Temperatura alta peugeot 307 hdi

A mostrar resultados 1 para 16 de 16
Like Tree4Likes
  • 1 Post By Bagy
  • 1 Post By 206Hdi
  • 1 Post By tonirai
  • 1 Post By ice

Título: Temperatura alta peugeot 307 hdi

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito Temperatura alta peugeot 307 hdi

Boa tarde....tenho um Peugeot 307 2.0 hdi ultimamente a temperatura por vezes sobe até aos 90 graus...antes não passava dos 70 graus...mas depois de chegar aos 100 graus ou por ai a ventoinha liga...já me disseram que a ventoinha tem duas velocidades e que no meu caso a que deve ligar primeiro não liga...será termostato ?....

Agradeo ajua
    MUTO OBRIGADO

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

a temperatura normal é pelos 90ºC, acima disso já algo está mal, e essa da ventoinha ter duas velocidades deve ser nova, é possível que possa ser o termostato ou outra coisa, por isso convém ires o mais rápido possível a uma oficina apurar o problema, antes que se torne num problema maior e mais dispendioso...

Piloto de Testes ANTONIO850's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por santos1968 Ver Post
    Boa tarde....tenho um Peugeot 307 2.0 hdi ultimamente a temperatura por vezes sobe até aos 90 graus...antes não passava dos 70 graus...mas depois de chegar aos 100 graus ou por ai a ventoinha liga...já me disseram que a ventoinha tem duas velocidades e que no meu caso a que deve ligar primeiro não liga...será termostato ?....

Agradeo ajua
    MUTO OBRIGADO
    se a primeira velocidade não liga , a resistencia FRIC deve ser controlada

Última edição por ANTONIO850 : 24-04-17 às 02:38:04

ice
    ice está offline
    Piloto de Rallye ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Não deve ser o termoestato. De sim ser o "relé" que controla a ventuinha, que fica mesmo junto à mesma, pelo menos nos 1.6 hdi. A minha já foi trocada...

Cump.

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

obrigado

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Muito obrigado a todos que me responderam....eu já testei e a ventoinha liga mas só depois dos 100 ou 110 graus....quanto à ventoinha ter duas velocidades foi o que me disseram...ou se calhar a ventoinha na liga mais cedo por causa de algum problema...por isso falei em termostato

Piloto de Testes ANTONIO850's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por santos1968 Ver Post
    Muito obrigado a todos que me responderam....eu já testei e a ventoinha liga mas só depois dos 100 ou 110 graus....quanto à ventoinha ter duas velocidades foi o que me disseram...ou se calhar a ventoinha na liga mais cedo por causa de algum problema...por isso falei em termostato
    o thermostato , é igual a uma torneira q abre ou fecha o circuito de agua conforme a temperatura da agua , o q tem a ver com a ventoinha ? > nada

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

boas pessoal,
    o meu 307 1.4 hdi está tambem com problema de aquecimento porque a ventoinha não liga, nem mesmo após passar o traço dos 100º
    Já pensei que poderia ser o sensor de T que se encontra no termostato, mas troquei e continua na mesma. Será que existe algum sensor que faz a ventoinha armar, ou será alguum fusivel?Algum relé?
    Alguem que possa ajudar?

Obrigado

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Boas.

Em primeiro, não é normal a temperatura ter estado como normal aos 70 graus. Já aqui algo não está bem, porque a temperatura em que normalmetne abre o termostato para o circuito de arrefecimento se completar, será pelos 88 graus, dependendo de modelo para modelo ou de termostato e pode oscilar aprox. em mais um ou menos um grau.

Subir aos 90, não será anormal, dependendo das situações, temperatura e regime do motor. Aqui não há stress.

O facto da ventoinha ter daus velocidades, sim, a primeira será uma velocidade baixa quando, lá está, a temperatura anda pelos 90, coisa mais coisa menos, mesmo que seja mais 2 ou 3 graus se estiver muito calor. MAs depois a tendêcnia é a temperatura voltar ao normal e praticametne nem vês a temperatura passar no manometro, além dos 90.

