Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Discos empenados (segundo par)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Discos empenados (segundo par)

    Tenho uma FIAT Croma de 2006 com 157.000 KM.
    O problema é os discos empenarem/destemperarem pela segunda vez, provavelmente a caminho da terceira.

    Em fevereiro do ano passado, sempre que travava passado 2 KM/3 KM sentia o carro a tremer. Um tremer forte. Fui ao mecânico que detetou logo (e eu já calculava) que os discos dianteiros estavam empenados. O disco que empenou/destemperou foi o do lado direito, depois de qualquer percurso que fizesse, curto ou longo, o disco ficava azulado. A pastilha desse disco também estava muito mais gasta em relação ao outro lado (esquerdo).

    Troquei os discos e pastilhas (ambos TRW) e durante algum tempo o problema desapareceu (aprox. 5.000 KM), passados esses 5.000 KM volto a sentir a mesma sensação ao travar. A carrinha volta a tremer quase sempre em travagens, especialmente naquelas em que aperto mais os travões. Se a velocidade for elevado a vibração ainda é mais audível.

    Em agosto do ano passado, já com o segundo par de discos empenados/destemperados, o mecânico aconselhou-me a trocar o tubo do óleo dos travões que podia não estar a fazer o retorno do óleo. Assim o fiz, mas como os discos já estavam empenados/destemperados antes o problema não ficou resolvido, como era de esperar.

    No mês passado, fui ter novamente com ele e a teoria dele é que como a carrinha andou algum tempo com o tubo do óleo antigo que podia estar estragado, empenou-me/destemperou-me os discos e só com uns novos é que resolvia o problema. Antes de trocar esse tubo, sempre que largava o pedal a carrinha não me descaía, estava presa. Depois da troca do tubo também não teve uma melhoria significativa.

    Depois de comprar outra vez os discos (TRW), o mecânico ao colocar a carrinha no elevador viu que a roda do lado direito dianteira estava presa, a pastilha estava agarrada ao disco com a carrinha destravada. Ele disse-me que não valia a pena colocar os discos novos, porque iriam empenar novamente.

    Foram verificadas guias, embolo, maxila, tubo do óleo dos travões e estava tudo bom. A teoria dele é que poderá ser o ABS, e que se assim for terá de levar, a meu ver, um módulo novo.

    Reparo também que a carrinha em andamento faz-me um assobio na roda do lado direito (deve ser a pastilha que anda sempre encostada ao disco), e noto também que depois de qualquer percurso que faça, o disco do lado direito está muito mais quente que o do lado esquerdo.

    Desculpem o post ser longo, mas não sei o que poderá estar a causar isto, não posso andar a colocar discos novos de 5.000 KM em 5.000 KM.

    Poderá ser a manga de eixo empenada?
    A bomba dos travões?
    Algum rolamento?

    Não sei mesmo...

    Obrigado

    #2
    Será que o embolo está a recuar correctamente?

    Atendendo que referes que as pastilhas estão em constante contacto com o disco.

    Comentário


      #3
      O carro foi comprado novo ou usado?

      Se era usado, quantos kms fizeste até aparecer o problema?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Será que o embolo está a recuar correctamente?

        Atendendo que referes que as pastilhas estão em constante contacto com o disco.
        Sim, segundo o mecânico o embolo está a funcionar corretamente. Avança e recua bem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
          O carro foi comprado novo ou usado?

          Se era usado, quantos kms fizeste até aparecer o problema?
          Foi comprado usado com 113.000 KM. O problema apareceu passado um ano. A carrinha passado um ano tinha 128.000 KM.

          Comentário


            #6
            Desliga o abs e rectifica os discos para ver se é da centralina. Há outras formas mas esta não gastas €€

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Desliga o abs e rectifica os discos para ver se é da centralina. Há outras formas mas esta não gastas €€
              Para desligar o ABS é preciso a carrinha ir à máquina, ou existe alguma ficha para desligá-lo?

              Comentário


                #8
                eblase, se desligar o ABS não perderei o ESP e o Sistema de Ajuda ao Arranque em Inclinação?

