Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Golf VI - Ventoinha dispara depois do motor parar!!!???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Golf VI - Ventoinha dispara depois do motor parar!!!???

    Boa tarde
    Ates de mais peço desculpa se esta duvida já foi colocada e esclarecida no forum mas não consegui encontar.
    Tenho uma Golf Variant de 05-2012 (1.6 - 105cv), que num dia destes, após fazer uns 40 kms e parar em casa, disparou a ventoinha (calculo que do radiador) depois de desligar o motor! Esta situação já aconteceu mais uma vez (depois de andar apenas 10 kms)!

    Será isto normal e é apenas preocupação excessiva da minha parte?
    Ou é melhor leva-la ao "médico"?

    Desde já muito obrigado pela ajuda e disponibilidade demonstrada.

    Cmpts

    JO

    #2
    Não é invulgar.

    Comentário


      #3
      Sendo o carro de 2012 e acontecendo em percursos pequenos, aparenta ser o FAP a regenerar, que ao desligares o carro estás a abortar a regeneração. Provavelmente a continuar assim vais entupir isso a curto prazo e por consequência pagares uma limpeza forçada ou aprox. 1500€ por um novo... ;)

      Comentário


        #4
        É normal isso acontecer. Já tive um GOLF VI 2.0 TDI de 110cv e outro de 140cv e ambos faziam isso, normalmente em percursos pequenos que a regeneração do FAP não era bem feita.
        No meu caso nunca tive problemas algum no FAP, mas também rodo em média 40.000 kms /ano

        Comentário


          #5
          é normal. o meu é a gasolina por isso não acontece só da FAP lol

          Comentário


            #6
            Obrigado pela rápida ajuda!!
            Então nestes percursos mais pequenos devo ligar o carro uns minutos antes de começar a viagem curta (entre os 5 e os 40 kms) e ao terminar a viagem não desligar logo o carro certo? Esperar o quê? 5 min até fazer a regeneração?!

            Isto não acontece sempre certo? Porque hoje tambem fiz poucos kms e não fez...

            Mais uma vez muito obrigado pela vossos respostas!!

            Cmpts

            JO

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JPO Ver Post
              Obrigado pela rápida ajuda!!
              Então nestes percursos mais pequenos devo ligar o carro uns minutos antes de começar a viagem curta (entre os 5 e os 40 kms) e ao terminar a viagem não desligar logo o carro certo? Esperar o quê? 5 min até fazer a regeneração?!

              Isto não acontece sempre certo? Porque hoje tambem fiz poucos kms e não fez...

              Mais uma vez muito obrigado pela vossos respostas!!

              Cmpts

              JO
              Não acontece sempre, apenas e só quando o filtro está a regenerar pelo menos nos diesel.
              Claro está que pode ser algo relativamente a refrigeração, mas basta controlares níveis para descartar logo essa hipótese.

              Comentário


                #8
                Quando dizes que se for da refrigeração basta controlar os níveis, estas a falar do nível do liquido de refrigeração radiador certo? (se é isso, esse está ok)
                Em relação á regeneração, serve com prevenção não desligar logo o carro quando faço estas viagens mais curtas?

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Isso passou-se e passa depois de teres ido fazer o 'upgrade do martelo' na VW? O tal que activa o FAP?

                  Se foi depois disso vai onde te aplicaram o fix e reclama.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AntonioManuel Ver Post
                    Isso passou-se e passa depois de teres ido fazer o 'upgrade do martelo' na VW? O tal que activa o FAP?

                    Se foi depois disso vai onde te aplicaram o fix e reclama.
                    Será isso?!
                    É a semana passada foi a VW de Vila Real levar uma transmissão (pela garantia visto que só tenho a carrinha à um mês) e fizeram um reconfiguração qualquer dos gases...é isto?!...

                    OBG

                    Comentário


                      #11
                      É isso. Vai antes que te venha a conta do FAP. Reclama e que fique registado que reclamaste. Podes ter de usar isso mais tarde.

                      Comentário


                        #12
                        Isso é outra história

                        Comentário


                          #13
                          Curiosamente tenho um amigo com um 1.6 de 2012 também e nunca teve stresses com as ventoinhas depois de desligar o carro, desde que foi à SEAT fazer a atualização das emissões, agora passa a vida com as ventoinhas a disparar.

