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Mazda 1.3 de 1998 engasga às 3500rpm

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    Mazda 1.3 de 1998 engasga às 3500rpm

    Boa noite,

    Esta questão é a pedido de um familiar meu que comprou ontem um Mazda 1.3 a gasolina de 1998 com 87.000 kms, aparentemente reais ( folhas de inspecção e revisões a comprovar ).
    O carro está com muito bom aspecto tanto de exterior como interior, aparentando ter tido muito pouco uso.
    O meu primo comprou num stand da zona do Porto onde lhe garantiram ter tido apenas um dono, cliente da casa e ser carro de confiança. Pelo preço, a venda foi sem garantia.

    O meu primo experimentou o carro, tem um ralenti regular, desenvolve bem em baixa rotação, tendo-lhe metido a 5ª a 40/h e o motor não engasgou e desenvolveu.

    Hoje veio o pior, levou-o para a auto estrada, puxou mais por ele e descobriu que o carro acima das 3200-3500 RPM começa a engasgar e não desenvolve. Se for em 5ª, não passa das 4200rpm e velocidade maxima 140 km/h. Em 4ª ainda chega às 4800rpm, mas apenas em 3ª ele consegue que a rotação bata nos 6000 e quase vá ao redline. Uma coisa é comum a todas as mudanças: a partir das 3200-3500rpm ( conforme a mudança ) o carro engasga-se, para melhor descrever, parece que soluça, a sensação é como se estivesse a ficar sem combustivel. Quanto mais ele acelera, mais o carro parece engasgar, mas se ele levantar o pé e baixar das 3000 rpm, o carro anda normalmente.

    Há um ultimo pormenor: quando o meu primo foi experimentar e comprar o carro, no interior cheirava bastante a combustivel, o dono do stand disse que era por causa de um garrafão com gasolina que tinha transportado lá dentro e que tinha caido umas gotas no piso do carro. O cheiro a gasolina ainda se mantem, poderá haver alguma ligação? O meu primo pensou que o carro pudesse estar a perder combustivel ou a gastar muito, mas no chao nao deixa marcas e quanto ao consumo, fez hoje 200 kms com 20 euros e sempre a puxar bem ( alguem lhe disse para o fazer que talvez resolvesse ).

    Hoje o meu primo ligou para o stand e o dono disse que achava estranho porque o carro estava bom e que pelos sintomas só poderia ser filtro da gasolina.

    Alguem pode dar uma ajuda ou algum palpite do que possa ser?

    Obrigado
    Editado pela última vez por Ribatejano; 08 November 2017, 20:13.

    #2
    sim é bem provável que seja o filtro de combustível um dos problemas, no entanto dado que foi uma compra assim, eu se fosse a ele, ia por o carro ao mecânico e mandava fazer uma revisão geral, filtros todos, óleos, anti-congelante e óleo da caixa de velocidades, e dar uma vista de olhos na distribuição, um carro com essa idade pode-se esperar tudo...

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      #3
      pelo cheiro a gasolina no interior pode ser a bomba a verter daí falhar por falta de combustivel no motor, levantar o banco trazeiro e ver

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        #4
        Falhas a partir de uma certa rotação normalmente indicam falhas de ignição: velas velhas ou desadequadas, avanço de ignição errado, má faísca devido a cabos velhos ou fuga na bobine, etc...

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          #5
          Motor tanque. Por isso...e ainda para mais com esses KM, só pode ser algo pouco grave. Velas, cabos das velas, correia de distribuição com "folga" (atenção a isto, faz precisamente um "engasgar" a partir de certa rotação), bobine, etc...

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