Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Filtro Particular Skoda Octavia Break 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Filtro Particular Skoda Octavia Break 2010

    Boa Tarde, comprei há cerca de 2 meses uma Skoda Octavia Break 1.6 TDI de 2010. Neste momento tem 127000km, tenho ja feito cerca de 1400km desde a compra.
    Há cerca de 2 semanas, acendeu a luz da Resistência(parecem dois L's) no painel que nem sempre está acesa. Há uns dias, acendeu a luz de gases no escape também mas apagou-se e não voltou a acender.
    Fui ao mecânico que ligou o carro á máquina e confirmou que era filtro de particulas.
    Hoje, fiz cerca de 40km entre as 2000 e as 2500rpm a velocidade entre 80 e 90km.
    Após esta viagem, apareceu de novo o simbolo da resistência no painel.

    A minha duvida é a seguinte: Nas skoda Octavia, como saber quando o filtro está a regenerar? O que fiz eu de mal? Poucos Km?
    Por dia faço cerca de 10km tudo em cidade.

    Aguardo ajuda.
    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por Oskitz Ver Post
    Boa Tarde, comprei há cerca de 2 meses uma Skoda Octavia Break 1.6 TDI de 2010. Neste momento tem 127000km, tenho ja feito cerca de 1400km desde a compra.
    Há cerca de 2 semanas, acendeu a luz da Resistência(parecem dois L's) no painel que nem sempre está acesa. Há uns dias, acendeu a luz de gases no escape também mas apagou-se e não voltou a acender.
    Fui ao mecânico que ligou o carro á máquina e confirmou que era filtro de particulas.
    Hoje, fiz cerca de 40km entre as 2000 e as 2500rpm a velocidade entre 80 e 90km.
    Após esta viagem, apareceu de novo o simbolo da resistência no painel.

    A minha duvida é a seguinte: Nas skoda Octavia, como saber quando o filtro está a regenerar? O que fiz eu de mal? Poucos Km?
    Por dia faço cerca de 10km tudo em cidade.

    Aguardo ajuda.
    Cumps
    A pergunta e a resposta.

    Comentário


      #3
      Podia já vir muito entupido do antigo dono não?

      Comentário


        #4
        Eu conheço o antigo dono e ele também não tinha conhecimento disto, aliás ele diariamente faz cerca de 50 a 60km em autoestrada e vias rápidas. Quando comprei o carro fui até ao Algarve e nunca acendeu nenhuma luz, depois de regressar passados uns dias de fazer o meu dia a dia é que acende

        Comentário


          #5
          com essa utilização, e km's que o filtro já tem, é bem provável que já esteja para ser substituído por um novo...

          Comentário


            #6
            Uma duvida, o facto da luz que acende de vez em quando ser a da resistência e a luz dos gases de escape nunca mais ter acendido, poderá o problema ser outro?

            Comentário


              #7
              duvido muito, mas isso só indo á oficina e ligar o carro á maquina para saber, mas vai-te mentalizado, fizeste uma má compra um diesel para andar a fazer percursos curtos, e o Fap já pode não estar no seu melhor prepara-te para uma bela despesa...

              Comentário


                #8
                Retirar o Filtro de Particulas é uma hipotese correcto?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Oskitz Ver Post
                  Retirar o Filtro de Particulas é uma hipotese correcto?
                  é uma hipótese, mas não ia por ai, pois os centros já possuem maquinaria para medir as partículas, só ainda não os começaram a usar(estão á espera de luz verde para tal), portanto não deve faltar muito para isso...

                  Comentário


                    #10
                    Errado. Retirar o FAP, que está lá por alguma razão, nunca deve ser uma hipótese.
                    Acabar com ligeiros a gasóleo é que deve ser a hipótese. Optar por Híbridos ou EVs deve ser sempre uma hipótese.

                    Comentário


                      #11
                      o teu erro foi comprar um carro a gasóleo para fazer 10km por dia, muito mau mesmo...

                      Comentário


                        #12
                        Um FAP tem vida útil +/-80.000 a 120.000km, para quem rola para cima de 50km cada vez q pega no carro, 10km dia é mt mt pouco para o FAP aquecer e cumprir o seu dever, consequentemente da erro q é o q está a acontecer. Regeneração, o carro aumenta as rotações sem motivo aparente. NUNCA se deve deslizar o carro nessa altura. Soluções atuais para o problema, pedir um regeneração forçada... Fazer AE a rotação elevada, digo rotação sem ser necessário velocidade... Pode fazer uma descarbonização, se for zona de Lisboa arranjo contacto... pode fazer uns km a mais de 3500rpm em 3 velocidade por exemplo por último retirar mas... Um FAP é um órgão caro mesno num Octávia.
                        Editado pela última vez por Billkid; 19 June 2017, 12:06.

