Olá a todos, estou com um problema no meu Opel Corsa B 1.2 gasolina de 2000, 163 mil kms:
Quando estou a conduzir, seja com o carro a frio ou a quente, no entanto o problema é mais acentuado a quente, e carrego na embraiagem para desengatar a mudança, por exemplo ao chegar a um cruzamento, as rotações do meu carro descem para as 500/250rpm o que se nota logo, uma vez que parece que o carro vai a baixo mas na realidade não vai, e o carro treme todo.
Depois disto, o ralentim estabiliza e volta ao normal, nas 750rpm.
Já levei o carro ao meu mecânico no entanto o mesmo diz que "o carro está afinado" e que o problema é do "automático" ao qual ele não pode mexer, porque não é para mexer, palavras dele.
Eu entendo o ponto de vista dele, no entanto eu é que não consigo andar mais com o carro assim, sendo que o carro já chegou mesmo a ir abaixo por causa deste problema. Ao tentar ligar o carro a quente é um problema, uma vez que acaba por ir a baixo sozinho se não lhe der acelerador.
Sendo assim, venho pedir a vossa maior ajuda para eu tentar resolver este problema. Já fiz algum trabalho de casa, ou seja pesquisa, portanto posso avançar já com possíveis arranjos, nenhum deles ainda testados:
- Troca de Bateria - desde que comprei o carro em segunda mão, ou seja em 2015, que a bateria não foi trocada. Não sei há quanto tempo ela lá anda, mas o carro sempre pegou à primeira.
- Sonda Lambda. Pelo que descobri, a mesma é para ser trocada a cada 160 mil km, mas nunca foi, e o carro já possui 163mil.
- Corpo da Borboleta de admissão de ar. Embora mude sempre o óleo e filtros a tempo e horas, não sei como vai a limpeza desta zona, pois deixo sempre o carro nas mãos do mecânico. Pode ser a causa do problema.
- Filtro de Gasolina. O último foi posto ainda não faz dois anos, nem 20mil km, pelo que penso que não será por aqui.
- "Sensor de Ralentim", Válvula de Temperatura - A válvula de temperatura tem de ser trocada pois nem sempre mostra a temperatura correcta. Penso que não seja daqui o problema.
- Termóstato. Nunca troquei esta peça, mas pode ser o causador do problema?
Agradeço que me lembrem de mais coisas para ver, uma vez que quero ver isto com alguém de confiança tudo de uma só vez.
Muito obrigado.
Quando estou a conduzir, seja com o carro a frio ou a quente, no entanto o problema é mais acentuado a quente, e carrego na embraiagem para desengatar a mudança, por exemplo ao chegar a um cruzamento, as rotações do meu carro descem para as 500/250rpm o que se nota logo, uma vez que parece que o carro vai a baixo mas na realidade não vai, e o carro treme todo.
Depois disto, o ralentim estabiliza e volta ao normal, nas 750rpm.
Já levei o carro ao meu mecânico no entanto o mesmo diz que "o carro está afinado" e que o problema é do "automático" ao qual ele não pode mexer, porque não é para mexer, palavras dele.
Eu entendo o ponto de vista dele, no entanto eu é que não consigo andar mais com o carro assim, sendo que o carro já chegou mesmo a ir abaixo por causa deste problema. Ao tentar ligar o carro a quente é um problema, uma vez que acaba por ir a baixo sozinho se não lhe der acelerador.
Sendo assim, venho pedir a vossa maior ajuda para eu tentar resolver este problema. Já fiz algum trabalho de casa, ou seja pesquisa, portanto posso avançar já com possíveis arranjos, nenhum deles ainda testados:
- Troca de Bateria - desde que comprei o carro em segunda mão, ou seja em 2015, que a bateria não foi trocada. Não sei há quanto tempo ela lá anda, mas o carro sempre pegou à primeira.
- Sonda Lambda. Pelo que descobri, a mesma é para ser trocada a cada 160 mil km, mas nunca foi, e o carro já possui 163mil.
- Corpo da Borboleta de admissão de ar. Embora mude sempre o óleo e filtros a tempo e horas, não sei como vai a limpeza desta zona, pois deixo sempre o carro nas mãos do mecânico. Pode ser a causa do problema.
- Filtro de Gasolina. O último foi posto ainda não faz dois anos, nem 20mil km, pelo que penso que não será por aqui.
- "Sensor de Ralentim", Válvula de Temperatura - A válvula de temperatura tem de ser trocada pois nem sempre mostra a temperatura correcta. Penso que não seja daqui o problema.
- Termóstato. Nunca troquei esta peça, mas pode ser o causador do problema?
Agradeço que me lembrem de mais coisas para ver, uma vez que quero ver isto com alguém de confiança tudo de uma só vez.
Muito obrigado.
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