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Toyota 1.4 D4D - muito fumo em frio, motor abana todo

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    Toyota 1.4 D4D - muito fumo em frio, motor abana todo

    Bom dia,

    Sou novo no Autohoje, e registei-me principalmente para pedir as vossas opiniões de especialistas.

    Tenho um Toyota Corolla 1.4 D4D (de 2006) com apenas 116.000Km. Peguei nele com apenas 106.000Km e desde que comecei a andar que noto algo muito estranho. Já fui à Toyota e já teve várias intervenções, sem sucesso (asusmidas pela marca).

    Descrição:
    O que se passa é que sempre que ligo o carro em frio, o motor abana muito (engasga) e sai muito muito fumo (penso que branco, com um cheiro forte).
    Além disso, as rotações às vezes, quando ligo, sobem para o valor normal (~800rpm) mas a maioria das vezes sobem apenas para 500rpm e depois lentamente (com o carro todo a abanar) vao até as 800rpm; outras vezes, sobem logo para 900rpm e o carro parece acelerado.
    Já percebi, por sugestão de um mecânico, que se rodar a chave e esperar as luzes apagarem, umas 3x, o carro engasga menos ao ligar, mas em todo o caso, o fumo acontece sempre, e quase sempre o carro engasga.

    Histórico:
    O carro era do meu Pai e sempre teve tratamento vip. Nunca teve problemas. Antes de ficar eu com ele, o meu Pai levou-o à Toyota e sugeriram limpeza dos injectores. Ele fez isso e a partir daí, o problema começou.
    Já nas minhas mãos, e por ter surgido o problema depois dessa limpeza, fui à Toyota (salvador caetano) e eles substituiram o 4º injector. Não resolveu. Voltei lá e ficaram com o carro 3 dias, e dizem que tava resolvido. Não ficou. Voltei novamente e novamente substituiram o 4º injector. Disseram que o injector anterior tinha falha de fábrica. Não resolveu, mas fiquei com a ordem de serviço a indicar que o injector foi substituído.

    Entretanto o carro continua igual. Todos os dias, em frio, engasga e deita muito fumo.

    Já não sei que fazer. O carro tem poucos Km, anda bem, mas está a gastar muito mais que o normal (antes andava com uma Megane que gastava 5.5 e com este, e a mesma condução, gasta 6.7).

    Alguma ideia do que possa ser isto, e de como / onde resolver?

    Obrigado pela ajuda.

    Pedro

    #2
    Velas de incandescencia ou sistema de controlo das velas.

    Comentário


      #3
      O carro andava bem, e depois de uma limpeza de injectores é que os problemas começaram? Moral da história, não mexer no que está bem.

      Tens que continuar a apertar com eles, pois pelo que tu dizes, eles é que provocaram o problema. Ou então foi muita coincidência.

      Comentário


        #4
        As velas foram alguma vez mudadas? A primeira muda é aos 90 000km, salvo erro.
        Também tenho esse corolla com o mesmo motor, com 200 000km e realmente esses consumos estão completamente fora do normal...

        Comentário


          #5
          Eu estou a pensar ir lá novamente, claro. Mas não tenho vida para deixar lá o carro a toda a hora, 3 dias de cada vez (preciso dele pra trabalhar). Por isso queria ver se alguém me dava umas luzes do que pode ser, para não ir lá ás cegas.

          Illusion:
          velas de incandescência pra mudar isso era coisa pra quanto?

          Obrigado

          Comentário


            #6
            Toyoteixeira, penso que foram. Pelo menos ele tem todas as reviões sempre feitas na Toyota. Mas não estava nas minhas mãos nessa altura..

            Comentário


              #7
              Outro coisa que pode ajudar, é que o carro perde potência bastantes vezes. Imaginem, a subir uma rampa pouco inclinada, em segunda, ele vai morrendo até ter que meter a 1ª a meio da rampa. Não tem força...

              Comentário


                #8
                Aconselho-te a mudar de oficina.

                Comentário


                  #9
                  Toyota é sempre Salvador Caetano, nao?...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedrommoura Ver Post
                    Toyota é sempre Salvador Caetano, nao?...
                    Mas mudam as pessoas. Depois há as que percebem de carros e outras que só sabem trocar o que o computador manda.

                    Comentário


                      #11
                      Alguma recomendação onde ir na zona do Porto? Tenho ido à oficina perto da Rotunda AEP...

                      Comentário


                        #12
                        Para o norte não tenho recomendação.
                        Mas poderás também equacionar oficinas multi-marca tipo Bosh Car Service, onde normalmente até se preocupam com diagnósticos sérios e não se limitam a substituir peças...

                        Comentário


                          #13
                          Eu gostava de ter uma opinião sobre o que poderá ser, antes de ir a uma oficina.

                          O Illusion disse velas de incandescência. Será isso? É que se não resolve vou andar a gastar € pra nada

                          Comentário


                            #14
                            Em qualquer oficina conseguem fazer o teste às velas, sem ter que as substituir

                            Comentário


                              #15
                              Eu tenho um Yaris 1.4d4d com 660.000kms, nunca precisou de limpar o que quer que fosse...nem injectores nem egr...moral da história, como já foi dito...se está bom e a funcionar bem...não mexe...provavelmente com essa suposta "limpeza", lixaram-te os injectores...

                              Comentário


                                #16
                                A minha grande dúvida Paulo27, é o que se passa. Se é injectores, se é velas, se é o quê. Como já não confio no que me fazem na oficina, vim cá ter opiniões.
                                Já mudaram 2x o 4º injector e não resolve. Se fosse injectores não era coisa para já não acontecer??

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu irmão tem um Corolla sedan 1.4d e um colega meu tem outro igual ambos comprados na Salvador Caetano Coimbra e ambos fizeram lá as primeiras revisões ambos mudaram de Concessionário depois de algumas desconfianças...
                                  A historia do meu irmão ainda pensei que fosse cisma mas mais tarde em conversa com um colega a falar do carro dele tambem ele se queixou de coisas estranhas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes sempre tentar a Salvador Caetano de Gaia, na N222.
                                    Tens a Bosch em Canelas.
                                    Pelo freixo chegas as duas em 10min.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho um Auris com esse motor com 126 mil kms, isso não é normal. Também me tentaram impingir essa treta de limpeza profunda de injectores mas eu mandei-os passear e até agora sempre a abrir.

                                      Curiosamente consumos baixos não é com ele, é sempre 7 para cima (embora seja sempre cidade), mas como não dou importância ao que bebe...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa tarde, como ficou o problema do seu 1.4D4D ? Conseguiu descobrir onde estava o problema da instabilidade a frio ?

                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelos sintomas e pela intervenção feita, tudo apontaria para terem estragado os injectores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                            Pelos sintomas e pela intervenção feita, tudo apontaria para terem estragado os injectores.
                                            Com uma kilometragem tao baixa ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                              Pelos sintomas e pela intervenção feita, tudo apontaria para terem estragado os injectores.
                                              Com uma kilometragem tao baixa ?

                                              Nestes D4D tem que se mudar os 4 injectores de uma vez ??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                Com uma kilometragem tao baixa ?

                                                Nestes D4D tem que se mudar os 4 injectores de uma vez ??
                                                Serviço bem feito, sim
                                                Se quiseres poupar, não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estou enganado, ou as velas não podem ser desculpa? As velas nestes carros (todos os common rail de injecção directa modernos...) não servem só e apenas para colocar em funcionamento aquando de temperaturas muito baixas?! Não influenciando em NADA o andamento?

                                                  Digo isto pois eu tive uma pug 407 2.0hdi com 2 velas estragadas, e durante 3 anos andou assim e nunca tive nenhum problema (o motor não precisa delas para andar...)

                                                  Em relação ao problema, e porque tenho um corolla 1.4d4d de 2005 com 324000kms, aposto em como te "fornicaram" os injectores e eventualmente tens também a EGR "aos saltos", o que provocará algum engasgo...

                                                  resumo: tens que levar isso a uma oficina em condições, analisar os injectores, mas pelo que descreves a culpa será da oficina Toyota que mexeu nisso... se antes estava bom... neste caso não acredito em coincidência...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Serviço bem feito, sim
                                                    Se quiseres poupar, não.
                                                    Salvo erro no mercedes 220Cdi (no meu caso tenho uma carrinha w210) , só muda os injectores que precisarem, nao precisa de mudar o conjunto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                      Estou enganado, ou as velas não podem ser desculpa? As velas nestes carros (todos os common rail de injecção directa modernos...) não servem só e apenas para colocar em funcionamento aquando de temperaturas muito baixas?! Não influenciando em NADA o andamento?

                                                      Digo isto pois eu tive uma pug 407 2.0hdi com 2 velas estragadas, e durante 3 anos andou assim e nunca tive nenhum problema (o motor não precisa delas para andar...)

                                                      Em relação ao problema, e porque tenho um corolla 1.4d4d de 2005 com 324000kms, aposto em como te "fornicaram" os injectores e eventualmente tens também a EGR "aos saltos", o que provocará algum engasgo...

                                                      resumo: tens que levar isso a uma oficina em condições, analisar os injectores, mas pelo que descreves a culpa será da oficina Toyota que mexeu nisso... se antes estava bom... neste caso não acredito em coincidência...
                                                      Salvo erro, em qualquer oficina especializada em diesel, fazem a medição dos injectores, e eventuais afinaçoes, certo ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                        resumo: tens que levar isso a uma oficina em condições, analisar os injectores, mas pelo que descreves a culpa será da oficina Toyota que mexeu nisso... se antes estava bom... neste caso não acredito em coincidência...
                                                        Em 3 anos e meio já deve ter levado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                          Salvo erro no mercedes 220Cdi (no meu caso tenho uma carrinha w210) , só muda os injectores que precisarem, nao precisa de mudar o conjunto
                                                          Se o dizes, é porque deves ter razão.

                                                          Embora não esteja de acordo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                            Com uma kilometragem tao baixa ?
                                                            acho que não fui claro. Como o user referiu, os problemas começaram quando a toyota fez a limpeza preventiva aos injectores, portanto provavelmente foi a oficina que estragou-os

                                                            Comentário

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