Vibração em Jaguar x-Type

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Título: Vibração em Jaguar x-Type

  1. #1
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    Por Defeito Vibração em Jaguar x-Type

    Boa Tarde!

    Recentemente notei um problema no meu carro:
    Em mudanças altas (principalmente 4ª ou 5ª), especialmente quando dou mais alguma profundidade ao acelarador noto ao princípio alguma trepidação no carro (não no volante) que passa depois de o carro atingir uma rotação alta ou aliviar o acelarador!
    Notei também que o carro em ponto morto e com o prego a fundo não passa das 3000 rpm!

    Alguém sabe qual poderá ser o problema?


  2. #2
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    Por Defeito

    um pequeno detalhe : para te poderem responder , não seria melhor dizer qual é o motor do carro ?

  3. #3
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    Por Defeito

    Há muitas possibilidades, há erros atribuidos pela centralina?

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Há muitas possibilidades, há erros atribuidos pela centralina?
    O motor é 2.0 D 130 CV E não há nenhuma mensagem de erro na centralina!

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Há muitas possibilidades, há erros atribuidos pela centralina?
    Já ouvi falar que pode ser das velas, da bomba da gasóleo, da ERG injetores sujos e até da transmissão, o que acho pouco provável visto que só acontece em quarta e, sobretudo em quinta quando faço pressão no acelarador.
    Depois da 2500 rpm mesmo em quinta a vibração desaparece.


  6. #6
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    Por Defeito

    Relativamente ao não passar das 3k rpm em ponto morto é provavelmente normal.

    Muitos carros fazem isso como protecção precisamente porque.. Não tem utilidade

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Relativamente ao não passar das 3k rpm em ponto morto é provavelmente normal.

    Muitos carros fazem isso como protecção precisamente porque.. Não tem utilidade
    Obrigado! Também já me explicaram isso. A minha maior preocupação é mesmo a dita vibração!

  8. #8
    yak
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    Bimassa talvez .....

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por yak Ver Post
    Bimassa talvez .....
    Obrigado pela sugestão! Mas se fosse a bimassa não se sentiria em todas os câmbios, da primeira à quinta?
    E não s sentiria dificuldade em engatar as mudanças?
    Elas entram na perfeição sem qualquer tipo de esforço!

  10. #10
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    A que rotação é que está a calcar o acelerador? Se for muito baixa é normal que vibre.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
    A que rotação é que está a calcar o acelerador? Se for muito baixa é normal que vibre.
    Já fiz a experiencia vibra em quarta e sobretudo em quinta nas mesmas rotações que em terceira e segunda! Inclusive já experimentei em terceira com rotação muito baixa e prego a fundo e nada de vibrações! Em quarta e sobretudo em quinta e especialmente quando tenho de puxar pelo carro, por exemplo em subidas, basta dar mais um pouco de acelarador e começa a vibrar! Devo dizer que não é uma vibração muito forte e que passa assim que o carro embala (sobem as rotações)! De resto não noto nenhuma falta de potência (sobe a A5 em Monsanto sempre a abrir)! Noto as vibrações apenas no inicio da subida! Quando embala parece um foguete e sem vibrações! Volto a repetir que se aliviar o acelarador as vibrações tb desaparecem! Obrigado pela ajuda!

  12. #12
    yak
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    Obrigado pela sugestão! Mas se fosse a bimassa não se sentiria em todas os câmbios, da primeira à quinta?
    E não s sentiria dificuldade em engatar as mudanças?
    Elas entram na perfeição sem qualquer tipo de esforço!
    Nas engrenagens mais altas, o esforço é maior, e se for a baixa rotação pior é. Por isso é que quando uma embraiagem começa a "patinar" nota-se mais em engrenagens mais altas...

    O carro é tração traseira ou dianteira? se for traseira, no meu antigo BMW também tive um cardan desgastado que fazia isso.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por yak Ver Post
    Nas engrenagens mais altas, o esforço é maior, e se for a baixa rotação pior é. Por isso é que quando uma embraiagem começa a "patinar" nota-se mais em engrenagens mais altas...

    O carro é tração traseira ou dianteira? se for traseira, no meu antigo BMW também tive um cardan desgastado que fazia isso.
    Tração dianteira!

    Quer dizer que precsa de uma embraiagem nova?

    Obrigado!

  14. #14
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Citação Originalmente Colocado por yak Ver Post
    Nas engrenagens mais altas, o esforço é maior, e se for a baixa rotação pior é. Por isso é que quando uma embraiagem começa a "patinar" nota-se mais em engrenagens mais altas...

    O carro é tração traseira ou dianteira? se for traseira, no meu antigo BMW também tive um cardan desgastado que fazia isso.


    Tendo o 2.0D, será FWD (tracção dianteira).

  15. #15
    yak
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    Tração dianteira!

    Quer dizer que precsa de uma embraiagem nova?

    Obrigado!
    um mecânico deverá ajudar-te a diagnosticar isso melhor do que eu... mas se for bimassa, acho que é aconselhavel mudar o kit completo de embraiagem+bimassa

  16. #16
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Citação Originalmente Colocado por yak Ver Post
    um mecânico deverá ajudar-te a diagnosticar isso melhor do que eu... mas se for bimassa, acho que é aconselhavel mudar o kit completo de embraiagem+bimassa
    É bimassa sim.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    É bimassa sim.
    OK! Fui hoje ao mecânico e num diagnóstico superficial não encontrou nada de anormal e, como o homem é honesto, aconselhou-me a verificar a calibragem e alinhamento da direção antes de começar a gastar dinheiro em diagnósticos que poderiam dar em nada! O que fiz de imediato!
    Resultado: rodas todas descalibradas e jantes todas empenadas, o que nunca me passou pela cabeça porque mudei os pneus há 15 dias numa coisa chamada NORAUTO!
    Resultado: depois das rodas todas calibradas a vibração diminuiu significativamente!
    Pergunta: Será que o problema ficará resolvido com a desempanagem das jantes ou poderá haver mais alguma coisa!
    Lembro que a vibração acontece sobretudo em quinta e em acelaração entre os 90 e os 120 K/Hora!
    Obrigado a todos pela ajuda!

