Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro morre quando desce ao ralenti em andamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro morre quando desce ao ralenti em andamento

    Boas malta,
    é o seguinte, acabei de comprar um carro. É um Polo 1.0 de 97. O carro na altura em que o testei, tinha o ponteiro da gasolina no fundo fundo fundo. Andamos um pouco e o carro morreu-me quando parei num cruzamento. Quem vinha comigo, disse-me para voltarmos para trás ir buscar gasolina que estava mesmo no fundo e o problema devia ter sido esse. Nem desconfiei, eu mesmo nunca tinha visto um ponteiro tão em baixo Fomos, mais uma voltinha a puxar a ver barulhos, nada de mais. Não vi nada babado por baixo, nem pela frente do motor, não vi tubos a inchar, não vi fumos. Ralenti bate certinho, ponteiro nem mexe, nada de batuques... Pareceu-me tudo ok com o carro e fiz negocio

    Lá venho eu de viagem para a terrinha e a situação de "morrer" volta-me a acontecer. Não era normal, afinal já tinha gasolina. Eu vou a andar, e se meto o pé na embraiagem enquanto vou a travar para parar, o carro morre. Se der gás ele aguenta, mas se o deixar simplesmente reduzir as rotações por ele, simplesmente vai abaixo. Bem, fui fazendo a viagem, sempre atento a temperatura, e ela foi a 90 graus. Baixou para 70, voltou a subir a 90, com um intervalo de tempo considerável ainda. Nunca passou dos 90. Não sei se é sinal de alguma coisa, pode ser o quadrante estourado também(?). O que é estranho é que se ele estiver para ir abaixo, e eu acelarar, ele ao descer mais "calmamente" as rotações, chega as 900 e estabiliza... Nem mexe o ponteiro dali e o motor bate certinho certinho.

    Eu pensei que poderiam ser duas coisas...

    1º será problema dos filtros de gasolina que apanharam porcaria de ter estado no fundo da reserva? Se fosse o caso, não devia notar comportamento estranho também em rotações mais altas?
    2º Àgua a misturar com o combustível, e quando ele baixa a rotação para o ralenti a água não evapora e empapa o motor? Eu vi fumos brancos em alturas que meti o prego a fundo, mas tanto deitava agora, como daqui a 100 metros fazer exactamente a mesma coisa e não ver fumo nenhum... E depois volto a referir, dou um bocadinho de gás para ele não morrer, e ao baixar as rotações de forma mais "soft", ele chega as 900 e fica ali direitinho...

    Palpites e sugestões de diagnosticar isto?

    #2
    Bem ontem acho que encontrei mais um sintoma. O carro quando vira(tem direcção assistida), o ralenti se estiver a bater certinho, começa a querer falhar. Se ligar a sofagem, as luzes radio também começa a querer falhar... será algo relacionado com bateria/alternador?

    Se ajudar, posso fazer um video a demonstrar o comportamento.

    Comentário


      #3
      quantos anos tem a bateria?

      Comentário


        #4
        No idea. Existe algum local na bateria que possa ver isso?

        O carro vinha com aquela bateria. O que posso tentar fazer é ligar os crocodilos à bateria do meu clio e ver se a virar continua com o mesmo problema...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por angelicous Ver Post
          No idea. Existe algum local na bateria que possa ver isso?

          O carro vinha com aquela bateria. O que posso tentar fazer é ligar os crocodilos à bateria do meu clio e ver se a virar continua com o mesmo problema...
          costuma ter uns números ou código na bateria que varia de marca para marca e através disso consegue-se saber a idade da mesma.

          Comentário


            #6
            Isso é a regulação electrónica do ralenti que foi à vida, é normal nesses motores. Verificar a válvula/motor de regulação da borboleta do ralenti, limpar e substituir se necessário. O termóstato da água tb já era...

            Comentário


              #7
              IMG_0187.jpg

              IMG_0188.jpg

              Aqui ficam as fotos dos codigos da bateria. A marca é MAC.


              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Isso é a regulação electrónica do ralenti que foi à vida, é normal nesses motores. Verificar a válvula/motor de regulação da borboleta do ralenti, limpar e substituir se necessário. O termóstato da água tb já era...
              Pois eu também já tinha ideia de ver se a borboleta não estava muito suja para limpar, sensor lambda, filtro de combustível e rezar que seja algo por ai que não fique muito caro. Se for necessário substituir o que dizes, é coisa para custar quanto?

              Comentário


                #8
                Vi agora este post aqui no forum que relata o mesmo problema:

                http://forum.autohoje.com/forum-gera...0-de-99-a.html

                Uma coisa que não percebo, se o problema é este, porque é que quando se liga a direção ele começa a falhar também? Será problema também da bateria já estar a dar o berro?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por angelicous Ver Post
                  Vi agora este post aqui no forum que relata o mesmo problema:

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...0-de-99-a.html

                  Uma coisa que não percebo, se o problema é este, porque é que quando se liga a direção ele começa a falhar também? Será problema também da bateria já estar a dar o berro?
                  Porque se a direcção é assistida usa corrente, assim que viras tens essas quebras de relanti, mas o carro normalmente compensa e as quebras são momentâneas, se tiveres o sensor do relanti avariado o carro vai ter mais dificuldades em recuperar e pode mesmo ir abaixo.

                  O mesmo acontece quando ligas as luzes, etc.

                  Isso é muito notório nos carros a gasolina mais antigos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                    Porque se a direcção é assistida usa corrente, assim que viras tens essas quebras de relanti, mas o carro normalmente compensa e as quebras são momentâneas, se tiveres o sensor do relanti avariado o carro vai ter mais dificuldades em recuperar e pode mesmo ir abaixo.

                    O mesmo acontece quando ligas as luzes, etc.

