Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na manutenção Fiat Grande Punto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda na manutenção Fiat Grande Punto

    Boas,

    Chegou-me às mãos, vindo de um familiar, um Fiat Grande Punto 1.2 65cv de 2007 (Gasolina), com 98000km. Este carro vai ficar para a minha esposa que apenas faz uns 10km por dia.

    No entanto o historico de manutenção é quase nulo, apenas mudanças de oleo e filtros (estes ultimos talvez). ISto à cerca de 20k atrás, em 2014 pelo que consegui perceber.

    A minha primeira intenção será então fazer uma revisão geral ao carro, no entanto não percebo muito disto. Do que vi no manual de manutenção e do pouco que sei estará na altura de:

    Mudar velas da ignição : Bosch - Blister N25 - YR 7 D
    Mudar Correia distruibição + Tensor + Bomba de Agua
    Filtro ar/oleo e habitaculo
    Oleo Selenia K Pure 5w40 aproxidamente 2.8Lt

    Em material tenho aqui cerca de 140€, não sei se alguem tem conhecimento de lojas mais em conta para conseguir este material.

    A nível de mão de obra não faço ideia quanto vou gastar, no entanto o que pretendo aqui saber é só alguma destas mudanças é possível de ser feita por alguém com conhecimentos basicos de mecanica.

    Estará algo em falta no que descrevi?

    Desde já obrigado pela ajuda!

    #2
    com conhecimentos básicos, consegues sem grande problema, mudar óleo e filtros e velas, já o kit de distribuição convém ser mesmo por alguém que saiba, pois se for mal montado arriscas-te a grandes problemas no motor e depois a uma valente despesa para reparar o estrago...

    no entanto a meu ver não perdias nada em mandar fazer isso tudo na oficina que ficas descansado, pagas mais um pouco, mas é outra coisa, e depois então podes ir fazendo as manutenções básicas como óleo e filtro em casa...

    e só 140€ em material nisso que referes, só o kit de distribuição deve custar isso, mesmo na concorrência...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      com conhecimentos básicos, consegues sem grande problema, mudar óleo e filtros e velas, já o kit de distribuição convém ser mesmo por alguém que saiba, pois se for mal montado arriscas-te a grandes problemas no motor e depois a uma valente despesa para reparar o estrago...

      no entanto a meu ver não perdias nada em mandar fazer isso tudo na oficina que ficas descansado, pagas mais um pouco, mas é outra coisa, e depois então podes ir fazendo as manutenções básicas como óleo e filtro em casa...

      e só 140€ em material nisso que referes, só o kit de distribuição deve custar isso, mesmo na concorrência...
      Obrigado pela ajuda, vou pedir orçamento em algumas oficinas, já agora se alguém conhecer alguma em Lisboa/Loures/Odivelas ou perto de confiança e com bons preços que indique por favor.

      Relativamente ao kit de distribuição vi o seguinte: http://www.mister-auto.pt/pt/bomba-d...KP15627XS.html - anda a rondar os 72€

      Comentário


        #4
        já vi esse kit e tenho as minhas duvidas se será o indicado para o teu modelo, visto que no site refere ano 1999 e o teu é de 2007, sendo que o teu modelo começou a ser produzido entre 2005-2007, logo não deve ser esse, e estão em campanha, pois está lá quanto custa na normalidade 260€ o kit...

        mas o melhor é mesmo ires a varias oficinas pedir orçamentos e a que te fizer melhor proposta avanças...
        Editado pela última vez por carbookk; 01 March 2017, 14:03.

        Comentário


          #5
          Falei tambem com a norauto que me diz que o kit distribuiçao + bomba de agua anda a rondar os 90€... Creio que estejam correctas as minhas?

          Algum componente que deva verificar?

          Comentário


            #6
            Creio que vale mais ter a certeza antes de encomendares. Há sites onde introduzes a matrícula do carro, procura um desses e depois confirma com a referência do fabricante.

            Se fosse eu mandava mudar também o óleo dos travões... e aproveitava para saber em que estado estão os discos e pastilhas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
              Creio que vale mais ter a certeza antes de encomendares. Há sites onde introduzes a matrícula do carro, procura um desses e depois confirma com a referência do fabricante.

              Se fosse eu mandava mudar também o óleo dos travões... e aproveitava para saber em que estado estão os discos e pastilhas.
              Boas, foi mesmo isso que fiz! Coloquei a matricula e foram dadas as respectivas peças.

              Relativamente ao óleo dos travoes, pelo que percebi será DOT4, qual será a quantidade de oleo necessária?

              Comentário


                #8
                Troca também o óleo da caixa se calhar nunca foi mudado, não é muito caro e podes notar melhorias nas passagens de caixa.
                Velas eu uso as que a marca recomenda, NGK.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por cavacaaa Ver Post
                  Boas, foi mesmo isso que fiz! Coloquei a matricula e foram dadas as respectivas peças.

                  Relativamente ao óleo dos travoes, pelo que percebi será DOT4, qual será a quantidade de oleo necessária?
                  1L deve chegar. Se tiver ESP, deve ser óleo DOT4 para ESP.

                  Não esquecer que na troca da correia de distribuição, deve ser utilizado anticongelante correcto e substituída a correia dos acessórios.

                  O kit de distribuição com bomba de água desse motor é 61€.

                  Comentário


                    #10
                    Ja agora peço desculpa pela ignorancia, quantas velas de igniçao leva?

                    Entretanto cheguei à conclusao que serao cerca de 150eur em material e a oficina com que falei, caso eu leve o material leva-me 150€ de mao de obra. Caso seja com material deles, levam-me 250€ de material e 100€ de mao de obra.

                    Sera o primeiro 150+150 um valor justo?

                    Comentário


                      #11
                      Leva 4 velas.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X