O que não é normal é o facto da ventoinha só ligar aos 100.
    Aqui está algo errado.
    Probabilidades, no que eu possa pensar:
    1. sensor de temperatura que acciona a ventoinha;
    2. circuito eletrico que vai do sensor à ventoinha (a ficha por exemplo com contactos calcinados);
    3. propria ventoinha;
    4. proprio circuito de arrefecimento com algum estrangulamento ou sujo.

Já ouviste falar em fazer um "chante" à ventoinha? Ou seja, com um fio eletrico ou um simples clip, retirar a ficha do radiador e ligar dois dos contactos da ficha e a ventoinha fica sempre a trabalhar. Isto numa situação em que por exemplo a junta da cabeça foi à vida ou ficaste sem liquido de refrigeração e te falta uns kms até chegares à oficina e consegue-se remediar para arrefecer o motor até chegares. É só de remedeio mas pode safar umas situações.
    Aqui consegue-se ver se a ventoinha trabalha. Até penso que se pode testar em mais que um dos cotnactos para ver as velocidades da ventoinha, mas se não está à vontade, não o faças.

Portanto, não andes com o carro assim que sobe até aos 100 graus e só aí liga a ventoinha, pois como disse atrás, algo está mal e tanto pode ser a causa mas também pode ser a consequência e penso que se for a causa, será mais fácil porque é problema da ventoinha, mas se for a consequência, já podes ter aqui outro problema e se continuas assim, entras em despesas grandes.

Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JOAOMMR Ver Post
    boas pessoal,
    o meu 307 1.4 hdi está tambem com problema de aquecimento porque a ventoinha não liga, nem mesmo após passar o traço dos 100º
    Já pensei que poderia ser o sensor de T que se encontra no termostato, mas troquei e continua na mesma. Será que existe algum sensor que faz a ventoinha armar, ou será alguum fusivel?Algum relé?
    Alguem que possa ajudar?

Obrigado
    Como já disseram, deve ser o relé da ventoinha que é costume avariar neste modelo.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Olá,

Obrigado pelo conselho.. Vou averiguar e depois digo alguma coisa!

Cumprimentos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2015

Por Defeito

Boas
    O meu 307 1.4hdi de 2003, está quase sempre na temperatura nos 70º/75º para chegar aos 90º é preciso estar nas filas de trânsito durante muito muito tempo..pelo que li aqui não é normal, a temperatura normal é de 90º? O que poderá estar mal?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Sim, ao fim de +/- uns 5 mins ou pouco mais, deverá estabilizar nos 90º. O culpado mais comum é o termostato.
    cabonnis gosta disto.

Banido 206Hdi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
    Boas
    O meu 307 1.4hdi de 2003, está quase sempre na temperatura nos 70º/75º para chegar aos 90º é preciso estar nas filas de trânsito durante muito muito tempo..pelo que li aqui não é normal, a temperatura normal é de 90º? O que poderá estar mal?
    Termostato de certeza. Não consegues substituir o termostato isoladamente, aquilo é um corpo/falange que tem o termostato no interior. Custa cerca de 30€.

Já passei por isso no meu ex-206 com o mesmo motor.
    cabonnis gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
    Boas
    O meu 206 1.4 hdi, desde novo, em condução fluida e normal (sem grandes subidas ou descidas) sempre me indicou 75 graus. Por isso, para esse carro/motor, sempre achei normal, e era esse o consenso geral nos fóruns da Peugeot;
    Mais tarde, começou a baixar para os 6x graus, pelo que comprei e troquei o termostato (como alguém disse, é a caixa toda que se troca), e a temperatura passou a estabilizar nos 78/80 graus.
    De ventoinha, nunca tive problemas - só a ouvia com o AC ligado, ou aquando dessas intervenções que referi, em que para purgar o deixava aquecer até ela disparar.
    cabonnis gosta disto.

ice
    ice está offline
    Piloto de Rallye ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A minha 307 também anda sempre abaixo dos 90º. Só os atinge em filas muito grandes... Sempre foi assim

Se fizer uma descida grande, com temperaturas baixas, mantém a temperatura, pelo que o termostato não terá problema.

Cump.
    cabonnis gosta disto.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •