ou seja o teu que é de 5 portas e a Aerodeck.
                  Os Civics de 3 e 4 portas podem ser EKs ou EJs consoante os motores, só para explicar de um modo geral.

                  Por cima dos pés do condutor vê-lá se tens o F13.
                  No compartimento do motor, a caixa dos fusíveis costuma ter a designação do que cada um faz, também deves lá ter qualquer coisa, "Pump relay" (deve ser o tal F31).
                  O relé da bomba do combustível deverá estar atrás do porta luvas, mais para o lado direito (à bocado não te disse isto).

                  Estes que já te tinha dito são os que se referem quer à bomba quer à injecção do combustível.
                  Mas vê o manual do carro pois é muito explícito. Os manuais da Honda eram muito bons.
                  Vai vendo isso, mas aguarda que há aqui pessoal mais entendido.

                  Já resolvi, é mesmo do Relé que alimenta a Bomba de Gasolina, parece ter algumas soldas lixadas.
                  Já agora, é verdade que em alguns Hondas é atrás do porta luvas, à direita, mas no meu carro é debaixo do volante. Tira-se a capa para acesso mais fácil e está lá preso à esquerda por um parafuso que se tira com chave de bocas 10mm.

                  Obrigado na mesma ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                    Se não ouves a bomba de gasolina a pressurizar o circuito de combustível o primeiro suspeito é o relé principal do sistema de injecção, conhecido por "PGM FI main relay". As soldas do dito têm tendência a deteriorarem-se e começarem a fazer mau contacto, o que leva a um problema intermitente. Se já não pega de vez, está mesmo mau. Podes reparar as soldas se fores habilidoso ou meter um novo. Não é caro. Cerca de 60€ pela peça da última vez que vi.
                    Já está! hehehe nem sabes -.-

                    Ainda está lá o mesmo relé! Eu tirei-o de lá e andei a ouvir os cliques que ele faz quando se liga a ignição, mantendo os dedos em cima das soldas e isso, abanando-o um bocado e... passou a funcionar, a bomba de gasolina começou a fazer o zumbido quando se liga a ignição e o carro já pega. Lol, fiz umas festinhas ao relé, ele deve ter gostado e começou a funcionar! Está a funcionar faz uma semana, mais ou menos.

                    Naturalmente não é solução permanente, qualquer dia começa com o mesmo. O proprietário do veículo queria um novo, mas vai deixar de querer quando lhe disser daqui a instantes que são 80€.

                    Um conhecido arranja-me um usado por 25€.

                    Ou então recorro a resoldar o atual ;)

                    Obrigado

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X