Seat Ibiza 19Tdi 6L 130cv Custa a pegar em frio

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Título: Seat Ibiza 19Tdi 6L 130cv Custa a pegar em frio

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia amcep's Avatar
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    Por Defeito Seat Ibiza 19Tdi 6L 130cv Custa a pegar em frio

    Precisava de ajuda do pessoal para um problema do meu Seat conforme o titulo...

    O meu Seat de à uns tempos para cá custa a pegar na primeira vez do dia. Ou seja, sempre que o tento por a trabalhar seja de manhã ou de tarde ou à noite, desde que esteja com o motor frio custa bastante a pegar.
    Depois de pegar a primeira vez, já posso desligar e voltar a dar à chave que pega logo sem qualquer problema.

    Na minha ideia dá impressão que desferra o gasóleo, será possível acontecer?
    Ou então poderá ser as velas de incandescência que já entregaram a alma ao criador... no entanto já li algures aqui no forum que estes motores não precisam das ditas velas com temperaturas amenas... no entanto um amigo meu que tinha uma Volkswagen Passat com um problema semelhante trocou as velas e o problema desapareceu!

    Só não queria gastar dinheiro á toa...


  2. #2
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    Por Defeito

    Tudo aponta para velas...

    é testar as mesmas a ver se estão boas

  3. #3
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    Por Defeito

    Testar logo o mais fácil. Velas.

    Depois indo por aí fora.

    Conheci um PD (era o de 115cv) que também começou assim. Falta de compressão e motor todo de barriga aberta.

  4. #4
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    Por Defeito

    Vê a bateria e o circuito de gasóleo. (filtro, bomba, injectores)

    Nesses motores sinceramente acredito mais num destes componentes do que propriamente velas

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia amcep's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    Vê a bateria e o circuito de gasóleo. (filtro, bomba, injectores)

    Nesses motores sinceramente acredito mais num destes componentes do que propriamente velas
    Quando começou a não querer pegar a frio a primeira coisa que fiz foi substituir o filtro de gasóleo, coloquei um original da Seat para que essa parte ficasse logo eliminada.

    Tenho um cabo VAG e o software VCDS e na medição dos injectores está tudo dentro dos parâmetros, quer a frio, quer a quente. Assim, creio que não deve ser injectores...

    Na Bomba, se estiveres a falar do que estou a pensar (pois este carro é sistema bomba_injector)... quem está de frente para o motor, fica do lado direito... tem uma ligeira humidade, aparentemente nada significante comparado com alguns que já vi que escorrem gasóleo. Creio que basta comprar um conjunto de vedantes para ficar ok, poderá estar aqui o mal?

    Que mais posso ver no circuito de gasóleo?

    Bateria está boa, levou o ano passado uma Varta e com a estafa que tem levado ultimamente se estivesse em mau estado já me tinha deixado apeado.


  6. #6
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    Por Defeito

    Velas. Medir compressão. Switch no canhão de ignição... Mas acho pouco provável, aí o carro não pegava de todo.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Velas. Medir compressão. Switch no canhão de ignição... Mas acho pouco provável, aí o carro não pegava de todo.
    Vou encomendar umas velas, vou optar por umas Bosh, consegui o preço unitário de 13€ em loja on line... lá vão 52€ .

    Apesar de ouvir tantas histórias sobre as velas incandescentes nos motores do grupo VAG (muitos dizem que não fazem falta nas temperaturas até 4º), optei pela sua substituição pois ainda tem as de origem (15 anos)... É difícil mudar as velas neste motor? Será que está ao nível de um aperta porcas e parafusos?

    O motor tem 30.000Km, logo não creio ter falta de compressão, no entanto caso fique na mesma depois de mudar as velas (espero que não), logo vou ver se arranjo quem me faça uma medição à compressão do motor.
    Existe alguma maneira de testar o Switch no canhão de ignição? É que o sintoma é mesmo como descrevi, apenas custa a pegar a primeira vez em frio, de resto e depois de trabalhar a primeira vez, nem que seja apenas por 1m, cada vez que se dá à chave pega logo.