                Comentário


                  #9
                  o rolamento da roda não assobia?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                    o rolamento da roda não assobia?
                    Eu oiço uma assobio em andamento, mas presumo que é a pastilha que deve andar presa ao disco. Mas sim, oiço um assobio bastante audível, não é sempre, mas por vezes faz.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                      eblase, se desligar o ABS não perderei o ESP e o Sistema de Ajuda ao Arranque em Inclinação?
                      fui pesquisar e encontrei ( num forum françes ) o MESMO problema q tens
                      so' q como na maioria dos casos , quem abre um topico , se resolver ou não resolver , não volta a aparecer
                      e foi sugerido fazer o mesmo q eblase te falou : desligar ABS/ESP , isso so' para testar , tens q ver se existe um fusivel
                      boa sorte e dà noticias

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                        fui pesquisar e encontrei ( num forum françes ) o MESMO problema q tens
                        so' q como na maioria dos casos , quem abre um topico , se resolver ou não resolver , não volta a aparecer
                        e foi sugerido fazer o mesmo q eblase te falou : desligar ABS/ESP , isso so' para testar , tens q ver se existe um fusivel
                        boa sorte e dà noticias
                        Vou experimentar essa alternativa. Tenho de começar por algum lado.

                        Comentário


                          #13
                          Se os discos novos não forem bem limpos e desengordurados antes de montados (depois de montados nunca ficam bem limpos) eles vão empenar recorrentemente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Se os discos novos não forem bem limpos e desengordurados antes de montados (depois de montados nunca ficam bem limpos) eles vão empenar recorrentemente.
                            Isso calculava, mas mesmo novos o aquecimento do disco direito é muito superior ao esquerdo. Um está frio depois de uma viagem curta e o outro parece que ferve.

                            Comentário


                              #15
                              eu cá para mim precisas de mudar de mecânico e material, então poucos km's 2x é obra...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                Eu oiço uma assobio em andamento, mas presumo que é a pastilha que deve andar presa ao disco. Mas sim, oiço um assobio bastante audível, não é sempre, mas por vezes faz.
                                Se o rolamento estiver nas lonas pode provocar assobio e fazer com que a roda "jogue" de um lado para o outro, encostando o disco à pastilha mesmo que o travão não esteja activado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Se o rolamento estiver nas lonas pode provocar assobio e fazer com que a roda "jogue" de um lado para o outro, encostando o disco à pastilha mesmo que o travão não esteja activado.
                                  E como é que descubro que o problema pode vir do rolamento? Eu também já tinha pensado nessa hipótese, mas senão fosse rolamento "assobiava" sempre, não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando o primeiro jogo de pastilhas foi desmontado, o mecânico devia ter ficado logo alerta para outro potêncial problema. Até pode não ter encontrado mais nada e até pode não ser possível encontrar falhas numa primeira fase, mas devia-te ter avisado.

                                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                    eblase, se desligar o ABS não perderei o ESP e o Sistema de Ajuda ao Arranque em Inclinação?
                                    Perdes. No entanto só vais dar uma volta ao quarteirão com este "setup" para verificar se o problema subsiste ou não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Quando o primeiro jogo de pastilhas foi desmontado, o mecânico devia ter ficado logo alerta para outro potêncial problema. Até pode não ter encontrado mais nada e até pode não ser possível encontrar falhas numa primeira fase, mas devia-te ter avisado.


                                      Perdes. No entanto só vais dar uma volta ao quarteirão com este "setup" para verificar se o problema subsiste ou não.
                                      O mecânico disse-me que mesmo que retire o fusível do ABS, vou deixar de o ter mas ele vai continuar na mesma a ejetar óleo nos tubos. O óleo vai permanecer nos tubos, logo não vou conseguir despistar nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                        O mecânico disse-me que mesmo que retire o fusível do ABS, vou deixar de o ter mas ele vai continuar na mesma a ejetar óleo nos tubos. O óleo vai permanecer nos tubos, logo não vou conseguir despistar nada.
                                        Mas se for problema no ABS em que "ele proprio" manda travar a roda isso deixa de acontecer.
                                        Agora se for um defeito mecanico vai continuar na mesma.

                                        Um colega meu teve um problema identico num discovery td5 pastilhas gastas precocemente e discos lixados, tambem andou com as mesmas dores de cabeça, suspeitas eram muitas tubos entupidos, bomba principal, modulo Abs etc.
                                        No final veio a descubrir que eram uns veios "guias" nas pinças empenados o carro estava sempre a travar as pastilhas nunca recuavam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se notas a roda travada experimenta desapertar o tubo do travão da bomba (pinça) junto da bomba para libertar eventuais pressoes, se continuar a ficar presa o teu problema é aí evitas de andar a ver outras coisas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                            Mas se for problema no ABS em que "ele proprio" manda travar a roda isso deixa de acontecer.
                                            Agora se for um defeito mecanico vai continuar na mesma.

