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Rotação demasiado baixa ao carregar na embraiagem

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    Rotação demasiado baixa ao carregar na embraiagem

    Olá a todos, estou com um problema no meu Opel Corsa B 1.2 gasolina de 2000, 163 mil kms:

    Quando estou a conduzir, seja com o carro a frio ou a quente, no entanto o problema é mais acentuado a quente, e carrego na embraiagem para desengatar a mudança, por exemplo ao chegar a um cruzamento, as rotações do meu carro descem para as 500/250rpm o que se nota logo, uma vez que parece que o carro vai a baixo mas na realidade não vai, e o carro treme todo.
    Depois disto, o ralentim estabiliza e volta ao normal, nas 750rpm.

    Já levei o carro ao meu mecânico no entanto o mesmo diz que "o carro está afinado" e que o problema é do "automático" ao qual ele não pode mexer, porque não é para mexer, palavras dele.
    Eu entendo o ponto de vista dele, no entanto eu é que não consigo andar mais com o carro assim, sendo que o carro já chegou mesmo a ir abaixo por causa deste problema. Ao tentar ligar o carro a quente é um problema, uma vez que acaba por ir a baixo sozinho se não lhe der acelerador.

    Sendo assim, venho pedir a vossa maior ajuda para eu tentar resolver este problema. Já fiz algum trabalho de casa, ou seja pesquisa, portanto posso avançar já com possíveis arranjos, nenhum deles ainda testados:

    - Troca de Bateria - desde que comprei o carro em segunda mão, ou seja em 2015, que a bateria não foi trocada. Não sei há quanto tempo ela lá anda, mas o carro sempre pegou à primeira.

    - Sonda Lambda. Pelo que descobri, a mesma é para ser trocada a cada 160 mil km, mas nunca foi, e o carro já possui 163mil.

    - Corpo da Borboleta de admissão de ar. Embora mude sempre o óleo e filtros a tempo e horas, não sei como vai a limpeza desta zona, pois deixo sempre o carro nas mãos do mecânico. Pode ser a causa do problema.

    - Filtro de Gasolina. O último foi posto ainda não faz dois anos, nem 20mil km, pelo que penso que não será por aqui.

    - "Sensor de Ralentim", Válvula de Temperatura - A válvula de temperatura tem de ser trocada pois nem sempre mostra a temperatura correcta. Penso que não seja daqui o problema.

    - Termóstato. Nunca troquei esta peça, mas pode ser o causador do problema?

    Agradeço que me lembrem de mais coisas para ver, uma vez que quero ver isto com alguém de confiança tudo de uma só vez.

    Muito obrigado.

    #2
    Isso acontecia-me num carro que eu tive mas era a frio entao criei uma tactica de dar uma pontita de acelerador logo após pressionar embraiagem.
    Ou fazes isso que mencionei acima ou entao tens mesmo que ver isso na oficina

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      #3
      Agradeço a ajuda mas quero mesmo resolver o problema de uma vez por todas.

      O que apresentas é um "work-around".

      Comentário


        #4
        Ja viste o estado da limpeza da borboleta, pode ser uma possibilidade ou entao o sensor de aceleraçao.

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          #5
          Se o carro nem marca a temperatura certa, pode ser daí, sensor de temperatura pode causar esses sintomas.

          Motor passo a passo, ou Idle Control Valve, pode ser outro ponto a ver.

          Eficácia da borboleta de admissão. Funcionamento, limpeza etc

          Sensor map.

          Logicamente que isso não é normal, por isso esse mecânico era ser descartado e procurar outro com mais aptidão. Nem se sabe o que é o automático....

          Comentário


            #6
            O pior é que se ponho isto numa oficina vão-me chupar o dinheiro todo.

            Fiquei com a ideia que seria algo trabalhoso de resolver e com pouco retorno de €€€ para ele.

            Comentário


              #7
              A meu ver a válvula ICV (Idle Control Valve) tem de ser analisada e substituída se necessário.

              https://corsa-b.uk/forum/viewtopic.php?t=13412

              Comentário


                #8
                Obrigado pela ajuda, acho que é um bom ponto de partida.

                Vou levar o carro a outro mecânico e ver se me conseguem arranjar isto, depois ponho aqui a solução, caso a mesma apareça.

                Comentário


                  #9
                  ficamos aguardar sentados a frente do pc a espera noticias

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                    #10
                    Não precisam de esperar mais, a solução está encontrada e o problema resolvido!

                    Após trocar dois sensores de temperatura, um que dá a informação à centralina e outro ao quadrante, que eu sabia que não estavam bem, bem como uma limpeza completa da borboleta, o problema ficou resolvido.

                    A borboleta estava obstruída com bastante carvão pelo que provavelmente esse seria a causa do problema.

                    Mais uma vez agradeço a vossa ajuda que fez com que desse para despistar o problema em apenas duas tentativas.

                    Comentário


                      #11
                      E o mecânico?

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                        #12
                        Desta vez fui a outro, claro, ao do costume ainda não voltei, nem sei se volto. Fico com pena, pois era uma pessoa de confiança, mas depois desta não sei se é para voltar.

                        O carro até parece estar "acelerado", no bom sentido, porque antes quando tirava o pé do acelerador as rotações caíam a pique, agora nota-se que o descer de rotações é bem mais devagar.

                        Com a troca dos sensores de temperatura inclusive, provavelmente os consumos até irão melhorar.

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                          #13
                          Mais um problema solucionado

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                            #14
                            Afirmativo! Mais uma vez muito obrigado pela ajuda ;)

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