Recuperar ópticas correctamente

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 57
Like Tree1Likes

Título: Recuperar ópticas correctamente

Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito Recuperar ópticas correctamente

Boas pessoal.
    Tenho as ópticas do Astra H da Maria amarelas e tenho de dar um jeito naquilo.

Como é óbvio não quero apenas polir para daqui a 6 meses estar pior, além do polimento quero colocar novamente uma camada protectora anti UV, tipo verniz próprio para o efeito.

Andei hoje a sondar oficinas e nunca saio esclarecido em nada, a todas as que foi aplicam verniz mas não sei ao certo que produto utilizam porque não o referem, apenas uma oficina me disse que aplicavam verniz da pintura porque era o que durava mais segundo eles.
    Em todos os que fui não davam garantia de duração, apenas do serviço feito no momento.

Sou da zona de Leiria e não encontro um sitio onde me sinta minimamente confiante para fazer o serviço.

Alguém me sabe dizer que tratamento é o mais correcto para recuperar as ópticas e andar uns bons anos sem elas amarelas?
    Última edição por DragonH : 25-04-17 às 19:00:54

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

nos faróis actuais, faças o que fizeres se for um carro que está na rua e anda sempre ao sol, na melhor das hipoteses ao fim de cerca de 3 anos tens de proceder novamente ao polimento e envernizamento das ópticas, eu já fiz isso a um carro meu, comprei um kit de polimento e verniz acrilico em spray(encontra-se em qualquer loja de materiais)apliquei 3 camadas, ficaram impecáveis, ao fim de quase 3 anos já estavam outra vez a ficar na mesma tive de repetir o procedimento...

se o carro andar na garagem ou debaixo de telheiro, á sombra as ópticas aguentam-se muito mais tempo sem ter de levar polimento...

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

A minha questão está em aplicar o melhor produto possível para durar mais tempo, obviamente nada é vitalício, mas não sei qual.

CHB
    CHB está offline
    Piloto de Troféu CHB's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    nos faróis actuais, faças o que fizeres se for um carro que está na rua e anda sempre ao sol, na melhor das hipoteses ao fim de cerca de 3 anos tens de proceder novamente ao polimento e envernizamento das ópticas, eu já fiz isso a um carro meu, comprei um kit de polimento e verniz acrilico em spray(encontra-se em qualquer loja de materiais)apliquei 3 camadas, ficaram impecáveis, ao fim de quase 3 anos já estavam outra vez a ficar na mesma tive de repetir o procedimento...

se o carro andar na garagem ou debaixo de telheiro, á sombra as ópticas aguentam-se muito mais tempo sem ter de levar polimento...
    3 anos? Só se o serviço for mal feito.
    Onde trabalho, utiliza-se verniz de pintura para envernizar as ópticas que são polidas. O serviço tem é de ser bem feito para o verniz novo não ser aplicado em cima do antigo e começar a descolar/descascar prematuramente.
    As minhas ópticas têm 6 anos e ainda não foram envernizadas, o carro dorme na rua faça frio ou calor nunca viu garagem e apenas numa das ópticas se nota que qualquer coisa descascou mas continuam com a opacidade de origem.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

As originais aguentaram 10 anos sem problemas, de durarem outro tanto igual não me queixava nada...

Mas ninguém sabe qual o verniz adequado?
    Última edição por DragonH : 25-04-17 às 19:02:22

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    3 anos? Só se o serviço for mal feito.
    Onde trabalho, utiliza-se verniz de pintura para envernizar as ópticas que são polidas. O serviço tem é de ser bem feito para o verniz novo não ser aplicado em cima do antigo e começar a descolar/descascar prematuramente.
    As minhas ópticas têm 6 anos e ainda não foram envernizadas, o carro dorme na rua faça frio ou calor nunca viu garagem e apenas numa das ópticas se nota que qualquer coisa descascou mas continuam com a opacidade de origem.
    não queiras ensinar a missa ao padre, eu sei pintar tão bem como o pintor na tua oficina, se as tuas ainda não precisaram de ser intervencionadas em 6 anos porreiro, mas há que lembrar há muita maneira de polir e envernizar, e só um azelha é que ia meter verniz em cima do velho...

e existe vários tipos de vernizes uns melhores que outros, logo dai a durabilidade exposta aos elementos, cada caso é um caso, não queiras ser mais papista que o papa...

