Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nivel anticongelante - vaso expansão transborda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nivel anticongelante - vaso expansão transborda

    Cá estou eu outra vez a pedir a vossa ajuda.
    O carro em questão é um honda civic 1.4 (ma8)

    Como diz o titulo o problema é exatamente no nivel anticongelante, para resumir é assim, no mês passado acrescentei porque estava no minimo, meti entre o minimo e o máximo e ficou assim durante um mês.

    No passado fim de semana prolongado lembrei-me e fui dar uma volta grande. Até aqui tudo bem mas no dia seguinte fui ver o nivel e tinha a agua bastante acima do maximo e castanha. Agora tenho a água no minimo.

    Tenho o sistema com ferrugem e já mudei anticongelante duas vezes, já marquei no mecânico e amanha vou lá para ele limpar tudo outra vez e meter novo.

    Já por outras vezes reparava que a água descia um bocado mas nada como esta ultima vez. Cheguei a ir lá para ele ver se tinha alguma fuga porque mudei bomba de água e termostato e mediu também a pressão a ver se era a junta que tinha ido a vida, a pressão segundo ele estava em valores aceitaveis, tinha 0,5 bar, explicou-me que até 1 bar era aceitavel.

    Desculpem o testamento mas tentei explicar o melhor possivel a situação para me conseguirem ajudar melhor.

    A minha explicação para isto será a ferrugem que me prende a água nos tubos e no bloco, quando fiz muitos km seguidos a ferrugem soltou e foi para o deposito da água, aumentando o nivel. Nivel do oleo está sempre no máximo.
    Já liguei para a marca (honda) a pedir orçamento para limpar o sistema e o que eles fazem é simplesmente tirar o velho e meter novo, tendo que repetir o processo 3x ou mais até sair limpo, ora, para isto não vou a marca, faço no meu mecanico que fica muito mais barato, quando sair limpo compro o anticongelante da honda, li que é de muita boa qualidade e o meu mecânico mete.
    Editado pela última vez por SRT8; 23 July 2017, 19:19. Razão: Titulo

    #2
    Vou deixar o carro hoje ao final do dia na oficina e o mecanico amanha vai limpar o sistema com a mangueira a ver se sai a maldita ferrugem.

    Comentário


      #3
      pode ser a ferrugem sim , agora uma limpeza a fundo nisso de modo a erradicar a ferrugem, implicava desmantelar o motor todo por completo, ir a uma casa especializada para limpar e rectificar tudo e voltar a montar, uma brincadeira extremamente dispendiosa...

      o teu mecânico apenas vai tentar limpar o melhor que conseguir dessa maneira, mas não esperes milagres, volta e meia pode voltar a acontecer...

      Comentário


        #4
        Para o carro que é (não tem grande valor no mercado), abrir o motor esta fora de questão. Só quero que fique bem limpo (dentro do possivel) e vou controlando as coisas.

        Curioso que na marca o único procedimento é tirar o liquido velho e meter novo, tendo que fazer isso várias vezes, fica também muito dispendioso e demorava muito tempo a resolver o problema.

        Não consigo perceber como é que ainda muita gente mete água da torneira...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
          Para o carro que é (não tem grande valor no mercado), abrir o motor esta fora de questão. Só quero que fique bem limpo (dentro do possivel) e vou controlando as coisas.

          Curioso que na marca o único procedimento é tirar o liquido velho e meter novo, tendo que fazer isso várias vezes, fica também muito dispendioso e demorava muito tempo a resolver o problema.

          Não consigo perceber como é que ainda muita gente mete água da torneira...
          pois na marca eles é só comer dinheiro e a solução é logo a trocar peças por novas e nem equacionam alternativas, dai que nestas situações, nem vale apena lá ir...

          quanto a meter água da torneira é normal pois a maioria das pessoas é resolver as coisas quanto gastarem menos dinheiro a resolver melhor, se não gastarem nenhum melhor. dai que ao invés de meterem agua destilada com anti-congelante para diluir ou mesmo já diluído, que é uma bagatela 5L, não água da torneira serve perfeitamente, e mais tarde com o tempo surge ferrugem e calcário e começa a chatices, como estás a ter agora...