                        Comentário


                          #13
                          Boas pessoal e desde ja obrigado por todas as vossas dicas.
                          Na sexta-feira fui buscar o carro à oficina, em que mandei tirar o filtro de partículas e reparar o alternador(porque a luz da bateria acendia).
                          Acontece que ontem, após andar cerca de 25km (e depois de ter voltado a acender a luz da bateria), depois de fazer uma rotunda, a direcção ficou super dura e acendeu a luz do ABS e do logotipo de um volante e apareceu sinal de erro "AVARIA ESP"
                          Desliguei o carro e voltei a ligar mas já não pegou mais. Dá ideia que descarregou a bateria.

                          Poderá ter sido o arranjo do alternador que ficou mais feito?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Oskitz Ver Post
                            Boas pessoal e desde ja obrigado por todas as vossas dicas.
                            Na sexta-feira fui buscar o carro à oficina, em que mandei tirar o filtro de partículas e reparar o alternador(porque a luz da bateria acendia).
                            Acontece que ontem, após andar cerca de 25km (e depois de ter voltado a acender a luz da bateria), depois de fazer uma rotunda, a direcção ficou super dura e acendeu a luz do ABS e do logotipo de um volante e apareceu sinal de erro "AVARIA ESP"
                            Desliguei o carro e voltei a ligar mas já não pegou mais. Dá ideia que descarregou a bateria.

                            Poderá ter sido o arranjo do alternador que ficou mais feito?
                            Mandaste retirar o filtro de partículas? Se assim foi alem de ilegal claro está, tiveram de te mexer na centralina para anular o filtro electronicamente também e podem ter feito asneira...

                            Comentário


                              #15
                              Asneira foi tirar o FAP prejudicando a saúde pública.
                              Enfim....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Oskitz Ver Post
                                Boas pessoal e desde ja obrigado por todas as vossas dicas.
                                Na sexta-feira fui buscar o carro à oficina, em que mandei tirar o filtro de partículas e reparar o alternador(porque a luz da bateria acendia).
                                Acontece que ontem, após andar cerca de 25km (e depois de ter voltado a acender a luz da bateria), depois de fazer uma rotunda, a direcção ficou super dura e acendeu a luz do ABS e do logotipo de um volante e apareceu sinal de erro "AVARIA ESP"
                                Desliguei o carro e voltei a ligar mas já não pegou mais. Dá ideia que descarregou a bateria.

                                Poderá ter sido o arranjo do alternador que ficou mais feito?
                                sim isso é tudo relacionado com o alternador, se não ficou correctamente reparado, acontece isso, volta á oficina e eles que vejam o que se passa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Oskitz Ver Post
                                  Boas pessoal e desde ja obrigado por todas as vossas dicas.
                                  Na sexta-feira fui buscar o carro à oficina, em que mandei tirar o filtro de partículas e reparar o alternador(porque a luz da bateria acendia).
                                  Acontece que ontem, após andar cerca de 25km (e depois de ter voltado a acender a luz da bateria), depois de fazer uma rotunda, a direcção ficou super dura e acendeu a luz do ABS e do logotipo de um volante e apareceu sinal de erro "AVARIA ESP"
                                  Desliguei o carro e voltei a ligar mas já não pegou mais. Dá ideia que descarregou a bateria.

                                  Poderá ter sido o arranjo do alternador que ficou mais feito?
                                  Então? agora é só tirar o alternador também, e ficas com o problema resolvido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa é certa quando houver fiscalização rigorosa de filtro de particulas eu vou abrir uma casa de faps para depois lucrar imenso , visto que tantos idiotas andam a tirar os faps porque teimam em ter que ser a diesel e andam 10kms diarios looool tanto dinheiro que vao gastar e eu aproveitar me como estes que aproveitaram ate agora com as eliminações ilegais do fap

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que fizeste de mal? Compraste um carro a diesel para andar meia dúzia de quilómetros por dia em cidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                        Um FAP tem vida útil +/-80.000 a 120.000km, para quem rola para cima de 50km cada vez q pega no carro, 10km dia é mt mt pouco para o FAP aquecer e cumprir o seu dever, consequentemente da erro q é o q está a acontecer. Regeneração, o carro aumenta as rotações sem motivo aparente. NUNCA se deve deslizar o carro nessa altura. Soluções atuais para o problema, pedir um regeneração forçada... Fazer AE a rotação elevada, digo rotação sem ser necessário velocidade... Pode fazer uma descarbonização, se for zona de Lisboa arranjo contacto... pode fazer uns km a mais de 3500rpm em 3 velocidade por exemplo por último retirar mas... Um FAP é um órgão caro mesno num Octávia.
                                        Isso se é verdade só se aplica a algumas marcas de certeza. Tive um astra J que já ia a caminho dos 180000km e nunca deu chatice de fap. Nunca acendeu qualquer luz de gases. Em que ficamos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                          Isso se é verdade só se aplica a algumas marcas de certeza. Tive um astra J que já ia a caminho dos 180000km e nunca deu chatice de fap. Nunca acendeu qualquer luz de gases. Em que ficamos?
                                          Isso é relativo, uns duram menos, outro mais, mas no teu caso tiveste sorte dele durar tanto tempo.