CHB
    CHB está offline
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Tu é que disseste que ao fim de 3 anos, na melhor das hipóteses, voltava tudo ao mesmo e agora ficas chateado por te provar o contrário?
    Se pintas melhor que um dos meus 6 pintores não sei, se calhar se tiveres ai uns 20 a 30 anos de experiência talvez te equipares à maioria deles. E a oficina não é minha, antes fosse, e já agora, é mais uma fábrica

Piloto de Testes rjtd's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Boas pessoal.
    Tenho as ópticas do Astra H da Maria amarelas e tenho de dar um jeito naquilo.

Como é óbvio não quero apenas polir para daqui a 6 meses estar pior, além do polimento quero colocar novamente uma camada protectora anti UV, tipo verniz próprio para o efeito.

Andei hoje a sondar oficinas e nunca saio esclarecido em nada, a todas as que foi aplicam verniz mas não sei ao certo que produto utilizam porque não o referem, apenas uma oficina me disse que aplicavam verniz da pintura porque era o que durava mais segundo eles.
    Em todos s que fui não davam garantia de duração, apenas do serviço feito no momento, já vi na net que existe casas a dar 5 anos de garantia.

Sou da zona de Leiria e não encontro um sitio onde me sinta minimamente confiante para fazer o serviço.

Já encontrei na net uma "empresa" que faz detalhe automóvel aqui perto, mas apenas fala de tratamento cerâmico para protecção dos faróis, não sei se é algum produto tipo cera ou se é dado à pistola tipo verniz.

Alguém me sabe dizer que tratamento é o mais correcto para recuperar as ópticas e andar uns bons anos sem elas amarelas?
    Estas a complicar, até tu fazes isso em casa é simples, rápido e barato. Verniz para que? Quando voltar a ficar opaco voltas a polir. No youtube tens varios DIY para isso

Mas se não estiveres para te dar ao trabalho indico-te uma casa na tua zona que me fez o polimento dos faróis ha cerca de uma ano
    Última edição por rjtd : 24-04-17 às 23:16:02

Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

As minhas ópticas ainda são de vidro e não se alteram com os anos, coisas patetas dos modelos mais antigos.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    As minhas ópticas ainda são de vidro e não se alteram com os anos, coisas patetas dos modelos mais antigos.
    bons tempo...

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post

Sem sombra de dúvidas, que isso era uma das coisas boas.

Pedestre NinjaHell's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Também preciso de fazer no meu carro, à bastante tempo que tenho visto este video.
    Mas aqui na zona todos os pintores aplicam verniz, não sei qual.
    Gostava de saber se é banha da cobra ou algum sistema especial para faróis.

CHB
    CHB está offline
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Portanto esse tal de Carlos aplica verniz num lado da óptica e uma cera no outro e depois faz uma comparação aplicando diluente.
    Como magia, o verniz resiste e a cera não

Só falta dizer que o contrário de estar vivo é estar morto.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Já estive a ver o video.
    Será que ele aplica mesmo verniz normal de pintura?
    É que ele não chega a polir nada, parece que aplica logo o verniz à pistola.

Depois é a situação da garantia de 5 anos, se for verniz normal pelo que ouço dizer não dura isso nem lá perto.
    Última edição por DragonH : 25-04-17 às 18:44:36

Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Portanto esse tal de Carlos aplica verniz num lado da óptica e uma cera no outro e depois faz uma comparação aplicando diluente.
    Como magia, o verniz resiste e a cera não

Só falta dizer que o contrário de estar vivo é estar morto.
    Pois não sei no que acreditar, talvez seja isso.
    Mas será mesmo banha da cobra?

