Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

    Cumprimentos a todos.
    O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
    Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
    Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
    Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

    Obrigado

    #2
    esses sintomas apontam mais para a embraiagem, mas não significa que o resto não estivesse também avariado e até pode ser a causa do desgaste prematuro da embraiagem.

    As embraiagens, mesmo quando o resto funciona bem, duram bastante pouco em utilização citadina (o normal num citadino!)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
      Cumprimentos a todos.
      O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
      Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
      Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
      Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

      Obrigado

      Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

      E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

      Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.

      Comentário


        #4
        E havendo provas que a unidade velha está avariada?

        Comentário


          #5
          O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
            O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.
            Há orçamentos e diagnósticos por escrito?

            Comentário


              #7
              Neste momento estou a substituir a embraiagem. Caso o carro fique reparado definitivamente para a minha sanidade mental vou-me esquecer dos 1600€ que gastei com a mecatrónica.
              Vamos ver de não fica igual e a seguir dizem que o problema está na caixa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                Há orçamentos e diagnósticos por escrito?
                Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
                  Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

                  Pede-os.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

                    E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

                    Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.
                    Se não ficar resolvido vou utilizar a arbitragem
                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

                      Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
                      Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

                      Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
                      Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

                      Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

                        Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
                        Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

                        Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
                        Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

                        Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.
                        Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

                        Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
                          Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

                          Obrigado
                          Tem sido +- frequente sim, mais pela idade que pelos kms

                          A fiat já deve saber porquê..

                          Comentário


                            #14
                            essa caixa dualogic é como se diz na giria, um cancro.
                            Pelos sintomas relatados o problema será a unidade eléctromecânica que embraia/desembraia.

                            A oficina da fiat está a enganar-te (e cada vez mais).
                            Comprar uma caixa dessas reconstruída por 400/500€ online, arranjas um mecânico e resolves o problema.

                            https://picclick.co.uk/Fiat-Dualogic...352320760.html

                            P.S: após instalação da caixa é preciso reprogramar a centralina para afinar as passagens de caixa (a fiat deve saber isso...)

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X