Temperatura alta peugeot 307 hdi

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Título: Temperatura alta peugeot 307 hdi

  1. #1
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    Por Defeito Temperatura alta peugeot 307 hdi

    Boa tarde....tenho um Peugeot 307 2.0 hdi ultimamente a temperatura por vezes sobe até aos 90 graus...antes não passava dos 70 graus...mas depois de chegar aos 100 graus ou por ai a ventoinha liga...já me disseram que a ventoinha tem duas velocidades e que no meu caso a que deve ligar primeiro não liga...será termostato ?....

    Agradeo ajua
    MUTO OBRIGADO


  2. #2
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    Por Defeito

    a temperatura normal é pelos 90ºC, acima disso já algo está mal, e essa da ventoinha ter duas velocidades deve ser nova, é possível que possa ser o termostato ou outra coisa, por isso convém ires o mais rápido possível a uma oficina apurar o problema, antes que se torne num problema maior e mais dispendioso...

  3. #3
    Piloto de Testes ANTONIO850's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por santos1968 Ver Post
    Boa tarde....tenho um Peugeot 307 2.0 hdi ultimamente a temperatura por vezes sobe até aos 90 graus...antes não passava dos 70 graus...mas depois de chegar aos 100 graus ou por ai a ventoinha liga...já me disseram que a ventoinha tem duas velocidades e que no meu caso a que deve ligar primeiro não liga...será termostato ?....

    Agradeo ajua
    MUTO OBRIGADO
    se a primeira velocidade não liga , a resistencia FRIC deve ser controlada

    Última edição por ANTONIO850 : 24-04-17 às 02:38:04

  4. #4
    ice
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    Por Defeito

    Não deve ser o termoestato. De sim ser o "relé" que controla a ventuinha, que fica mesmo junto à mesma, pelo menos nos 1.6 hdi. A minha já foi trocada...


    Cump.

  5. #5
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    Por Defeito

    obrigado


  6. #6
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    Por Defeito

    Muito obrigado a todos que me responderam....eu já testei e a ventoinha liga mas só depois dos 100 ou 110 graus....quanto à ventoinha ter duas velocidades foi o que me disseram...ou se calhar a ventoinha na liga mais cedo por causa de algum problema...por isso falei em termostato

  7. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por santos1968 Ver Post
    Muito obrigado a todos que me responderam....eu já testei e a ventoinha liga mas só depois dos 100 ou 110 graus....quanto à ventoinha ter duas velocidades foi o que me disseram...ou se calhar a ventoinha na liga mais cedo por causa de algum problema...por isso falei em termostato
    o thermostato , é igual a uma torneira q abre ou fecha o circuito de agua conforme a temperatura da agua , o q tem a ver com a ventoinha ? > nada

  8. #8
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    Por Defeito

    boas pessoal,
    o meu 307 1.4 hdi está tambem com problema de aquecimento porque a ventoinha não liga, nem mesmo após passar o traço dos 100º
    Já pensei que poderia ser o sensor de T que se encontra no termostato, mas troquei e continua na mesma. Será que existe algum sensor que faz a ventoinha armar, ou será alguum fusivel?Algum relé?
    Alguem que possa ajudar?

    Obrigado

  9. #9
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    Por Defeito

    Boas.

    Em primeiro, não é normal a temperatura ter estado como normal aos 70 graus. Já aqui algo não está bem, porque a temperatura em que normalmetne abre o termostato para o circuito de arrefecimento se completar, será pelos 88 graus, dependendo de modelo para modelo ou de termostato e pode oscilar aprox. em mais um ou menos um grau.

    Subir aos 90, não será anormal, dependendo das situações, temperatura e regime do motor. Aqui não há stress.

    O facto da ventoinha ter daus velocidades, sim, a primeira será uma velocidade baixa quando, lá está, a temperatura anda pelos 90, coisa mais coisa menos, mesmo que seja mais 2 ou 3 graus se estiver muito calor. MAs depois a tendêcnia é a temperatura voltar ao normal e praticametne nem vês a temperatura passar no manometro, além dos 90.

    O que não é normal é o facto da ventoinha só ligar aos 100.
    Aqui está algo errado.
    Probabilidades, no que eu possa pensar:
    1. sensor de temperatura que acciona a ventoinha;
    2. circuito eletrico que vai do sensor à ventoinha (a ficha por exemplo com contactos calcinados);
    3. propria ventoinha;
    4. proprio circuito de arrefecimento com algum estrangulamento ou sujo.