No site dele fala:

Reparação de faróis com :

Alta qualidade - 5 anos de garantia.

Com o nosso método único e exclusivo de reparação de faróis :

- As lentes dos faróis ficam totalmente cristalinas.

- Com a transparência, o brilho e a luminosidade como de origem.

- Mais resistente aos UVS.

- Resistente às picadas das pedras.

- Passa a 100% na inspecção.

- As lentes dos faróis não voltam a ficar amarelas e queimadas do sol e não necessita de ter que andar a aplicar ceras periodicamente para tentar protegê-las como acontece com o simples polimento de faróis.

Porquê escolher o nosso método único e exclusivo de reparação e não outro ?

- Porque com o nosso método, as lentes dos faróis ficam com um novo revestimento protector ainda mais resistente aos UVS do que aquele que trazem de origem.

( Há quem faça polimento de faróis, mas atenção que ao polir as lentes dos faróis, vai-lhes retirar essa camada protectora que trazem de origem e vão ficar totalmente expostas aos UVS, tendo como consequência a sua deterioração, ficando ainda mais rapidamente amarelas, ressequidas, com fissuras ao ponto de ficarem irrecuperáveis)
    Última edição por NinjaHell : 25-04-17 às 18:49:47

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

O meu irmão tinha um Panda de 2008 e as óticas estavam já um pouco baças.

Há uns 2/3 anos deram-lhe um toque e teve que levar uma ótica nova, pelo que a diferença entre ambas ficou mais do que evidente.

O que fizeram na oficina (de confiança) foi, lixar com lixa fina para tirar o queimado, polir até ficar com o acrílico límpido.

Depois disto, foi aplicado o verniz normal da pintura, mas foi-o aplicado (e cozido) em estufa, ao mesmo tempo que foi aplicado nas peças pintadas.

Posso dizer que não se notava diferença entre as óticas!

CHB
    CHB está offline
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    O meu irmão tinha um Panda de 2008 e as óticas estavam já um pouco baças.

Há uns 2/3 anos deram-lhe um toque e teve que levar uma ótica nova, pelo que a diferença entre ambas ficou mais do que evidente.

O que fizeram na oficina (de confiança) foi, lixar com lixa fina para tirar o queimado, polir até ficar com o acrílico límpido.

Depois disto, foi aplicado o verniz normal da pintura, mas foi-o aplicado (e cozido) em estufa, ao mesmo tempo que foi aplicado nas peças pintadas.

Posso dizer que não se notava diferença entre as óticas!
    É assim que se faz onde trabalho. Vai à estufa.

Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

É assim que se faz onde trabalho. Vai à estufa.
    Mas sendo verniz normal não vai descascar com o tempo devido às pedradas?

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Pelo que andei a ler em comentários de vídeos feitos por brasileiros o verniz que se deve utilizar nas ópticas é o "Verniz Pu Alto solido", e pelos vistos é o que o senhor dessa oficina utiliza.
    O "Verniz Pu Alto solido" é verniz normal de pinturas?
    Última edição por DragonH : 25-04-17 às 19:33:55

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NinjaHell Ver Post
    É a cozedura em estufa que o torna rijo e muito mais resistente!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Pelo que andei a ler em comentários de vídeos feitos por brasileiros o verniz que se deve utilizar nas ópticas é o "Verniz Pu Alto solido", e pelos vistos é o que o senhor dessa oficina utiliza.
    O "Verniz Pu Alto solido" é verniz normal de pinturas?
    Isso é verniz de poliuretano, normalmente de dois componentes (verniz + endurecedor). O verniz usado nas pinturas é o sintético ou o acrílico, mas também se usa o de poliuretano, principalmente em soalhos, pela sua resistência ao desgaste.