                                            Um colega meu teve um problema identico num discovery td5 pastilhas gastas precocemente e discos lixados, tambem andou com as mesmas dores de cabeça, suspeitas eram muitas tubos entupidos, bomba principal, modulo Abs etc.
                                            No final veio a descubrir que eram uns veios "guias" nas pinças empenados o carro estava sempre a travar as pastilhas nunca recuavam.
                                            O mecânico esteve a confirmar as guias e estão boas. Já tinham sido lubrificadas e não estão empenadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                              Mas se for problema no ABS em que "ele proprio" manda travar a roda isso deixa de acontecer.
                                              Agora se for um defeito mecanico vai continuar na mesma.

                                              Um colega meu teve um problema identico num discovery td5 pastilhas gastas precocemente e discos lixados, tambem andou com as mesmas dores de cabeça, suspeitas eram muitas tubos entupidos, bomba principal, modulo Abs etc.
                                              No final veio a descubrir que eram uns veios "guias" nas pinças empenados o carro estava sempre a travar as pastilhas nunca recuavam.
                                              O mecânico esteve a confirmar as guias e estão boas. Já tinham sido lubrificadas e não estão empenadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                Se notas a roda travada experimenta desapertar o tubo do travão da bomba (pinça) junto da bomba para libertar eventuais pressoes, se continuar a ficar presa o teu problema é aí evitas de andar a ver outras coisas.
                                                No geral percebi o que quiseste dizer. Mas se fizer isso não terei de sangrar os travões? Aquilo é só chegar lá e separar o tubo da pinça? Não faço mais nada?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                  No geral percebi o que quiseste dizer. Mas se fizer isso não terei de sangrar os travões? Aquilo é só chegar lá e separar o tubo da pinça? Não faço mais nada?
                                                  No final sim tens de sangrar, tem de ser feito por quem perceba alguma coisa, se não estás á vontade não te metas a mexer.
                                                  A ideia é tentar detectar de onde vem o problema, se é no conjunto da roda ou se vem de outro lado bomba principal, abs etc.
                                                  A electronica tambem pode complicar tipo sensores de abs assim como o sistema de ajuda ao arranque.
                                                  Já agora atrás está tudo bem? não há desgaste anormal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                    No geral percebi o que quiseste dizer. Mas se fizer isso não terei de sangrar os travões? Aquilo é só chegar lá e separar o tubo da pinça? Não faço mais nada?
                                                    SE , digo bem SE , como escreveste aqui , as pinças foram verificadas e tudo limpo e lubrificado e não encontraram problema E trocaram os tubos de borracha q ligam às pinças , pq raio queres mexer de novo nesse lugar ?

                                                    o problema està simplesmente antes dos tubos de borracha e logo antes dos tubos de borracha està ............o ABS , por isso q te disseram de desligar o ABS pq pode ter um problema interno

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                      No final sim tens de sangrar, tem de ser feito por quem perceba alguma coisa, se não estás á vontade não te metas a mexer.
                                                      A ideia é tentar detectar de onde vem o problema, se é no conjunto da roda ou se vem de outro lado bomba principal, abs etc.
                                                      A electronica tambem pode complicar tipo sensores de abs assim como o sistema de ajuda ao arranque.
                                                      Já agora atrás está tudo bem? não há desgaste anormal.
                                                      Mas o mecânico verificou-me isso tudo há um dia. Os travões foram sangrados e aí estava tudo bem. O tubo do óleo dos travões do lado direito foi mudado.

                                                      Atrás está tudo normal, o desgaste está a ser igual nos dois lados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                        SE , digo bem SE , como escreveste aqui , as pinças foram verificadas e tudo limpo e lubrificado e não encontraram problema E trocaram os tubos de borracha q ligam às pinças , pq raio queres mexer de novo nesse lugar ?

                                                        o problema està simplesmente antes dos tubos de borracha e logo antes dos tubos de borracha està ............o ABS , por isso q te disseram de desligar o ABS pq pode ter um problema interno
                                                        Sim, foi tudo verificado. Guias, embolo, pinça, o tubo do óleo foi mudado..., o problema poderá estar sim no ABS ou na bomba.

                                                        Sei que tenho a rótula axial direita com folga, poderá ser isso que me causa isto tudo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tive o mesmo problema na minha antiga Opel vectar, nunca dei com o problema.... acabei por me desfazer dela

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vectrapower Ver Post
                                                            Eu tive o mesmo problema na minha antiga Opel vectar, nunca dei com o problema.... acabei por me desfazer dela
                                                            É a Opel Vectra que tem o mesmo motor da Croma?

                                                            Sobre o problema ainda não há novidades, pelo menos desconfio que o problema esteja na bomba. O ABS não dá erros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X