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    OK! Fui hoje ao mecânico e num diagnóstico superficial não encontrou nada de anormal e, como o homem é honesto, aconselhou-me a verificar a calibragem e alinhamento da direção antes de começar a gastar dinheiro em diagnósticos que poderiam dar em nada! O que fiz de imediato!
    Resultado: rodas todas descalibradas e jantes todas empenadas, o que nunca me passou pela cabeça porque mudei os pneus há 15 dias numa coisa chamada NORAUTO!
    Resultado: depois das rodas todas calibradas a vibração diminuiu significativamente!
    Pergunta: Será que o problema ficará resolvido com a desempanagem das jantes ou poderá haver mais alguma coisa!
    Lembro que a vibração acontece sobretudo em quinta e em acelaração entre os 90 e os 120 K/Hora!
    Obrigado a todos pela ajuda!
    Não sabia que essa Norcoisa ainda tinha clientes Foge daí...nem para ver a pressão dos pneus serve!

    Sim provavelmente com a reparação das jantes fica impecavel!

  19. #19
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    Por Defeito

    Bem oxala seja esse o problema

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    Já fiz a experiencia vibra em quarta e sobretudo em quinta nas mesmas rotações que em terceira e segunda! Inclusive já experimentei em terceira com rotação muito baixa e prego a fundo e nada de vibrações! Em quarta e sobretudo em quinta e especialmente quando tenho de puxar pelo carro, por exemplo em subidas, basta dar mais um pouco de acelarador e começa a vibrar! Devo dizer que não é uma vibração muito forte e que passa assim que o carro embala (sobem as rotações)! De resto não noto nenhuma falta de potência (sobe a A5 em Monsanto sempre a abrir)! Noto as vibrações apenas no inicio da subida! Quando embala parece um foguete e sem vibrações! Volto a repetir que se aliviar o acelarador as vibrações tb desaparecem! Obrigado pela ajuda!
    Escrevou tanto e não respondeu à pergunta. Afinal a que rotação é que calca o acelerador. Se está a calcar em 5a às 1000 rpm claro que vai vibrar...

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    OK! Fui hoje ao mecânico e num diagnóstico superficial não encontrou nada de anormal e, como o homem é honesto, aconselhou-me a verificar a calibragem e alinhamento da direção antes de começar a gastar dinheiro em diagnósticos que poderiam dar em nada! O que fiz de imediato!
    Resultado: rodas todas descalibradas e jantes todas empenadas, o que nunca me passou pela cabeça porque mudei os pneus há 15 dias numa coisa chamada NORAUTO!
    Resultado: depois das rodas todas calibradas a vibração diminuiu significativamente!
    Pergunta: Será que o problema ficará resolvido com a desempanagem das jantes ou poderá haver mais alguma coisa!
    Lembro que a vibração acontece sobretudo em quinta e em acelaração entre os 90 e os 120 K/Hora!
    Obrigado a todos pela ajuda!
    Ele é cada coisa... Rodas descalibradas vibram a determinada velocidade independentemente da mudança ou de estar a acelerar ou não.

  22. #22
    yak
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    Citação Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
    Ele é cada coisa... Rodas descalibradas vibram a determinada velocidade independentemente da mudança ou de estar a acelerar ou não.
    Pois.... acho estranho, mas ok, melhor para o dono !!!

  23. #23
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    Claro que eu também acho estranho! Já experimentei a quinta a 50/60 KM/H com as rotações a cerca de 1000 e nada de vibrações! Nota-se, obviamente, mais esforço no motor, mas nada parecido com a vibração que sinto entre os 100 e os 130 KM/H! Aì ainda se nota vibração quando acelero mesmo nas 2500/3000 rpm! O que acho estranho é que a vibração diminui ou desaparece quando alivio o acelarador! O mecânico diz que é possível ser das jantes! Não diz ter a certeza! De qualquer maneira vou mesmo ter de desempanar as jantes! Ele mostrou-me e estão bastante empenadas! Ser não for isso ele inclina-se para os apoios do motor ou para a cruzeta da direção! Depois de desempanar as jantes digo qualquer coisa! Entretanto obrigado a todos pela ajuda!

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por RafaPi Ver Post
    Claro que eu também acho estranho! Já experimentei a quinta a 50/60 KM/H com as rotações a cerca de 1000 e nada de vibrações! Nota-se, obviamente, mais esforço no motor, mas nada parecido com a vibração que sinto entre os 100 e os 130 KM/H! Aì ainda se nota vibração quando acelero mesmo nas 2500/3000 rpm! O que acho estranho é que a vibração diminui ou desaparece quando alivio o acelarador! O mecânico diz que é possível ser das jantes! Não diz ter a certeza! De qualquer maneira vou mesmo ter de desempanar as jantes! Ele mostrou-me e estão bastante empenadas! Ser não for isso ele inclina-se para os apoios do motor ou para a cruzeta da direção! Depois de desempanar as jantes digo qualquer coisa! Entretanto obrigado a todos pela ajuda!
    O meu carro tambem tinha uma vibração dos 130km/h até aos 160, dai para cima ou para baixo ja nao vibrava, o que era? O Pneu tinha uma "bolha" que mal se via, 2 pneus novos e ficou top

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