Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo ar condicionado R1234YF na Peugeot 308 sw de 05/2014

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo ar condicionado R1234YF na Peugeot 308 sw de 05/2014

    Importei recentemente uma Peugeot 308 sw, 1.6 de 115 cv. Adoro a carrinha. Tem um senão, o ar condicionado. Já não é carregado com o antigo gás R134a mas antes com o caríssimo R 1234 YF.
    Sinceramente estava capaz de alterar todo o sistema só por causa do preço de cada carregamento (rondará os 300/350€ só para que fique claro).
    Pretendia o conhecimento de alguém entendido na matéria que me explicasse quais seriam os componentes do sistema que eu teria que mudar para manter o funcionamento com o antigo gás R134a.
    Presumo que seja o motor do ar condicionado e o condensador (radiador). Mas preciso da ajuda de alguém entendido na matéria. Serão só estes dois os componentes ou teria que alterar mais alguma coisa??????????
    Obrigado

    #2
    nem vale apena dares-te ao trabalho de mudar seja o que for, pois o sistema de ac trabalha com ambos os tipos de gás, as normas europeias é que mudaram recentemente obrigando os novos carros a usar o novo gás R1234YF e os mais velhos que forem necessitando de ser recarregados já deixaram de usar o R134a passado a usar o novo R1234YF...

    já existiu outra referencia anterior á R134a já não me lembro qual foi...

    http://oficina.turbo.pt/gases-fluorados-norma-atual/

    http://posvenda.pt/gaisin-distribui-gas-ac-r-1234-yf-da-honeywell-portugal/

    Comentário


      #3
      Estás então a dizer que não necessito de alterar nada? Nada mesmo?
      Se bem entendi, a única coisa a alterar serão os pipos, pois esses são diferentes, As ponteiras dos carregadores do R134a não servem para os pipos do R1234YF.
      Será que se eu alterar os pipos (soldar uns que sirvam as ponteiras do R134a) e carregar com gás R134a terei ar frio e funcionamento idêntico??????????
      Esse gás R1234YF não usa um óleo diferente e que obriga à utilização (pelo menos) de um compressor diferente????
      Desculpa tanta dúvida...mas 250€ mais IVA é muito dinheiro por um carregamento de ar condicionado...

      Comentário


        #4
        Se o sistema já precisa de ser carregado, significa que existe uma fuga, mais uma despesa a ser somada ao carregamento.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MarinhoNunes Ver Post
          Estás então a dizer que não necessito de alterar nada? Nada mesmo?
          Se bem entendi, a única coisa a alterar serão os pipos, pois esses são diferentes, As ponteiras dos carregadores do R134a não servem para os pipos do R1234YF.
          Será que se eu alterar os pipos (soldar uns que sirvam as ponteiras do R134a) e carregar com gás R134a terei ar frio e funcionamento idêntico??????????
          Esse gás R1234YF não usa um óleo diferente e que obriga à utilização (pelo menos) de um compressor diferente????
          Desculpa tanta dúvida...mas 250€ mais IVA é muito dinheiro por um carregamento de ar condicionado...
          eu não sou especialista em AC´s por isso alem do que te já mencionei de ter de ser possível usar o novo gás, agora o resto não sei, e se tu também pouco percebes não tentes inventar pois no final de estragar as peças do circuito do AC não são nada baratas para substituir, por isso deixa isso para quem sabe...

          no entanto levam-te 250€ de carregar o AC onde na marca, ou numa casa da especialidade????

          antigamente usava-se o gas R12, depois em 2006, foi substituído pelo gas r134a e em 2013 este foi substituído pelo actual gas R1234YF, agora como se processa a inserção deste novo gas em carros mais velhos que vinham de origem com gas r134a não faço a mínima ideia...

          a ultima vez que tive necessidade de carregar um AC este tinha de origem o r12 e eles na casa da especialidade carregaram o novo R134a paguei na época cerca de 70€ e não alteraram nada no sistema...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            eu não sou especialista em AC´s por isso alem do que te já mencionei de ter de ser possível usar o novo gás, agora o resto não sei, e se tu também pouco percebes não tentes inventar pois no final de estragar as peças do circuito do AC não são nada baratas para substituir, por isso deixa isso para quem sabe...

            no entanto levam-te 250€ de carregar o AC onde na marca, ou numa casa da especialidade????

            antigamente usava-se o gas R12, depois em 2006, foi substituído pelo gas r134a e em 2013 este foi substituído pelo actual gas R1234YF, agora como se processa a inserção deste novo gas em carros mais velhos que vinham de origem com gas r134a não faço a mínima ideia...

            a ultima vez que tive necessidade de carregar um AC este tinha de origem o r12 e eles na casa da especialidade carregaram o novo R134a paguei na época cerca de 70€ e não alteraram nada no sistema...
            O R12 já não era utilizado em 1996, a minha Laguna de 96 já usa R134a desde nova. Converter R12 para R134a sem mexer no sistema usa menos gás e o seu desempenho vai ser inferior como consequência.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
              O R12 já não era utilizado em 1996, a minha Laguna de 96 já usa R134a desde nova. Converter R12 para R134a sem mexer no sistema usa menos gás e o seu desempenho vai ser inferior como consequência.
              segundo consta só deixou de ser usado na europa em 2006, e sim tens razão tinha esse pormenor de ser inferior no desempenho...

