Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor dá rateres em descidas, sem acelerar.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor dá rateres em descidas, sem acelerar.

    Boas pessoal.
    O meu carro, Grande Punto 1.2 FIRE de 2010, em descidas e sem acelerar manda rateres quando as RPM se situam entre as 1000 e as 2000.
    Isto já acontece há muito tempo mas na altura não dei muita importância quando me apercebi que isto acontecia.

    O motor trabalha certinho, não soluça, continua com a mesma força que tinha, etc...
    Só mesmo em descidas, entre a faixa de rotação que disse anteriormente e sem acelerar é que se percebe que ele faz isto, ou seja, quando o carro está numa descida e começa a "embalar".
    Mais: acontece em 1ª, 2ª e 3ª mas nesta já pouco.

    As velas foram trocadas este ano, as recomendadas pela marca NGK.

    #2
    isso não é velas, provavelmente algo na injecção , alguma coisa a nível eléctrico...

    para se dar rateres ele está a debitar mais gasolina que o normal e quando se dá a explosão ai tens o resultado...

    o melhor será levares isso a uma oficina para analisarem bem o problema mais a fundo...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      isso não é velas, provavelmente algo na injecção , alguma coisa a nível eléctrico...

      para se dar rateres ele está a debitar mais gasolina que o normal e quando se dá a explosão ai tens o resultado...

      o melhor será levares isso a uma oficina para analisarem bem o problema mais a fundo...
      Mas o estranho é que só faz mesmo em descidas.
      Com o pé no acelerador não faz nada disso e o funcionamento do motor está muito certinho e sereno como de costume.

      Que estranho

      Comentário


        #4
        Em descidas sem acelerar não deveria haver combustível nenhum a ser injectado. Se faz rateres, é porque há combustível a entrar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Em descidas sem acelerar não deveria haver combustível nenhum a ser injectado. Se faz rateres, é porque há combustível a entrar.
          Exatamente, o conceito "cut-off" deveria estar em acção. Juro que não percebo o que poderá ser ...

          Comentário


            #6
            Poderá ser causado por problemas no medidor de massa de ar? Pelo que pesquisei na net, pessoal disse que teve problemas nisso quando fazia rateres, mas era constantemente, não apenas em descidas.

            Comentário


              #7
              Isso deve estar rico que se farta, os consumo não andam altos? Possivelmente sensor de oxigénio ou de pressão de admissão, não posso afirmar com certeza mas duvido que esse motor tenha medidor de massa de ar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Isso deve estar rico que se farta, os consumo não andam altos? Possivelmente sensor de oxigénio ou de pressão de admissão, não posso afirmar com certeza mas duvido que esse motor tenha medidor de massa de ar.
                Ainda não fiz as contas da média real, mas desconfio que esteja alto, sim ... Apesar de no computador de bordo não marcar nada de especial, mas não me posso fiar por aí.
                Vou ver se o mecânico me liga o carro à máquina, ver se consegue perceber alguma coisa.
                Mas para fazer a média real ainda tenho primeiro de escoar este depósito, encher e esvaziar o próximo e voltar a abastecer. Ou seja, ainda me vai demorar tempo a perceber o resultado.

                Mas se estivesse rico, não acusaria gases elevados na inspeção? Se bem que a última vez foi em Maio do ano passado, há muito tempo.
                Editado pela última vez por zecarlos405; 10 July 2017, 23:32.

                Comentário


                  #9
                  lllooolll
                  Não te preocupes com isso porque TODOS, TODOOOOOOOOSSS os motores a gasolina fazem isso, nao houves mais os outros porque as panelas abafam esse ruído e quase todos os escapes de origem, principalmente com catalisador, abafam o efeito que houves.
                  Não tem nada a haver com gasolina, mistura rica ou pobre, aliás, nem gasolina leva uma vez que não levas o pé no acelerador. O que acontece é que a quantidade de ar a sair pelo escape a aquela rpm se "atrapalha" dentro do escape. Os gases saem dos cilindros a uma velocidade muito baixa e o que tu ouves são os gases a empurrar os que estão dentro da ponteira final pelos que vêm a seguir, desordenados. Também acontece o mesmo se acelerares a fundo e deixares o acelerador, assim que a rpm baixa até a um valor em que a velocidade dos gases baixa até não consigam sair pela linha de escape de forma fluida, ouves esses peiditos.
                  Troca de panela de escape e já não vais ouvir nada.

                  Comentário


                    #10
                    Inspecções são uma anedota, só ia acusar alguma coisa se estivesse mesmo a ***** CO e HC à descarada estilo se lhe tirasses o catalisador.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                      lllooolll
                      Não te preocupes com isso porque TODOS, TODOOOOOOOOSSS os motores a gasolina fazem isso, nao houves mais os outros porque as panelas abafam esse ruído e quase todos os escapes de origem, principalmente com catalisador, abafam o efeito que houves.
                      Não tem nada a haver com gasolina, mistura rica ou pobre, aliás, nem gasolina leva uma vez que não levas o pé no acelerador. O que acontece é que a quantidade de ar a sair pelo escape a aquela rpm se "atrapalha" dentro do escape. Os gases saem dos cilindros a uma velocidade muito baixa e o que tu ouves são os gases a empurrar os que estão dentro da ponteira final pelos que vêm a seguir, desordenados. Também acontece o mesmo se acelerares a fundo e deixares o acelerador, assim que a rpm baixa até a um valor em que a velocidade dos gases baixa até não consigam sair pela linha de escape de forma fluida, ouves esses peiditos.
                      Troca de panela de escape e já não vais ouvir nada.
                      Acho que nunca deves ter ouvido um rater, é inconfundivel e não tem nada a ver com os gases a sair dos cilindros

                      E é extremamente raro motor a gasolina "road legal" fazer isso em condições normais, é meio caminho andado para partir o catalisador.