                    Isso é muito notório nos carros a gasolina mais antigos.
                    neste carro deve ser hidraulica.

                    o problema aqui é que a correia que alimenta o alternador é a mesma que alimenta a direcção assistida e pode estar a patinar.

                    Comentário


                      #11
                      Ok, no fim de semana já lhe dou a volta e vou limpar o corpo da borboleta, já tentei encontrar só um sensor da posição da borboleta mas não encontro. Talvez depois com a referência chegue lá, entretanto também o testo com multímetro para ver se é preciso substituir. O sensor da temperatura da água é que já mandei vir.

                      Vejo também melhor a situação das correias. Não sei se não tem que levar o kit de distribuição também. Já os vi a cerca de 60€. Queria ver se mantinha tudo a menos de 200€.

                      Fim de semana, limpeza e colocar o sensor da água. Ver se resolve a questão de ir abaixo. Depois dou novidades. Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Bem já lhe dei a volta. Limpar a borboleta definitivamente ajudou. Mal limpei o carro ficou acelerado como diziam no outro tópico aqui do forum. Ou seja o problema de ele morreu, foi-se. O problema agora é que substitui o sensor da água, e ficou igual. Ele liga acelerado nas 1400-2000rpm

                        Não sei se é necessário, ou procedimento normal até mas pelo que li, o sensor da borboleta vai compensando a abertura e reajustando com o tempo, certo? Existe alguma forma de forçar o sistema a reajustar/fazer reset depois da limpeza? Ou será sintoma de outro problema?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Isso é a regulação electrónica do ralenti que foi à vida, é normal nesses motores. Verificar a válvula/motor de regulação da borboleta do ralenti, limpar e substituir se necessário. O termóstato da água tb já era...
                          Vinha cá dizer isto

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por angelicous Ver Post
                            Bem já lhe dei a volta. Limpar a borboleta definitivamente ajudou. Mal limpei o carro ficou acelerado como diziam no outro tópico aqui do forum. Ou seja o problema de ele morreu, foi-se. O problema agora é que substitui o sensor da água, e ficou igual. Ele liga acelerado nas 1400-2000rpm

                            Não sei se é necessário, ou procedimento normal até mas pelo que li, o sensor da borboleta vai compensando a abertura e reajustando com o tempo, certo? Existe alguma forma de forçar o sistema a reajustar/fazer reset depois da limpeza? Ou será sintoma de outro problema?
                            Já tive este problema num 1.6 Vag e aconteceu assim, com o tempo foi ajustando. Demorou umas semanitas até ficar bem.

                            Comentário


                              #15
                              Hello Ecoflex

                              Bem acho que é mesmo uma questão de tempo. Hoje andei de volta dele, tirei o sensor novamente, liquido da refrigeração, limpei aquilo dentro do possível com ajuda de um pano e do compressor e depois meti o anticongelante. Filtro de combustível novo e siga. Está a dar bem melhor que ontem. Não é perfeito perfeito, por exemplo ele ás vezes em vez de reduzir as rotações e ficar nas 900-1000, fica nas 1500, mas passado 2 segundos baixa. Está a ir ao sitio e já não morre. Avaria barata de resolver

                              Agora um outro problema que provavelmente eu não consigo resolver, mas para ter ideia se alguém sabe o que poderá ser a causa... O carro ao virar o volante para a esquerda, a roda esquerda bate-me no resguardo e faz um basqueiro desgraçado por estar a bater no plástico... O resguardo em que bate é no de trás, ou seja no que fica entre a roda e o condutor. A diferença que eu notei é que nota-se muito mais a andar para trás... Tipo ao andar para trás, basta dar entre meia a uma volta e já começa a raspar, se andar em frente, já só se nota mesmo quando já tenho quase tudo virado... Provavelmente até é do traçado dos pneus a culpa de sentir o barulho mais ao andar para trás, ainda nem reparei nesse detalhe, mas a verdade é que bate. A outra roda está em condições, não bate em lado nenhum... Ideias?

                              Andei como sempre a pesquisar problemas relacionados, e li que poderia ser o volante mal centrado, mas não sei se será... Ele parece-me ter o mesmo número de voltas para um lado e para o outro pelo menos. E como disse basta pouco mais de meia volta em marcha atrás para aquilo começar logo a estalar no resguardo.

                              Comentário


                                #16
                                Vê lá se o carro não foi batido e tem o chassis empenado. A roda está bem centrada na cava? A distância entre eixos do lado esquerdo é igual do lado direito?

                                E o mais fácil: o plástico está preso e todos os pontos de fixação ou pode vibrar em andamento?

                                Comentário


                                  #17
                                  Respondendo ao mais fácil, o resguardo está ok. Foi logo a primeira coisa que verifiquei, pois já tive um problema com o resguardo do clio que se soltou e a roda comeu um bocado. Pelo que sei, atrás daquele resguardo é logo chapa também, por isso mesmo que o tire, sei que bate na chapa na mesma. Em relação ao resto, eu fui agora ver o carro e parece-me tudo ok. Dois dedos de espaço entre o resguardo da frente, e o resguardo de trás. Mesma coisa na roda do outro lado. Olhando para elas, parecem-me ter a mesma distancia... Visualmente nada me parece estranho na roda...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ok estive a ver melhor a situação da direção e tirei algumas fotos. Como disse visualmente não vejo assim nada que salte à vista. O que reparei foi que a roda que bate, tem menos prai 1 - 2 dedos de altura entre a roda e o resguardo em cima... Também pode ser da inclinação da rua

                                    IMG_0194.jpg

                                    IMG_0197.jpg

                                    IMG_0199.jpg

                                    IMG_0200.jpg

                                    IMG_0202.jpg

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X