          em carros dessas eras é muito comum os motores andarem assim se as manutenções foram feitas por casa ou no zé da esquina, era água da torneira, fugas quando apareciam tapa-furos lá para dentro do circuito e toca andar, depois claro mais tarde ou mais cedo despachavam o carro o novo dono, é que toma lá arcar com as despesas...

          há muitos anos tive um Opel corsa A, a manutenção foi sempre no desenrasque, e comprei-o por tuta e meia como 3º carro, ao fim de um ano, estava como tu, tinha ambos os radiadores lixados com fugas , o circuito cheio de ferrugem e tapa-furos, e para acabar em beleza a junta de cabeça acabou por apodrecer, tive de abrir o motor todo em casa, os radiadores só valeu apena reparar o da soflagem, o da frente do motor teve de ser novo, já que removi a cabeça do motor para mudar a junta aproveitei e mudei a distribuição, foi tudo bem limpo ferrugem removida, voltei a montar o motor todo, aproveitei mudei tubagens também, pois as que lá estavam também já tinham remendos,, o termostato idem já estava na berra, o carburador também o desmanchei e limpei todo, e mudei o kit de ignição(velas, cabos, distribuidor, etc), e travões e foles, de resto não precisou de mais nada pois estava tudo ok, gastei 400€ na brincadeira, mas a mão de obra foi toda minha, tive 8 dias o carro no quintal em peças, durante 6 anos que o tive, esteve a andar sempre impecável , mais tarde em 2002 vendi-o a um rapaz que tinha tido a carta á pouco tempo por 500€, e pronto nunca mais o vi, a esta hora já deve ter sido abatido há anos...

          Comentário


            #6
            Se eu tivesse esses conhecimentos também limpava tudo bem limpo e ficava mais em conta. Assim, entregar o serviço ao mecânico fica carissimo.

            De qualquer forma ele teve-me a explicar como ia fazer e mesmo assim deverei ter que mudar mais uma ou duas vezes.

            Vai desapertar os tubos e a tampa/parafuso da parte de baixo do radiador e com o carro a trabalhar vai meter agua da mangueira sempre a correr, a ferrugem deverá sair quase toda pelos tubos da parte de baixo.
            Perguntei-lhe se não estragava a junta e ele garantiu que não uma vez que a agua esta sempre a circular.

            Comentário


              #7
              Para já está limpinho.
              Agora tenho que andar atento a temperatura porque pode uma rela (acho que é assim) ter furos por causa da ferrugem que saiu e começa a aquecer.

              Limpou tudo e usou um aditivo para limpeza radiador.

              Espero ter o problema resolvido.

              Comentário


                #8
                também podes ter uma fuga.. há N sítios por onde pode estar a perder água

                Comentário


                  #9
                  Sim, tenho que controlar o nivel também mas já faço isso regularmente com ambos os carros cá de casa. Vejo todos os niveis, não custa nada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                    Sim, tenho que controlar o nivel também mas já faço isso regularmente com ambos os carros cá de casa. Vejo todos os niveis, não custa nada.
                    Já tive uma Citroen Berlingo assim. Ora era o radiador com fuga, ora a bomba de água que supostamente deveria ter sido trocada e ainda era a de origem, ora era uma das relas que... caput.
                    É verdade, não custa nada, mas se passar do "não custa nada" para uma preocupação constante, assim já se torna uma dor de cabeça.

                    Comentário


                      #11
                      A bomba de agua meti nova juntamente com a correia distribuição por isso espero não ter problemas com isso.
                      O radiador, o anterior proprietario meteu um novo. Não sei se já ficou estragado por causa da ferrugem mas espero que não.
                      As relas é que não faço ideia como estão.

                      Ja agora, se uma rela estiver estragada faz algum barulho ou simplesmente o carro começa a aquecer?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                        Para o carro que é (não tem grande valor no mercado), abrir o motor esta fora de questão. Só quero que fique bem limpo (dentro do possivel) e vou controlando as coisas.

                        Curioso que na marca o único procedimento é tirar o liquido velho e meter novo, tendo que fazer isso várias vezes, fica também muito dispendioso e demorava muito tempo a resolver o problema.

                        Não consigo perceber como é que ainda muita gente mete água da torneira...
                        A água destilada, curiosamente, sobe mais a temperatura.

                        Isso que tens é uma micro fuga em algum tubo. O que podes fazer é recorrer a corante UV e com uma lanterna UV detectas de onde isso vem.

                        Algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/Radiator-L...EAAOSwAuZX2gmR

                        Nota que a fuga for escondida no radiador de chauffage, podes nem com a lanterna dar por ela mas detectar vapor ou humidade no interior, geralmente tapetes.

                        Comentário


                          #13
                          Se for fuga há aditivos para colocar no anticongelante e estancar a fuga (mas depende do tamanho da fuga).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por seugirdor Ver Post
                            Se for fuga há aditivos para colocar no anticongelante e estancar a fuga (mas depende do tamanho da fuga).
                            Isso normalmente nunca dá bom resultado, pelo contrário é adiar a resolução do problema , se há fuga é meter o sistema sob pressão e verificar e depois substituir seja um tubo uma rela ou junta e digo já que se esse carro andou muito tempo a água da torneira é muito difícil a ferrugem sair toda , irão ficar sempre resíduos.

                            Como te disse a perda de anticongelante pode ocorrer por várias razões, manda inspecionar o carro e não adies muito o problema

                            Comentário


                              #15
                              Como já tinha dito, o mecânico já viu se tinha alguma fuga e não detetou nada, mediu a pressão do sistema e acusou 0,5 bar, valores ainda dentro do normal, mais de 1 bar é que não (dito por ele).

                              Mas em principio vou ter que lhe fazer outra visita, passou uma semana e até hoje o nivel estava entre o minimo e o máximo.

                              Hoje, ao chegar a casa depois de fazer a inspeção, abri o capo e até fiquei assustado, o depósito estava praticamente vazio.
                              Meti anticongelante até ao máximo (o mecânico deu-me um bocado para o caso de ser preciso) e agora fui espreitar e está entre o minimo e o máximo, o radiador tem agua até cima (como é suposto estar).

                              Alguma coisa não está bem, coincidência ou não, foi depois de mudar catalisador e o silenciador e estar lá na inspeção a acelerar.

                              Será que uma rela foi a vida? O mecânico avisou-me que isso podia acontecer porque ao limpar a ferrugem podia dar origem a fugas nas relas.
                              A temperatura esteve sempre no nivel normal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                Como já tinha dito, o mecânico já viu se tinha alguma fuga e não detetou nada, mediu a pressão do sistema e acusou 0,5 bar, valores ainda dentro do normal, mais de 1 bar é que não (dito por ele).

                                Mas em principio vou ter que lhe fazer outra visita, passou uma semana e até hoje o nivel estava entre o minimo e o máximo.

                                Hoje, ao chegar a casa depois de fazer a inspeção, abri o capo e até fiquei assustado, o depósito estava praticamente vazio.
                                Meti anticongelante até ao máximo (o mecânico deu-me um bocado para o caso de ser preciso) e agora fui espreitar e está entre o minimo e o máximo, o radiador tem agua até cima (como é suposto estar).

                                Alguma coisa não está bem, coincidência ou não, foi depois de mudar catalisador e o silenciador e estar lá na inspeção a acelerar.

                                Será que uma rela foi a vida? O mecânico avisou-me que isso podia acontecer porque ao limpar a ferrugem podia dar origem a fugas nas relas.
                                A temperatura esteve sempre no nivel normal.
                                Rela ou até mesmo uma junta de cabeça que apodreceu devido á ferrugem

                                Comentário


                                  #17
                                  Se for junta tenho que pensar bem mas em principio não vale a pena arranjar, ja gastei muito dinheiro e uma junta fica caro.

                                  Vou ver como se aguenta agora, se voltar a desaparecer vai logo ao mecânico e só sai de la quando se der com o problema.

                                  Ele ja viu se estava a passar muita pressão e acusou valores dentro da tolerância.

                                  So se ficou algum tubo mal apertado depois de fazer a limpeza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se tirar a tampa do radiador (com o carro completamente frio) tenho a água até cima, ao apertar ligeiramente os tubos com os dedos (1 e 2 da imagem) a agua sobe, quando deixo de apertar volta a descer. O número 3 deve ser o tubo que transporta a água do depósito para o radiador e vice-versa, Na parte de baixo do depósito, o tubo vai ao ponto 4 que é o ar condicionado.

                                    É normal acontecer isto ao apertar ligeiramente os tubos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas.
                                      Praticametne tudo foi dito atrás.

                                      Quanto ao que perguntas, sim é normal. Apertas o tubo e como o liquido está ao nivel, sobe porque estás a estragular o volume inicial.

                                      Agora, tens que ter atenção se ao tirares a tampa do radiador se notas pressão a sair. Se notares a sair pressão (após frio, claro), poderás ter um problema de junta a deixar passar compressão ou radiador entupido. Problemas de junta, podem ser normalmente 3: passar óleo para o liquido de refrigeração, deixar passar liquido de refrigeração para o óleo ou deixar sair compressão para o circuito de refrigeração. Notas bem qualquer um deles: nos 2 primeiros, vês óleo no liquido ou liquido no óleo (café com leite :-) ) e no 3º vez os tubos de refrigeração a inchar e com pressão a mais bem como no vaso de expansão a sair liquido devido ao excesso de pressão, devido ao problema.

                                      Agora, se estiveres atento a estes sintomas, confirmas o problema ou que não tenhas problema. Se continuares com dúvida, e sendo repetitivo com alguns comentários neste ou noutros "posts", leva o carro a fazer testes na oficina, teste de pressão ou teste quimico e ficas com as duvidas resolvidas, se for boa oficina e não custará muito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Óleo no anticongelante não tenho, anticongelante no óleo também não, sempre a nivel e com uma cor normal.
                                        Pressão, o mecânico ja esteve a ver e está dentro do normal.

                                        Portanto, a água tem que saír por algum lado. Próxima semana vou fazer nova visita a oficina.

                                        Obrigado a todos pelo esclarecimento e ajuda prestada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                          Óleo no anticongelante não tenho, anticongelante no óleo também não, sempre a nivel e com uma cor normal.
                                          Pressão, o mecânico ja esteve a ver e está dentro do normal.

                                          Portanto, a água tem que saír por algum lado. Próxima semana vou fazer nova visita a oficina.

                                          Obrigado a todos pelo esclarecimento e ajuda prestada.
                                          nem sempre se nota O CAFÉ COM LEITE na vareta do óleo , por exemplo , pessoal que não usa anticongelante mas apenas agua destilada, não vai ter café com leite , pelo contrário o óleo terá a sua cor normal , só se nota que algo não está bem porque na manhã seguinte o nivel da vareta sobe e a água no vaso desce.

                                          Caso o óleo passe para o vaso aí mesmo que se tenha apenas água destilada dá para notar bem , pois ficará uma camada de óleo a boiar por cima da água.

                                          Quanto a dizeres que se for a junta não valerá a pena o arranjo, não concordo nada contigo , uma vez que este dinheiro só vais gastar uma vez se o trabalho for bem feito e ficas com um motor novo para mais umas carradas de quilómetros e sempre é mais barato do que comprares outro carro usado que não sabes como está de mecânica

                                          Comentário


                                            #22
                                            Água no circuito de refrigeração?! NUNCA!! Se não há indicações sobre o líquido a meter, perguntar ao fabricante. A água provoca oxidação no ferro (ferrugem) e os líquidos de refrigeração impróprios provocam corrosão em elementos como vedantes, bomba de água, termostato, tubos... por isso é que se deve usar sempre o líquido indicado pelo fabricante e não meter água nem outro tipo de líquido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ricardo_gt;1069531510[U
                                              ]Água no circuito de refrigeração?! NUNCA!![/U] Se não há indicações sobre o líquido a meter, perguntar ao fabricante. A água provoca oxidação no ferro (ferrugem) e os líquidos de refrigeração impróprios provocam corrosão em elementos como vedantes, bomba de água, termostato, tubos... por isso é que se deve usar sempre o líquido indicado pelo fabricante e não meter água nem outro tipo de líquido.
                                              AGUA DESTILADA E ANTICONGELANTE CONCENTRADO em 50/50 é o que se deve colocar, anticongelantes de supermercado vale o que vale

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desde que comprei o carro nunca meti agua da torneira, é sempre anticongelante. O anterior dono é que tinha o carro a andar so com agua.

                                                De qualquer maneira tenho que levar o carro a oficina mais uma vez.

                                                Conheço pessoas que ao mudar a junta o carro começou a gastar muito oleo e que nunca mais ficou bom, outros dizem que mudar junta não compensa, é preferivel meter outro motor (contas feitas deve ficar mais caro).

                                                Por isso tenho algum receio, claro que se ficar bom pode valer a pena até porque tudo o resto está bom, mudei praticamente tudo.

                                                É ver exatamente onde esta o problema e depois fazer contas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  se o anterior dono metia água, então é garantido que é a junta de cabeça, e esta pode estar estoirada na zona do escape, é é por ai que deve a água estar a passar-se, por isso é que não vês nada em lado nenhum...

                                                  isso da mudança de junta e do carro gastar óleo, é treta, e e quanto a compensar face a troca de um motor só mesmo quem não esteja dentro do assunto, pois um motor usado é uma lotaria, um recondicionado é o valor do carro, por isso compensa sempre mudar a junta de cabeça, nesse carro não é nenhuma fortuna e ficas com o problema resolvido de vez...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Neste carro o mecanico já me disse que sera a volta de 350€.

                                                    Imaginando que mudo mesmo a junta, a correia de distribuição e tudo o resto que lhe mudei é preciso mudar outra vez ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                                      Neste carro o mecanico já me disse que sera a volta de 350€.

                                                      Imaginando que mudo mesmo a junta, a correia de distribuição e tudo o resto que lhe mudei é preciso mudar outra vez ?
                                                      tens noção que 350€ por uma mudança de junta e outras coisas não está nada caro certo ???

                                                      Em certos carros os valores chegam a ultrapassar os 1000€.

                                                      É assim para mim o valor justo será á volta de 500€ para a mudança da junta ou seja cerca de 10h de trabalho a 30€= 300€ + 200€ para o material , óleo anticongelante kit de juntas etc e tal , agora nesta situação convém meteres mais uns trocos para retificares a cabeça para ficares descansado , não sei quanto fica mas penso ser á volta de 50€

                                                      E pronto tens o motor novinho

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                                        Neste carro o mecanico já me disse que sera a volta de 350€.

                                                        Imaginando que mudo mesmo a junta, a correia de distribuição e tudo o resto que lhe mudei é preciso mudar outra vez ?
                                                        Se mudas te recentemente não precisas de mexer nisso , normalmente o pessoal muda isso porque já que se tá com a mão na massa e se vai abrir o motor essas mudanças são uns trocos que vale a pena o investimento , agora se mudas-te recentemente não vale a pena mexeres

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Devo ter feito uns 5 mil km desde que mudei tudo.

                                                          Vou ter que falar com o mecânico e primeiro tenho que ter a certeza que é da junta, se mudo e fica igual então o mecânico vai ouvir das boas.
                                                          E claro, tem que me garantir que fica impecavel e tem que usar material com qualidade senão volta e meia acontece o mesmo. Nem que fique um bocado mais caro.

                                                          Porque é que num carro usado ao dizer que se mudou a junta, o pessoal começa a fugir?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                                            Devo ter feito uns 5 mil km desde que mudei tudo.

                                                            Vou ter que falar com o mecânico e primeiro tenho que ter a certeza que é da junta, se mudo e fica igual então o mecânico vai ouvir das boas.
                                                            E claro, tem que me garantir que fica impecavel e tem que usar material com qualidade senão volta e meia acontece o mesmo. Nem que fique um bocado mais caro.

                                                            Porque é que num carro usado ao dizer que se mudou a junta, o pessoal começa a fugir?
                                                            Porque é sinal de problemas e problemas é o que ninguém quer ter ou ouvir falar sequer. Se a junta queimou ou foi porque houve má manutenção do motor ou situação de uso excessivo, uma ou outra é má e ninguém quer um carro que tenha um mau historial.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X