    Obrigado a todos que tem dado opinião para ajudar.
    Última edição por amcep : 15-09-17 às 15:02:58

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post
    Vou encomendar umas velas, vou optar por umas Bosh, consegui o preço unitário de 13€ em loja on line... lá vão 52€ .

    Apesar de ouvir tantas histórias sobre as velas incandescentes nos motores do grupo VAG (muitos dizem que não fazem falta nas temperaturas até 4º), optei pela sua substituição pois ainda tem as de origem (15 anos)... É difícil mudar as velas neste motor? Será que está ao nível de um aperta porcas e parafusos?

    O motor tem 30.000Km, logo não creio ter falta de compressão, no entanto caso fique na mesma depois de mudar as velas (espero que não), logo vou ver se arranjo quem me faça uma medição à compressão do motor.
    Existe alguma maneira de testar o Switch no canhão de ignição? É que o sintoma é mesmo como descrevi, apenas custa a pegar a primeira vez em frio, de resto e depois de trabalhar a primeira vez, nem que seja apenas por 1m, cada vez que se dá à chave pega logo.

    Obrigado a todos que tem dado opinião para ajudar.
    30000 km com 15 anos?

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por afsalmeida Ver Post
    30000 km com 15 anos?
    Sim, levou um motor novo o ano passado comprado na http://www.provmec.com/, o antigo morreu perto dos 470000Km...
    Levou também mais alguns componentes e periféricos, mas as velas continuaram.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post
    Quando começou a não querer pegar a frio a primeira coisa que fiz foi substituir o filtro de gasóleo, coloquei um original da Seat para que essa parte ficasse logo eliminada.

    Tenho um cabo VAG e o software VCDS e na medição dos injectores está tudo dentro dos parâmetros, quer a frio, quer a quente. Assim, creio que não deve ser injectores...

    Na Bomba, se estiveres a falar do que estou a pensar (pois este carro é sistema bomba_injector)... quem está de frente para o motor, fica do lado direito... tem uma ligeira humidade, aparentemente nada significante comparado com alguns que já vi que escorrem gasóleo. Creio que basta comprar um conjunto de vedantes para ficar ok, poderá estar aqui o mal?

    Que mais posso ver no circuito de gasóleo?

    Bateria está boa, levou o ano passado uma Varta e com a estafa que tem levado ultimamente se estivesse em mau estado já me tinha deixado apeado.
    E a válvula que encaixa no filtro está OK? Substituiste os o-rings dela quando trocaste o filtro?

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    E a válvula que encaixa no filtro está OK? Substituiste os o-rings dela quando trocaste o filtro?
    A válvula de plástico, certo? sim substitui tudo.

  12. #12
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    Por Defeito

    Velas substituídas e tudo na mesma!
    Já não sei que mais faça ao raio do carro!!!!

    Depois de pegar a primeira vez do dia fica pronto para dar à chave as vezes necessárias que nunca falha, já o estacionei em descidas, frente para baixo, frente para cima e nada sempre o mesmo sintoma, tirando esporadicamente um dia ou outro que pega à primeira.

    Só falta estacionar de rodas para o ar a ver se resulta

    Alguém sugere mais alguma dica?
    jamaica gosta disto.

  13. #13
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    Por Defeito

    Será que chega corrente ás velas? pode ter o fusível queimado ou problemas no relé.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Será que chega corrente ás velas? pode ter o fusível queimado ou problemas no relé.
    Creio que se tivesse fusível queimado a falha seria sempre que o colocasse a trabalhar, no entanto vou dar uma vista de olhos nos fusíveis para eliminar mais um ponto.

    Qual a relé que estás a referir?

    Estou mesmo a ver que tenho de ir a um centro Bosh gastar uma pipa de massa para passarem uma revisão ao sistema de injecção...

  15. #15
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    Não, se o motor já estiver quente pega bem sem velas logo o fusivel das velas já não é preciso.
    O relé é o famoso Relé 109.

    Mas pronto isto são apenas pontos a verificar.

  16. #16
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    Obrigado pelo esclarecimento, vou ver mais essa situação.

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  17. #17
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    Motor de arranque ou bateria é outra possibilidade. Se o motor não roda com velocidade suficiente demora/tem mais dificuldade em pegar.

