Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fuga brutal de óleo três dias após revisão! Qashqai 1.5dci com um ano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fuga brutal de óleo três dias após revisão! Qashqai 1.5dci com um ano

    Infelizmente hoje o meu Qashqai foi rebocado para uma oficina do grupo Entreposto e preciso da vossa ajuda e conselhos. Trata-se de um 1.5dci com exactamente um ano de vida e 16 mil km. Fez revisão oficial no Entreposto de Lisboa há TRÊS dias, sendo que a oficina estava em funcionamento absolutamente frenético nesse dia. Fez desde então cerca de 30-40km no máximo. Hoje, após fazer a A5, dentro dos limites de velocidade e sem anomalias perceptíveis, assim que entro na Nacional para a Malveira, vejo no computador de bordo aviso de "falha de pressão no óleo - imobilize o veículo". Parei o carro em 10 segundos, num desvio para paragem de autocarro e contactei a assistência em viagem da Nissan.


    Como podem ver nas fotos tenho uma fuga de óleo absolutamente brutal, que cobria boa parte da zona inferior do carro, e inclusivamente cobriu toda a traseira com gotículas de óleo. Podem ver o rasto de óleo que o carro estava a deixar.


    Falei com o senhor do reboque, que disse que provavelmente algo foi mal feito na revisão. Não conseguiu identificar o local da fuga e disse que os plásticos da parte inferior estavam todos intactos. O taxista que me levou até à rent-a-car tinha a mesma opinião sobre a revisão. Falei posteriormente com um perito forense de sinistros (que não viu o carro), que também disse o mesmo. Fiquei francamente preocupado após esta última conversa, quando me foi dito que provavelmente o motor terá ficado comprometido em termos de desempenho e fiabilidade futura, já que flutuações tão intensas no óleo podem prejudicar peças de elevada precisão como o são um motor destes. Avisou-me também que é provável que, apesar de o carro ser provavelmente reparado ao abrigo da garantia, duvida que o motor seja inspeccionado, e que jamais será reconhecida eventual causalidade entre revisão mal feita e o que aconteceu hoje, porque isso implicaria um assumir de culpa.


    Estou profundamente revoltado com tudo isto, e acho sinceramente que algo aconteceu na revisão. Segunda-feira terei feedback do Entreposto e estou muito curioso em saber o que me irão dizer.


    O que acham sobre tudo isto? O que terá provocado este problema? Concordam com aquilo que o perito disse, sobre o facto de o motor poder ter sido seriamente prejudicado? Até imobilizar e desligar o motor, não notei qualquer diferença de rendimento.


    Bem hajam.

    (Nota: abaixo estão 6 imagens em anexo, tiradas antes de o carro ser rebocado)

    Qashqai 1 red.jpg

    Qashqai 2 red.jpg

    Qashqai 3 red.jpg

    Qashqai 5 red.jpg

    Qashqai 6 red.jpg

    Qashqai 7 red.jpg

    #2
    Pode ter sido o bujão que foi mal apertado...isso realmente é uma fuga muito grande para ser uma coisa pequena como uma junta qualquer...

    Quanto a danos no motor, se o aviso para desligar o motor aparece quando não há pressão de óleo, 10 segundos é muito tempo para o motor trabalhar sem óleo, especialmente se foi engatado até à berma. É muito dificil saber os danos, pode não ter sido afectado como pode ter ficado comprometido. Mas saúde não lhe deu de certeza!
    Editado pela última vez por amidoes; 09 July 2017, 03:13.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
      Pode ter sido o bujão que foi mal apertado...isso realmente é uma fuga muito grande para ser uma coisa pequena como uma junta qualquer...

      Quanto a danos no motor, se o aviso para desligar o motor aparece quando não há pressão de óleo, 10 segundos é muito tempo para o motor trabalhar sem óleo, especialmente se foi engatado até à berma. É muito dificil saber os danos, pode não ter sido afectado como pode ter ficado comprometido. Mas saúde não lhe deu de certeza!
      Obrigado pela resposta.

      O aviso era de perda de pressão, não sei se surge com alguma margem até deixar de haver óleo no motor. E agora como saber se o motor foi prejudicado?