              Comentário


                #8
                O meu Rover 414, de 1996, já usava o R134a.

                O carro mais recente que tenho actualmente, uma Superb de setembro último, já usa o R1234Yf.

                Não sabia é que eram esses preços. Poça...

                Comentário


                  #9
                  Mais uma maneira de subir o preço artificialmente e roubar.

                  Imaginem instalações gigantes de frio.....

                  Como deu a imenso jeito inventar a treta do aquecimento global e depois fazer lavagem de massas.

                  Comentário


                    #10
                    Norauto r1234yf 40€, carreguei a semana passada na Transit.

                    Comentário


                      #11
                      [QUOTE=Kevincego;1069581412]Norauto r1234yf 40€, carreguei a semana passada na Transit.[/QUOTE

                      Desculpa...40€?????????? R1234YF??????????? Norauto?????????? Diz-me onde e vou já a correr...
                      Agora sem brincadeira...fizeram-te esses preços em que Norauto? É que eu não conheço nenhuma onde carreguem com esse gás

                      Comentário


                        #12
                        O pessoal vale-se porque são raras as oficinas com máquinas r1234yf. Onde trabalho temos o gás novo e o carregamento com 1 hora de mão de obra fica por aproximadamente 180€. É uma concessionaria oficial.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                          O pessoal vale-se porque são raras as oficinas com máquinas r1234yf. Onde trabalho temos o gás novo e o carregamento com 1 hora de mão de obra fica por aproximadamente 180€. É uma concessionaria oficial.
                          Muito bem Jung13. Podes dizer-me onde é? Pelo menos a localidade/cidade...é que se não for longe acredita que faço a viagem de bom agrado...

                          O preço mais baixo foi, até agora, 250€ mais IVA...e já houve quem me fizesse um orçamento de 298€ mais IVA...
                          Editado pela última vez por MarinhoNunes; 17 June 2017, 22:12.

                          Comentário


                            #14
                            Foi na Norauto do dolce Vita Tejo, abriu há poucos meses, liga para lá a confirmar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                              Foi na Norauto do dolce Vita Tejo, abriu há poucos meses, liga para lá a confirmar.
                              Eu não quero estar a teimar...mas penso que por esse valor foi um carregamento de gás R134a e não o novo...aliás, de que ano é a Transit???? É que esse gás só começou a equipar carros a partir de 2014

                              Comentário


                                #16
                                Jung13 podes indicar-me onde trabalhas para eu me deslocar aí?

                                Comentário


                                  #17
                                  Foi Importada de França? Se calhar compraste uma destas...

                                  http://www.forum-peugeot.com/Forum/f...jet_1978_1.htm

                                  meme problème
                                  clim vide

                                  308 de novembre 2013
                                  60 000 km

                                  le prix de la recharge 380 € chez peugeot

                                  norauto, feu vert, autobacs n'ont pas encore la machine pour ce Gaz

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não amigo...por acaso é de 2014 e tem 130000km

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MarinhoNunes Ver Post
                                      Não amigo...por acaso é de 2014 e tem 130000km
                                      Muito bem...aqui estou de novo para dar conta de desenvolvimentos...
                                      Finalmente já carreguei o ar condicionado...espantem-se 342€...ah pois é...450gr meus amigos...até me estiquei...da-se que até doeu na hora de pagar...
                                      Enfim...como há poucas oficinas a carregar este tipo de gás e, assim sendo, há que fazer o "tuga" pagar...
                                      Carreguei porque é mesmo insuportável andar sem ar condicionado com este tempo...mas mesmo assim nada me tira da ideia que este sistema, se for carregado com o antigo R134a, funciona na mesma...a única coisa que é preciso arranjar são os adaptadores para ligar às válvulas...
                                      Fico à espera de desenvolvimentos... para que outros não tenham que pagar tanto quanto eu

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vai lá vai, 342€ para carregar o ac

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim...isso mesmo amigo...342€ por um carregamento do novo gás R1234YF...por isso adquirir um carro a partir do início deste ano significa esse custo no carregamento do ar condicionado...

                                          Comentário


                                            #22


                                            Boas, mais alguma informação sobre carregamentos de AC com o novo gás R1234YF?

                                            Andava a pesquisar e deparei-me com isto no aliexpress...

                                            https://pt.aliexpress.com/i/32981842...23f079b43ab-18

                                            Pelo que percebi, é um adaptador que permite carregar o gás antigo nos sistemas de AC que já usam o novo e caro R1234YF... Será??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já vi orçamentos de oficina a 1€/grama. Não me recordo se com ou sem IVA, e suponho que sem mão de obra...se forem 450gramas, faz-lhe as contas

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X