Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mecânico quer vender-me anti-congelante por 20€. Será Burla?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mecânico quer vender-me anti-congelante por 20€. Será Burla?

    Boa tarde,

    Hoje fui ao mecânico para mudar o líquido do radiador, e levei um garrafão de anti-congelante da marca Arbo que custou cerca de 4€.

    O mecânico disse que os anti-congelantes comprados nas lojas são de fraca qualidade e que estragam o motor.

    Logo de seguida tentou-me vender um garrafão de 5l por 20€ supostamente da marca Mercedes.

    Existe motivo para este anti-congelante custar 5X mais do que o anti-congelante que comprei na Norauto ou apenas quer levar-me mais dinheiro?
    Editado pela última vez por samron; 28 April 2017, 19:08.

    #2
    É por ser da Mercedes.

    E vais com sorte, se fosse da Apple era 100€ o litro!

    Comentário


      #3
      Tipicamente, os anti-congelantes de boa qualidade são vendidos concentrados, i.e., é necessário depois fazer a diluição correcta com água destilada. Assim, por exemplo, se a diluição for de 50%, metade será água e isso na verdade fica a metade do preço (pouco mais, porque a água destilada não é de borla mas é barata).

      Comentário


        #4
        Um bom anticongelante em sites online e marcas concorrência anda à volta dos 13€ pelo que se for da mercedes o preço não surpreende, estará provavelmente muito correto desde que seja 50% glicol.
        E deixa esses anticongelantes da Norauto que isso é bom para arrebentar com os radiadores, a não ser que seja 50% glicol.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          É por ser da Mercedes.

          E vais com sorte, se fosse da Apple era 100€ o litro!
          e os do Vaticano, benzidos pelo Papa, a 1000€ o litro...

          Comentário


            #6
            Preço mais que normal se comprares numa oficina.


            Compras anti congelante a 4€ / 5 litros?

            Já agora, Argo ou ARBO?

            O meu carro levou Motul Inugel, que anda por volta dos 15€ a comprar em Loja, garrafão 5l. Se for o G13 custa 20€ ou mais.
            Editado pela última vez por LuisPedro; 28 April 2017, 15:54.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por samron Ver Post
              Boa tarde,

              Hoje fui ao mecânico para mudar o líquido do radiador, e levei um garrafão de anti-congelante da marca Argo que custou cerca de 4€.

              O mecânico disse que os anti-congelantes comprados nas lojas são de fraca qualidade e que estragam o motor.

              Logo de seguida tentou-me vender um garrafão de 5l por 20€ supostamente da marca Mercedes.

              Existe motivo para este anti-congelante custar 5X mais do que o anti-congelante que comprei na Norauto ou apenas quer levar-me mais dinheiro?
              deixando as brincadeiras á parte, na realidade um bom anticongelante, pode chegar a esse valor que o teu mecânico te está a pedir, esses vendidos na nourautos e fins baratos tem de se ter bem atenção á mistura, se não ao fim de uns tempos tens o sistema de refrigeração a dar problemas...

              Comentário


                #8
                Na mercedes acho que era 17/litro...

                Comentário


                  #9
                  Sim, é burla e das grandes, mas é essa treta que a Norauto vende!

                  Vamos por partes:

                  Existem pelo menos 4 categorias principais de anticongelantes (entre orgânicos e afins), sendo consistente entre os mais diversos fabricantes de automóveis alguns requisitos mais específicos (ligados às ligas metálicas que cada motor e sistema de arrefecimento têm).

                  Ou seja, o mais indicado para um Honda pode não ser o mais indicado para um VW.

                  Para além disso, a Mercedes (tal como praticamente qualquer outro fabricante automóvel que tenha tido em casa) recomenda uma diluição de 50% de anticongelante puro + 50% de água destilada.
                  Isto é feito a pensar não tanto na capacidade de resistir ao congelamento (que no nosso clima não tem grande importância), mas sim à capacidade anticorrosiva, já que esse é um papel fulcral de um anticongelante decente.

                  Essas burlas que a Norauto e afins vendem são água com cor e uma pequena percentagem de anticongelante, cujas especificações nem sequer são habitualmente anunciadas.

                  Podes colocar isso no teu carro, mas seja um Mercedes ou um Citroen, estarás a comprometer o efeito anti-corrosivo no sistema, e mais tarde podes facilmente vir a pagar essa fatura ficando no meio da estrada.

                  Outra ideia muito má é misturar anticongelantes diferentes (e não se retira o antigo todo do sistema com um "simples" flush), pois pode fazer coisas como criar resíduos tipo pasta (bons para entupir passagens em zonas mais estreitas da mecânica e radiadores), e inclusivamente deixar os vasos de expansão amarelados / acastanhados.

                  O teu mecânico está a dar-te um bom conselho, e farias melhor em devolver o garrafão à Norauto e trocar por um lustrante de pneus ou coisa parecida.

                  Comentário


                    #10
                    Ele está a dar-te o preço antes de colocar no carro, explica-te correctamente a diferença e deixa-te tomar a decisão informada. é claramente burla...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      É por ser da Mercedes.

                      E vais com sorte, se fosse da Apple era 100€ o litro!
                      Não, não é!
                      Qualquer anticongelante decente custa pelo menos 4€ por litro, não é por 5 litros!

                      Já que este é um tópico de ajuda, é melhor tentarmos dar conselhos úteis.

                      Comentário


                        #12
                        O anticongelante da Norauto não é burla, simplesmente tem uma concentração muito baixa de Glicol que deve ser de 10% mas isso está explicito no garrafão e só compra quem quer.
                        O correto é utilizar uma mistura de anticongelante a 50% para evitar danos no sistema de arrefecimento(se lessem os manuais), agora tens de ver se o teu carro utiliza orgânico ou não orgânico, mas esses 20€ estão dentro da media já que o produto tem qualidade.

                        Comentário


                          #13
                          A marca é Arbo. Enganei-me é este aqui: https://www.norauto.pt/produto/liqui...gCategoryName=

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelo conselho. Agora acho que já não dá para trocar, o mecânico abriu o garrafão para medir não sei o que com uma ferramenta e provar o ponto dele.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por samron Ver Post
                              Obrigado pelo conselho. Agora acho que já não dá para trocar, o mecânico abriu o garrafão para medir não sei o que com uma ferramenta e provar o ponto dele.

                              mete o teu no lixo..so é só agua com corante.

                              Comentário


                                #16
                                esquece o arbo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                  O anticongelante da Norauto não é burla, simplesmente tem uma concentração muito baixa de Glicol que deve ser de 10% mas isso está explicito no garrafão e só compra quem quer.
                                  O correto é utilizar uma mistura de anticongelante a 50% para evitar danos no sistema de arrefecimento(se lessem os manuais), agora tens de ver se o teu carro utiliza orgânico ou não orgânico, mas esses 20€ estão dentro da media já que o produto tem qualidade.
                                  A maior parte desses anticongelantes são mais vagos na informação do que um político.

                                  Se procurares informação sobre um anticongelante de marca conhecida (não falo sequer da dos fabricantes), encontras facilmente o seu mds e outras informações sobre a base da sua composição.

                                  Boa sorte em saber isso com um anticongelante da Norauto, porque nem dos óleos deles consegui obter isso!

                                  Já agora, a Mercedes tem páginas em diversas línguas (incluindo Português de Portugal) sobre as suas normas para anticongelante, e quais os produtos de cada marca que estão certificados:

                                  https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/325.0_en.html


                                  Se uma pessoa não quiser pagar esse valor por um desses certificados, dá para cruzar as especificações comuns a dois destes certificados, e procurar noutras marcas pela mesma composição base.

                                  Quando um produto barato oculta essa informação, acho que não vale a pena olhar para ele duas vezes, embora ele seja muito barato por algum motivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A honda por exemplo usa anti congelante organico e é para usar assim sem qualquer diluição !

                                    E salvo erro gastei 20€ ou mais por 5 litro...

                                    Mas uma coisa é certa , todo o sistema dw refrigeração eata novo com 240 mil kms , ate mesmo a bomba de agua que substitui na mudanca da distribuição está nova !

                                    Como tal so usarei este anti congelante da honda no meu carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      A honda por exemplo usa anti congelante organico e é para usar assim sem qualquer diluição !

                                      E salvo erro gastei 20€ ou mais por 5 litro...

                                      Mas uma coisa é certa , todo o sistema dw refrigeração eata novo com 240 mil kms , ate mesmo a bomba de agua que substitui na mudanca da distribuição está nova !

                                      Como tal so usarei este anti congelante da honda no meu carro
                                      Sem qualquer diluição porque já vem diluído a 50%.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O da honda 5L são 25€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                          O da honda 5L são 25€.
                                          Há quantos anos?
                                          Paguei em 2016 por 5L 33,87€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Liguei para la a semana passada a pedir um orçamento e ficava a 5€ por litro, fazendo as contas dá 25€.
                                            Pode o preço variar conforme a zona, não sei.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                              Há quantos anos?
                                              Paguei em 2016 por 5L 33,87€.

                                              Eu paguei 28€ em Beja.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                Sem qualquer diluição porque já vem diluído a 50%.
                                                Pois andam a comprar água e ficam todos contentes...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                                  Liguei para la a semana passada a pedir um orçamento e ficava a 5€ por litro, fazendo as contas dá 25€.
                                                  Pode o preço variar conforme a zona, não sei.
                                                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                  Eu paguei 28€ em Beja.
                                                  Puxa, que sortudos. O meu preço é de Sintra/Abrunheira. Pensava que o preço fosse tabelado.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X