      Comentário


        #4
        Aconteceu-me uma vez uma coisa do género, fez cerca de 5 km após a revisão até casa, e no dia a seguir praí uns 10. Quando ia voltar para o carro tinha uma pequena mancha de óleo, fui logo à oficina e era o bujao que tinha defeito!
        Pelos vistos por vezes acontece, mas no teu caso, foi mesmo até rebentar, por isso bem não deve fazer.

        Não vai ser fácil, mas tenta arranjar uma maneira de te precaver para eventuais situações futuras!

        Comentário


          #5
          Com a pressa devem ter apenas apertado o bujão com a mão e depois esqueceram-se de usar a chave.....com a trepidação foi desapertando......
          Não saia de lá sem ficar registado por escrito a ocorrência......

          Comentário


            #6
            Com o Entreposto não vai ser fácil eles assumirem responsabilidades. Nesse carro e ainda novo, nunca mais eu andava descansado.

            Identifique as testemunhas, pronto socorro, taxi, etc. envie carta registada com A/R para a Nissan com essas fotos e todo o histórico bem como as testemunhas.
            Editado pela última vez por Mat1977; 09 July 2017, 13:51.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
              Com o Entreposto não vai ser fácil eles assumirem responsabilidades. Nesse carro e ainda novo, nunca mais eu andava descansado.

              Identifique as testemunhas, pronto socorro, taxi, etc. envie carta registada com A/R para a Nissan com essas fotos e todo o histórico bem como as testemunhas.
              nem mais isso é algo escandaloso ,pede o livro amarelo e regista a queixa para futuras caldeiradas que dai possam surgir.lamento!!!!

              Comentário


                #8
                Estamos a falar de que quantidade de óleo?
                Apesar de achar escandaloso e compreender a tua frustração, a probabilidade de o motor ter sofrido o que quer que seja está muito dependente da quantidade de óleo perdido, a rapidez com que o perdeu e a distância que percorreu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  Estamos a falar de que quantidade de óleo?
                  Apesar de achar escandaloso e compreender a tua frustração, a probabilidade de o motor ter sofrido o que quer que seja está muito dependente da quantidade de óleo perdido, a rapidez com que o perdeu e a distância que percorreu.
                  Não consigo quantificar, mas enquanto esperava pelo reboque perdeu bastante. Percorreu cerca de 15km no Sábado, com imobilização em 10 segundos assim que apareceu o aviso no computador de bordo de perda de pressão de óleo.

                  Comentário


                    #10
                    Tive um problema igual com um qashqai de 2011. Depois da revisão dos 60.000 km fiquei apeado com o óleo todo no chão e essa mensagem de falha de pressão.

                    O problema no caso do meu foi da bomba de óleo que rebentou ou cedeu. Dessa avaria resultou ainda a mudança do turbo que foi afetado pelo problema da bomba.
                    Entregaram-me o carro e nem sequer tiraram o óleo da chapa de protecção. Depois de resolvida a avaria tive o carro semanas a pingar oléo que tinha ficado espalhado pelo compartimento do motor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedrowsky Ver Post
                      Tive um problema igual com um qashqai de 2011. Depois da revisão dos 60.000 km fiquei apeado com o óleo todo no chão e essa mensagem de falha de pressão.

                      O problema no caso do meu foi da bomba de óleo que rebentou ou cedeu. Dessa avaria resultou ainda a mudança do turbo que foi afetado pelo problema da bomba.
                      Entregaram-me o carro e nem sequer tiraram o óleo da chapa de protecção. Depois de resolvida a avaria tive o carro semanas a pingar oléo que tinha ficado espalhado pelo compartimento do motor.
                      Em que oficina "resolveste" o problema? Estabeleceram alguma relação entre a revisão e essa falha?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                        Em que oficina "resolveste" o problema? Estabeleceram alguma relação entre a revisão e essa falha?
                        Na altura não foi possível estabelecer a relação entre a revisão e o problema, nem 500 km tinha efetuado depois de sair do concessionário. A falha na bomba acabou por ser "aceite" como uma coincidência sem relação com a revisão. Ainda hoje tenho muitas duvidas porque das vezes que lá fui durante essa saga vi muitos uniformes a dizer "FORMAÇÃO" e a quantidade de carros para manutenção era grande e pouco organizado.

                        Foi a 1ª revisão que tinha feito nesse grande representante nissan no Porto e nunca mais levarei lá algum carro meu. Tinha feito toda a manutenção em Guimarães na JAP e sem problemas.

                        Acabei por ter um acompanhamento muito positivo da nissan no apoio ao cliente porque o carro estava já fora da garantia mas comparticiparam com 50% da bomba e com a totalidade do custo do turbo. Tive de trocar alguns mails com um contato que eles disponibilizam para estes casos.
                        Editado pela última vez por pedrowsky; 09 July 2017, 19:28.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrowsky Ver Post
                          Na altura não foi possível estabelecer a relação entre a revisão e o problema, nem 500 km tinha efetuado depois de sair do concessionário. A falha na bomba acabou por ser "aceite" como uma coincidência sem relação com a revisão. Ainda hoje tenho muitas duvidas porque das vezes que lá fui durante essa saga vi muitos uniformes a dizer "FORMAÇÃO" e a quantidade de carros para manutenção era grande e pouco organizado.

                          Foi a 1ª revisão que tinha feito nesse grande representante nissan no Porto e nunca mais levarei lá algum carro meu. Tinha feito toda a manutenção em Guimarães na JAP e sem problemas.

                          Acabei por ter um acompanhamento muito positivo da nissan no apoio ao cliente porque o carro estava já fora da garantia mas comparticiparam com 50% da bomba e com a totalidade do custo do turbo. Tive de trocar alguns mails com um contato que eles disponibilizam para estes casos.
                          E podias fornecer-me esse email sff? Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que é este portugal@nissan-services.eu que está no site da NISSAN

                            Na altura recebi logo passado 1 ou 2 dias um contato telefónico de alguém que estava com o processo-

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                              Pode ter sido o bujão que foi mal apertado...isso realmente é uma fuga muito grande para ser uma coisa pequena como uma junta qualquer...

                              Quanto a danos no motor, se o aviso para desligar o motor aparece quando não há pressão de óleo, 10 segundos é muito tempo para o motor trabalhar sem óleo, especialmente se foi engatado até à berma. É muito dificil saber os danos, pode não ter sido afectado como pode ter ficado comprometido. Mas saúde não lhe deu de certeza!
                              que exagero!!! existem no youtube videos de pessoal que tira o óleo todo do motor e anda com o carro, sempre a puxar dura uns largos minutos até morrer. e neste caso ainda tinha óleo...

                              se parou logo quase de certeza que não causou danos, apenas terá que ser reparada a fuga (que por enquanto não se sabe a causa)

                              comcerteza foi o filtro ou o bojão mal apertados... ou então bojão apertado demais e partiu o carter.

                              não percebo a aversão dos mecanicos às chaves dinanométricas, eu uso quando mudo o óleo e nunca tive problemas, mas a primeira vez que troquei eu o óleo tive lá uns largos minutos para tirar o bojão dado que na revisão anterior mecanico tinha apertado aquilo à cão (demasiado)...
                              Editado pela última vez por mok; 09 July 2017, 19:48.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                que exagero!!! existem no youtube videos de pessoal que tira o óleo todo do motor e anda com o carro, sempre a puxar dura uns largos minutos até morrer. e neste caso ainda tinha óleo...

                                se parou logo quase de certeza que não causou danos, apenas terá que ser reparada a fuga (que por enquanto não se sabe a causa)

                                comcerteza foi o filtro ou o bojão mal apertados... ou então bojão apertado demais e partiu o carter.

                                não percebo a aversão dos mecanicos às chaves dinanométricas, eu uso quando mudo o óleo e nunca tive problemas, mas a primeira vez que troquei eu o óleo tive lá uns largos minutos para tirar o bojão dado que na revisão anterior mecanico tinha apertado aquilo à cão (demasiado)...
                                Aqui está o problema.

                                Quase de certeza serve para os carros dos outros.

                                Comentário


                                  #17
                                  É o que dá usarem estagiários do IEFP para fazer estes trabalhos, prática cada vez mais comum.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                    É o que dá usarem estagiários do IEFP para fazer estes trabalhos, prática cada vez mais comum.
                                    Sim, eu quando fui a marca vi lá só mecânicos que aparentavam uns 19/20 anos, estavam num grupo à entrada.

