Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

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Título: Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

  1. #1
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    Por Defeito Fiat 500 1.2 dualogic - problemas mecatronica

    Cumprimentos a todos.
    O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
    Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
    Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
    Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

    Obrigado


  2. #2
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    Por Defeito

    esses sintomas apontam mais para a embraiagem, mas não significa que o resto não estivesse também avariado e até pode ser a causa do desgaste prematuro da embraiagem.

    As embraiagens, mesmo quando o resto funciona bem, duram bastante pouco em utilização citadina (o normal num citadino!)

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
    Cumprimentos a todos.
    O FIAT 500 com caixa robotizada minha mulher começou a dar solavancos violentos quando engrenava a marcha atrás e a 1ª. O problema agravou-se e começou a não conseguir engrenar quando parava no trânsito.
    Aconselhado pelo meu mecânico levei a viatura à marca em Palmela. Fui informado que a unidade mecatrónica que comanda a caixa de velocidades estava avariada e uma nova custaria cerca de 1600€. Conformado mandei substituir a peça.
    Após a reparação a viatura ficou exatamente igual. Voltando à oficina dizem-me ( sem qualquer convicção ) que é necessário mudar também a embraiagem (+500€).
    Alguém me consegue dizer se isto faz algum sentido? Importa dizer que o carro tem 4 anos e 21.000km.

    Obrigado

    Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

    E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

    Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.

  4. #4
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    Por Defeito

    E havendo provas que a unidade velha está avariada?

  5. #5
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    Por Defeito

    O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.


  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
    O problema é provar que a unidade estava boa. O que eles alegam é que tanto a mecatrónica como a embraiagem estavam avariadas.
    Há orçamentos e diagnósticos por escrito?

  7. #7
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    Por Defeito

    Neste momento estou a substituir a embraiagem. Caso o carro fique reparado definitivamente para a minha sanidade mental vou-me esquecer dos 1600€ que gastei com a mecatrónica.
    Vamos ver de não fica igual e a seguir dizem que o problema está na caixa.

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Há orçamentos e diagnósticos por escrito?
    Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
    Sim, tenho os orçamentos por escrito. Os diagnósticos é que não.

    Pede-os.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Recorre ao http://www.arbitragemauto.pt/ rapidamente.

    E pede para colocar e unidade anterior sem pagares nada.

    Embraiagens a durar 21000km é ridículo o diagnóstico.
    Se não ficar resolvido vou utilizar a arbitragem
    Obrigado

  11. #11
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    Por Defeito

    Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

    Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
    Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

    Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
    Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

    Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Não há nada na caixa de velocidades que possa causar esses sintomas, podes estar descansado.

    Não é fácil de provar que a peça estava ou não estava estragada, mas não é impossível. Accionando os meios certos, que começa com a abertura dum processo no centro de arbitragem, consegue-se quase sempre.
    Tens direito a ver a peça e tens direito a "reservar" a peça por (penso) 30 dias até te decidires sobre o processo. Não podes levantar a peça.

    Não me surpreende que essa unidade esteja estragada, mas "incomoda-me" não te dizerem que a embraiagem também estava no lixo.
    Só vejo duas hipoteses. Ou a embraiagem tinha espessura bem dentro dos parametros (dá para ler a espessura e mais uma serie de valores com a maquina própria) mas afinal estava queimada/vidrada; ou não pensaram em verificar.

    Aponto mais para a 2ª, mas é com base no historico de algumas pessoas da casa e não no teu caso concreto.
    Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

    Obrigado

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Netcha Ver Post
    Viva, estou mais descansado quanto à caixa mas em relação à unidade de comando - é habitual darem problemas com tão poucos kilómetros?

    Obrigado
    Tem sido +- frequente sim, mais pela idade que pelos kms

    A fiat já deve saber porquê..

  14. #14
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    Por Defeito

    essa caixa dualogic é como se diz na giria, um cancro.
    Pelos sintomas relatados o problema será a unidade eléctromecânica que embraia/desembraia.

    A oficina da fiat está a enganar-te (e cada vez mais).
    Comprar uma caixa dessas reconstruída por 400/500€ online, arranjas um mecânico e resolves o problema.

    https://picclick.co.uk/Fiat-Dualogic...352320760.html

    P.S: após instalação da caixa é preciso reprogramar a centralina para afinar as passagens de caixa (a fiat deve saber isso...)

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