Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

Cumprimentos a todos.
    O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
    Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
    Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
    Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

Obrigado

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

esses sintomas apontam mais para a embraiagem, mas não significa que o resto não estivesse também avariado e até pode ser a causa do desgaste prematuro da embraiagem.

As embraiagens, mesmo quando o resto funciona bem, duram bastante pouco em utilização citadina (o normal num citadino!)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
    Cumprimentos a todos.
    O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
    Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
    Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
    Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

Obrigado

Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

E havendo provas que a unidade velha está avariada?

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.
    Há orçamentos e diagnósticos por escrito?

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Neste momento estou a substituir a embraiagem. Caso o carro fique reparado definitivamente para a minha sanidade mental vou-me esquecer dos 1600€ que gastei com a mecatrónica.
    Vamos ver de não fica igual e a seguir dizem que o problema está na caixa.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Há orçamentos e diagnósticos por escrito?
    Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

Pede-os.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.
    Se não ficar resolvido vou utilizar a arbitragem
    Obrigado

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
    Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
    Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.

Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
    Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
    Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.
    Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

Obrigado

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

Obrigado
    Tem sido +- frequente sim, mais pela idade que pelos kms

A fiat já deve saber porquê..

Banido LuckyPixie's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

essa caixa dualogic é como se diz na giria, um cancro.
    Pelos sintomas relatados o problema será a unidade eléctromecânica que embraia/desembraia.

A oficina da fiat está a enganar-te (e cada vez mais).
    Comprar uma caixa dessas reconstruída por 400/500€ online, arranjas um mecânico e resolves o problema.

https://picclick.co.uk/Fiat-Dualogic...352320760.html

P.S: após instalação da caixa é preciso reprogramar a centralina para afinar as passagens de caixa (a fiat deve saber isso...)

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •