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Hyundai Matrix: Modo de segurança?

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    Hyundai Matrix: Modo de segurança?

    Olá a Todos,

    Estou com um problema num Hyundai Matrix de 2004 - em geral após uma descida grande o carro entra em modo de segurança: não deixa acelerar acima dos 60 km/h, não importa que mudança se meta.

    Ora parando o carro e esperando uns 10 segundos, depois disto volta a andar bem! Parece tratar-se de algum modo de segurança ou protecção do motor que entra em acção e que depois de se desligar o motor volta ao normal.

    Fui à oficina da Hyundai de Lisboa ali na Portela, eles correram os diagnósticos, fizeram vários testes, limparam a válvula EGR, mas o problema continuou. Voltei lá e meteram uma EGR nova, o problema continuou. Não me dão solução, não fazem ideia do que se será.

    O carro lá vai andando, mas isto é um sarilho com rodas: há vias onde não posso parar os 10 segundos para ele voltar ao normal...

    Alguém aqui no fórum já passou por um problema destes? Podem indicar-me alguma oficina na região de Lisboa onde alguém me saiba ver disto?

    Muito obrigado por qualquer dica que me possam dar...

    #2
    Se ele entra em safe mode tem que deixar um código...Digo eu...

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      #3
      Procura problemas semelhantes em carros com o mesmo motor, p. ex. Julgo que o Accent e o Getz dessa altura também usavam o 1.5 CRDI tricilíndrico.

      O estranho é isso acontecer depois de uma descida. Vê lá se não tens um tubo meio solto que quando o carro inclina tende a deixar passar ar.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas dicas, que entretanto me levaram a investigar melhor o problema.

        Pesquisando na internet, descobri que uma causa comum que leva carros a ficar em modo de segurança (os ingleses dizem "limp mode" ou "modo coxo") é sujidade no sensor MAF - Mass Air Flow, que não sei como se diz em português: será sensor de fluxo de massa de ar?

        Após localizar o dito sensor MAF, fiz um teste simples de desligar o conector, o que fez o carro entrar logo em modo de segurança - uma boa dica de que poderia o problema estar nesse sensor.

        Seguindo uns vídeos (cujos links estão mais abaixo), retirei o sensor e limpei-o com um spray de limpeza de contactos eléctricos comum. Parece que há sprays próprios para limpar MAFs mas há quem defenda que um de limpeza de contactos eléctricos funciona.

        O MAF é composto de uma armação e do sensor sem si, que no Hyundai está fixo com uns parafusos de 5 pontas com furo no meio que são difíceis de encontrar. Tentei retirar o sensor rodando os parafusos com um alicate mas sem sucesso, felizmente com a palhinha do spray consegui chegar ao sensor mesmo dentro da sua armação e limpá-lo de fora.

        E agora após já mais de uma semana de testes, estou confiante que o problema ficou resolvido, pois o carro nunca mais teve este comportamento.

        Ficam aqui os links de vídeos e das chaves, espero que possam ser úteis a alguém. Uma pesquisa boa é por "2500 rpm limit":

        https://www.youtube.com/watch?v=ZzTIZADrmJg

        https://www.youtube.com/watch?v=QtQnE1QW-jU

        https://www.google.pt/search?q=maf+c...JYrY8gf03LewBA

        https://www.amazon.co.uk/d/Sockets-S...rproof+5+sided

        https://www.amazon.co.uk/Torx-Tamper...lverhill+Tools

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          #5
          Ainda bem que o teu problema ficou resolvido!

          E um grande thumbs down para a Hyundai da portela!

          Comentário


            #6
            Obrigado por ter vindo relatar a solução! 5*****

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