  18. #18
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    Mas o estranho é que apenas acontece na primeira vez que coloco a trabalhar (frio), de seguida posso parar e colocar a trabalhar 100 vezes que é logo a bombar.

    Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

  19. #19
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    Tem cuidado a ligar mtas vezes seguidas senao daqui a pouco tb precisas de um motor de arranque.

  20. #20
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    Finalmente consegui resolver o problema... Ao fim de muito tempo e de muitas dores de cabeça, felizmente com poucas peças substituídas... O problema era os vedantes dos injectores.
    Vedantes novos e pega sem qualquer problema, obrigado a todos os que tentaram ajudar.
    jamaica e Vitoy gostam disto.

  21. #21
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    Looooool.
    Ao fim de um ano?
    Ainda bem boas curvas.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post
    Finalmente consegui resolver o problema... Ao fim de muito tempo e de muitas dores de cabeça, felizmente com poucas peças substituídas... O problema era os vedantes dos injectores.
    Vedantes novos e pega sem qualquer problema, obrigado a todos os que tentaram ajudar.
    Tive o mesmo problema no meu a3 1.9 tdi. Por vezes e de forma totalmente aleatória também custava a pegar. Uns tempos e uns euros mais tarde chegou se à conclusão que eram os vedantes dos injetores.

  23. #23
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post
    Finalmente consegui resolver o problema... Ao fim de muito tempo e de muitas dores de cabeça, felizmente com poucas peças substituídas... O problema era os vedantes dos injectores.
    Vedantes novos e pega sem qualquer problema, obrigado a todos os que tentaram ajudar.


    Ainda bem que está solucionado.

  24. #24
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    Por Defeito

    tenho um problema parecido num manco de 75cv mas ao contrário, a quente pega mal. também ando a tentar poupar só que como percebo ainda pouco vou ainda mais devagar

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por dgsmatos89 Ver Post
    Looooool.
    Ao fim de um ano?
    Ainda bem boas curvas.
    Já está resolvido desde Setembro, no entanto ainda não tinha dito nada para confirmar se efectivamente tinha ficado tudo a 100%.

    Sim, demorou quase 1 ano... Foi mais demorado pela minha constante recusa de substituir peças por tentativa erro, enquanto não me arranjaram uma solução com bastante probabilidade de sucesso e pouco dispendiosa dei o aval para reparar.
    nto gosta disto.

  26. #26
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    Haviam muitos 1.9 tdi com problemas de arrancar. Uns a frio.. outros a quente.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post
    Precisava de ajuda do pessoal para um problema do meu Seat conforme o titulo...
    Citação Originalmente Colocado por amcep Ver Post

    O meu Seat de à uns tempos para cá custa a pegar na primeira vez do dia. Ou seja, sempre que o tento por a trabalhar seja de manhã ou de tarde ou à noite, desde que esteja com o motor frio custa bastante a pegar.
    Depois de pegar a primeira vez, já posso desligar e voltar a dar à chave que pega logo sem qualquer problema.

    Na minha ideia dá impressão que desferra o gasóleo, será possível acontecer?
    Ou então poderá ser as velas de incandescência que já entregaram a alma ao criador... no entanto já li algures aqui no forum que estes motores não precisam das ditas velas com temperaturas amenas... no entanto um amigo meu que tinha uma Volkswagen Passat com um problema semelhante trocou as velas e o problema desapareceu!

    Só não queria gastar dinheiro á toa...

    Boa noite,

    Nao quero aplicar a mesma receita agora em todo o lado. Mas estava a ter o mesmo problema num carro e motor completamente diferentes. Pois realmente cada caso é um caso.

    As velas sao sempre necessárias e sao sempre usadas. Elas ligam sempre...dai acender a luz da resistência. MAS no nosso clima a simples compressão criada é o suficiente para iniciar a combustão sem grande recurso a velas.


    Mas, no meu caso disseram-me que era de tudo e mais alguma coisa.

    E afinal o problema estava no motor de arranque. Apesar de ter trocado as escovas e limpo e polido bobine o antigo e de parecer que estava mais rapido,nao estava e nao adiantou e teve de ser um completamente novo/recauchutado.