                      Comentário


                        #12
                        Pois, eu também não creio que isto seja normal

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Acho que nunca deves ter ouvido um rater, é inconfundivel e não tem nada a ver com os gases a sair dos cilindros

                          E é extremamente raro motor a gasolina "road legal" fazer isso em condições normais, é meio caminho andado para partir o catalisador.
                          llllllllllllllllllooooooooooooooooolllllllllllllll llllll é a unica resposta que posso dar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                            llllllllllllllllllooooooooooooooooolllllllllllllll llllll é a unica resposta que posso dar.
                            Não esperava melhor de alguém que diz diarreias mentais como os gases de escape se atrapalharem

                            Se calhar precisam de um GPS no colector para aprender o caminho.

                            Comentário


                              #15
                              Não continuem com isso pessoal, eu precisava de ajuda, não de anedotas

                              Comentário


                                #16
                                Isso é normal esse carro tem apenas uma panela de escape. Se tivesses mistura rica já tinhas a luz do motor acesa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acontece, com o carro engatado numa mudança, sem carregar no pedal do acelerador?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                    Isso é normal esse carro tem apenas uma panela de escape. Se tivesses mistura rica já tinhas a luz do motor acesa.
                                    Não acredito que seja normal. Isto já acontece há muito, mas na altura não dei muita importância. Agora falaram-me que pode danificar o catalisador e dei mais importância a isto.
                                    Tenho de realmente ver os consumos reais, mas ainda demora até encher, esvaziar e atestar novamente o depósito.

                                    Tenho de levar o carro ao mecânico para ligar à maquina, mas o homem está sobrelotado.

                                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                    Acontece, com o carro engatado numa mudança, sem carregar no pedal do acelerador?
                                    Exatamente, acontece com uma engrenagem engatada e sem carregar no acelerador, é muito perceptível em descidas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu só disse que era normal porque o punto mk2 que a minha mulher teve fazia isso. Era o 1.2 8V que só tinha 1 panela. O 16v que tem agora nota—se menos. Tem 2 panelas de escape.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                        Eu só disse que era normal porque o punto mk2 que a minha mulher teve fazia isso. Era o 1.2 8V que só tinha 1 panela. O 16v que tem agora nota—se menos. Tem 2 panelas de escape.
                                        Mas não tinha catalisador?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Panelas não eliminam rateres. Um rater é uma combustão no escape.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Precisamente, quando alguém quer fazer um rater propositado acelera a fundo, e no momento desliga/liga e aquilo faz pipocas da pesada, com chamas a sair e tudo, porque a combustão acontece no catalisador.. Mas depois também arrebenta com aquela paneleiragem toda desde a admissão até à saída de escape.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Verifica-se facilmente nas motas mais desportivas, que têm normalmente mistura bastante rica a fundo a regimes altos mesmo de origem, o pessoal acelera a fundo e mantem ali o motor no corte, o corte repentino da ignição quando o motor está a bombear combustível forte e feio faz com que passe combustível por queimar para o escape, que vai rebentar logo a seguir quando a rotação cai ligeiramente e volta a haver ignição e gases quentes a sair.

                                              Isto não tem nada a ver com panelas ou barulhos de escape, é combustivel a arder onde não devia. E sim causa estragos.



                                              Um catalisador novo ainda são uns trocos por isso é de evitar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema é descobrir como é que isto acontece! Pode ser provocado por tantas coisas, estou a ver que vai ser um biscate

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E um catalisador para o Grande Punto passa os 300€..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                    O problema é descobrir como é que isto acontece! Pode ser provocado por tantas coisas, estou a ver que vai ser um biscate
                                                    Podes sempre comprar um leitor OBD para ver os valores dos sensores e trims a ver se há alguma coisa fora do normal. Mas sem saber bem o que estás a fazer é difícil retirar dados úteis. O mais provável é teres que ir ao mecânico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sim, eu vou ter que ir ao mecânico com o carro mas ele está sobrelotado estas 2 semanas, estou a ponderar se levo a uma concessionária para tentar fazer o diagnóstico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Passei pela FIAT, um mecânico com os seus 50 anos foi dar uma volta com o carro mas não se apercebeu muito do barulho que eu me queixava, estivemos a dar umas voltas e naquele momento não fazia os rateres ou algo que fosse perceptível.
                                                        Falou-me no problema das velas, o qual eu descartei visto que a primeira vez que eu as troquei na FIAT em 2014, ainda fazia, e foram trocadas novamente este ano.
                                                        Por outro lado, poderá porventura ser do combustível.
                                                        Eu coloco quase sempre combustível do Leclerc onde o atesto sempre, quando coloco noutras gasolineiras não chego a colocar mais de 20€, isto porque no Leclerc costumo pagar com o meu cartão de refeição, visto que é a única forma de gastar o dinheiro que lá tenho e é esse o motivo de abastecer lá.

                                                        Agora vou ter de esvaziar este depósito todo, e da próxima vez atestar numa Galp ou BP e com aditivada para ver se o problema se mantém ou não.

                                                        O mecânico também descartou a hipótese de ser por exemplo a sonda lambda, visto que se tivesse problema, muito provavelmente acenderia a luz no quadrante.
                                                        Agora é esperar para esvaziar este depósito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O combustível é a desculpa que os mecânicos dão quando não encontram mais nada...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Que raio poderá ser?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X