                                    E depois cobram 50 e tal euros de mão de obra por hora

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não há mal nenhum em ter mecânicos vindos do IEFP.
                                      O problema aqui foi o suposto superior que é suposto supervisionar e inspeccionar o serviço não o ter feito em condições.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Novidades?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Oficinas de marca....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            Não há mal nenhum em ter mecânicos vindos do IEFP.
                                            O problema aqui foi o suposto superior que é suposto supervisionar e inspeccionar o serviço não o ter feito em condições.
                                            O problema é mesmo esse, o suposto superior meter os putos a fazer tudo para ele ir 'passear' e mandar umas postas de pescada. Já vi isso acontecer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                              O problema é mesmo esse, o suposto superior meter os putos a fazer tudo para ele ir 'passear' e mandar umas postas de pescada. Já vi isso acontecer.
                                              Mas mudança de óleo nao tem nada que saber se usassem as ferramentas adequadas, a chave dinanométrica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                10-07-2017 Update 1 da Saga Qashqai: Contactei antecipadamente a oficina e fiz questão de que recebessem o email detalhado que fiz ontem para a Nissan Portugal. Fiquei com o email de um dos mecânicos e enviei a missiva.


                                                Durante a manhã ligaram do Apoio ao Cliente Nissan Portugal, a dizer que já tinha uma gestora de caso que o iria acompanhar de perto. Da parte da tarde, fui contactado por um dos mecânicos, que me disse que ainda estavam a fazer o diagnóstico do carro, que seria algo complexo. Para já, preliminarmente estariam a apontar para um problema na bomba de óleo. Disseram-me depois que parecia ser daquelas coisas raríssimas, que acontecem "1 em cada 10.000". Perante esta curiosa observação disse que me parece profundamente difícil que este achado não esteja relacionado com uma revisão 3 dias antes, ao que me retorquiram que "pode ser ou não, temos que continuar o diagnóstico". Aparentemente apenas terei uma resposta amanhã ou quarta-feira.

                                                Comuniquei à Nissan Portugal e também à oficina que quero um relatório completo do diagnóstico, o qual me disseram que irão fazer. O mecânico foi simpático e cordial ao telefone.


                                                Amanhã terei que ligar à Nissan para saber como funcionará o eventual prolongamento do aluguer do veículo de substituição.


                                                Isto não correu mal, mas também não correu bem... O que acham?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  Sim, eu quando fui a marca vi lá só mecânicos que aparentavam uns 19/20 anos, estavam num grupo à entrada.

                                                  E depois cobram 50 e tal euros de mão de obra por hora
                                                  O brio no trabalho que se faz não é proporcional à idade. Há putos de 19/20 anos que sabem muito mais que muita malta "mais velha"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Verifique o filtro do óleo, provavelmente ficou mal apertado aquando da revisão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A bomba do óleo não manda o óleo para fora sem ter um sítio por onde o fazer...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu tambem me cheira a filtro de oleo desapertado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                          A bomba do óleo não manda o óleo para fora sem ter um sítio por onde o fazer...
                                                          Ora aí está... a não ser que abra um buraco na mesma

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                                                            ... Para já, preliminarmente estariam a apontar para um problema na bomba de óleo. Disseram-me depois que parecia ser daquelas coisas raríssimas, que acontecem "1 em cada 10.000"...
                                                            Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                            A bomba do óleo não manda o óleo para fora sem ter um sítio por onde o fazer...
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Ora aí está... a não ser que abra um buraco na mesma
                                                            O concessionário nunca vai admitir que foi o bujão ou o filtro de óleo mal apertados...(se foi esse o caso e aposto que foi). Vão inventar uma patacoada qualquer(tipo a bomba de óleo), vão reparar o carro(neste caso vão "mudar" o óleo e o filtro e lavar tudo bem lavado) e siga em frente uma vez que provavelmente a situação não causou estragos no motor.
                                                            Foi uma pena não teres dado uma espreitadela ao bujão e ao filtro de óleo antes de mandar o carro para a oficina, assim provavelmente, nunca vais saber o que realmente se passou.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X