    Isto porque eles giram, mas já nao com a mesma força e velocidade...

    E isso é algo que é necessário para fazer o motor girar rápido, e levar rapidamente pressão aos injectores logo na PRIMEIRA volta. Se isso nao acontecer a atomização do diesel nao ira acontecer, criando um efeito de salpico ou de gotas fazendo a ignição falhar.

    Antes de verem as velas...certifiquem-se que as velas estão MESMO a receber corrente e que estão a ligar.......

    Isso do desferrar gasoleo e ar nas linhas é sempre a primeira coisa apontada...mas francamente acho que devia ser a ultima...porque caso contrário irias sentir certamente na conduçao e acelaração...que pelos vistos nao te estás a queixar. Acho que muita gente não compreende, mas é realmente muito trabalhoso para o motor de arranque fazer girar um motor a diesel cujos os fluidos estao todos frios.



    Para além do mais podes ter outros problemas degenerativos do motor que nao estao a ajudar, velas gastas, admissão entupida, sujidades e sujidadezinhas, oleos errados... tudo isto vai contra o rolar do motor de arranque e claro uma partida rapida e eficaz.

    Mas em suma, o ponto deste post é que para este problema de "Pega mal de manhã à primeira...e o resto do dia pega bem" o principal culpado devia ser o motor de arranque que nos diesel e pelos motivos já acima enunciados tem estar a altura de um Usain Bolt, por sua vez estou cada vez mais crente que os recuos ou bolhas de ar são um bocado "mito de mecânico" em muitos casos.
    Última edição por RafaelT : 28-11-18 às 18:23:15
    jamaica e amcep gostam disto.

  28. #28
    Piloto de Provas de Perícia amcep's Avatar
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    Por Defeito

    Felizmente até agora é chegar dar à chave e pega logo, nunca mais tive qualquer problema e espero assim continuar .
    Obrigado pelas tuas dicas

    Citação Originalmente Colocado por RafaelT Ver Post


    Boa noite,

    Nao quero aplicar a mesma receita agora em todo o lado. Mas estava a ter o mesmo problema num carro e motor completamente diferentes. Pois realmente cada caso é um caso.

    As velas sao sempre necessárias e sao sempre usadas. Elas ligam sempre...dai acender a luz da resistência. MAS no nosso clima a simples compressão criada é o suficiente para iniciar a combustão sem grande recurso a velas.


    Mas, no meu caso disseram-me que era de tudo e mais alguma coisa.

    E afinal o problema estava no motor de arranque. Apesar de ter trocado as escovas e limpo e polido bobine o antigo e de parecer que estava mais rapido,nao estava e nao adiantou e teve de ser um completamente novo/recauchutado.

    Isto porque eles giram, mas já nao com a mesma força e velocidade...

    E isso é algo que é necessário para fazer o motor girar rápido, e levar rapidamente pressão aos injectores logo na PRIMEIRA volta. Se isso nao acontecer a atomização do diesel nao ira acontecer, criando um efeito de salpico ou de gotas fazendo a ignição falhar.

    Antes de verem as velas...certifiquem-se que as velas estão MESMO a receber corrente e que estão a ligar.......

    Isso do desferrar gasoleo e ar nas linhas é sempre a primeira coisa apontada...mas francamente acho que devia ser a ultima...porque caso contrário irias sentir certamente na conduçao e acelaração...que pelos vistos nao te estás a queixar. Acho que muita gente não compreende, mas é realmente muito trabalhoso para o motor de arranque fazer girar um motor a diesel cujos os fluidos estao todos frios.



    Para além do mais podes ter outros problemas degenerativos do motor que nao estao a ajudar, velas gastas, admissão entupida, sujidades e sujidadezinhas, oleos errados... tudo isto vai contra o rolar do motor de arranque e claro uma partida rapida e eficaz.

    Mas em suma, o ponto deste post é que para este problema de "Pega mal de manhã à primeira...e o resto do dia pega bem" o principal culpado devia ser o motor de arranque que nos diesel e pelos motivos já acima enunciados tem estar a altura de um Usain Bolt, por sua vez estou cada vez mais crente que os recuos ou bolhas de ar são um bocado "mito de mecânico" em muitos casos.

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