                                          Tive um diesel com FAP em que o mesmo me durou 120 mil kms.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                            Isso se é verdade só se aplica a algumas marcas de certeza. Tive um astra J que já ia a caminho dos 180000km e nunca deu chatice de fap. Nunca acendeu qualquer luz de gases. Em que ficamos?
                                            depende do tipo de uso e sim nas primeiras gerações de FAP era normal durarem por estas quilometragens, como é natural as coisas evoluem, tu estás a falar num astra J que não deu chatices já nos 180k km's ainda bem para ti...

                                            mas a realidade é esta, uns duram mais que outros tudo perante n cenários face á utilização do carro diariamente...

                                            quem anda maioritariamente em percursos citadinos, ou só faz percursos curtos, o tempo de vida dos Fap é muito menor do que quem faz só estrada...

                                            o que não falta ai informação sobre isto aqui no forum e pela net fora sobre a duração média de vida dos filtros de partículas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Assino por baixo, os Fap em média morrem entre 80 a 120mkm... Quem passar tem sorte

                                              Comentário


                                                #24
                                                É pá, não quero dar uma de moralista, mas...
                                                Espero que as pessoas tenham noção que vivemos num mundo partilhado e que deveriamos ter ainda mais a noção que a nossa liberdade acaba onde começa a do outro.
                                                Isto para dizer que se calhar este pessoal que retira os FAP, é o mesmo que chama tudo e mais alguma coisa ao TRUMP quando este diz que isto do ambiente é tudo uma jogada de marketing.

                                                Bem resumindo e concluindo, o pior que fizeste foi escolher um carro a gasóleo para fazeres viagens de 5kms. Tenho um amigo com um 208 Diesel de 2014 com 30000km e já está a pensar vender porque o FAP já não está a aguentar o pouco andamento que lhe é dado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                  Isso é relativo, uns duram menos, outro mais, mas no teu caso tiveste sorte dele durar tanto tempo.

                                                  Tive um diesel com FAP em que o mesmo me durou 120 mil kms.
                                                  Não é só sorte...é saber ao que se vai, utilização, percurso, etc. A Astra H 1.7 cdti já passou os 300 mil kms sem qualquer registo de problema com o FAP. O A4 2.0 tdi tem 147 mil kms, e o ano passado levou um dos sensores do FAP (parece que é relativamente comum nestes motores).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso da duração do FAP tem muito mesmo a ver com os kms que se faz.
                                                    O meu com 154.000km ainda só tem 40g de cinza acumulada e o máximo é 70g.
                                                    O que quer dizer que fará teóricamente os 270.000 km antes de o ter de trocar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atribuir um número de quilómetros à duração de um DPF é a mesma coisa que atribuir um número a um motor. Tenho um amigo que o carro dele sempre levou 5W40 em vez de 5W30 com a norma específica para DPF e já vai com 250.000km sem qualquer chatice. Faz 100km por dia. A única coisa certa é que andar em cidade e pouco dá cabo deles. Agora quantos quilómetros é suposto durar depende do carro, do fornecedor do DPF, da utilização, do condutor, etc etc.

                                                      Já agora, as inspeções das motas também iam acontecer e tal e pelo que vejo ainda não avançaram e os centros ficaram todos a arder com equipamento que não usam. Acredito nisso quando vir. Entretanto todas estas empresas ranhosas vão continuar a lucrar. Depois se mudar volta a nota no cinzeiro e no fundo nada muda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                        Atribuir um número de quilómetros à duração de um DPF é a mesma coisa que atribuir um número a um motor. Tenho um amigo que o carro dele sempre levou 5W40 em vez de 5W30 com a norma específica para DPF e já vai com 250.000km sem qualquer chatice. Faz 100km por dia. A única coisa certa é que andar em cidade e pouco dá cabo deles. Agora quantos quilómetros é suposto durar depende do carro, do fornecedor do DPF, da utilização, do condutor, etc etc.
                                                        Eu devo ser o teu amigo, tirando a parte dos kms. Concordo contigo

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X