                          Os TDI's mais recentes já disparam sempre, os meus (1.6 TDI e 2.0 TDI, ambos 2016) sempre que interrompo regeneração em andamento ficam com a ventoinha a fazer cagaçal para a vizinhaça ouvir.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Curiosamente tenho um amigo com um 1.6 de 2012 também e nunca teve stresses com as ventoinhas depois de desligar o carro, desde que foi à SEAT fazer a atualização das emissões, agora passa a vida com as ventoinhas a disparar.

                            Os TDI's mais recentes já disparam sempre, os meus (1.6 TDI e 2.0 TDI, ambos 2016) sempre que interrompo regeneração em andamento ficam com a ventoinha a fazer cagaçal para a vizinhaça ouvir.
                            Não é só para a regeneração! Os motores têm um sistema de arrefecimento do turbo, mesmo após desligar o motor, sistema esse que muitas vezes liga a ventoinha e uma bomba de circulação de líquido independente.

                            Comentário


                              #15
                              O meu TSI de 2010 também faz sempre.

                              Comentário


                                #16
                                Todos os carros ca de casa fazem isso... Nenhum deles é VAG, nem nenhum tem FAP

                                Comentário


                                  #17
                                  pode ser somente porque quando páras, o radiador sem o vento do movimento perde menos calor e faz disparar a ventoinha, principalmente nos dias mais quentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu não é VW, não é diesel e não tem FAP, e faz quase todos os dias isso depois de estacionar na garagem, após cerca de 20km.
                                    Calculo que seja normal, e se calhar, preocupante é se não o fizer!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O homem tem um carro a diesel, daqueles falsos da VW, e vem para aqui gente dizer "O meu a gasolina faz não sei o quê"

                                      Os VW falso não usavam o fap. Depois do recall passaram a usar (mais vezes). O sistema não está preparado para a sobrecarga. Vai reclamar e deixa escrito. Mais tarde quando tiveres de trocar o FAP pode ser que não tenhas de o pagar na totalidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o anticongelante continua a circular apos para o carro parar e como ja nao ha vento se calhar o anticongelante vai do motor mais quente para o radiador e atinge a temperatura para ligar a ventoinha

                                        o que é certo é que já me aconteceu isso... várias vezes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          É normal, dizem...

                                          https://www.theguardian.com/money/20...ar-undriveable

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JPO Ver Post
                                            Será isso?!
                                            É a semana passada foi a VW de Vila Real levar uma transmissão (pela garantia visto que só tenho a carrinha à um mês) e fizeram um reconfiguração qualquer dos gases...é isto?!...

                                            OBG
                                            Se não fazia isto antes, e agora começou a fazer, pode ter sido da reprogramação.

                                            Como já se disse, as ventoinhas podem entrar em funcionamento por mais motivos que apenas o FAP a regenerar. E isto acontece seja em gasolina ou gasóleo, com ou sem FAP, com ou sem turbo, etc, pelo que vir aqui dizer que isso é normal porque o "meu também faz" pode não ser o mais acertado. Um pode ser o aquecimento do sistema de refrigeração, o outro pode ser o intercooler, o outro pode ser o FAP...

                                            Eu tenho um diesel com FAP e em 20 mil kms só ouvi 3 vezes a ventoinha ao ralenti. É a minha convicção que era FAP a regenerar, até porque há outros sintomas (rpms um pouco elevadas, cheiro a queimado em determinada altura do processo, o som parece mais grave).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom dia.
                                              Antes de mais muito obrigado por todas as opiniões (inclusive as que não ajudam nada).
                                              Entretanto falei com um técnico da JAP Blue de Vila Real e disse-me que era da regeneração. E era normal a ventoinha trabalhar depois de desligar o carro. Disse-me também que se acender a luz no painel relativa ás regenerações/FAP, devo andar com o carro cerca de 10 minutos em 3ª ás 3500 rotações!!!
                                              Isto resolverá algum problema?
                                              Li também algures aqui no forum (acho eu...) que se for para a autoestrada durante 10 min a uma velocidade constante de 120kms/hora também a queima das partículas se fará de forma conveniente.
                                              Já alguém teve estes problemas e utilizou estes métodos? Resultaram?
                                              Obrigado.
                                              JO

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que poderás fazer sempre que te aperceberes que o carro está a regenerar (não é só quando acende a luz no quadrante, aqui só é mais grave porque já indica saturação do FAP), é tentar manter uma velocidade aceitável e umas rpms acima das 2500. Imagina, p.e., 3ª a 80, ou 4ª a 100 ª, ou 5º 120, mais ou menos isto. Isto seria o ideal para o carro. No entanto, muitas vezes isto não é exequível. Ou porque não te apercebes, ou porque tens mesmo que desligar.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X