Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citröen C4 Sem força (Avaria sistema anti poluição)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citröen C4 Sem força (Avaria sistema anti poluição)

    Bom dia,
    Recentemente comprei um Citröen C4 (1.4, 90cv). Passado algum tempo ele acendeu a luz do motor e dizia "Avaria no Sistema Anti Poluição". Fui ao mecânico, e na máquina dele dizia que era a sonda lambda. Troquei-a e o problema resolveu-se. Supostamente. Eu não sei se é normal mas este carro é o maior pastelão de sempre! O meu anterior carro era um Punto 1.2 60cv e este é tão ou mais pastelão! Eu sei que é mais pesado, mas não acho normal! Fazer subidas em 5ª é simplesmente impossível. Outro dia ia a 100km/h, a estrada inclinou um bocadinho (pouco, mesmo) e tive logo de reduzir porque ele perde logo velocidade. O carro anda bem, sim, a partir das 3500 rpm! E não estou para andar acima das 3500rpm e fazer sempre 8 ou 9l/100km...
    Entretanto, algum tempo após a troca da sonda a luz voltou a acender e o mecânico disse para eu meter gasolina 98 e puxar por ele. Foi o que fiz. Resultado: Apagou a luz! Mas continua o mesmo pastelão. Ele diz que as possibilidades são muitas, pode ser o sensor MAF, pode ser a outra sonda lambda ou pode ser o catalisador. Ora, eu não vou andar a meter as peças todas até descobrir qual é a origem do problema...
    Ah, e meter gasolina 98 não ajudou nada no desempenho, também.

    Eu quando comprei o carro tinha como ponto de referencia um mégane 1.4 90cv que ando frequentemente, achei eu "bem, o meu não tem turbo mas vai andar quase o mesmo porque tem a mesma cilindrada e cavalos", mas a realidade é que é completamente diferente, é passar de cavalo e burro, e, como referi, este até anda...acima das 3500rpm.
    Com isto queria perguntar se alguém tem o mesmo carro e se é normal, ou se alguém tem algum ponto de referencia de qual será o problema...
    Muito obrigado a todos!

    PS: No Diagbox acusa os seguintes problemas:

    P0170 Richness regulation

    P0137 Downstream oxygen sensor

    PS2: No youtube vi um rapaz dizer que tinha o problema com o sistema anti poluição, meteu uns aditivos de limpeza de motor e resolveu. Eu duvido muito, mas...que acham?
    Editado pela última vez por iWillF; 13 November 2017, 07:31.

    #2
    Muda a sonda lambda e faz reset á centralina .

    Em relacao ao andamento ... Podes ter motores identicos com diferenças no andamento , as relações de caixa podem inflenciar isso mesmo .

    No teu outro 1.4 podia ter uma 5 curta e manter velocidade em subidas e no teu c4 ter uma 5 longa e como tal nao conseguir fazer a subida nas mesmas condicoes .

    Deves sim usar e abusar da caixa ... Se nao queres mexer na manete compravas automatico.

    As rotacoes estão la para se usar e nao é por fazer mais de 3500 rpm que te vai fazer beber 9 litros , o mais importante e o que regula os consumos é o pedal .

    Podes ir a meio pedal e deixa lo ir para la das 3500 rpm e ele estar solto para levar com outra mudanca.

    Se fores a baixa rotacao e carregares a fundo para vencer a subida ele nao vai andar e vai beber como tudo . Por isso usa a caixa e aproveita as rpm ...

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta,
      Eu já mudei a sonda lambda e não resolveu nada. Também fiz reset à centralina na mesma altura, mas não resolveu o problema. Agora o mecânico diz que deve ser a outra sonda lambda (porque pelos vistos tem duas), ou o sensor ou o catalisador. Foi como disse, não queria andar a trocar peças ao calhas até ver o que será. Daí perguntar se alguém ja teve um problema semelhante.

      Quanto às velocidades e rpm..eu não sou grande apreciador de carros automáticos nem tenho problema em usar a caixa, só me parece muito estranho ir na auto estrada a 120km/h, aparece uma subida e o carro começa a morrer...quer dizer vou andar na autoestrada em 4ª? Se calhar é normal e eu tou a exagerar, tal como disse, no punto isso era costume, mas neste esperava melhor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por iWillF Ver Post
        Obrigado pela resposta,
        Eu já mudei a sonda lambda e não resolveu nada. Também fiz reset à centralina na mesma altura, mas não resolveu o problema. Agora o mecânico diz que deve ser a outra sonda lambda (porque pelos vistos tem duas), ou o sensor ou o catalisador. Foi como disse, não queria andar a trocar peças ao calhas até ver o que será. Daí perguntar se alguém ja teve um problema semelhante.

        Quanto às velocidades e rpm..eu não sou grande apreciador de carros automáticos nem tenho problema em usar a caixa, só me parece muito estranho ir na auto estrada a 120km/h, aparece uma subida e o carro começa a morrer...quer dizer vou andar na autoestrada em 4ª? Se calhar é normal e eu tou a exagerar, tal como disse, no punto isso era costume, mas neste esperava melhor.
        Sim tem 2 sondas , uma antes do cat e outra a seguir ao cat .

        Relativamente ao resto como referi as relacoes de caixa sao diferentes nos carros .

        Ate te dou um exemplo , no meu civic 1.5 de 114 cvs tambem morre em 5 pois é uma velocidade muito longa pensada só para reduzir consumos em velocidade cruzeiro a 4 é equivalente á tua 5 velocidade e atinge os 215 de ponteiro .