CHB
    CHB está offline
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NinjaHell Ver Post
    O efeito do verniz nas ópticas é exactamente o mesmo que na pintura.
    Ao cozer na estufa, endurece e resiste melhor a danos físicos e melhor, se tiver uma camada considerável pode ser polido várias vezes para eliminar riscos e picadas.
    O que não se deve fazer é polir as ópticas se estas não tiverem verniz porque aí estás a devastar as ópticas em si e não o verniz e depois queimas o acrílico da mesma forma que queimas a pintura se polires em sítios com pouco verniz.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Mas isso de verniz e estufas, envolve ser numa oficina de pintura correcto? Digo isto porque vou precisar de polir os faróis do Corolla e uma casa de pneus aqui perto faz esse serviço mas não sei bem no que consiste.

Pedestre kalanga's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2017

Por Defeito

O efeito do verniz nas ópticas é exactamente o mesmo que na pintura.
    Ao cozer na estufa, endurece e resiste melhor a danos físicos e melhor, se tiver uma camada considerável pode ser polido várias vezes para eliminar riscos e picadas.
    O que não se deve fazer é polir as ópticas se estas não tiverem verniz porque aí estás a devastar as ópticas em si e não o verniz e depois queimas o acrílico da mesma forma que queimas a pintura se polires em sítios com pouco verniz.
    Como posso tirar o verniz das oticas e ja fiz o erro de pulir por cima.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Piloto de Testes blakke's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Eu sempre os lixei com lixa de agua e depois dei verniz com endurecedor, do mesmo que se dá na pintura auto. No fim de secar na estufa uma polidela e ficaram sempre como novos.

A ultima vez que fiz isto mantiveram-se como novos durante 5 anos no meu old jazz que acabei por vender o ano passado

AMR
    AMR está offline
    Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kalanga Ver Post
    Como posso tirar o verniz das oticas e ja fiz o erro de pulir por cima.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
    Não fizeste erro nenhum. O acrílico das ópticas pode ser polido até ficar cristalino como novo. É o que se faz quando o verniz - que não é o mesmo aplicado na pintura - já se degradou.

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2017

Por Defeito

boas pessoal, tambem ando com umas duvidas acerca deste assunto.

tenho um civic mb3 que comprei a pouco tempo e os farois não estando muito maus, notava-se que precisava um tratamento
    comprei restaurador de farois da redex e cera de brilho tambem da redex e uma lixa de agua 1200
    lixei\ poli\ e apliquei a cera o resultado a meu ver foi que ficou melhor do que estava mas não ficou como vim em alguns videos na net como esse que aparece aqui no topico...

a minha questão é comprei um verniz de acrilico no aki
    https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria...SABEgIvqfD_BwE

este verniz é indicado?
    se voltar a realizar o processo lixar, polir e depois aplicar o verniz vou obter melhor resultado?
    por ultimo isto sendo sray não vou ter a probabilidade de ou pintar as micro gotas ou de pintar de mais e escurrer? será que dá para aplicar com um pano de micro fibras ou parecido?

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Só uma dica, o carro do puto tinha um farol um bocado baço e ele foi à Mi... da zona mudar uma lâmpada e limparam aquilo com lixívia... Ficou melhor que o do outro lado que parecia bom!

Quanto tempo irá aguentar eu não sei! Mas a inspecção foi há cerca de 1 mês e o farol ainda reluz que nem novo!

Também gostava de saber qual a laca ou verniz a utilizar ou onde o poderei fazer na zona de Almada/Corroios/Lisboa/Setúbal/whatever!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Tenho reparado em vários sítios a anunciarem que agora têm um sistema qualquer de verniz a quente

Já conhecem esse sistema?

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
    Tenho reparado em vários sítios a anunciarem que agora têm um sistema qualquer de verniz a quente

Já conhecem esse sistema?

Nop...

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia