Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há requisitos máximos de bateria para o meu carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Há requisitos máximos de bateria para o meu carro

    Boa tarde,

    Comprei uma bateria nova para o meu carro Toyota Land Cruiser 3000cc TDI mas estou com algumas dúvidas.
    Na loja especializada em baterias, o funcionário aconselhou-me uma "boa bateria" com 120Ah e 870A(potencia de arranque). No entanto, tenho um familiar que é mecânico e disse-me que a bateria é demasiado "forte" para o meu carro, que poderá danificar o alternador. Será verdade?

    Sei que devemos seguir os requisitos mínimos para as capacidades da bateria. Há quem diga que quanto maior a capacidade de arranque melhor, mas há requisitos máximos para a amperagem.hora? Poderá uma bateria de 120Ah danificar o alternador do meu land cruiser de 3000 cilindrada?

    Já procurei por tópicos sobre isto, li sobre requisitos mínimos para uma bateria função da cilindrada do carro, mas não encontrei nada sobre se a bateria "poderá ser muito forte" para o alternador.

    Se alguém me puder explicar, agradeço!

    Bem haja.
    Editado pela última vez por abmik; 21 May 2017, 19:13.

    #2
    os mínimos já tu tens, podes por uma maior(se ela couber lá no buraco(ter isso em conta), no entanto se a bateria de origem é de 70Ah 640A é mais que suficiente para esse motor, para que necessitas de meter uma de maior capacidade, não vais beneficiar em nada a não ser gastar mais dinheiro...

    queres explicar qual é o problema???

    Comentário


      #3
      Não há maximo, somente limitacao de espaco fisico.

      O teu familiar não percebe nada disso.

      Comentário


        #4
        Simplesmente sou leigo na matéria e não me informei antes de ir comprar (erro meu). A verdade é que o vendedor vendeu-me uma bateria com amperagem maior que o necessário e disse-me que não havia problema e que quanto maior o poder de arranque melhor.
        Mas tarde e mal pedi informações e dizem-me que pode avariar o alternador, que pode queimar. Era isso que queria saber, se há risco de danificar o alternador ou se há risco de a bateria descarregar facilmente e ter que comprar outra em poucos meses...?
        Editado pela última vez por abmik; 21 May 2017, 20:01.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por abmik Ver Post
          Simplesmente sou leigo na matéria e não me informei antes de ir comprar (erro meu). A verdade é que o vendedor vendeu-me uma bateria com amperagem maior que o necessário e disse-me que não havia problema e que quanto maior o poder de arranque melhor.
          Mas tarde e mal pedi informações e dizem-me que pode avariar o alternador, que pode queimar. Era isso que queria saber, se há risco de danificar o alternador ou se há risco de a bateria descarregar facilmente e ter que comprar outra em poucos meses...?
          pois a bateria que compraste foi um exagero total e desnecessário, quanto ao alternador estragar não se estraga, mas não está dimensionado para carregar tão rápido uma bateria com praticamente o dobro das características indicadas, o que pode acontecer é daqui a algum tempo a bateria não ter carga suficiente para pegar de manhã, e teres de a meter a carregar para restabelecer a carga, porque o alternador não dá conta do recado...

          e essa história de quanto maior a capacidade da bateria melhor para o arranque é um autentico disparate, é mesmo de quem não percebe nada do assunto, as coisas são pensadas e dimensionadas perante a necessidades, havendo tolerâncias, mas tal como eu disse se o indicado é uma bateria 70AH 640AH é isso que devias ter comprado e não ir em histórias da carochinha...

          portanto aconselho vivamente se queres isso como deve de ser, pensar em meter uma bateria como estava e não esse exagero, isso não é um camião...

          Comentário


            #6
            Uma bateria maior exige mais do alternador. Para além de ser mais cara e mais pesada. É desnecessário. Deve-se usar o recomendado pelo fabricante, nem menor nem maior que isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por abmik Ver Post
              Simplesmente sou leigo na matéria e não me informei antes de ir comprar (erro meu). A verdade é que o vendedor vendeu-me uma bateria com amperagem maior que o necessário e disse-me que não havia problema e que quanto maior o poder de arranque melhor.
              sabias q nos "paises frios " , isso é regra geral ?
              quem mora no ALGARVE , não tem muito sentido
              jà quem mora em Bragança , acho util
              ando sempre com bateria maior e sempre fiz isso , são mais caras sim , o q se deve ter cuidado é nas dimensões ( nem sempre cabem )

              Comentário


                #8
                A bateria pode ter a capacidade que tu quiseres, nada a haver.
                O motor e os aparelhos elétricos "puxam" uma certa amperagem, o que puxa mais é o motor de arranque, portanto, se tiveres menos capacidade que o mínimo, mais dificuldade a bateria tem em disponibilizar a carga e mais rápido chega ao fim de vida. Se for maior tal não acontece, porque a parte elétrica, de origem, puxa sempre a mesma corrente, portanto, é como teres de origem um tubo de 10mm de diâmetro ligado a uma garrafa de 0,33, se tu trocas a garrafa por uma de 1,5L, não faz mal porque dentro do tubo só vai passar a mesma quantidade, mas se meter uma garrafa de 0,20 já vai dar problema porque não tem capacidade suficiente para encher o tubo durante o tempo que uma de 0,33 conseguiria, entendes?
                As baterias, independentemente da capacidade, têm que conseguir preservar e carregar até 14.5Volts e disponibilizar os amperes indicados durante uma hora a gastar sem carregar.

                Comentário


                  #9
                  Uma bateria de maior capacidade só estraga a carteira(€), é melhor para o arranque a frio, e não estraga o alternador, pois o motor vai exigir da bateria o mesmo que com uma bateria pequena e o alternador vai repor o que o motor retirou ou seja o mesmo.
                  O único problema é o dimensionamento da potência de arranque ser de tal forma grande que com o tempo estrague o motor de arranque, mas por norma o motor de arranque dum veiculo com uma grande cilindrada, também está sobredimensionado e aguenta isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                    pois a bateria que compraste foi um exagero total e desnecessário, quanto ao alternador estragar não se estraga, mas não está dimensionado para carregar tão rápido uma bateria com praticamente o dobro das características indicadas, o que pode acontecer é daqui a algum tempo a bateria não ter carga suficiente para pegar de manhã, e teres de a meter a carregar para restabelecer a carga, porque o alternador não dá conta do recado...

                    e essa história de quanto maior a capacidade da bateria melhor para o arranque é um autentico disparate, é mesmo de quem não percebe nada do assunto, as coisas são pensadas e dimensionadas perante a necessidades, havendo tolerâncias, mas tal como eu disse se o indicado é uma bateria 70AH 640AH é isso que devias ter comprado e não ir em histórias da carochinha...

                    portanto aconselho vivamente se queres isso como deve de ser, pensar em meter uma bateria como estava e não esse exagero, isso não é um camião...
                    É cada anormalidade que vejo aqui escrita.

                    1. O alternador não carrega mais rápido ou devagar. O alternador debita x amperes consoante a rotação do motor e o nível de excitação do regulador de tensão.

                    2. Uma maior bateria oferece uma maior longevidade porque ao fazer uma descarga menos profunda terá uma vida maior.

                    3. Um camião usa uma bateria de 24v.

                    4. Para acumulacao de carga apenas interessam os Ah e não a capacidade de arranque.

                    5. Não falem asneiras para aumentar o número de posts quando não percebem do assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Não tenhas medo, que não vai avariar nada. Tenho um amigo que há uns anos tinha uma bateria de 90 ou 100A num toyota AE86 a gasolina. Ficou paga quando a correia do alternador uma vez rebentou (Estava gasta, não foi por causa da bateria) vinha ele a meio caminho de lisboa para o porto, a meio da noite. Chegou cá ainda tinha luzes e o carro a funcionar na boa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                        com o tempo estrague o motor de arranque

                        Comentário


                          #13
                          3. Um camião usa uma bateria de 24v.

                          5. Não falem asneiras para aumentar o número de posts quando não percebem do assunto.
                          No mesmo post e tudo? lolol

                          a maior parte dos camiões tem 2 baterias de 12V em serie ;)

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado a todos pelas explicações. Filtrei o que precisei.

                            A minha dúvida não era sobre o "exagero" de bateria mas sim a questão do alternador se se poderia avariar. A bateria que tinha antes no Land Cruiser era de 100 Ah, funcionou durante 4 anos pelo menos (já comprei o carro com aquela bateria) e o alternador também é sempre o mesmo...

                            Já fui à loja hoje de manhã (fui o 1º cliente) e já devolvi a bateria de 120 Ah e pus a bateria adequada com devolução do dinheiro restante.

                            Resolvido.

                            Obrigado a todos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                              No mesmo post e tudo? lolol

                              a maior parte dos camiões tem 2 baterias de 12V em serie ;)
                              Que não deixa de ser... uma bateria de 24v ou duas baterias de 12V, ou doze​ células de 2v.

                              Foi para aumentar o numero de posts também?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por abmik Ver Post
                                Obrigado a todos pelas explicações. Filtrei o que precisei.

                                A minha dúvida não era sobre o "exagero" de bateria mas sim a questão do alternador se se poderia avariar. A bateria que tinha antes no Land Cruiser era de 100 Ah, funcionou durante 4 anos pelo menos (já comprei o carro com aquela bateria) e o alternador também é sempre o mesmo...

                                Já fui à loja hoje de manhã (fui o 1º cliente) e já devolvi a bateria de 120 Ah e pus a bateria adequada com devolução do dinheiro restante.

                                Resolvido.

                                Obrigado a todos.
                                A questão é saber se precisas dessa potência extra.
                                No meu caso coloquei no Pajero uma bateria bem mais potente que a de origem e faço-o sempre no caso dos jipes.
                                Como existem sempre acessórios elétricos associados à prática TT convém estar precavido, agora se fazes um uso de estrada normal deves optar pela recomendada.
                                Para teres ideia instalei uma de 95ah (recomendável 64ah)e 830 A, não vai existir problema algum, agora dar dinheiro a mais só porque que sim, nem pensar.
                                Costumas levar a máquina para fora de estrada ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post


                                  Maior Potência de arranque vai fazer com que o motor de arranque, rode sempre no máximo da sua capacidade. Qualquer componente utilizado sempre no máximo da sua capacidade diminui o seu tempo de vida.

                                  Esclarecido, ou apenas sabe colocar bonecos e não entende nada de reparação automóvel?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se não tens acessórios extra que te levem a consumir mais energia, tipo guincho, projetores adicionais de halogéneo, rádio de comunicações, ou outros que impliquem utilização com motor desligado não se justifica uma bateria mais potente. Se a máquina fica longos períodos parada desligas um dos bornes da bateria.
                                    No teu modelo é só uma bateria, mas tens modelos de landcruiser que têm 2 baterias,

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Maior Potência de arranque vai fazer com que o motor de arranque, rode sempre no máximo da sua capacidade. Qualquer componente utilizado sempre no máximo da sua capacidade diminui o seu tempo de vida.

                                      Esclarecido, ou apenas sabe colocar bonecos e não entende nada de reparação automóvel?
                                      Ahahah

                                      O que dá a velocidade ao motor de arranque é a tensão e não a capacidade da bateria.

                                      O que escreveste não tem nexo algum.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                        Ahahah

                                        O que dá a velocidade ao motor de arranque é a tensão e não a capacidade da bateria.

                                        O que escreveste não tem nexo algum.

                                        Ninguém falou em capacidade da bateria, Ahahah.

                                        Falei em Potência de arranque.

                                        Escrevem posts sem nexo, a criticar o que não souberam ler!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          A questão é saber se precisas dessa potência extra.
                                          No meu caso coloquei no Pajero uma bateria bem mais potente que a de origem e faço-o sempre no caso dos jipes.
                                          Como existem sempre acessórios elétricos associados à prática TT convém estar precavido, agora se fazes um uso de estrada normal deves optar pela recomendada.
                                          Para teres ideia instalei uma de 95ah (recomendável 64ah)e 830 A, não vai existir problema algum, agora dar dinheiro a mais só porque que sim, nem pensar.
                                          Costumas levar a máquina para fora de estrada ?
                                          Por enquanto penso que não preciso de potência-extra. Ainda não tenho guincho nem radio, apenas tenho um par de faróis Hella longo-alcance, nada de especial.
                                          Não faço TT agressivo, mas levo a máquina para fora de estrada sempre que posso. Passeios ao fim de semana ou acampar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                            Maior Potência de arranque vai fazer com que o motor de arranque, rode sempre no máximo da sua capacidade. Qualquer componente utilizado sempre no máximo da sua capacidade diminui o seu tempo de vida.

                                            Esclarecido, ou apenas sabe colocar bonecos e não entende nada de reparação automóvel?
                                            estando tudo a funcionar com normalidade no carro , o motor de arranque vai sempre pedir à bateria a mesma potencia , portanto nem mais , nem menos quer dizer nem màximo , nem minimo

                                            prometo não colocar mais bonecos ....para ti

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                              estando tudo a funcionar com normalidade no carro , o motor de arranque vai sempre pedir à bateria a mesma potencia , portanto nem mais , nem menos quer dizer nem màximo , nem minimo

                                              prometo não colocar mais bonecos ....para ti


                                              Andaste às voltas, vieste criticar, e acabas a dizer o mesmo que eu disse no meu primeiro post neste tema, apenas porque seguiste um user que não sabia o que dizia e tirou 3 palavras de uma frase, e descontextualizou.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                Andaste às voltas, vieste criticar, e acabas a dizer o mesmo que eu disse no meu primeiro post neste tema, apenas porque seguiste um user que não sabia o que dizia e tirou 3 palavras de uma frase, e descontextualizou.
                                                nunca vou dizer q um motor de arranque vai perder "tempo de vida" pq meteram uma bateria com maior capacidade , é essa a diferença

                                                moro numa região fria e se caso fosse verdade , por aqui toda gente o sabia pq quando hà espaço para colocar uma bateria maior , em geral o fazem ( assim como eu )

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                  nunca vou dizer q um motor de arranque vai perder "tempo de vida" pq meteram uma bateria com maior capacidade , é essa a diferença

                                                  moro numa região fria e se caso fosse verdade , por aqui toda gente o sabia pq quando hà espaço para colocar uma bateria maior , em geral o fazem ( assim como eu )

                                                  Eu também colocava no passado em viaturas antigas, uma bateria ligeiramente maior.

                                                  O que eu disse, não foi capacidade de armazenamento da bateria e quanto ao tempo de vida de um componente a trabalhar sempre na potência máxima ou a 2/3, parece-me obvio.

                                                  Mas transcrevo a frase inicial que vos incomoda tanto, leiam com atenção, não tem nada de especial: "O único problema é o dimensionamento da potência de arranque ser de tal forma grande que com o tempo estrague o motor de arranque, mas por norma o motor de arranque dum veiculo com uma grande cilindrada, também está sobredimensionado e aguenta isso."

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Ninguém falou em capacidade da bateria, Ahahah.

                                                    Falei em Potência de arranque.

                                                    Escrevem posts sem nexo, a criticar o que não souberam ler!
                                                    Potência?

                                                    Potência é uma tensão a multiplicar pela corrente.

                                                    "Cold cranking amperes (CCA) is the amount of current a battery can provide at 0*°F (−18*°C).*"

                                                    Corrigi-te a pensar que tinhas feito um erro... Mas afinal parece mesmo que acreditas no que escreves.

                                                    Uma bateria maior ou mais pequena tem sempre a mesma tensão, logo qualquer componente mecânico vai funcionar sempre a mesma velocidade. Apenas retira a intensidade de corrente que precisa a cada momento.

                                                    Queres enterrar te mais um pouco ou já chega? É que por mim já chega, não discuto com pessoas que me vão ganhar por experiência.
                                                    Editado pela última vez por Illusion; 23 May 2017, 06:44.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      As baterias tem duas medidas. A "Ah" que significa "amperes por hora", e a letra "A" que é a "amperagem" que equivale à força instantanea que a bateria consegue produzir no momento em que dás á chave.

                                                      Agora passo a explicar:

                                                      Podes ter uma bateria que tenha 70Ah e 560A e outra que tenha 65Ah e 620A, neste caso apesar da segunda bateria ter menos amperagem/hora, tem mais capacidade no momento do arranque.

                                                      Como é sabido, o momento em que é preciso mais energia, é quando se pretende colocar o motor em funcionamento, portanto eu optaria pela segunda bateria.

                                                      Para os que acham que a tensão é sempre a mesma, e que não interessa, montem a bateria mais pequena que encontrarem, no Land Cruise de 3000cm3 e depois vejam se o motor de arranque consegue rodar o motor com velocidade suficiente para o colocar a trabalhar.

                                                      A teoria é muito bonita mas é preciso ter algum conhecimento da prática, senão diz-se asneiras enormes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                        Que não deixa de ser... uma bateria de 24v ou duas baterias de 12V, ou doze​ células de 2v.

                                                        Foi para aumentar o numero de posts também?
                                                        Virgens ofendidas a esta hora? LOL

                                                        Aprende a ler.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Clio 1.2 8v 58hp onde a bateria recomendada é de 44Ah 440A

                                                          No caso de uma bateria de 60Ah 540A ter o mesmo preço da de 44Ah 440A e sabendo que a de 60/540 cabe no respectivo espaço.

                                                          Existe alguma desvantagem/problema em colocar a de 60/540?

                                                          Pode causar esforço/desgaste adicional ao alternador estar a carregar uma bateria de maior capacidade?

                                                          Ou apenas existem vantagens na opção da bateria 60/540 para o referido carro?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                            Clio 1.2 8v 58hp onde a bateria recomendada é de 44Ah 440A

                                                            No caso de uma bateria de 60Ah 540A ter o mesmo preço da de 44Ah 440A e sabendo que a de 60/540 cabe no respectivo espaço.

                                                            Existe alguma desvantagem/problema em colocar a de 60/540?

                                                            Pode causar esforço/desgaste adicional ao alternador estar a carregar uma bateria de maior capacidade?

                                                            Ou apenas existem vantagens na opção da bateria 60/540 para o referido carro?
                                                            Põe sem problemas, não vais danificar rigorosamente nada nem exigir mais esforço de coisa nenhuma.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X