    Já ouviste falar em fazer um "chante" à ventoinha? Ou seja, com um fio eletrico ou um simples clip, retirar a ficha do radiador e ligar dois dos contactos da ficha e a ventoinha fica sempre a trabalhar. Isto numa situação em que por exemplo a junta da cabeça foi à vida ou ficaste sem liquido de refrigeração e te falta uns kms até chegares à oficina e consegue-se remediar para arrefecer o motor até chegares. É só de remedeio mas pode safar umas situações.
    Aqui consegue-se ver se a ventoinha trabalha. Até penso que se pode testar em mais que um dos cotnactos para ver as velocidades da ventoinha, mas se não está à vontade, não o faças.

    Portanto, não andes com o carro assim que sobe até aos 100 graus e só aí liga a ventoinha, pois como disse atrás, algo está mal e tanto pode ser a causa mas também pode ser a consequência e penso que se for a causa, será mais fácil porque é problema da ventoinha, mas se for a consequência, já podes ter aqui outro problema e se continuas assim, entras em despesas grandes.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por JOAOMMR Ver Post
    boas pessoal,
    o meu 307 1.4 hdi está tambem com problema de aquecimento porque a ventoinha não liga, nem mesmo após passar o traço dos 100º
    Já pensei que poderia ser o sensor de T que se encontra no termostato, mas troquei e continua na mesma. Será que existe algum sensor que faz a ventoinha armar, ou será alguum fusivel?Algum relé?
    Alguem que possa ajudar?

    Obrigado
    Como já disseram, deve ser o relé da ventoinha que é costume avariar neste modelo.






  11. #11
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    Olá,

    Obrigado pelo conselho.. Vou averiguar e depois digo alguma coisa!

    Cumprimentos

  12. #12
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    Por Defeito

    Boas
    O meu 307 1.4hdi de 2003, está quase sempre na temperatura nos 70º/75º para chegar aos 90º é preciso estar nas filas de trânsito durante muito muito tempo..pelo que li aqui não é normal, a temperatura normal é de 90º? O que poderá estar mal?

  13. #13
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    Sim, ao fim de +/- uns 5 mins ou pouco mais, deverá estabilizar nos 90º. O culpado mais comum é o termostato.
    cabonnis gosta disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
    Boas
    O meu 307 1.4hdi de 2003, está quase sempre na temperatura nos 70º/75º para chegar aos 90º é preciso estar nas filas de trânsito durante muito muito tempo..pelo que li aqui não é normal, a temperatura normal é de 90º? O que poderá estar mal?
    Termostato de certeza. Não consegues substituir o termostato isoladamente, aquilo é um corpo/falange que tem o termostato no interior. Custa cerca de 30€.

    Já passei por isso no meu ex-206 com o mesmo motor.
    cabonnis gosta disto.

  15. #15
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
    Boas
    O meu 307 1.4hdi de 2003, está quase sempre na temperatura nos 70º/75º para chegar aos 90º é preciso estar nas filas de trânsito durante muito muito tempo..pelo que li aqui não é normal, a temperatura normal é de 90º? O que poderá estar mal?
    O meu 206 1.4 hdi, desde novo, em condução fluida e normal (sem grandes subidas ou descidas) sempre me indicou 75 graus. Por isso, para esse carro/motor, sempre achei normal, e era esse o consenso geral nos fóruns da Peugeot;
    Mais tarde, começou a baixar para os 6x graus, pelo que comprei e troquei o termostato (como alguém disse, é a caixa toda que se troca), e a temperatura passou a estabilizar nos 78/80 graus.
    De ventoinha, nunca tive problemas - só a ouvia com o AC ligado, ou aquando dessas intervenções que referi, em que para purgar o deixava aquecer até ela disparar.
    cabonnis gosta disto.

  16. #16
    ice
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    Por Defeito

    A minha 307 também anda sempre abaixo dos 90º. Só os atinge em filas muito grandes... Sempre foi assim

    Se fizer uma descida grande, com temperaturas baixas, mantém a temperatura, pelo que o termostato não terá problema.


    Cump.
    cabonnis gosta disto.

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