        Por outro lado tenho um fiesta 1.25 que meto 5 e vai na boa por todo o lado devido a ser muito curtinha , a 5 deve dar no maximo uns 190 .

        Comentário


          #5
          Novidades:

          O meu mecânico sugeriu que para não gastar dinheiro poderíamos eliminar o catalisador. Ele disse que poderia era não passar na inspeção sem ele mas que no dia a dia não havia problema. Será que o carro não vai depois ficar com um barulho tuning? É que não suporto isso... E já agora que outras vantagens e desvantagens terá?

          Comentário


            #6
            LOL se tirares o catalisor não é "poderia nao passar na inspecao" é não passa mesmo e o carro não pode circular. Esse teu mecânico é um artista.


            Esse motor em problemas tipicos, como as bobines, os relés da bsi etc


            https://www.youtube.com/watch?v=tAtpcrEXIoU

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por iWillF Ver Post
              Novidades:

              O meu mecânico sugeriu que para não gastar dinheiro poderíamos eliminar o catalisador. Ele disse que poderia era não passar na inspeção sem ele mas que no dia a dia não havia problema. Será que o carro não vai depois ficar com um barulho tuning? É que não suporto isso... E já agora que outras vantagens e desvantagens terá?
              Como já foi dito, sem catalisador chumba logo.

              No dia a dia não há problema? E a poluição?

              Se o problema é o catalisador que está entupido ou algo do género então é trocar por um catalisador novo.

              Se o problema é o carro que tem motor muito pontudo e pouco potente é trocar por outro carro mais adequado ao tipo de utilização.

              Comentário


                #8
                A questão não é andar sem catalisador e pronto. É andar sem catalisador uma semanita e ver se o carro acusa o problema ou não. Se acusar ja sabemos qual é o problema, troco o catalisador e pronto. Se não acusar, sabemos que o problema é outro. É só para não atirar dinheiro ao ar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por iWillF Ver Post
                  Novidades:

                  O meu mecânico sugeriu que para não gastar dinheiro poderíamos eliminar o catalisador. Ele disse que poderia era não passar na inspeção sem ele mas que no dia a dia não havia problema. Será que o carro não vai depois ficar com um barulho tuning? É que não suporto isso... E já agora que outras vantagens e desvantagens terá?
                  Dica óbvia: muda de mecânico. Esse anda aos papéis.

                  Normal, há certos mecânicos que só gostam de mudar peças, e diagnóstico, é complicado e não rende. Portanto, muda-se, nem que seja o motor todo, gastar centena ou milhares de € ao cliente, acabam por chegar lá. Isso não é ser mecânico, é trocador de peças.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    LOL se tirares o catalisor não é "poderia nao passar na inspecao" é não passa mesmo e o carro não pode circular. Esse teu mecânico é um artista.
                    Se retirar a carcaça não passa, se apenas retirar o miolo passa sem qualquer problema.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Se retirar a carcaça não passa, se apenas retirar o miolo passa sem qualquer problema.
                      Deve estar a haver algum tipo de confusão... O carro dele é a gasolina e fala-se de catalisador. Sem catalisador a funcionar correctamente é chumbo directo, cartão vermelho.

                      Nos motores diesel é que há quem só tenha a carcaça do filtro de partículas mas esse pessoal é melhor começar já a marcar na agenda para irem meter filtro novo porque muito em breve vão passar a ser detectados e as consequências são muito graves.

                      Não posso estar a revelar datas nem mais informação sobre isso, só o que posso dizer é para se prepararem e regularizarem a situação o quanto antes porque fica muito mais barato estar tudo legal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        Deve estar a haver algum tipo de confusão... O carro dele é a gasolina e fala-se de catalisador. Sem catalisador a funcionar correctamente é chumbo directo, cartão vermelho.
                        Oh, caramba. Estava a pensar que era diesel.

                        Em relação aos FAP, o mesmo se passa com os cats. Há muita malta que anda aí com linhas directas com "dummies" de cats e faps. É o que dá apenas se testar a opacidade em diesel.

                        Comentário


                          #13
                          Esse mexanico anda aos papéis.

                          O motor que tens é o mais fraco que o C4 podia ter.. não esperes milagres.

                          Comentário


                            #14
                            O meu C4 também têm esse problema que tens ou rinhas, já meti uma sonda lambda de origem à saída do coletore está na mesma, aliás agora a frio até se engasga. Já resolves te o problema?

                            Comentário


                              #15
                              se for como o fiat 1.6 de 103cv que tinha, sim, é normal andares só nas 3000 para cima. só aí é que ele vai desenvolver. fora isso, é pastelão e esse motor ainda mais. o meu ainda pior, estava a gpl. eu tinha precisamente um ZX 1.4 de 75cv, que sendo pouco potente, era levezinho. andei umas voltas a puxar um pouco e desenvolvia mais ou menos e não dei muita importância. quando comecei a fazer alguma serra o carro era lento e depois com problemas de gpl pelo meio ainda pior. eu tive vários problemas, desde centralina, centralina do gás, bobines, injetores (um nem era indicado para aquele carro!), etc.

                              vai a alguém que saiba mexer nesse carro, que o ligue à máquina e que veja o que querem dizer esses erros e não andares a mudar peças porque deve ser daqui ou dali. uma peça muda-se e não dá, tudo bem, pode ser de outra que às vezes os sintomas são parecidos, agora se à segunda não é dali também, é melhor mesmo mudar de mecânico.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X